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3 dicas para captar pacientes e ter a agenda sempre cheia

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 30 Abril 2024

Descobrir como captar pacientes é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Um estudo da PMC  descobriu que, quando você perde um paciente para um concorrente, seu negócio pode deixar de faturar até US$ 200.000 ao longo de sua existência. 

Neste artigo, você aprenderá diversas estratégias para conseguir mais pacientes. Além disso, listamos dicas para que você aprenda como chamar o paciente para o retorno. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Como captar pacientes e conquistar um diferencial competitivo? 

A área da saúde está cada dia mais competitiva. Por isso, é fundamental procurar alternativas para se destacar da concorrência. Nem sempre o investimento em aparelhos modernos é a única alternativa. Existem outras ações que ajudam a conseguir mais pacientes. Confira! 

1- Simplifique o agendamento de consultas 

Evite oferecer somente uma única opção de agendamento para as pessoas. A tecnologia permite que seus pacientes marquem consultas on-line por meio de seu site ou aplicativo móvel. 

Além disso, as confirmações e lembretes automatizados de agendamento por SMS ou e-mail ajudam a minimizar a ausência dos pacientes nas consultas. 

2- Crie um site profissional 

Para conseguir mais pacientes, crie um site profissional para o seu consultório. Cerca de 70% a 82% das pessoas pesquisam informações médicas ou de saúde online.

Os números mostram o quanto é importante ter presença virtual. Portanto, desenvolva uma página com informações de saúde relevantes para os seus pacientes.

Você deve informar não só o endereço e pontos de contato da sua clínica. Instrua os pacientes com dicas para ter uma vida mais saudável. Um conteúdo de qualidade cria uma conexão incrível com as pessoas. 

3- Otimize o atendimento ao paciente 

O relatório CX TRENDS 2022 descobriu que 98% das pessoas pretendem gastar mais com empresas que oferecem a sua opção preferida de atendimento, como o chat. 

Por isso, busque outras formas de se relacionar com os pacientes. Apenas o contato por telefone não é mais suficiente em um mundo cada vez mais tecnológico. 

Como chamar o paciente para retorno? 

Não basta aprender como captar pacientes. É fundamental descobrir maneiras de ter uma alta taxa de retorno. 

Você pode ser um dos profissionais mais experientes da sua área. Mas se a experiência do paciente não for satisfatória, provavelmente, ele não retornará para a consulta. Veja abaixo algumas dicas. 

Cuide dos feedbacks dos pacientes 

Mantenha sua reputação positiva, pois ela pode afetar suas taxas de retenção e aquisição. Seja proativo, incentive feedback, monitore e responda às avaliações dos pacientes nas mídias sociais e sites médicos. 

Uma pesquisa identificou que 59% das pessoas analisam as avaliações on-line antes de escolher um médico.

Tenha uma equipe amigável e profissional

Você deve oferecer as melhores experiências para aumentar as taxas de retenção de pacientes. 

Mesmo que o atendimento seja de qualidade, interações ruins com a equipe podem deixar um gosto amargo na boca do paciente. Pode fazer com que os mais leais parem de frequentar o consultório.

Portanto, treine sua equipe para mostrar preocupação genuína, profissionalismo e simpatia no atendimento aos pacientes. Use pesquisas de satisfação para descobrir como o paciente se sente em relação a equipe. Nem sempre conseguimos ter uma visão completa do consultório. 

Reveja a experiência da sua consulta 

As clínicas e consultórios podem se conectar melhor com os seus pacientes ao oferecer mais do que apenas interações no consultório. 

De acordo com um levantamento do Medscape, grande parte dos médicos oferece aos seus pacientes entre 13 a 16 minutos de contato presencial. 

Você deve usar as visitas ao consultório não só para atender uma determinada pessoa, mas também para educar o paciente sobre opções de saúde, diagnóstico e tratamento. Sem dúvidas, será um diferencial competitivo para a sua empresa.

Ao contrário do que grande parte das pessoas imagina, a quantidade não é melhor que a qualidade, especialmente quando o assunto é atendimento ao paciente, de acordo com Adrian Mcdermott, diretor de tecnologia da Zendesk.

“Quando se trata de interações humanas, a qualidade, não a quantidade, é o que mais importa. As interações de um atendimento ao cliente de qualidade são essenciais e são o principal fator que afeta um relacionamento com o cliente, não importa quantos tickets você processa em um dia específico.”

E a estratégia de comunicação pode seguir fora do consultório. Envie dicas de saúde personalizadas por meio de texto ou boletins informativos para capacitar os pacientes e ter maior controle de seus cuidados.

Invista em comunicação de qualidade 

Investir em comunicação é uma das melhores estratégias para conseguir mais pacientes. À medida que uma pessoa interage com mais frequência, a experiência negativa pode impactar diretamente na forma como ele avalia a equipe de atendimento ou o suporte de atendimento ao cliente. 

Você deve verificar como os colaboradores transmitem as informações para os clientes. Observe se os profissionais ajudam a solucionar os problemas com proatividade. 

A proposta desse exercício não é aplicar uma espécie de ‘caça às bruxas’ em sua clínica, mas identificar os principais gargalos e descobrir formas de otimizar os processos, como um treinamento para o time.  

Agora que você já sabe como captar pacientes, temos uma dica de ouro: ferramentas como a Zendesk sell podem ajudá-lo a aumentar o número de atendimentos em seu negócio. 

Com essa tecnologia, você monta equipes focadas em dados para que sejam produtivas, acompanhar as expectativas do cliente e ter uma visibilidade total do pipeline.

O Sell permite visualizar as principais informações do paciente, tudo em uma plataforma, garantindo mais praticidade e eficiência para a sua equipe. 
Alcance um novo patamar para o seu consultório e descubra como captar pacientes com o auxílio do Zendesk Sell, um CRM de vendas que maximiza a produtividade, mantém a visibilidade do pipeline e aumenta a receita.

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