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Artigo 16 min read

Dinâmica para vendedores: 13 opções para estimular profissionais desmotivados!

Por Zendesk,

Última atualização em 17 março 2023

dinâmica para vendedores

Fazer uma dinâmica para vendedores é uma excelente maneira de engajar o seu time de vendas e, com isso, alcançar mais resultados e lucratividade para o negócio. 

O motivo para adotar uma estratégia desse tipo é que, por mais que esses profissionais tenham como estímulo de trabalho metas a serem alcançadas e comissões com base no volume vendido (de acordo com a empresa), não são raras as vezes que eles se sentem desmotivados.

Esse sentimento pode ser gerado por inúmeras razões, tais como sensação de falta de novos desafios, baixa interação com os demais colegas de trabalho, insatisfação pessoal etc.

O fato é que, mesmo passando por períodos assim, isso não faz desses colaboradores vendedores ruins, apenas indica que é preciso que a companhia adote medidas que os ajudem a voltar a atuar como antes.

E qual seria o caminho para isso? Um deles é, de tempos em tempos, aplicar alguma dinâmica para vendedores. Neste artigo, trouxemos 13 opções para você. Continue a leitura e, confira, agora, quais são.

Dinâmica para vendedores: como engajar o seu time?

Dinâmica para vendedores são atividades realizadas em grupo, geralmente orientadas por um profissional do departamento de Recursos Humanos, ou pelo próprio líder da equipe, que têm por objetivo melhorar a interação entre os profissionais, e entre cada um deles e a companhia.

Com a aplicação desses jogos para vendedores, a proposta é motivar a equipe de vendas utilizando, para isso, tarefas e desafios descontraídos e lúdicos.

Na nossa lista de dinâmica para vendedores desmotivados temos as voltadas para:

  1. Autoconhecimento
  2. Superação de dificuldades
  3. Motivação
  4. Descontração
  5. Trabalho em equipe

E atividades motivacionais para empresas como:

  1. Jogo do Barbante
  2. Feedback ativo
  3. Reunião de stand up
  4. Análise SWOT
  5. Cozinha participativa
  6. Apresentação de teatro
  7. Telefone sem fio
  8. Vendas por áudio

1. Autoconhecimento

Com o objetivo de conhecer a si mesmo, e aos demais membros da equipe de vendas, a dinâmica para vendedores voltada para o autoconhecimento consiste em solicitar que cada participante monte uma bandeira que o represente.

Para isso, quem está liderando a gincana motivacional para vendedores deve apresentar bandeiras de diferentes países e explicar as suas referências — por exemplo, na bandeira do Brasil o verde significa as matas, e o amarelo as riquezas.

Com materiais como folha em branco, canetas coloridas, lápis, papel colorido etc, cada participante da equipe de vendas precisa montar a sua própria bandeira e, em seguida, explicar para os demais o que cada elemento representa, considerando as características que considera mais relevantes.

2. Superação de dificuldades

Nessa dinâmica para vendedores, cada profissional precisa escrever quais considera ser as maiores dificuldades para trabalhar naquela empresa e com os seus colegas de equipe.

É essencial destacar que os apontamentos devem ser os mais sinceros possíveis. E para evitar qualquer tipo de constrangimento, não é necessário colocar o nome na folha usada para essa tarefa.

Assim que todos finalizarem suas colocações, as folhas são recolhidas, distribuídas novamente aleatoriamente e lidas em voz alta. A ideia é que todos tomem conhecimento dos principais pontos de dificuldade da equipe de vendas e que, juntos, encontrem soluções para esses problemas.

3. Motivação

A dinâmica da motivação é uma ótima maneira de elevar a autoestima dos profissionais. Esse jogo para vendedores consiste em pedir para que cada um conte a sua melhor performance de vendas, pode ser a mais difícil, a que gerou maior rentabilidade, a que necessitou de abordagens diferentes etc.

É possível pedir para que os profissionais votem na história que consideram ser a melhor. Porém, o foco principal é que um vendedor estimule o outro, tendo como base para isso as suas próprias experiências.

4. Descontração

Entre as ideias de gincanas para empresas, as que visam a descontração ajudam a “quebrar o gelo” entre os membros da equipe, a estimular a criatividade e a comunicação verbal e não verbal.

Uma sugestão nesse conceito é pedir para que os participantes descrevam um objeto utilizando apenas mímicas, ou que façam desenhos em uma folha ou tela em branco para que os demais adivinhem nome de filmes, de personagens, de músicas etc.

Aproveite e leia também: “O que é linguagem corporal e quais são os principais tipos?

