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Artigo 11 min read

Exemplo de e-mail para clientes inativos: saiba como recuperar clientes!

Por Zendesk

Última atualização em 12 Abril 2023

Quer recuperar aqueles clientes que simplesmente sumiram? Neste artigo vamos dar um exemplo de e-mail para clientes inativos que você precisa adotar para trazer alguns usuários de volta para o seu negócio.

Afinal, nenhuma empresa quer ter clientes inativos. No entanto, ainda que pareça simples, nem sempre é fácil criar estratégias para recuperá-los.

Isso demanda esforço, dedicação e também aplicação de técnicas que dão certo para trazer de volta um cliente que simplesmente deixou de consumir o seu produto ou serviço.

Portanto, se você está em busca de um bom exemplo de e-mail para clientes inativos, veio ao lugar certo. É só continuar aqui por mais alguns minutinhos.

O que são clientes inativos?

Os clientes inativos são aqueles consumidores que em algum momento cancelaram uma compra ou simplesmente deixaram de adquirir o seu produto sem que existisse uma razão para isso, ou então, o motivo não é mais cabível para a atualidade.

Nesse sentido, ao entrar em contato com ele novamente, pode ser uma boa oportunidade para fazê-lo repensar sobre o seu produto ou serviço.

Um dos pontos interessantes de buscar esse cliente é que por ele já ter tido um contato com sua empresa e manifestar um certo interesse pelo produto, há mais chances de você concretizar a vida.

Afinal, tecnicamente ele já está mais qualificado do que o restante, e por isso você terá menos investimento de tempo e dinheiro, aumentando assim o seu ROI.

Qual a importância de recuperar clientes inativos?

Recuperar um cliente inativo é importante para diminuir o custo de aquisição por cliente (CAC), bem como diminuir o tempo gasto em uma jornada do consumidor, uma vez que ele já percorreu uma parte dela.

Além disso, como ele já tem o perfil do seu cliente ideal, fica muito mais fácil fidelizá-lo, para garantir mais lucratividade para sua empresa. Todavia, abordar um cliente inativo nem sempre é uma missão fácil.

Pois, são muitas as causas que fazem alguém abandonar uma compra. E dependendo do motivo, a recuperação pode ser até mais custosa do que a conquista de um novo cliente. Tudo isso precisa ser considerado.

Mas, no final das contas, de um modo geral, recuperar clientes inativos é uma boa estratégia para reduzir custos e automaticamente aumentar o lucro do seu negócio.

Qual o melhor momento para a recuperação de clientes inativos?

Não há um momento certo para se pensar na recuperação de clientes inativos. Mas o bom é aproveitar algum tipo de gancho para isso.

Ou seja, estudar o que o motivou na época a procurar sua empresa e avaliar quais os produtos hoje podem ser mais adequados para ele.

Por exemplo, pode ser que quando ele veio te procurar estava interessado em algum produto similar ao seu, mas um pouco mais barato. Na ocasião você não tinha como atendê-lo.

Entretanto, agora a empresa lançou uma linha mais em conta do produto. Então você pode aproveitar esse fato para oferecer essa novidade para ele.

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Como recuperar clientes?

Existem alguns exemplos de mensagens para atrair clientes inativos. No entanto, elas precisam ser usadas no momento certo na sua empresa. Abaixo daremos algumas dicas. Confira!

1 – Liste os clientes inativos

Primeiramente, para você recuperar alguns clientes inativos, é crucial saber quem eles são. Então o ideal é fazer uma lista para facilitar o contato.

Uma plataforma CRM ajuda bastante nesse momento. Nela fica fácil ver quais são os clientes que estão inativos e por que motivo ele se tornou inativo.

Se você já tiver um bom sistema, dá para categorizar os clientes pelo motivo que os fez deixar de comprar o seu produto ou serviço.

Essa é uma etapa fundamental para você definir como será a abordagem, e qual será o script para recuperar clientes inativos da sua empresa.

2 – Segmente os contatos

Depois que você criou a sua lista, será necessário segmentar os clientes para criar campanhas que tenham sentido para a busca daquele determinado grupo.

