Ir para o conteúdo principal

Artigo

Quais são os 4 tipos de cultura organizacional de uma empresa?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Existem 4 tipos de cultura organizacional que são as de poder, papéis, tarefas e pessoas. Cada uma conta com suas próprias características, e entendê-las pode ajudar você a observar qual é a utilizada em sua empresa.

A cultura organizacional de uma empresa é responsável por guiar a gestão pelo caminho dos resultados desejados de acordo com objetivos e metas do negócio. São princípios, crenças e visões que orientam desde a liderança até a dinâmica das equipes.

Segundo James Heskett, professor de Harvard e autor da obra “Culture Cycle”, uma cultura eficaz pode corresponder por até 50% do diferencial de desempenho entre organizações do mesmo setor.

Isto é, as empresas que contam com colaboradores engajados e comprometidos com a cultura organizacional, tendem a ter resultados mais altos de fidelização do cliente, receita, lucratividade e retenção de funcionários.

Mas antes de entrarmos em mais detalhes sobre seus tipos, saiba o que significa e a importância da cultura organizacional!

O que é cultura organizacional de uma empresa?

A cultura organizacional de uma empresa representa a sua identidade conforme com os seus valores, visões, crenças e comportamentos. Trata-se da essência da organização, que reflete desde como a empresa trata seus colaboradores e clientes até a forma de conduzir seus negócios.

Por exemplo, uma cultura organizacional com foco no cliente e no atendimento trabalha com valores, objetivos e práticas para proporcionar uma experiência positiva para o consumidor durante toda a sua jornada.

A cultura organizacional é dividida em 3 níveis:

  1. Artefatos: elementos da cultura organizacional que as pessoas veem e sentem, como produtos e serviços, slogans e hábitos no dia a dia.
  2. Valores compartilhados: normais comuns aos membros da empresa, desde os líderes aos colaboradores, como a missão, propósito, filosofia e visão;
  3. Pressupostos: percepções e crenças das pessoas e que impactam nos comportamentos adotados.

Logo, podemos notar que a importância da cultura organizacional reflete diretamente na satisfação de clientes e colaboradores, no ambiente de trabalho, na produtividade e no crescimento da empresa. Afinal, a cultura também trata de negócios, não só do departamento de Recursos Humanos.

Aproveite para entender na prática a diferença entre cultura e clima organizacional e como impactam na produtividade da sua empresa

Como criar cultura organizacional?

Para saber como criar uma cultura organizacional, gestores devem compreender de forma clara os valores culturais de sua organização, determinar o que é necessário para conduzir as suas estratégias e assumir a responsabilidade por guiar tais valores.

Os passos mais importantes para criar uma cultura organizacional são:

  • definir a cultura desejada, que suporte seus objetivos estratégicos; 

  • modelar a cultura através das ações dos líderes, decisões e símbolos organizacionais; 

  • reforçar a cultura através das práticas de gestão de pessoas e processos organizacionais e de negócios. 

Veja a seguir quais são os 4 tipos de cultura organizacional!

4 tipos de cultura organizacional

A princípio, os tipos de cultura organizacional foram elaboradas pelo especialista em behaviorismo Charles Handy, como descrito em seu livro “Como compreender as Organizações”. São elas:

  • cultura do poder;

  • cultura de papéis;

  • cultura de tarefas;

  • cultura de pessoas.

1. Cultura do poder

As características da cultura organizacional de poder são baseadas na liderança de uma pessoa. Ou seja, há uma grande centralização do poder nesta única pessoa, geralmente o gerente ou empreendedor responsável pelo negócio. e 

Com grande foco nos resultados, a cultura do poder também favorece a competitividade entre os colaboradores. Por isso, é um tipo de cultura organizacional que recompensa os indivíduos, ao invés do coletivo.

Apesar de o líder ser visto como carismático e inspiracional, a grande desvantagem desta cultura e valores organizacionais é a alta chance de conflitos internos ou até mesmo a falta de profissionalismo no ambiente de trabalho.

2. Cultura de papéis

Deixando os líderes um pouco mais de lado, a cultura de papéis tem como essência o desempenho dos colaboradores. Aqui, a principal ideia é ter um processo muito bem estruturado para que os funcionários o sigam. 

Em outras palavras, este tipo de cultura organizacional de uma empresa procura definir claramente qual a função de cada colaborador. Se por um lado o planejamento pode parecer interessante, por outro, é um cenário com pouca abertura para a inovação.

A cultura de papéis pode trazer problemas devido à falta de comunicação interna e até mesmo o pouco interesse por parte dos colaboradores em crescer e se desenvolver na empresa.

Em resumo, as características da cultura organizacional de papéis dão pouco espaço para novas ideias e flexibilidade no trabalho.

3. Cultura de tarefas

A cultura de tarefas começa pela definição de um problema para, então, dirigir os esforços necessários para sua solução. É uma gestão cultural com uma concepção na resolução de problemas, seja qual for.