5. Trabalho em equipe

Muitas equipes de vendas têm metas individuais e metas em grupo. Por isso, é muito importante que os vendedores saibam trabalhar bem sozinhos, mas também um com os outros. 

Quanto a isso, é preciso ter em mente que, por mais que cada um tenha o seu objetivo, somente unidos chegarão aos resultados pretendidos pela companhia.

Com esse propósito, a dinâmica para vendedores indicada consiste em alguma tarefa que “obrigue” os profissionais a trabalharem juntos, por exemplo, a corrida em duplas.

Nesse jogo, cada participante tem uma das suas pernas, ou mãos, amarrada no outro. Unidos, precisam percorrer um determinado trajeto e chegarem ao final da prova.

Para isso, precisaram encontrar uma estratégia que atenda bem a ambos, coordenar movimentos etc.

Mas, atenção, ao elaborar gincanas como essa, tenha cuidado com questões como inclusão e respeito ao espaço do outro.

Não deixe de ler: “Inclusão impulsiona um ambiente mais inovador

6. Jogo do Barbante

Extremamente simples, mas com muito significado, a dinâmica do barbante visa mostrar à equipe de vendas que todos estão conectados por um objetivo comum — no caso, vender mais e ajudar no crescimento profissional de cada um e também na evolução da empresa.

Essa gincana motivacional para vendedores funciona assim: sentados em círculo, uma pessoa segura a ponta de um barbante e, em seguida, joga o rolo para outra. Esse participante, por sua vez, deve segurar na linha e, depois, jogar o carretel para outra pessoa. 

Esse processo deve ser repetido até que todos estejam segurando uma parte do barbante. No decorrer da dinâmica, pode acontecer de o rolo se enrolar na linha já esticada, não chegar ao participante que se pretende etc. 

Porém, cabe aos vendedores, sem soltar a parte da linha que lhe cabe, encontrar meios de fazer com que todos estejam segurando o barbante.

7. Feedback ativo

Para fazer essa dinâmica para vendedores, a maturidade e o profissionalismo são essenciais. Por esse motivo, antes de aplicá-la ao seu time, analise bem o perfil de cada um dos seus vendedores e constante se esse jogo não causará problemas de relacionamento ou desentendimentos.

O plano consiste em pedir que os participantes escrevam em pedaços de papel, anonimamente, pontos de vista sobre os seus colegas de trabalho. Por exemplo, “Considero a Maria muito eficiente e empenhada”.

Aqui, vale destacar que, nem sempre, os feedbacks serão positivos, por isso, o cuidado com a aplicação da dinâmica que descrevemos.

Ao final, há duas opções: a pessoa que está aplicando a atividade pode ler cada papel em voz alta, ou entregar aos seus respectivos destinatários e pedir que façam isso. Seja qual for a alternativa adotada, a ideia é colaborar para que todos conheçam os seus pontos positivos e, no caso dos negativos, que recebam orientações de como melhorá-los.

Sugestão de leitura: “Feedback 360: o que é e por que aplicá-lo em suas avaliações de desempenho?

8. Reunião de stand up

Reunião de stand up é uma forma de descrever conversas rápidas em grupo, com um tema específico.

No caso de uma dinâmica para vendedores, o responsável pela atividade apresenta um assunto, ou mesmo aponta um problema relacionado à área, e dá 10 minutos para que os grupos discutam e encontrem uma solução.

Todo esse processo deve ser feito em pé, incluindo a apresentação da resolução, pois isso evita que a atividade se prolongue, além de deixá-la mais dinâmica.

Não deixe de ler: “O que é daily scrum: definição, principais vantagens e 5 dicas de como fazer reuniões ágeis com suas equipes

9. Análise SWOT

SWOT é a sigla para strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). Esse tipo de análise permite, por exemplo, identificar vantagens e desvantagens de um projeto.

Considerando as possíveis ideias de gincanas para empresas, a análise SWOT pode contribuir para os participantes encontrarem e identificarem, juntos, os pontos positivos do time, da forma de atuar, das estratégias de vendas utilizadas etc.

Entenda mais sobre esse tema lendo o artigo: “Análise SWOT: o que é e para que serve? + Modelo prático”.

10. Cozinha participativa

Cozinhar pode não ter nada a ver com o segmento da sua empresa. Porém, se o objetivo é engajar vendedores desmotivados, levá-los a fazer essa atividade pode gerar resultados excelentes.

Preparar algum alimento em dupla, ou mesmo em grupo, requer planejamento, divisão de tarefas, interação, comunicação, entre outros pontos relacionados. 

Por isso, se pretende aumentar a interação entre os membros da sua equipe de vendas, os coloque para preparar algo na cozinha, seja um simples suco, uma salada, um bolo etc.

