Ir para o conteúdo principal

Artigo 7 min read

4 dinâmicas para entrosamento de equipe para motivar seu time

Por Zendesk

Última atualização em 10 Abril 2024

Será que uma dinâmica para entrosamento de equipe realmente tem o poder de melhorar o desempenho do time e, consequentemente, os resultados da empresa?

A resposta é sim! Isso porque tal estratégia ajuda a aproximar os colaboradores, aumentando seu engajamento, o que é essencial para que deem o melhor de si, e apresentem uma boa performance, tanto a nível individual como coletivo. 

Agora, porque isso é uma questão tão relevante para uma companhia?

Um levantamento realizado pela consultoria Gallup constatou que o engajamento dos trabalhadores nos EUA vem diminuindo, de forma consistente, ano após ano, caindo de 36% em 2020 para 34% em 2021, e chegando a 32% em 2022. A principal causa está relacionada ao descontentamento em relação ao trabalho.

A propósito, a Gallup também descobriu que os funcionários com dificuldades têm duas vezes mais chances de mudar de emprego do que os que estão prosperando. 

O que não surpreende, afinal, as altas taxas de turnover estão relacionadas a um ambiente inadequado, que não é capaz de atender às demandas dos colaboradores. 

Isso tudo pode estar acontecendo neste exato momento na sua empresa! Então, que tal tomar uma atitude para reverter este quadro antes que ele se agrave?

Para isso, é preciso criar um ambiente inclusivo e acolhedor, onde todos se sintam bem e sejam incentivados a dar o melhor de si. Neste sentido, um ponto importante é estimular uma boa relação entre os funcionários, o que pode ser feito por meio de dinâmicas para o entrosamento da equipe, visando trabalhar a união e a motivação.

Para te ajudar nesta tarefa, preparamos este post com algumas dinâmicas de grupo e exercícios de motivação para equipes. Experimente! Afinal, com o estímulo certo, os profissionais podem alcançar resultados valiosos para a empresa como um todo.

Como melhorar o entrosamento de uma equipe? 

Uma equipe bem entrosada é capaz de produzir muito mais resultados, visto que seus membros se conhecem e confiam no trabalho uns dos outros. Contudo, isso não é alcançado do dia para a noite. É preciso trabalhar as relações internas, a fim de construir essa parceria a partir da convivência do dia a dia.

Neste sentido, a chave para o sucesso está no uso de ferramentas adequadas, que viabilizem uma boa comunicação, além, é claro, da cooperação e empenho do time no compartilhamento de experiências entre seus membros.

Dito isso, existem diversas ações que ajudam a melhorar o entrosamento de um time. Por exemplo:

  • capacitar os funcionários periodicamente, fornecendo respostas e informações;
  • investir no suporte ao público interno e, também, na experiência do funcionário;
  • impulsionar a eficiência e produtividade, oferecendo todas as ferramentas em um só lugar;
  • automatizar os processos por meio do autoatendimento e da inteligência artificial (IA).

Quer entender melhor cada um desses pontos? Baixe nosso e-book gratuito:

Como a Zendesk alimenta um ambiente de trabalho em evolução

Para além das ferramentas e tecnologias, outra forma de trabalhar o entrosamento do time é com exercícios de motivação para a equipe com dinâmicas de grupo.

Mas e aí, qual a dinâmica do trabalho em equipe?

Listamos, a seguir, quatro opções para você aplicar na sua empresa.

Quais são as melhores dinâmicas para entrosamento de equipe? 4 dicas

Trabalhar a motivação e o entrosamento da equipe por meio de dinâmicas é mais fácil do que você imagina! Basta conhecer as técnicas e, é claro, ter disposição para trabalhar as atividades na empresa. Listamos abaixo ótimas alternativas. Confira:

1. Amnésia

A primeira dinâmica para entrosamento de equipe é voltada para quebrar o gelo.

De modo geral, ela é indicada para pessoas que ainda não se conhecem ou que têm dificuldades para se entrosar com o restante do time. 

Separe etiquetas e canetas e distribua aos colaboradores. Em seguida, peça que cada um registre o nome de alguma personalidade, seja famoso, artista, jogador de futebol ou modelo. Por fim, oriente-os a colar o papel na testa de um colega. 

É muito importante que o participante não veja o que está registrado na própria testa. Isso porque a proposta é que os outros façam a imitação da personalidade em questão, como se tivessem esquecido do nome do indivíduo. 

O desafio consiste em adivinhar o nome que está colado na sua testa, de acordo com as pistas informadas pelos demais participantes. Por sinal, essa dinâmica para entrosamento de equipe une criatividade, diversão e integração.

Para que a atividade seja concluída com sucesso, observe como está o comportamento dos participantes. Se achar necessário, aumente o número de rodadas, até perceber que eles já estejam entrosados. 

