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Melhores serviços e produtos SaaS: 5 opções para sua empresa

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 5 janeiro 2022
Última atualização em 8 março 2022

Você já utilizou o Google Drive para salvar ou compartilhar arquivos? Assinou a Netflix para assistir séries e filmes? Ou então usa o Spotify para escutar suas músicas preferidas? Pois são todos produtos SaaS, uma tecnologia que veio para ficar!

De acordo com um relatório da Gartner, os serviços SaaS continuam sendo o maior segmento do mercado de softwares, com um crescimento de US$120,9 bilhões em 2021.

Além da pandemia que transformou o home office em uma realidade, a independência de uma infraestrutura de hardware e o espaço aberto para uso de ferramentas colaborativas online foram grandes responsáveis pelo aumento no uso de produtos SaaS.

Ou seja, as soluções SaaS permitem que as empresas só precisem de acesso à internet para serem utilizadas, sem necessidade de grandes estruturas ou mesmo se preocupar com manutenções e atualizações.

Continue a leitura para entender melhor o que é SaaS e confira dicas de 7 produtos que sua empresa pode adotar para crescer!

O que é SaaS?

SaaS é a sigla para “Software as a Service”, software como serviço em português, que são soluções tecnológicas em forma de ferramentas com o objetivo de ajudar empresas a resolver problemas específicos. 

Na prática, a definição do que é SaaS funciona assim: ao invés de comprar softwares para serem instalados em seus sistemas para o seu negócio funcionar, você “assina” a solução e paga pela utilização de ferramentas ou aplicativos que ficam alocados na nuvem.

É importante notar que essa assinatura pode ser tanto vitalícia quanto mensal, semestral ou anual. Tudo depende da empresa SaaS por trás do serviço/produto.

Para deixar mais claro, lembra como antigamente você comprava o pacote Office da Microsoft, recebia um CD de instalação e tinha acesso ao Word, Excel e PowerPoint? Hoje, os produtos SaaS mudaram essa realidade, como o próprio Google Docs, Sheets e Slides.

Entre as principais vantagens de produtos SaaS para a empresa, estão:

  • redução e corte de custos operacionais; 
  • possibilidade de testar as ferramentas com antecedência;
  • inúmeras opções de personalização das soluções;
  • fácil implementação, acesso e integração entre apps;
  • pouca burocracia para cancelar ou mudar o plano de assinatura;
  • mais segurança nos softwares utilizados.

SaaS vs PaaS vs IaaS: qual a diferença?

As SaaS, PaaS e IaaS podem ser todas definidas como tecnologias de computação em nuvem que visam soluções para ajudar empresas ou indivíduos a resolver problemas específicos.

De forma resumida, as diferenças entre SaaS vs PaaS vs IaaS, são::

  • SaaS (Software as a Service): os softwares como serviço são modelos de computação em nuvem mais utilizados para usuários finais. Exemplos de SaaS: Zendesk, Slack, Trello, Google Workspace;
  • PaaS (Platform as a service): abreviação de  “plataforma como serviço”, a PaaS foca em oferecer uma plataforma para desenvolvimento, testes, atualização e execução de apps de forma integrada e escalável. Exemplos de PaaS: Red Hat OpenShift, Google App Engine, Apache Stratos, OpenShift;
  • IaaS (Infrastructure as a Service): por fim, a infra-estrutura como serviço são as plataformas de computação em nuvem que permitem implementar, hospedar e escalar aplicações baseadas na web, como máquinas virtuais com escalonamento quase ilimitado da capacidade do servidor. Exemplos de IaaS: Amazon Web Services (AWS), Google Cloud, Microsoft Azure.

Tipos de produtos SaaS

Existem diversos tipos de produtos SaaS, isto é, diferentes ferramentas com diferentes propósitos para auxiliar os negócios em processos, atividades e tarefas na rotina de trabalho.