11. Apresentação de teatro

Seguindo um conceito similar, pedir para que os seus funcionários de vendas apresentem uma peça de teatro ajuda no engajamento, na construção de vínculos de amizade, no respeito mútuo e no trabalho em equipe.

Sobre essa dinâmica para vendedores, você pode dar um tema para que eles desenvolvam, ou deixá-lo livres para criar, como reproduzir um evento engraçado ocorrido na empresa, entre outras opções.

A ideia não é premiar a melhor peça, mas, sim, fazer com que os profissionais interajam entre si, conheçam e deem espaço para o talento um dos outros, e para que se tornem mais colaborativos.

12. Telefone sem fio

Essa é uma brincadeira bastante conhecida, e também muito divertida. Como você já deve saber, consiste em falar uma frase para uma pessoa e pedir que ela transmita para outra, e assim por diante, até que todos tenham participado.

Em quase todos os casos de telefone sem fio, a frase final nunca é a mesma inicial, o que gera muitas risadas e descontração.

A proposta com esse jogo é estimular e destacar a importância de saber ouvir, condição que é essencial para o bom relacionamento entre os vendedores, seus líderes e clientes.

13. Vendas por áudio

Essa dinâmica vai ao encontro da era digital, na qual muitas das conversas entre amigos e familiares acontecem por meio da troca de áudios via aplicativos de mensagem.

Nesse jogo com a equipe de vendas, o responsável deve pedir para cada participante grave um áudio de até 60 segundos vendendo um determinado produto. Depois, essa mensagem gravada é apresentada a todos.

O objetivo é estimular a objetividade, a boa comunicação, e o dinamismo na venda. Ao ouvir o áudio é possível também identificar pontos que podem ser aprimorados na estratégia de venda do time.

Aproveite e leia também: “Como engajar equipe de vendas: 5 + 4 dicas práticas e efetivas para times presenciais e remotos

Quando aplicar uma dinâmica para vendedores?

Sempre é recomendável aplicar uma dinâmica para vendedores para “quebrar” a rotina e renovar o clima organizacional.

No entanto, existem casos que apontam sinais de que a sua equipe precisa, urgentemente, melhorar seus níveis de satisfação e engajamento.

Veja exemplos de cenários que apontam essa necessidade:

Falta de pontualidade ou excesso de ausência 

A flexibilidade no trabalho é importante para dar mais autonomia para os vendedores. Esta é uma forma de mantê-los produtivos, segundo uma pesquisa do International Workplace Group (IWG).

Apesar disso, a falta de pontualidade ou o excesso de ausência no trabalho são sinais de alerta para colaboradores que se sentem desconectados de suas atividades, e da organização.

Inclusive, isso pode reverberar no relacionamento com os clientes, caso os vendedores comecem a atrasar reuniões ou ligações importantes.

Flexibilidade é essencial, mas tudo precisa ter um limite e isso não deve nunca atrapalhar os resultados de vendas.

Portanto, se você percebe que este tem sido um comportamento recorrente em membros do seu time de vendas, é hora de entrar em ação.

Aumento dos conflitos entre a equipe

Os conflitos entre os membros da equipe e entre diferentes times podem surgir por várias razões diferentes.

Um dos motivos é a falta de motivação e engajamento, que resulta em estresse, ansiedade e irritabilidade.

Como efeito, os vendedores de um time de venda podem se estranhar, causando a perda de produtividade, falta de colaboração e cooperação, piora do clima organizacional e ainda mais estresse.

Nesses casos, uma dinâmica de vendedores que estimule a interação entre as pessoas e o trabalho em equipe é uma excelente alternativa para reduzir os conflitos e fomentar o bom relacionamento e o respeito entre os colegas de trabalho.

Aumento dos erros e queda na qualidade de trabalho

Um indicador de falta de motivação muito frequente nos times de vendas é o aumento dos erros e retrabalhos e redução da qualidade de trabalho. 

É evidente que também existem muitas razões para isso, como a existências de fluxos de trabalho confusos e incoerentes, metas inalcançáveis ou uma liderança ruim.

De todo modo, é preciso observar mais de perto a atuação dos vendedores. Se um vendedor com bom desempenho começa a apresentar queda nos indicadores, reclamações de clientes e erros nas propostas comerciais, é preciso abrir espaço para se comunicar com o colaborador, e em alguns cenários, utilizar uma dinâmica de vendedores para motivar o time.

Falta de foco e distanciamento

A mudança de comportamento é um dos claros sinais de desmotivação, principalmente no que tange a atuação de um vendedor. 