2. Apresentação

Outro exercício interessante de motivação para a equipe é a apresentação.

Para começar, reúna um grupo de 15 pessoas dispostas em formato de círculo. Adicionalmente, você precisará de uma bola para desenvolver a atividade. 

Um participante deve escolher alguém e jogar a bola — sem agressividade, claro. Além disso, é necessário fazer uma pergunta, como: o nome, os hobbies, a profissão, as qualidades, entre outras. 

Quem está com a bola deve responder a questão do participante que jogou. E, assim, a dinâmica segue com os outros.

É interessante que o profissional de Recursos Humanos ou o responsável pela 

3. Desafios 

Para a execução da próxima atividade, será necessário reunir os seguintes elementos:

  • caixa de bombom embrulhada;
  • música agitada;
  • bastante desconcentração. 

Quando tudo estiver organizado, convide pelo menos cinco participantes para iniciar o exercício. Primeiramente, você deve perguntar como eles lidam com os desafios que surgem no dia a dia e ouvir a resposta de cada um com atenção.

O próximo passo é pedir que formem um círculo e, então, explicar que a caixa contém um grande desafio. Em seguida, ligue o som e oriente-os a passar a caixa um para o outro enquanto a música estiver tocando.

Ao parar a música, dirija-se à pessoa que estiver com o objeto em mãos e pergunte se ela quer abrir a caixa e enfrentar o desafio. Se ela disser não, repita o processo.

Durante a atividade, preste atenção no comportamento de cada participante. Por exemplo, verifique se algumas pessoas estão ansiosas em relação àquele momento e quem está mais tranquilo diante dessa situação. 

Quando a música parar de tocar e o participante abrir a caixa, ele deve seguir o comando que está escrito, que é: “coma o bombom”.

Aqui, o objetivo é mostrar que o medo prejudica as pessoas e pode fazê-las perder boas oportunidades, contudo, é um obstáculo que pode ser superado. 

4. Segredos 

A proposta dessa dinâmica para entrosamento de equipe é observar a empatia e a confiança. Para isso, convide entre 15 a 20 pessoas e peça que cada um escreva um problema ou segredo que não tem coragem de dizer em voz alta. 

Uma dica interessante é disfarçar a letra para que os colegas não identifiquem o autor do conteúdo. Em paralelo, é importante que todos os papéis tenham a dobra no mesmo formato.  

Após o sorteio, cada um precisa ler em voz alta aquilo que está escrito no conteúdo, assumindo que foi o autor do texto e, em seguida, propor uma solução para o problema que foi apresentado pelo colega. 

Esse exercício mostra se a pessoa consegue se colocar no lugar da outra ou tem dificuldades para lidar com situações que não fazem parte do seu cotidiano. Afinal, a empatia deve sempre ser cultivada, tanto na vida pessoal quanto profissional. 

Leia mais em:

Que tal usar a tecnologia para facilitar o trabalho em equipe na sua empresa?

Usar dinâmicas para entrosamento de equipe é uma ótima estratégia para fortalecer o relacionamento entre os colaboradores e aumentar seu engajamento ao trabalho.

Agora, pouco adianta ter um time super entrosado, mas sem acesso a ferramentas que possibilitem o trabalho em equipe. Neste sentido, usar a tecnologia para facilitar a comunicação, compartilhamento e acesso à informações é essencial!

É aí que entra o sistema Zendesk, uma plataforma completa e robusta, simples de implementar e usar, que centraliza as operações e permite que seu time trabalhe em conjunto, aumentando sua produtividade e melhorando os resultados da empresa.

Confira uma demonstração das principais funcionalidades que esta solução oferece, ou faça uma avaliação gratuita e descubra como ela facilita o trabalho em equipe.

Facilite a colaboração entre seus agentes de suporte com uma ferramenta personalizável.

Histórias relacionadas

Artigo
10 min read

Equipe CSC: quais as principais vantagens da estrutura?

Descubra o que é uma equipe CSC, como um Centro de Serviços Compartilhados pode ajudar sua empresa + 4 passos para implementar a estrutura.

Artigo
7 min read

Quais são as competências do profissional de atendimento?

Conheça quais são as 10 principais competências do profissional de atendimento ao cliente e saiba como desenvolvê-las nos colaboradores.

Artigo
12 min read

Como o mau atendimento ao cliente pode afetar sua empresa?

Demora para ser atendido, poucos canais de contato etc. O que resulta em um mau atendimento ao cliente? Confira os motivos e como evitá-los.

Artigo
18 min read

POP - Procedimento Operacional Padrão: o que é? 8 vantagens

Entenda o que é POP (Procedimento Operacional Padrão), como fazer, qual a sua importância e principais vantagens que ele pode gerar para a sua empresa.