Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

7 estratégias de marketing educacional para decolar sua captação!

Por Zendesk

Última atualização em 17 março 2023

Investir em estratégias de marketing educacional é essencial para escolas e universidades que querem ampliar sua atuação no mercado.

E com o avanço da tecnologia, as ações se tornaram mais digitais, principalmente acerca da captação de alunos e até mesmo do formato das aulas.

Há inúmeras maneiras de atrair novos interessados no seu curso, fidelizá-los e transformá-los em verdadeiros advogados da instituição.

As estratégias vão desde o recolhimento de dados, até o método de tentativa e erro. Enfim, opções não faltam para expandir a sua operação.

Quer saber como atrair mais alunos? Então você veio ao lugar certo. Neste post vamos mostrar 7 estratégias de marketing educacional que ajudarão você a decolar o seu negócio.

1 – Segmente bem o seu público-alvo

Para você atrair o seu público é preciso conhecê-lo a fundo. Nesse sentido, defina bem quem é o seu cliente ideal, e segmente todos os seus esforços para ele.

As suas mensagens, bem como o tom de voz utilizado, precisam ir direto para esse público específico. Os meios para isso podem ser os mais variados como:

  • e-mail marketing;
  • redes sociais;
  • google ads;
  • youtube.

É importante entender quais são os canais mais acessados pelo seu lead. Caso sua intenção seja atrair alunos menores de 18 anos, lembre-se que suas mensagens precisam conversar com o responsável, e não diretamente com o aluno.

Uma boa segmentação evita esforços desnecessários, e você terá muito mais retorno sobre cada real investido no marketing da sua escola.

2 – Produza conteúdos de qualidade

Uma forma de atrair potenciais alunos é através da produção de conteúdo. Essa é uma estratégia conhecida como inbound marketing, e para instituições de ensino ela dá muito certo.

Os conteúdos seguem uma estratégia definida desde o topo até o fundo do funil. Por exemplo, você pode ser mais genérico para os leads que estão chegando ao seu negócio e mais específico com aqueles que avançaram.

No topo do funil são muito utilizados artigos para blogs, com temas mais abrangentes. Já no meio do funil muitas empresas usam e-books, e-mail marketing e conteúdos um pouco mais técnicos.

No fundo do funil é possível trabalhar com conteúdos mais profundos e que despertem no seu persona a vontade de consumir o curso oferecido.

3 – Use os influencers para captação de alunos

Uma das estratégias de captação que dá muito certo é o uso de influencers. Lembre-se que pessoas se conectam com pessoas. Portanto, todos nós tendemos a seguir aqueles que admiramos.

Por isso, quando você usa influencers, sejam eles de relevância nacional, estadual ou municipal, está investindo para que as pessoas que o seguem façam algum tipo de curso que você oferece.

Nesse tipo de estratégia você trabalha muito bem o gatilho da prova social, bem como da autoridade. É preciso ponderar, porém, sobre a capacidade de convencimento que o influencer escolhido tem.

Então, é uma estratégia que exige um grande cuidado, e uma procura mais apurada para encontrar a pessoa certa que tem a cara do seu negócio.

Leia também:

4 – Tráfego orgânico e pago

Antigamente era muito comum as instituições de ensino anunciarem os seus cursos em rádio, televisão e outdoors. Essa prática ainda acontece, mas com a chegada da tecnologia ocorreram algumas mudanças.

Até porque hoje você tem as redes sociais e até mesmo o Google à sua disposição. Por isso, dá para trabalhar tanto no tráfego orgânico, que é aquele que não tem um custo direto para sua escola, quanto no tráfego pago.

O tráfego orgânico geralmente é feito pelo Instagram e outras redes sociais. Nesse caso, sua empresa traz pessoas para curtirem a página e ficarem por dentro de tudo o que está sendo lançado.

Já o tráfego pago consiste em patrocinar algumas publicações e até mesmo anunciar no Google para que o seu negócio apareça em sites de relevância no seu setor. Essa é uma boa estratégia para angariar leads.

5 – Chatbots

Outra forma que muitas instituições de ensino adotam para atrair alunos são os chatbots. Eles são robôs de conversação que dialogam diretamente com o público.

Vale dizer que os chatbots são atrelados ao website e servem para fazer o primeiro contato com o potencial aluno que está buscando algum curso do seu interesse no seu site.

A grande vantagem desse tipo de solução é que gera menos gastos do que ter vários atendentes para conversar com ele. Além disso, é uma forma de abordar o lead a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana.

6 – E-mail marketing

Um outro jeito eficiente para captação de leads é o e-mail marketing. Ele tem um grande poder de fidelização. E tenha certeza de que todo mundo deixa uma hora do dia para ler e-mails.

Por isso, é uma ferramenta poderosíssima, mas diferente da rede social, ela é um pouco mais invasiva e por isso é preciso ter bastante cuidado acerca dos conteúdos que serão levados por essa ferramenta.

O ideal é enviar informes, novidades, materiais ricos, dicas de leitura, e outros tipos de conteúdo relevantes para o seu público. A ideia é fazê-lo mergulhar no seu negócio e não espantá-lo.

7 – Omnichannel

Uma estratégia diretamente ligada ao atendimento ao aluno é o omnichannel. Essa é uma forma de usar diferentes canais para capturar leads.

Para isso são usadas múltiplas ferramentas com o mesmo objetivo. Por exemplo, você pode ter uma central de atendimento, e ao mesmo tempo atender o aluno por um chatbot, ou por uma rede social.

Para garantir a eficácia da estratégia, as empresas usam o sistema CRM que recolhe e registra dados valiosos. Isso ajuda, inclusive, a entender melhor os hábitos do seu público-alvo.

No mercado uma das melhores soluções é o Zendesk Service. Com ela você entende melhor o perfil do seu aluno, escolhe os melhores canais para se comunicar com ele e fortalece a marca da sua escola no mercado. Gostou? Então solicite uma avaliação grátis.

Histórias relacionadas

Artigo
8 min read

O que é carteira de clientes? Como montar, gerenciar e otimizar?

O que é carteira de clientes? Na prática, são empresas e pessoas com quem se faz negócios regularmente, alvos principais de estratégias de fidelização.

Artigo
15 min read

Três pilares da excelência no atendimento: como adotá-los?

Conheça os três pilares da excelência no atendimento, como eles afetam as interações com seus clientes e como a tecnologia ajuda a melhorar estas bases.

Artigo
10 min read

Administração do tempo: 7 técnicas de gestão e produtividade

Veja as 7 melhores técnicas de administração do tempo, como elas ajudam a deixar você e seu time mais produtivos, e qual tecnologia usar.

Artigo
5 min read

Como dar feedback para o chefe? Guia prático em 7 passos

Aprenda como dar feedback para o chefe, entenda a importância dessa prática e o que você precisa saber para fazer uma avaliação profissional na prática.