Ir para o conteúdo principal

Artigo 11 min read

As 7 melhores dinâmicas de quebra-gelo para reuniões

Por Zendesk

Última atualização em 6 março 2024

Quebra-gelo para reuniões são dinâmicas e atividades que têm, por objetivo, melhorar o clima do ambiente, romper barreiras entre pessoas que não se conhecem, facilitar e estimular a comunicação entre os participantes. Tais práticas podem ser realizadas tanto no início quanto no meio dos encontros corporativos, e também em apresentações.

Uma coisa é certa: reuniões em empresas que envolvem pessoas que não se conhecem ou têm pouco relacionamento, geralmente, causam desconforto, ansiedade e nervosismo. Tudo isso pode atrapalhar o andamento das decisões e prejudicar a troca de ideias.

Implementar dinâmicas de grupo quebra-gelo é uma boa estratégia para contornar esse tipo de problema e trazer resultados mais satisfatórios ao encontro.

A prática de interação funciona tanto para apresentar os participantes quanto para deixá-los mais relaxados e confortáveis para participarem da reunião ativamente. 

Com a escolha certa da dinâmica de quebra-gelo, você terá um grupo muito mais propenso a compartilhar suas opiniões e sugestões, mesmo entre participantes “estranhos”. 

O resultado, geralmente, é uma reunião mais produtiva, com deliberações mais criativas e eficientes. Afinal, todos se sentem mais à vontade para compartilharem suas visões sobre a pauta e contribuem para a solução final. 

Não sabe como fazer um quebra-gelo fácil para as reuniões da sua empresa? Então, siga a leitura deste artigo que daremos sete exemplos para você!

Como as dinâmicas de grupo quebra-gelo funcionam?

Uma dinâmica quebra-gelo de apresentação ou reunião funciona a partir de atividades que levam os participantes a interagirem entre eles, ou entre eles e o facilitador. O principal objetivo é criar um ambiente positivo, envolvente, descontraído e seguro, sem perder a postura e o comportamento esperado para um encontro corporativo.

O quebra-gelo para empresas deve ser adotado, principalmente, quando o ambiente é formado por pessoas que não se conhecem, ou que se conhecem pouco. Alguns bons exemplos são:

  • reuniões entre departamentos;
  • integração de novos funcionários;
  • apresentação com profissionais de outras companhias.

Porém, uma dinâmica de quebra-gelo também é ótima para estimular e engajar profissionais que já trabalham juntos. Isso porque ajuda a:

  • promover a colaboração mútua;
  • incentivar a criatividade;
  • levar a um momento de diversão que encoraja a participação.

Dica de leitura: “Como engajar colaboradores? Confira 6 técnicas infalíveis para aplicar no seu negócio!

Como fazer um quebra-gelo fácil? 7 critérios principais!

Para fazer um quebra-gelo para reuniões de maneira fácil, simples, mas eficiente, é importante considerar alguns pontos. Os mais importantes são:

  1. analise o espaço físico disponível para fazer a dinâmica, caso o encontro ou apresentação seja presencial;
  2. verifique se é possível aplicar a dinâmica virtualmente, para o caso de reuniões remotas;
  3. considere o perfil dos participantes na hora de escolher as atividades, incluindo características como gênero e idade;
  4. pondere também sobre a cultura da empresa;
  5. muito cuidado para não criar um quebra-gelo para reuniões que gere constrangimento nos participantes;
  6. programe quando a dinâmica será realizada, ou seja, se antes ou durante a reunião;
  7. calcule o tempo que a atividade durará.

Quanto a esse último tópico, é essencial considerar que os profissionais têm muitas tarefas em suas agendas e, geralmente, estão correndo contra o relógio para dar conta de tudo. 

Parar para participar de um encontro e apresentação, por si só, pode ser complicado

Logo, a dinâmica de quebra-gelo para reunião não deve ser demorada. Do contrário, pode gerar o efeito contrário ao que se pretende alcançar.

Quando o tempo dessa dinâmica não é bem dosado, pode fazer com que os participantes fiquem ainda mais angustiados para o término da atividade, o que gera ansiedade e outros sentimentos negativos que acabam sendo levados para o restante da reunião.

Pensando nisso, criamos uma lista com algumas ideias de quebra-gelo fácil e rápido que duram entre 10 e 15 minutos, no máximo. Confira no próximo tópico!

Quebra gelo para reuniões: 7 ideias simples e eficientes!