Nesse momento, avalie quais são os motivos de cada um dos grupos de clientes que você elencou e crie estratégias de campanha voltadas exclusivamente para eles.

Uma comunicação em massa e genérica não fará com que um cliente inativo volte para o seu negócio. Portanto, você precisa ter isso muito claro na sua mente.

3 – Defina uma ordem de prioridade

Logo após categorizar os seus clientes é preciso criar um cronograma priorizando os grupos que você acredita serem mais fáceis de recuperar. 

Isso ajudará bastante a se atentar ao timing e a necessidade que eles possuem. Pode até acontecer deles terem uma necessidade emergencial que ainda não foi atendida.

Definir essa ordem de prioridade é importante até mesmo para que você escolha os investimentos que vai aplicar em cada uma das campanhas.

4 – Crie uma oferta de valor

Uma vez definidas as prioridades, você tem que elaborar uma oferta que realmente seja atrativa antes de entrar em contato.

Entenda que ela precisa ser boa a ponto de fazer o cliente voltar a se relacionar com sua empresa. Ele não precisa fazer negócio de imediato, mas ao menos voltar a se interessar pelo que você está oferecendo.

Há muitas ideias para essa etapa, mas um bom exemplo é disparar um e-book para que eles se interessem por um novo produto, ou então fazer uma webinar em primeira mão.

5 – Faça uma reconexão gradual

Por fim, depois de criar uma proposta tentadora, se conecte gradualmente com o seu cliente. Nem sempre ele se sentirá atraído pela oferta tentadora.

Ela será apenas a isca para que você volte a manter o relacionamento com ele, entendendo quais são os objetivos naquele momento, o que estão buscando e então trabalhar com paciência nessa reconquista.

Exemplo de e-mail para clientes inativos

Agora chegou o momento de você conhecer algumas mensagens para clientes inativos que podem ser usadas no seu negócio e que dão muito resultado. Dá só uma conferida.

Exemplo 1

Olá José, tudo bem?

Faz um certo tempo que não nos falamos, não é mesmo? Sei que a vida está corrida e certamente esse pode ser um dos motivos que nos distanciou.

E agora você está pensando: o que eu quero depois de tanto tempo longe? Bom, a verdade é que eu vi que na época do nosso último contato você se interessou pelo nosso produto X.

Mas, talvez pelo preço, ou até mesmo pelas condições, acabamos não fazendo negócio. E isso foi muito triste de verdade para a gente.

Por isso, durante esse tempo nós reformulamos o produto e nossas condições. E agora temos uma oportunidade incrível para você. 

Quer saber mais sobre ela? É só responder esse e-mail e nós aprofundaremos a conversa. Tenho certeza de que será o primeiro grande passo que daremos juntos.

Aguardo o seu retorno!

João Matos

Gerente de Vendas

Exemplo 2

Olá Cláudia, tudo bem?

Não sei se está lembrada, mas há algum tempo nós estávamos conversando sobre um curso que você estava muito interessada.

No entanto, por conta do preço na ocasião, não conseguimos prosseguir com as negociações. Mas agora nós estamos com uma oportunidade única.

Não só baixamos o preço do curso, como também melhoramos os prazos e ampliamos as formas de pagamento. Agora chegou o momento de colocar o sonho em prática.

E estamos bem abertos para conversar sobre as atuais condições. Vamos marcar uma vídeo chamada para os próximos dias e eu te explicar certinho?

Fico no aguardo,

Maria Regina

Gerente Comercial

Exemplo 3

Oi Camila, quanto tempo hein?

Há três meses nós estávamos falando sobre o nosso kit de maquiagem que você estava interessada em vender no seu salão de beleza, lembra?

Na época você até gostou do preço, mandamos uma amostra do produto, mas as condições de pagamento fizeram com que você não fechasse negócio com a gente.

A verdade é que realmente nossos prazos estavam engessados. E eu mesmo estava até desanimada por conta disso. Mas convencemos os diretores a serem mais flexíveis e agora temos não só mais uma, mas várias condições para você.

