Artigo | 5 min read

4 dinâmicas para entrosamento de equipe que geram resultados

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Em 2021, o percentual de trabalhadores engajados nos Estados Unidos diminuiu pelo primeiro ano em uma década, segundo o estudo da Gallup. Mas será que isso poderia ser diferente com os estímulos certos, como as dinâmicas para entrosamento de equipe?

E, se está acontecendo um cenário similar em sua organização, você chegou ao blog certo. Hoje, mostraremos como aplicar as atividades lúdicas que entrosam o time, incluindo as dinâmicas de grupo para motivação. 

A propósito, a Gallup também descobriu que os funcionários com dificuldades têm duas vezes mais chances de mudar de emprego do que os que estão prosperando. E, para que sua companhia não seja impactada com o alto turnover, a Zendesk separou diversos exercícios de motivação para a equipe.  

Siga a leitura e aprenda de uma vez por todas como melhorar o entrosamento do quadro funcional. Juntos, os profissionais podem alcançar resultados valiosos para a empresa como um todo.

Quais são as melhores dinâmicas para entrosamento de equipe? 4 dicas

A partir de agora, você conhecerá as opções de dinâmicas para entrosamento de equipe. Aliás, separamos alternativas que não exigem grandes investimentos. Basta ter muita disposição para trabalhar as atividades na empresa. Confira! 

1- Amnésia

A primeira dinâmica para entrosamento de equipe é voltada para quebrar o gelo. Em geral, ela é indicada para pessoas que ainda não se conhecem ou que têm dificuldades para se entrosar com o restante do time. 

Inicialmente, separe etiquetas e canetas, distribuindo os materiais aos colaboradores. Depois, peça que cada um registre o nome de alguma personalidade, seja famoso, artista, jogador de futebol ou modelo. Por fim, oriente-os a colar o papel na testa de um colega. 

É muito importante que o participante não veja o que está registrado na própria testa. Isso porque a proposta é que os outros façam a imitação da personalidade em questão, como se tivessem esquecido do nome do indivíduo. 

Logo, o desafio é adivinhar o nome que está colado na testa, de acordo com as pistas informadas pelos demais. Por sinal, essa dinâmica para entrosamento de equipe une criatividade, diversão e integração. 

Para que a atividade seja concluída com sucesso, observe como está o comportamento dos participantes. Se achar necessário, aumente o número de rodadas, até perceber que eles estão entrosados. 

2- Apresentação

Outro exercício interessante de motivação para a equipe é a apresentação. Para começar, reúna um grupo de 15 pessoas, em formato de círculo. Adicionalmente, você precisará de uma bola para desenvolver a atividade. 

Um participante deve escolher alguém e jogar a bola, sem agressividade, claro. Além disso, é necessário fazer uma pergunta, como: o nome, os hobbies, a profissão, as qualidades, entre outras. 

Quem está com a bola deve responder a questão do participante que jogou. E, assim, a dinâmica segue com os outros. No caso, o profissional de Recursos Humanos ou o responsável pela atividade pode participar para que os participantes se sintam mais à vontade. 

Leia mais: 

3- Desafios 

Para a execução da próxima atividade, será necessário reunir os seguintes elementos:

  • caixa de bombom embrulhada;
  • música agitada;
  • bastante desconcentração. 

Quando tudo estiver organizado, convide, pelo menos, cinco participantes para iniciar o exercício. Inicialmente, você deve perguntar como eles lidam com os desafios que surgem no dia a dia. 

O próximo passo é pedir que formem um círculo e explicar que a caixa contém um grande desafio. Quando a música parar, a pessoa que estiver com o objeto nas mãos deve ler o que está dentro da caixa e solucionar o problema. 

Durante a atividade, recomenda-se prestar atenção no comportamento de cada participante. Por exemplo, verifique se algumas pessoas estão ansiosas em relação àquele momento e quem está mais tranquilo diante dessa situação. 

Quando a música parar de tocar, o participante deve abrir a caixa e seguir o comando que está escrito, ou seja, comer o doce. Aqui, o objetivo é mostrar que o medo prejudica as pessoas, mas esse é um obstáculo que pode ser superado. 

4- Segredos 

A proposta dessa dinâmica para entrosamento de equipe é observar a empatia e a confiança. Para isso, convide entre 15 a 20 pessoas e peça que cada um escreva um problema ou segredo que não tem coragem de dizer em voz alta. 

Uma dica interessante é disfarçar a letra para que os colegas não identifiquem o autor do conteúdo. Em paralelo, é importante que todos os papéis tenham a dobra no mesmo formato.  

Após o sorteio, cada um precisa ler em voz aquilo que está escrito no conteúdo, assumindo que foi o autor do texto. A seguir, ele deve propor uma solução para o problema que foi apresentado pelo colega. 

Esse exercício mostra se a pessoa consegue se colocar no lugar da outra ou tem dificuldades para lidar com situações que não fazem parte do seu cotidiano. Afinal, a empatia é sempre cultivada, na vida pessoal ou profissional. 

Leia mais em:

Como melhorar o entrosamento de uma equipe? 

Existem diversas ações que ajudam a melhorar o entrosamento de um time. Por exemplo:

  • capacitar os funcionários periodicamente, fornecendo respostas e informações;
  • investir no suporte ao público interno e, também, na experiência do funcionário;
  • impulsionar a eficiência e produtividade, oferecendo todas as ferramentas em um só lugar;
  • automatizar os processos por meio do autoatendimento e da inteligência artificial (IA).

Você sentiu dificuldades em algum ponto mencionado acima? Gostaria de entender melhor como colocar essas orientações em prática? Então, faça o download do e-book e aprenda como a Zendesk alimenta um ambiente de trabalho em evolução.

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Experimente grátis