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Artigo 6 min read

6 estratégias de vendas para telemarketing para decolar seus resultados

Por Zendesk

Última atualização em 17 março 2023

Quando bem implementadas, as estratégias de vendas para telemarketing decolam os resultados do seu negócio, colocando-o em outro patamar.

Afinal, você estreita a relação com o seu cliente, melhora a qualidade do atendimento e garante assim uma experiência única, centralizando todas as decisões com base nas necessidades do consumidor.

E na era digital o que não faltam são canais disponíveis para ampliar a estratégia do seu negócio e conquistar uma fatia ainda maior de consumidores no mercado.

Portanto, se você está em busca de estratégias para call center, bem como para campanha de vendas para telemarketing, você veio ao lugar certo. Separamos logo abaixo 6 opções para começar a implementar hoje mesmo.

6 estratégias de telemarketing para o seu negócio

Nesse artigo vamos falar um pouco mais profundamente sobre algumas estratégias para você implantar na sua empresa e melhorar a satisfação do seu cliente. E usuários mais satisfeitos trazem mais lucros para o negócio.

Vale dizer que uma estratégia nada mais é que o meio pelo qual você alcança um objetivo. Portanto, é ela quem levará a sua empresa a atingir uma meta traçada em um determinado período de tempo.

Existem inúmeras formas para manter um cliente mais satisfeito e abaixo separamos 6 estratégias que você pode começar a usar hoje mesmo no seu negócio, e ver os seus resultados alavancarem. Confira!

1 – Estratégia de inbound marketing

O inbound marketing, também chamado de marketing de atração, cresceu muito nos últimos anos. E continuará crescendo. Portanto, essa é uma estratégia que você tem que considerar.

Ela consiste em produzir conteúdos relevantes para atrair o seu público-alvo. E isso pode ser pelos mais variados canais como: e-mail, blogs, redes sociais, e até mesmo pelo telemarketing.

É uma chance de informar o cliente sobre peculiaridades do produto, benefícios oferecidos, e até mesmo sobre novas tendências do mercado. É o tipo de ação que estreita o seu relacionamento com o lead.

As organizações usam essa estratégia no topo do funil de vendas. Ou seja, para atrair clientes potenciais para o negócio. Uma vez atraídos eles podem percorrer as demais etapas do funil até a compra efetiva de um produto ou serviço.

Portanto, a estratégia ganhou notoriedade entre as grandes organizações, e com o tempo vem chamando a atenção dos pequenos empreendedores.

2 – Desenvolvimento pessoal e plano de carreiras

Não há como falar em estratégia de telemarketing sem uma equipe altamente motivada. Por isso, para garantir bons resultados é preciso treinar a sua equipe.

Ninguém gosta de ligar em uma empresa e ser atendido por funcionários despreparados e até mesmo desmotivados. Quanto mais ágil e receptivo for o atendimento, melhor será para os resultados da sua organização.

Por isso, a gestão de pessoas é uma das estratégias mais importantes para alavancar os seus resultados. Entenda que o atendente da sua empresa é quem representa o seu negócio pelo telefone.

Para que ele esteja motivado, ele precisa não só ganhar bem, mas também ter um plano de crescimento, ser treinado constantemente e motivado para exercer o seu papel.

3 – Marketing de relacionamento

Ainda que muita gente confunda o marketing de relacionamento com o inbound marketing, é preciso dizer que eles não são iguais. 

O inbound marketing é a atração do cliente ao passo que o marketing de relacionamento visa fidelizá-lo. Para isso, o consumidor precisa ter uma experiência única ao adquirir um produto da sua empresa.

Imagine-se você gestor no lugar do seu cliente. Você gostaria de ser bem atendido até o momento da compra do produto, e depois sofrer para resolver um possível problema?

Provavelmente a resposta é não. Assim é com o cliente do seu negócio. Por isso, o telemarketing precisa atender aos anseios dele não só até a consumação da venda, como também para a solução de um problema posterior.

O cliente precisa se sentir especial. Ele tem que resolver o problema rapidamente e ter a sensação de que a sua empresa realmente se preocupa com o seu bem-estar.

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4 – Mapeie todos os processos

Para ter atendimentos com qualidade é preciso ter processos que funcionem. E para os processos funcionarem você precisa mapeá-los para encontrar gargalos que estejam prejudicando o negócio.

A melhor maneira para isso é ter o máximo de organização possível e acompanhar cada atividade do seu negócio. Desde o levantamento das informações do cliente até a finalização das vendas.

Com um bom mapeamento fica mais fácil encontrar os principais problemas que retardam o atendimento e corrigi-los. Vale dizer que a tecnologia colabora para você mapear os processos com mais precisão.

5 – Automatize os atendimentos mais fáceis

Alguns tipos de problemas são mais previsíveis. Por exemplo, vamos imaginar um banco que oferece cartão de crédito para os clientes.

É bem provável que alguns desses consumidores percam esse cartão, ou até mesmo sejam roubados. Então eles vão ligar na central de relacionamento para cancelá-lo e solicitar a segunda via.

Por se tratar de um processo previsível, você pode investir em automatização. Ou seja, criar uma forma desse cliente ser atendido somente pela inteligência artificial. Isso desafoga o fluxo de ligações nos atendentes humanos.

O resultado é que muitos atendimentos são agilizados, e a equipe pode ser treinada para casos mais específicos e de difíceis soluções.

6 – Invista em um bom software

Um bom plano de ação para vendas de telemarketing exige investimento tecnológico. Portanto, se você quer ter sucesso, precisa contar com um bom sistema para o seu negócio.

Afinal, essa é uma maneira de centralizar as informações dos seus clientes em um só lugar, facilitando o acesso dos atendentes. Fora que você pode usar esses dados para tomar decisões mais embasadas.

Como por exemplo, podemos dizer que amparado nesses dados você pode manter o seu cliente sempre atualizado, e criar ofertas especiais em primeira mão. E uma das melhores ferramentas é o Zendesk Service.

Com ele você melhora o seu relacionamento com o cliente, centraliza as informações e gera relatórios e métricas para aperfeiçoar o atendimento constantemente. Solicite uma avaliação grátis.

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