Então eu pensei se a gente não poderia marcar para tomar um café e aprofundar o nosso papo. Eu até pago esse cafezinho, que tal?

Na próxima semana eu estou com alguns horários disponíveis caso interesse. Tenho certeza que agora sai negócio.

Aguardo seu contato,

Maria Vitória

Gerente de vendas

Exemplo 4

Olá Antônio, tudo bem?

Sou o Joaquim, conversamos há algum tempo sobre um celular que você se interessou em nossa loja. Lembra-se de mim?

Na época nós não pudemos atender às suas demandas, infelizmente. Só que nesse tempo nós aprimoramos nossos produtos e nossas condições de pagamentos.

E agora tenho certeza de que teremos as condições que você tanto queria. Ainda te interessa a compra do celular?

Se sim, é só responder esse e-mail e eu te apresento nossas novas condições.

Atenciosamente,

Joaquim Antunes

Avalie o tom de voz do seu cliente

Acima demos não só um exemplo de e-mail para clientes inativos, mas sim quatro. No entanto, é válido dizer que você não deve simplesmente copiá-los.

Afinal, é preciso analisar o tom de voz do seu cliente, se ele é mais sério ou mais descontraído, se prefere um contato mais formal ou menos formal.

Tudo isso determinará a maneira como você irá abordá-lo. Com base nisso você deverá então adequar o e-mail para o seu negócio.

Saiba em qual fase do funil de vendas o cliente se encontra

Nem sempre um cliente inativo estará no fundo do funil. Muitas vezes ele pode estar no topo ou até mesmo no meio da sua jornada de compras.

Assim sendo, é essencial compreender isso para que você saiba o que oferecer para ele. Não há como usar um dos exemplos acima para um cliente em topo do funil.

Mas nada impede você de tentar reativar um cliente que parou logo no início da sua jornada, embora isso nem sempre seja tão oportuno.

Nesse caso você pode usar uma abordagem mais leve, convidando-o para assinar uma newsletter, ou então oferecendo um novo e-book que você está lançando.

Crie um cronograma de e-mails a serem disparados

Você tem que pensar também em como aprofundar a conversa com esses clientes inativos. Alguns responderão seu primeiro e-mail, já outros não.

O ideal é criar uma sequência de e-mails, respeitando sempre um tempo entre um e outro. Assim você amplia as suas chances de aquecer o lead.

Vale dizer, todavia que você terá que determinar a quantidade e o tempo que vai trabalhar para tentar reativar aquele contato. Até porque isso representa custo para o seu negócio.

Passado o tempo que você definiu, se o cliente não responder, então tire-o da sua base de dados, pois dificilmente ele será reativado.

Há alguns e-mails, inclusive, que servem como limpeza de base de dados. Eles são essenciais para você saber quem é um cliente inativo que pode ser recuperado, e quem realmente deve ser descartado.

Controle o atendimento por e-mail

Agora que você já sabe mais a fundo o que deve considerar em um e-mail e já tem alguns exemplos acima, vamos falar sobre a importância de controlar o atendimento.

Registrar tudo é fundamental para saber onde o cliente parou. Nos exemplos citados, repare que o gerente sabe o que o cliente buscou e porque ele não fez negócio.

Isso você só consegue saber se tiver uma boa plataforma CRM com todos os dados registrados do atendimento. Lembrando que os registros não são somente para e-mails, mas todos os canais que ele se comunicou.

Por exemplo, ele pode ter mantido contato com sua empresa pelo e-mail, por chatbot, telefone ou inúmeros outros canais e em algum deles desistiu da compra.

Sem esse controle você não sabe até que ponto o cliente chegou e consequentemente não o abordará da melhor forma possível para reativá-lo.

E um bom sistema CRM que ajuda você nesse controle é o Zendesk Sell. Com ele você sabe exatamente onde o seu cliente parou no atendimento, quais foram os canais que ele foi atendimento e muito mais. Conheça nossa solução.

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