Entre os melhores quebra-gelo para reunião que você pode adotar na sua empresa, estão:

  1. duas verdades, uma mentira;
  2. frases célebres;
  3. encontre 10 coisas em comum;
  4. música;
  5. café virtual;
  6. desenho de costas;
  7. superpoder.

Veja, agora, detalhes de cada uma dessas dinâmicas quebra-gelo para reuniões corporativas!

1. Duas verdades, uma mentira

Essa é uma brincadeira clássica que aparece até em alguns programas de televisão. Cada participante deve contar três histórias sobre si. Duas delas devem ser verdade e uma mentira. Os demais precisam adivinhar qual é a história inventada. 

Para tornar a dinâmica mais interessante, coloque pequenos prêmios, como barras de chocolate para quem acertar qual é a história falsa e para os que conseguirem confundir os demais sem ter suas histórias reveladas. 

Essa atividade é ideal para grupos pequenos, porque pode acabar tomando muito tempo de uma reunião realizada com grupos grandes. 

Além de fazer com que as pessoas se conheçam melhor, é uma dinâmica quebra-gelo fácil de ser feita, que não requer nenhum recurso e que faz todo mundo rir, aliviando a tensão antes da reunião. 

2. Frases célebres

Essa dinâmica de quebra-gelo para empresas é uma forma de introduzir o assunto que será tratado em reunião, enquanto estabelece laços mais estreitos entre os participantes. 

Comece dividindo os participantes em grupos de até cinco pessoas. Em seguida, compartilhe com cada equipe uma frase diferente, que tenha relação com o tema do encontro.  

Essa frase não precisa ser sua, pode ser de alguém famoso, um livro, algum especialista da área em que trabalham. Enfim, pode ser de qualquer pessoa. 

Peça que os grupos discutam sobre a relação entre a frase e o tema da reunião. Para isso, é interessante que as pessoas saibam sobre o que é o encontro previamente.

Antes da discussão, solicite que cada um pense sobre a frase individualmente por cinco minutos. Depois, dê mais 5 minutos para conversarem entre si.

Ao fim da dinâmica, solicite que uma pessoa de cada time compartilhe suas ideias com os demais participantes da reunião, de maneira breve, para que a dinâmica não passe de 15 minutos. 

Encerre explicando o motivo da escolha da frase e o que você quis provocar nos participantes com ela. 

Leia também: “Como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho? Aprenda agora!

3. Encontre 10 coisas em comum

Esta é outra dinâmica de quebra-gelo fácil e simples de aplicar. Consiste em separar os participantes em times de até cinco pessoas e pedir que encontrem dez coisas que têm em comum. 

Deixe claro que essas “coisas” não podem estar relacionadas à aparência física ou vestuário. Por exemplo, não vale dizer que todos eles usam calça jeans ou têm dois olhos.

Acredite, esse tipo de dinâmica quebra-gelo de apresentação fará com que as pessoas se conheçam mais, troquem informações, conversem com quem nunca interagiram e se identifiquem.

A identificação é uma poderosa solução para quem deseja uma reunião produtiva e cheia de ideias.

Ao final, cada grupo deverá ler a lista criada. Deixe que os demais interajam e se divirtam com a ação. 

Evite que a dinâmica dure mais do que 15 minutos e aproveite todo o engajamento do time para dar continuidade às pautas que devem ser tratadas no encontro.

4. Música

Se você está em busca de um quebra-gelo para reunião que não seja “montado”, uma dica é colocar uma música na sala antes de começar. Ponha para tocar diferentes estilos ou fixe em apenas um. Geralmente, a música ajuda a relaxar as pessoas que estão presentes.

Além disso, não é difícil que os participantes comecem a conversar sobre o que estão ouvindo, principalmente se for algum clássico ou de alguma banda que marcou uma época. 

Se quer realmente estimular a conversa, peça gentilmente, já no convite para a reunião, que, ao entrar na sala, ninguém use o celular. 

Se as pessoas estiverem tímidas, seja você – ou quem for o líder da reunião – o primeiro a falar sobre a música que está tocando. 

Separe 10 minutos para que essa conversa aconteça e garanta que a dinâmica seja feita da forma mais natural possível. Dessa forma, o efeito desse quebra-gelo para reuniões tende a ser melhor. 

5. Café virtual

É cada vez mais comum que as empresas trabalhem alguns dias em home office, ou mesmo com o time inteiro no modelo remoto. Sem dúvidas, esse formato de trabalho traz muitos benefícios, mas também deixa o time mais isolado, o que pode ser prejudicial para reuniões estratégicas da empresa.

Por isso, uma dica é criar a hora do cafezinho antes da reunião, separando cinco minutos para que os participantes coloquem as conversas em dia, como fariam na empresa. 