A criatividade é um dos maiores diferenciais da cultura de tarefas quando comparamos com as anteriores. O foco continua no resultado da empresa, mas a liberdade e a mentalidade para solucionar problemas permitem que os colaboradores estejam preparados e mais dispostos a executar suas atividades.

É uma forma de cultura ágil, gestão que valoriza a contribuição de ideias com uma abordagem na colaboração e cooperação entre as equipes

A cultura de tarefas alinha os comportamentos, processos e decisões para obter soluções mais rápidas, deixando de lado os valores limitantes que podem prejudicar o crescimento da empresa de algum modo.

4. Cultura de pessoas

A valorização dos colaboradores é um dos principais elementos da cultura organizacional de pessoas. Uma empresa que adota esta cultura compreende que os funcionários e toda a equipe são a chave para o sucesso.

As características da cultura organizacional estão bastante presentes em empresas jovens, como startups, que favorecem bastante a soft skill de autogerenciamento.

Dentre todos os tipos de culturas, a de pessoas possibilita inclusive a integração entre diferentes times, além da motivação organizacional para que os colaboradores se vejam crescendo na empresa.Logo, a cultura de pessoas também é excelente na atração e gestão de talentos, atributos que podem levar a uma receita 33% maior para os negócios.

Ebook gratuito | Técnicas de recrutamento e seleção no atendimento ao cliente: como fazer?

Outros tipos de cultura organizacional

Embora esses sejam os principais tipos de cultura organizacional, existem outros modelos apresentados por diferentes autores que podem ser somados aos mencionados acima.

Na obra “Gaining control of the corporate culture”, Nirmal K. Sethia e Mary Ann Von Glinow, classificam como tipos de cultura organizacional:

  • cultura apática: caracteriza ambientes de indiferença, que refletem um estado geral de desmotivação e cinismo, geralmente causado por lideranças inaptas
  • cultura cuidadosa: é típica da empresa que se preocupa com o bem-estar de seus membros, do tipo paternalista
  • cultura exigente: é orientada para o desempenho e sucesso, com sistemas de recompensa generosos e metas agressivas
  • cultura integrativa: combina a valorização do capital humano com o incentivo ao desempenho, centrada na retenção de talentos.

Já Fons Trompenaars, teórico organizacional, aponta tipos de cultura organizacional mais contemporâneos com base na diversidade cultural dos negócios. Em sua obra “Nas Ondas da Cultura”, o autor apresenta:

  • cultura “A Família”: tem uma característica mais pessoal e relações próximas, porém, preserva sua hierarquia e foco no poder;
  • cultura “Torre Eiffel”: é caracterizada pelas relações impessoais, na qual a lógica de subordinação prevalece;
  • cultura “Míssil Guiado”: é um tipo de cultura organizacional com características de lealdade à profissão, que está acima do comprometimento com a empresa;
  • cultura “Incubadora”: o propósito desta cultura está direcionado à autossatisfação e expressão, com forte sentimento igualitário entre líderes e colaboradores.

Leia também: o que é cultura de inovação e como inovar no dia a dia da empresa?

Prepare sua equipe para o sucesso

Agora que você sabe a importância e os principais tipos de cultura organizacional, coloque-a em prática e ajude os seus agentes, administradores e equipes internas a darem o seu melhor. 

A Zendesk oferece ferramentas de atendimento ao cliente prontas para uso e fáceis de configurar. Elas permitem:

  • gerenciar e responder tudo de um local unificado;

  • aumentar a eficiência e a produtividade dos agentes;

  • otimizar as tarefas com encaminhamento e inteligência;

  • manter todos informados, colaborando com equipes internas e externas.

Clique aqui para saber mais sobre o Zendesk Service. Mantenha sua empresa em sincronia e sua equipe atualizada com a cultura organizacional.

Faça um teste gratuito e entenda como funciona!

Histórias relacionadas

Artigo
9 min read

Sistemas de IA para experiências do usuário: urgências e tendências

Entenda como os sistemas de IA para experiências do usuário podem ser utilizados para otimizar o trabalho dos agentes e trazer mais satisfação aos clientes.

Artigo
6 min read

Dados em tempo real: como melhoram a experiência do cliente?

O uso de dados em tempo real vem ganhando força entre os líderes de CX e as empresas. Aprenda a implementar esse recurso em seu negócio!

Artigo
7 min read

Tendências emergentes no CX Inteligente: uma visão geral

Descubra quais as principais tendências de CX Inteligente e como os líderes de CX estão encarando essas tecnologias emergentes.

Artigo
8 min read

IA para call center: benefícios, desafios e tendências

Entenda como usar IA em call center pode trazer benefícios para empresas, transformar a rotina de trabalho dos agentes e melhorar a experiência do cliente.