Artigo

O que é daily scrum: definição, principais vantagens e 5 dicas de como fazer reuniões ágeis com suas equipes

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 12 November 2020
Última atualização em 12 November 2020

Dados de pesquisa mostram que a adoção da metodologia scrum por uma equipe pode ter resultados impressionantes rapidamente. Um time pode aumentar a velocidade com que realiza suas tarefas em 50%, segundo artigo publicado pela Scrum Inc.

Mas você conhece a metodologia scrum? Você já ouviu falar em daily scrum meeting, uma das práticas mais usadas por quem adota o scrum? Faz ideia para que serve daily scrum?

O scrum é uma metodologia ágil utilizada para garantir maior agilidade à execução de projetos. Usado por empresas de diferentes segmentos, esse framework busca organizar melhor as equipes e “quebrar” as tarefas de modo a tornar a execução mais fluida e ágil.

Com base nisso, surge o daily scrum meeting, que é uma reunião rápida feita diariamente para alinhar determinados aspectos de um projeto em execução e evitar falhas e atrasos nas entregas.

Neste artigo você vai entender tudo sobre o que é daily scrum e as vantagens de fazer esse tipo de reunião. Continue a leitura para conferir também 5 dicas de como realizar a daily scrum meeting na sua empresa.

Antes de entender como funciona o daily scrum, que tal dar uma olhada neste vídeo criado pela Harvard Business Review que explica em detalhes o que é a metodologia ágil scrum?

Scrum é uma metodologia muito usada para tornar equipes e empresas mais ágeis, mas existem outras, veja este exemplo: Como a metodologia Canvas ajuda a entender o seu negócio?

O que é daily scrum?

Conforme adiantamos na nossa introdução, podemos definir o que é daily scrum como uma reunião diária na qual se discute a evolução de determinado projeto, alinham-se expectativas e planeja-se o que deverá ser feito e entregue nas próximas 24 horas.

A duração de uma daily scrum meeting não deve exceder os 15 minutos. A intenção é repassar rapidamente os pontos mais relevantes de um projeto em execução e esclarecer dúvidas mais urgentes.

Em uma daily scrum, busca-se identificar o que pode ser feito para que os trabalhos avancem, acelerando o desenvolvimento do projeto.

Vantagens de fazer a daily scrum meeting

Se você pretende adotar a metodologia, é importante saber que a daily scrum pode trazer inúmeros benefícios para as equipes que realizam essas reuniões diárias.

A principal vantagem talvez seja a melhoria significativa na comunicação interna, na transparência e no engajamento dos colaboradores. Além disso, as daily meetings possibilitam a rápida identificação e correção de erros antes que eles tomem proporções mais graves.

Com essas reuniões, é possível também gerenciar melhor os riscos de um projeto e saber quais dificuldades os colaboradores estão enfrentando em suas tarefas para, então, ajudá-los a ter um melhor desempenho.

Outra vantagem da daily scrum meeting se refere às tomadas de decisão mais ágeis e assertivas. Vale a pena também citar o estímulo à colaboração entre os envolvidos, o maior senso de responsabilidade e a aceleração do ciclo de desenvolvimento.

5 dicas de como realizar daily scrum

Agora que você já sabe o que é daily scrum e as vantagens que esses encontros podem oferecer, confira a seguir 5 dicas como realizar uma reunião de daily scrum com as suas equipes.

1. Separe com antecedência os tópicos a serem abordados

Antes de a reunião começar, defina quais temas e tópicos sobre o projeto em andamento serão abordados. Essa prática é de extrema importância, tendo em vista que a daily scrum meeting não deve durar mais que 15 minutos.

Portanto, já chegue preparado sabendo todos os assuntos dos quais você quer tratar com os colegas.

2. Elabore um roteiro com as perguntas para daily scrum

Um roteiro servirá para dar os devidos direcionamentos à reunião. Nesse sentido, é importante colocar algumas perguntas para daily scrum, como:

  • O que foi feito ontem?
  • O que deve ser feito hoje?
  • Quais os impeditivos?

3. Escolha o local adequado para a reunião

Além do roteiro com as perguntas para daily scrum, é necessário também definir o local onde essa reunião será realizada. Faça isso com antecedência para que todos os participantes possam se encaminhar diretamente para o local escolhido.

É importante que seja um espaço tranquilo e com portas fechadas para evitar interrupções.

4. Defina o melhor horário para a reunião

A escolha do horário mais adequado deve levar em consideração a carga horária dos colaboradores; isso significa que você não deve fazer as reuniões nem antes nem depois do horário de expediente dos colaboradores.

5. Defina quem será o mediador da reunião

É importante contar com a figura de um mediador na daily scrum meeting. Essa pessoa será a responsável por comandar o encontro.

Cabe ao mediador definir a ordem em que cada participante deve falar, fazer as anotações mais pertinentes e controlar o tempo da reunião.

E aí? Ficou claro o que é daily scrum? Agora que você já sabe mais sobre esse assunto, que tal fazer essas reuniões diárias com a sua equipe?

Faça isso para melhorar o engajamento dos seus colaboradores e potencializar os resultados de seus projetos.

A Zendesk oferece uma série de soluções omnichannel de contato com seus clientes que foram criadas não apenas para gerar um excelente experiência para eles, mas também para ajudar suas equipes a trabalharem melhor, de forma mais ágil e colaborativa.

Solução completa para atendimento ao cliente

A Support Suite é uma solução de atendimento moderna que reúne um conjunto de ferramentas para melhorar o relacionamento com seus clientes.