Artigo

Certificação CTFL: entenda como ela funciona!

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 23 Dezembro 2020
Última atualização em 23 Dezembro 2020

Todo profissional de TI que deseja se manter atualizado em sua área e que quer alçar voos mais altos em sua carreira busca conquistar a Certificação CTFL. 

Não é para menos, uma vez que ela tanto atesta habilidades práticas e conhecimentos teóricos bastante importantes, como ajuda a preencher eventuais lacunas educacionais e teóricas. 

Porém, apesar da Certificação CTFL ser uma pauta constante no ramo, é comum que muita gente não saiba, ao certo, o que é CRFL, tampouco compreenda a sua relevância. 

Você é um deles? Pois, então, pode relaxar, já que, ao longo deste artigo, você conseguirá sanar suas dúvidas sobre o tema e saberá tudo sobre a Certificação CTFL 2020. Boa leitura! 

Afinal, o que é CTFL?

Original do inglês, a sigla CTFL significa Certified Tester Foundation Level

Ela configura a base, ou seja, representa o nível fundamental de um exame que busca atestar e certificar o conhecimento de profissionais que trabalham com testes de software

Ela se destina a:

  • Gerente de Projetos;
  • Analistas de negócios;
  • Engenheiros de Teste;
  • Consultores de Teste;
  • Analistas de Sistemas;
  • Diretores de TI;
  • Consultores.

Para realizar a prova não existe nenhum tipo de pré-requisito. Porém, para conquistar a certificação, é recomendável que a pessoa possua um conhecimento básico em testes e desenvolvimento de software, assim como é interessante que ela já acumule uma certa experiência na área. 

Qual o objetivo da Certificação CTFL?

O objetivo da Certificação CTFL é garantir que o profissional possua o conhecimento prático das propostas e dos conceitos básicos do desenvolvimento de softwares.

Nesse sentido, as principais metas do certificado são:

  • entender os principais conceitos de abordagens e desenvolvimentos de testes;
  • ter uma capacidade analítica para projetar e priorizar testes; 
  • conseguir executar, analisar e informar corretamente sobre os resultados de testes;
  • elaborar relatórios sobre incidentes bem-feitos e coesos;
  • estar apto a executar diferentes tipos de operações e ferramentas de testes, assim compreender suas aplicabilidades;
  • participar de testes e revisões de projetos de pequeno e médio porte;
  • ajudar nos procedimentos de seleção e implementação de testes. 

Confira também:

Como é a prova da Certificação CTFL 2020? 

O exame conta com 40 questões que precisam ser respondidas em um tempo máximo de 1 hora. Para conquistar a Certificação CTFL, é preciso acertar, pelo menos, 65% delas. 

O grau de dificuldade pode variar de questão para questão. Isso porque apesar do teste contar com alternativas de múltipla escolha, com  “a”, “b”, “c”e “d”, algumas delas indicam respostas exatas, enquanto outras exigem mais cuidado, visto que podem apresentar respostas como a) I e III estão corretas, b) II e III estão incorretas, e assim por diante. 

O percentual de candidatos que são aprovados no mundo e que recebem a certificação é de cerca de 80%. 

No entanto, esse elevado número não sugere que a prova seja fácil. Muito pelo contrário, uma vez que as questões são muito bem elaboradas e, algumas delas, podem parecer como “pegadinhas”, caso o candidato não leia cuidadosamente cada uma delas. 

Vale ressaltar que todo o conteúdo do teste se apresenta em português e que ele corresponde ao primeiro nível do ISTQB (International Software Testing Qualifications Board). 

O ISTQB nada mais é do que o selo de qualidade internacional do exame. Nesse sentido, é importante frisar que cada país possui um tipo de selo próprio e órgão específico responsável por sua emissão. No caso do Brasil, ele é o BSTQB (Brazilian Software Testing Qualifications Board).

Qual a importância da Certificação CTFL? 

A importância de um profissional ter em seu currículo esse certificado é grande. Afinal, só para você ter uma ideia, hoje, boa parte das organizações exige a certificação como um pré-requisito na hora da contração. 

Sendo assim, se o seu sonho for fazer carreira em uma empresa de renome, possuir o CTFL configura uma necessidade. 

Para a empresa, a relevância de contar com um profissional que possua esse certificado também é considerável, pois, além de atestar que o seu time é gabaritado, também representa um valor importante para fortalecer a relação cliente empresa, visto que garante a eficiência e a qualidade de seus softwares. 

Além disso, para o profissional, a certificação indica que ele é capaz de exercer a função requerida, assim como também demonstra que ele está em busca de atualização e conhecimento constantes. 

Se esse é o seu caso, segue uma boa notícia. A Zendesk também conta com uma série de certificações que podem ajudar a agregar valor a seu currículo e mostrar ao mercado que você é um especialista.

Com as certificações da Zendesk, você ganha a segurança e o conhecimento necessários para apresentar novas ideias, ganhar credibilidade entre seus chefes e ser o mentor de seu time.

Você pode se tornar um especialista em diferentes setores, uma vez que a Zendesk traz para você:

  • Certificação de Administrador do Zendesk Support;
  • Analista de CX do Zendesk Explore;
  • Certificação de Especialista do Zendesk Guide;
  • Certificação de Desenvolvedor de Aplicativos I;
  • Chat Specialist. 

Ficou interessado em uma dessas certificações? Então, dê um up em sua carreira e comece a brilhar em seu setor agora mesmo. Para dar início a essa jornada, basta efetuar seu cadastro!

Software para atendimento ao cliente

O Zendesk Support é um software de atendimento ao cliente para monitorar e resolver tickets de suporte com mais eficiência e rapidez.