5 ações de quebra gelo para reuniões e como aumentar a produtividade desses encontros?

Publicado 29 março 2022
Última atualização em 29 março 2022

Reuniões corporativas que envolvem pessoas que não se conhecem ou tem pouco relacionamento, geralmente, causam desconforto, ansiedade e nervosismo. Tudo isso pode atrapalhar o andamento das decisões e prejudicar a troca de opiniões e sugestões. Para contornar esse tipo de problema, implementar quebra gelo para reuniões é uma boa estratégia. 

Uma breve explicação sobre porque implementar dinâmicas de grupo para quebra gelo

As dinâmicas de grupo para quebrar gelo funcionam para apresentar os participantes, mas também para deixá-los mais relaxados e confortáveis para participarem da reunião ativamente. 

Com a escolha certa da dinâmica de quebra gelo você terá um time mais propenso a compartilhar suas ideias e opiniões mesmo entre um grupo de “estranhos”. 

O resultado, geralmente, é uma reunião mais produtiva, com soluções mais criativas e eficientes, afinal, todos se sentem mais à vontade para compartilharem sua visão sobre a pauta e contribuem para a solução final. 

É importante, entretanto, estar atento ao tempo que a dinâmica quebra gelo de apresentação toma da sua reunião. 

Os profissionais de uma empresa geralmente possuem muitas tarefas em suas agendas e correm contra o relógio. Logo, uma dinâmica que toma tempo demais do programado para a reunião pode gerar o efeito contrário ao que acabamos de apresentar acima.

Quando não bem dosado, o quebra gelo para reuniões pode fazer com que os participantes fiquem ainda mais ansiosos para o término da atividade, o que gera ansiedade e outros sentimentos negativos que são levados para o restante da reunião.

Pensando nisso, criamos uma lista com algumas ideias de quebra gelo fácil e rápido que duram entre 10 e 15 minutos, no máximo. Vamos a elas!

Quebra gelo para reuniões: 5 ideias simples e eficientes

Conheça a seguir os melhores quebra-gelo para reunião.

1. Duas verdades, uma mentira

Essa é uma brincadeira clássica que aparece até em alguns programas de televisão. Cada participante deve contar três histórias sobre si mesmo. Duas delas são verdade e uma é mentira. Os demais devem adivinhar qual é a história inventada. 

Para tornar a dinâmica mais interessante coloque pequenos prêmios, como barras de chocolate, para quem acertar qual é a história falsa e para os que conseguirem confundir os demais, sem ter suas histórias reveladas. 

É ideal para grupos pequenos, porque pode acabar tomando muito tempo da reunião se realizada com grupos grandes. 

Além de fazer com que as pessoas se conheçam melhor, é uma dinâmica quebra gelo fácil e que faz todo mundo rir, aliviando a tensão antes do início da reunião. 

2. Frases célebres

Essa dinâmica de quebra gelo para empresas é uma forma de introduzir o assunto que será tratado em reunião, enquanto estabelece laços mais estreitos entre os participantes. 

Comece dividindo os participantes em grupos de até cinco pessoas. Depois compartilhe com cada equipe uma frase diferente, que tenha relação com o tema da reunião.  

Essa frase não precisa ser sua, pode ser de alguém famoso, algum livro, algum especialista da área em que trabalham, enfim, pode ser de qualquer pessoa. 

Peça que os grupos discutam sobre a relação entre a frase e o tema da reunião.

É interessante que as pessoas saibam sobre o que é a reunião, previamente.

Antes da discussão, peça que cada um pense sobre a frase individualmente por cinco minutos. Depois dê mais 5  minutos para que conversem com o grupo.

Ao fim da dinâmica, solicite que uma pessoa de cada grupo compartilhe suas ideias com os demais participantes da reunião, de maneira breve, para que a dinâmica não passe de 15 minutos. 

Ao final, é importante explicar a escolha das frases e o que você quis provocar nos participantes com ela. 

Leia também: Como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho e aumentar o engajamento

3. Encontre 10 coisas em comum

Outra dinâmica de quebra gelo fácil e simples de aplicar. Divida a equipe em times de até cinco pessoas e peça que eles encontrem dez coisas que possuem em comum

Deixe claro que essas “coisas” não podem estar relacionadas a aparência física ou vestuário. Por exemplo, não vale dizer que todos eles usam calça jeans ou possuem dois olhos.

Acredite, esse tipo de dinâmica quebra gelo de apresentação fará com que as pessoas se conheçam mais, troquem informações, conversem com quem nunca interagiram e se identifiquem.

A identificação é uma poderosa solução para quem deseja uma reunião produtiva e cheia de ideias.

Ao final, cada grupo deverá ler sua lista. Deixe que os demais interajam e se divirtam com a ação. 

Evite que a dinâmica dure mais do que 15 minutos e aproveite todo o engajamento do time para dar continuidade as pautas que devem ser tratadas..

4. Música

Se você está em busca de um quebra gelo para reunião que não seja “montado” uma dica é colocar música na sala antes que a reunião comece. Coloque diferentes estilos ou fixe em um tipo de música. Geralmente, a música ajuda a relaxar as pessoas que estão presentes.

Além disso, não é difícil que os participantes comecem a conversar sobre a música que está tocando, principalmente, se for algum clássico ou de alguma banda que marcou época. 

Se quer realmente estimular a conversa, peça naturalmente, no convite para a reunião que, ao entrar na sala, ninguém use o celular. 

Se as pessoas estiverem tímidas, seja você - ou quem for o líder da reunião - o primeiro a falar sobre a música que está tocando. 

Separe 10 minutos para que essa conversa aconteça. É importante fazer com que tudo pareça o mais natural possível. O efeito da dinâmica de quebra gelo tende a ser melhor. 

5. Café virtual

É cada vez mais comum que as empresas trabalhem com equipes em home office ou mesmo com o time inteiro no modelo remoto

Sem dúvidas o modelo traz muitos benefícios, mas também torna o time mais isolado. Isso pode ser prejudicial para reuniões estratégicas da empresa.

Leia também: Home office: vantagens e desvantagens para as empresas e colaboradores

Por isso, uma dica é manter a hora do cafezinho, antes da reunião, separando cinco minutos para que os participantes coloquem as conversas em dia, como fariam na empresa. 

O líder da reunião pode estimular a conversa caso as pessoas envolvidas estejam tímidas.  

Pergunte sobre o final de semana, o que foi feito ou o que será feito, quais os planos para os próximos dias, como está a temperatura em cada região e mais. A ideia é ser a conversa do cafezinho, mas virtualmente. 

Esse tipo de conversa casual é um ótimo quebra gelo para reuniões e ainda contribui para a integração da equipe

Se alguém é novo na empresa é interessante usar esse espaço também como uma dinâmica quebra gelo de apresentação

A comunicação dentro das empresas é parte fundamental do sucesso que elas vão alcançar. Por isso, investir em ações como dinâmicas quebra gelo para reuniões é uma forma de estreitar os laços entre colaboradores, clientes e demais stakeholders. Com isso você melhora a integração, a comunicação e o engajamento de todas as partes. 

Lembre-se também da tecnologia, que é uma importante aliada na gestão de informações e na produtividade da equipe, bem como indispensável para a gestão do conhecimento e uma comunicação integrada e clara. 

A Zendesk oferece recursos como um software de atendimento ao cliente da Zendesk  e um CRM de vendas que contribuem para reunir todas as informações e interações com seus clientes em um único lugar. Entre em contato com a Zendesk e descubra o que podemos fazer para te ajudar a melhorar a experiência do cliente e da sua equipe, por meio de uma ferramenta ágil e fácil de usar e implementar.