O líder da reunião pode estimular a conversa caso as pessoas envolvidas estejam tímidas, perguntando, por exemplo, sobre o final de semana, o que foi feito ou o que será, quais os planos para os próximos dias, como está a temperatura em cada região e mais. A ideia é estabelecer uma conversa típica de cafezinho, só que virtualmente. 

Esse tipo de conversa casual é um ótimo quebra-gelo para reuniões e ainda contribui para a integração da equipe. 

Se alguém é novo na empresa, é interessante usar esse espaço também como uma dinâmica quebra-gelo de apresentação. 

Aproveite e confira este artigo: “Home office: vantagens e desvantagens para as empresas e colaboradores

6. Desenho de costas

Este é um quebra-gelo para reuniões muito divertido, perfeito para deixar o ambiente mais leve e participativo. 

Para realizar essa dinâmica, peça para os participantes formarem duplas. Um deve ficar de costas para o outro. Nessa posição, precisam fazer cada um deles um desenho, que pode ser livre ou seguir um tema. A ideia é tentar adivinhar o desenho feito pelo outro a partir de algumas poucas dicas

Para manter o dinamismo e não tomar muito tempo, dê apenas alguns poucos minutos para cada dupla desenhar e adivinhar. 

7. Superpoder

Tão divertido quanto o quebra-gelo para reunião que acabamos de apresentar, neste, a proposta é pedir para cada pessoa falar o superpoder que gostaria de ter e por quais motivos

Essa atividade certamente garante muitas risadas, mas também pode ser usada para analisar perfis profissionais em dinâmicas de contratação e promoções.

Dicas extras de quebra-gelo para reuniões: confira!

O próprio líder da reunião ou facilitador da apresentação pode ser “ator ou atriz principal” de uma dinâmica de quebra-gelo. No caso, estamos falando do storytelling corporativo, que é a arte de contar histórias que transmitem mensagens, valores e objetivos. 

Por meio dessa estratégia, é possível engajar e inspirar os colaboradores e criar uma conexão emocional entre eles e a empresa.

Aplicar a técnica em uma dinâmica quebra-gelo de apresentação é um ótimo recurso para diminuir o espaço entre quem está falando e quem está ouvindo, fazer os participantes se identificarem com a companhia e, dessa forma, se sentirem mais confortáveis e seguros de participarem ativamente do encontro.

Aqui, vale lembrar que a comunicação interna e externa são partes fundamentais do sucesso de qualquer empresa. 

Por isso, investir em ações como dinâmicas quebra-gelo para reuniões é uma maneira de estreitar os laços entre colaboradores, clientes e demais stakeholders. Com isso, você melhora a integração, a comunicação e o engajamento de todas as partes. 

Lembre-se também de usar a tecnologia a seu favor, já que essa é uma importante aliada na gestão de informações e na produtividade da equipe, bem como indispensável para o gerenciamento da relação com o seu público.

Qual a melhor tecnologia para sua empresa?

Soluções baseadas em Inteligência Artificial, por exemplo, ajudam a acompanhar o comportamento dos clientes e a melhorar as interações com eles. 

Com elas, os funcionários têm uma base maior e mais confiável de informações para usar nos atendimentos, “quebrando o gelo” nas conversas em menos tempo e entregando interações muito mais precisas.

A IA da Zendesk fala a língua do atendimento ao cliente. Isso porque é formada a partir de bilhões de interações reais.

Aproxime-se dos seus clientes com conversas muito mais fluidas e precisas, e mude a experiência entregue a eles.

Comece agora uma avaliação gratuita da solução da Zendesk e entenda como!

Histórias relacionadas

Artigo
9 min read

Sistemas de IA para experiências do usuário: urgências e tendências

Entenda como os sistemas de IA para experiências do usuário podem ser utilizados para otimizar o trabalho dos agentes e trazer mais satisfação aos clientes.

Artigo
6 min read

Dados em tempo real: como melhoram a experiência do cliente?

O uso de dados em tempo real vem ganhando força entre os líderes de CX e as empresas. Aprenda a implementar esse recurso em seu negócio!

Artigo
7 min read

Tendências emergentes no CX Inteligente: uma visão geral

Descubra quais as principais tendências de CX Inteligente e como os líderes de CX estão encarando essas tecnologias emergentes.

Artigo
8 min read

IA para call center: benefícios, desafios e tendências

Entenda como usar IA em call center pode trazer benefícios para empresas, transformar a rotina de trabalho dos agentes e melhorar a experiência do cliente.