Bom relacionamento com o cliente: 7 segredos que você precisa conhecer

Por Zendesk

Última atualização em 2 março 2023

O bom relacionamento com o cliente é uma relação mútua de confiança. Para alcançá-lo, algumas estratégias aliadas à tecnologia acerta fazem a diferença.

Quer saber como estreitar seu relacionamento com o consumidor?

Então, confira nossas 7 dicas.

7 dicas de como ter um bom relacionamento com o cliente 

1. Conheça seu cliente

CRM, Customer Relationship Management, do inglês, significa gestão de relacionamento com o cliente, em potuguês. E ao contrário do que muitos pensam, não se trata de um software, mas de uma estratégia de marketing com foco no cliente.

Podemos definir o CRM como a estratégia de negócios em que a empresa centra seus esforços em conhecer profundamente os desejos e necessidades de seus clientes com o objetivo de superar suas expectativas ao disponibilizar a eles ofertas segmentadas, na hora, no canal e pelo preço mais adequado. Assim, eles se tornam fiéis à marca, comprando mais vezes, valores mais elevados por mais tempo. 

Entendeu a importância do relacionamento com o cliente? E sem conhecê-lo bem, isso será impossível. 

Leia também: Gestão de relacionamento com o cliente: o que é e como aplicar na prática

2. Crie conteúdo útil e relevante para ele

Para manter um bom relacionamento com o cliente, nada melhor que criar conteúdos que ele realmente tenha vontade de ler ou assistir.

Por isso, use as mídias sociais para disponibilizar posts, imagens, vídeos e outros conteúdos que sejam relevantes e úteis para ele.

Outro canal importante para manter o bom relacionamento com consumidor é um blog, com texto interessantes, bem ilustrado e com links para vídeos, de preferência, também criados especialmente por sua empresa para seus clientes.

Veja mais: Como reter e fidelizar seus clientes com o Marketing de Conteúdo

3. Atraia seu cliente

A relação com os clientes costuma ser delicada. É por isso que em vez de ir atrás deles, com ligações frias, muitas empresas preferem usar o inbound marketing, isto é, o marketing de atração.

Nesse caso, ao criar os conteúdos que sugerimos acima, você deve acrescentar outra técnica, o SEO. SEO significa Search Engine Optimization, isto é: otimização dos mecanismo de busca.

Assim, você usa ferramentas de marketing digital para descobrir quais palavras-chave seus clientes mais usam em buscas na internet e cria os conteúdos baseados nesses temas. 

Dessa forma, é muito mais fácil atraí-los para seu negócio!

Leia mais: SEO para vendas: saiba a importância para os negócios e como aplicar essa estratégia

4. Só entre em contato com o cliente uma segunda vez se ele permitir

O CRM, gestão de relacionamento com o cliente, tem uma regra importante: se você entrar em contato com seu cliente e ele disser que não quer mais se relacionar com sua empresa, não insista.

É por isso que é tão importante tornar sua empresa atrativa e interessante. O bom relacionamento com o cliente depende de confiança mútua. E importunar quem não deseja seus produtos ou serviços não vai ajudar em nada.

Mas, se seu cliente for buscar materiais ricos com você (como e-books e infográficos), ler seus posts e interagir com suas mídias sociais, isso é sinal de que o relacionamento com o consumidor esteja funcionando e que ele quer se aproximar das soluções oferecidas pelo seu negócio.

5. Só venda para seu cliente se ele precisar mesmo de você

Vender a qualquer custo é um grande erro!

O bom relacionamento com o cliente pressupõe uma etapa importante: a qualificação de leads.

Qualificar leads significa conhecê-los melhor para verificar se são realmente boas oportunidades de negócio. 

Existem vários critérios para desqualificar leads, como não serem os decisores de compra ou não terem verba para fechar o negócio. Mas, o mais importante deles é: se sua soiluçåmo não for ajudá-los de verdade, se eles não forem se beneficiar ao fechar o negócio, desqualifique esse lead.

Nunca feche um negócio desfavorável para o cliente. A importância do relacionamento com o cliente vai muito além de uma venda única. Os relacionamentos devem ser de longo prazo.

6. Cuide bem de seu cliente depois da primeira venda

O pós-venda é fundamental para o bom relacionamento com o cliente.

Depois de vender, preste todo auxílio que o cliente necessita, continue enviando conteúdo relevante e mostre que está sempre disposto a ajudar cada vez mais.

Conte com um bom sistema de atendimento ao cliente, com diversos canais integrados. Assim, sempre que o cliente entrar em contato com sua empresa, será bem atendido e terá uma experiência memorável.

7. Use a tecnologia para se aproximar de seu cliente

A tecnologia chegou para potencializar o relacionamento com o consumidor.

Para isso, existem diversas ferramentas, como chats online, softwares de CRM, de análise de dados, de automação de marketing e muitos outros.

Faça uso deles e aperfeiçoe cada vez mais a gestão do relacionamento com o cliente em sua empresa.

Veja aqui umas dicas de ferramentas neste vídeo:

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

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