Entre as principais categorias e exemplos de SaaS, podemos citar

  • aceitação de pagamentos;
  • rastreamento de receitas;
  • atendimento ao cliente;
  • marketing e vendas;
  • SEO e marketing de conteúdo;
  • análise de tráfego online;
  • servidor e hospedagem;
  • faturamento e contabilidade;
  • design e bancos de imagens;
  • gestão de senhas;
  • streamings.

Não deixe de ler: o que é um exemplo de bom atendimento ao cliente: pilares, dicas e cases de sucesso

5 exemplos de produtos SaaS para sua empresa

Como pôde ver, usar produtos SaaS na empresa traz uma série de vantagens com inúmeras oportunidades para otimizar processos, reduzir custos e automatizar tarefas. 

Inclusive, segundo dados divulgados pela Devsquad, 86% das empresas que usam produtos SaaS apresentam um maior engajamento das equipes

Por isso, baseado nos tipos de SaaS mencionados acima, separamos 5 exemplos de produtos SaaS para ajudar a sua empresa a crescer cada vez mais!

Google Workspace: Produtividade e Colaboração

Se você já usou o Gmail, então já usou um dos principais produtos SaaS disponíveis no mercado. O Google Workspace é o antigo G Suite e engloba uma série de funcionalidades já conhecidas pela maioria das pessoas, como:

  • Meet;
  • Chat;
  • Calendar;
  • Drive;
  • Docs;
  • Sheets;
  • Slides;
  • Forms;
  • Sites;
  • Keep.

Sem dúvidas, o Google possui apps que possibilitam melhorar a produtividade das equipes e a colaboração com agendas compartilhadas, reuniões por videoconferências, documentos, planilhas e apresentações em todos os seus dispositivos.

Outro ponto forte é a centralização, armazenamento e compartilhamento de todos os seus arquivos em nuvem com acesso seguro pelo computador, smartphone ou tablet.

Slack: Colaboração e Comunicação Interna

O Slack é uma plataforma que se estabeleceu no mercado como uma das melhores no quesito comunicação interna de equipes de trabalho e colaboração em projetos. Aliás, é uma excelente opção para manter a gestão de equipes remotas em dia. 

Sua flexibilidade é um dos maiores atrativos deste produto SaaS, que hoje já conta com mais de 10 milhões de usuários ativos todos os dias, segundo a própria empresa.

Zendesk para atendimento ao cliente

Um software SaaS de atendimento ao cliente é uma das melhores opções para facilitar a vida dos clientes com um suporte de alto nível e experiência personalizada.

O Zendesk para atendimento ao cliente, neste caso, permite que sua empresa

  • esteja onde o cliente está e forneça suporte em qualquer canal;
  • dê um toque pessoal e personalize a experiência de cada cliente;
  • ajude o cliente a encontrar respostas com uma central de ajuda integrada;
  • aumente a eficiência dos agentes com ferramentas de colaboração;
  • forneça conteúdo de autoatendimento em grande escala;
  • analise, monitore e atue com base nas necessidades de seus clientes;
  • otimize as tarefas com encaminhamento e inteligência.

Quer saber mais? Clique aqui e confira todas as funcionalidades do Zendesk para atendimento ao cliente

Zendesk para vendas

Escalar um negócio sem a ajuda de um CRM de vendas pode ser uma tarefa bem mais complicada do que precisa. Um bom CRM permite melhorar a produtividade, os processos e a visibilidade do pipeline para as equipes de vendas.

O Zendesk para vendas é um produto SaaS que oferece exatamente o que as equipes precisam: uma ferramenta simples projetada para manter as vendas a todo vapor.

Com ela, é possível:

  • transformar conversas com leads em conversões;
  • entrar em ação com um software de CRM de vendas completo;
  • segmentar e filtrar suas chamadas e oportunidades em tempo real;
  • integrar seus aplicativos a um sistema CRM de vendas;
  • obter dados para um processo de vendas mais eficaz.

O Zendesk para vendas facilita a atualização das oportunidades para que sua equipe sempre possa acessar, analisar e colaborar usando dados relevantes. 

Aproveite para fazer um teste grátis do CRM da Zendesk e veja como este produto SaaS funciona de forma fácil e prática!

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