Isso acontece quando um vendedor passa muito tempo olhando para o celular, saindo da sua mesa de trabalho diversas vezes ao dia, estando mais calado e interagindo pouco com seus colegas.

De modo geral, não há mais empolgação na sua rotina, e em vendas, isso pode ser fatal.

Qual a importância de uma dinâmica para vendedores?

Promover uma gincana motivacional para vendedores traz uma série de vantagens tanto para eles quanto para a empresa.

Dos benefícios que mais se destacam, podemos citar:

Aprimoramento do relacionamento dos membros da equipe

A maioria das gincanas promove maior interação entre os membros de uma equipe. Além disso, algumas delas também são excelentes oportunidades para que vendedores falem mais sobre suas histórias, seus desafios, seus medos e suas ambições.

Com isso, as pessoas da equipe podem encontrar narrativas em comum e construir laços que, antes, não encontravam brechas para construir.

Conhecimento das características, particularidades, pontos de vista e talento de cada um

As dinâmicas de vendas permitem que os colaboradores se enxerguem em novas perspectivas. 

Conhecer as particularidades da vivência de cada vendedor ajuda a equipe a criar mais empatia entre si.

Como resultado, os conflitos entre a equipe são reduzidos, o clima organizacional melhora e o time passa a atuar com maior colaboração.

Para mais, as dinâmicas abrem as portas para o descobrimento de diferentes perfis e comportamentos. 

A liderança, por sua vez, pode utilizar isso para reestruturar o time com os talentos certos, se dedicando às tarefas que possuem mais empolgação para realizar, e para validar habilidades e competências para possíveis promoções, como por exemplo, os profissionais com postura de liderança, visando oportunidades futuras de crescimento na empresa.

Integração de funcionários novos com os que têm mais tempo de casa

Não é fácil iniciar suas atividades em uma nova empresa. São apresentados tantos nomes, processos, ferramentas e manuais que é muito fácil se perder e cometer erros.

Os funcionários que possuem mais tempo de casa têm um papel fundamental no auxílio a novos colaboradores. É claro que isso não é uma obrigação do time, mas dar suporte aos novos navegantes pode fazer toda a diferença para a parte inicial da sua experiência com a empresa.

Este comportamento demonstra, além da colaboração e cooperação, uma real preocupação em fazer o time caminhar para seus resultados de uma forma harmônica, e por isso é tão interessante fomentar a integração entre esses funcionários.

Criar laços, neste primeiro momento, ajuda os vendedores novos a conhecerem mais rapidamente os processos e os clientes, e se sentirem mais seguros e confortáveis com seu novo desafio, o que também reduz o tempo de rampagem destes profissionais. 

Descoberta de novas maneiras de lidar com situações adversas

Ter um vasto repertório de abordagens de vendas é primordial para os vendedores. Dessa maneira, eles não são pegos de surpresa por situações adversas e que inibam sua criatividade.

Algumas das dinâmicas de vendedores que citamos têm o papel de incentivar isso. Outra forma de aumentar o repertório dos seus vendedores é realizar role plays de vendas, que nada mais é do que um instrumento de capacitação do time de vendas que utiliza de cenários fictícios entre vendedores e clientes para refinar as habilidades dos profissionais de vendas.

Aumento da motivação, do engajamento e do sentimento de pertencimento

Todos esses fatores geram um considerável aumento nos níveis de satisfação dos profissionais.

Como resultado, os vendedores mais satisfeitos sentem maior empolgação e energia para vender, o que acabam fazendo em maior quantidade e qualidade.

Assim, os índices de turnover e a fuga de talentos tendem a reduzir, o que permite a construção de uma cultura organizacional e um time de vendas cada vez mais forte e eficaz.

Neste ponto, é essencial destacarmos que existem diferentes maneiras de deixar os seus clientes internos, ou seja, colaboradores, mais satisfeitos.

No caso da área de vendas, metas possíveis de serem alcançadas, bem como remuneração extra (comissão) com base no desempenho, tendem a ser as abordagens mais comuns.

Porém, é preciso considerar também questões como:

  • Salário fixo justo e compatível com o mercado
  • Oferta de um bom pacote de benefícios
  • Clima organizacional saudável
  • Disponibilização de ferramentas de trabalho adequadas

Quanto a esse último tópico, a Zendesk pode ajudar você e o seu time com o Zendesk Sell. Trata-se de um CRM de vendas no qual é possível reunir, em um mesmo ambiente, todos os dados e informações sobre os leads e clientes da sua empresa.

Dessa forma, o trabalho dos seus vendedores se torna muito mais dinâmico e eficiente, além de contribuir para que não percam nenhuma oportunidade de venda.

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