Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

Ferramenta de chat online: por que contratar uma?

Por Zendesk

Última atualização em 8 fevereiro 2023

Está pensando em contratar uma ferramenta de chat online para sua empresa, mas ainda está com dúvidas? Saiba que esse recurso pode influenciar muito na agilidade do atendimento, satisfação do cliente e também na sua experiência.

Uma pesquisa do Grupo Sercom apontou os principais pontos de comunicação que os clientes preferem:

  • Chat (51%);
  • WhatsApp (49%); 
  • Email (47%); 
  • Telefone (43%).

Podemos ver, que de acordo com esse levantamento os pontos de contato mais utilizados são aqueles de texto e preferencialmente os que proporcionam respostas instantâneas.

Esses dados mostram a importância de ter uma ferramenta de chat online no seu negócio, pensando nisso, elaboramos esse artigo para falar da relevância desse recurso e te dar algumas dicas de ferramentas! Acompanhe.

O que é a ferramenta de chat online?

Chat ou bate-papo é um formato de comunicação a distância que é feito exclusivamente por texto, normalmente feito por meio de um smartphone ou computador.

Já a ferramenta de chat online é um recurso utilizado em diversos sites para facilitar a comunicação entre o cliente e a marca. É uma forma rápida, simples e fácil do cliente fazer contato com uma empresa sem precisar pensar muito.

Explicando em termos práticos, caso o cliente esteja no site da sua empresa e deseje contratar um serviço que ele viu descrito lá, mas ainda está com dúvidas, ele pode, imediatamente, abrir o chat, esclarecer suas dúvidas e fechar a compra.

Nesse caso, é claro que a velocidade de resposta dentro da ferramenta de chat online vai definir ou não o sucesso da transação. Inclusive, esse é o grande diferencial do chat: uma conversa instantânea.

Se você tem a intenção de colocar uma ferramenta de chat online no seu site, é importante ter também uma equipe que possa interagir em tempo integral com os visitantes.

Agora vamos entender quais as vantagens do atendimento por chat!

3 vantagens do atendimento por chat

Usar uma ferramenta de chat online no cotidiano empresarial pode trazer muitas vantagens para os negócios, principalmente no âmbito de fechamento de vendas e experiência do cliente.

  • Agilidade no atendimento

  • De acordo com um levantamento da empresa Velocify, a agilidade no atendimento é um fator decisivo na conversão de vendas e isso é tão significativo que responder o lead um minuto após o primeiro contato dele aumenta em 391% a taxa de conversão.

    O estudo, apresentou alguns outros números interessantes:

    Minutos/horas para respostaTaxa de conversão
    2 min160%
    3 min98%
    30 min62%
    1 hora36%
    5 horas24%
    24 horas17%

    A ferramenta de chat online irá te ajudar especialmente nessa agilidade no atendimento, que vai gerar maiores possibilidade de conversão dos leads.

    Leitura complementar:

    1. Satisfação do cliente

    Esse é um desejo comum quando o assunto é atendimento ao cliente, eles querem ser atendidos de forma simples, de preferência com rapidez. Muitos, inclusive, evitam ao máximo fazer contato com algumas empresas, devido à morosidade do processo.

    Ao usar uma ferramenta de chat online e disponibilizar uma equipe para atendimento rápido a sua empresa já irá sair na frente no quesito satisfação do cliente.

    Ele se sentirá muito satisfeito em ser atendido rapidamente e será ainda melhor se sair com sua dúvida ou problema resolvidos.

    Leia também:

    2. Experiência do cliente

    A experiência do cliente ganha muito quando uma ferramenta de chat online é utilizada nos atendimento da empresa, o primeiro motivo, já citado, é a agilidade no atendimento!

    Outro ponto importante dessa experiência é a humanização do atendimento, trazendo maior proximidade e pessoalidade.

    Além disso, se estivermos falando de uma ferramenta de chat online robusta ela estará integrada com outros canais, tornando-se uma ferramenta de atendimento omnichannel.

    Para quem não conhece, o atendimento omnichannel é uma estratégia multicanal, em que não importa por onde o cliente fará contato, ele sempre terá seu histórico preservado e terá certo nível de personalização no contato.

    A sua empresa só tem a ganhar melhorando a experiência do cliente por meio de um atendimento rápido e personalizado.

    Ferramenta de chat online para sua empresa

    1. Zendesk Chat

    O que a Zendesk oferece não é apenas uma ferramenta de chat online, na verdade a plataforma de atendimento ao cliente da empresa trata-se de uma solução robusta e completa em que sua empresa será capaz de oferecer suporte conversacional de maneira prática e rápida para todos os clientes.

    Mas a solução não para apenas no chat, na verdade, não importa em qual canal o seu cliente contactou sua marca, seja por mensagens, chat em tempo real, redes sociais, e-mail ou voz. 

    Você será capaz de fornecer suporte e manter a conversa ativa! Também é possível contar com inteligência artificial e chatbots para responder perguntas frequentes automaticamente.

    Essa ferramenta é usada por empresas como:

    • AirBnb;
    • Magalu;
    • Uber;
    • Smiles;
    • C&A;
    • Cathay Pacific;
    • Telecine.

    O Zendesk Chat é uma ferramenta que cresce de acordo com a demanda da sua empresa e se você ficou curioso pode solicitar uma demonstração ou fazer uma avaliação gratuita.

    2. Chatra

    A Chatra é uma solução interessante para aquelas empresas que procuram por uma solução mais simples e que não precisam de tantos recursos no curto prazo.

    Ela oferece uma interface simples e intuitiva para atendimento dos clientes em tempo real, além disso, também conta com o recurso de chatbot para facilitar a resolução de questões frequentes.

    Um outro recurso interessante da ferramenta é que você consegue visualizar uma lista de visitantes que estão logados no seu site, o que é muito interessante no caso de e-commerces.

    A plataforma também oferece um teste gratuito.

    Agora você já sabe a importância de contratar uma ferramenta de chat online para sua empresa!

    Se o que você está buscando são soluções completas para o seu departamento de vendas, conheça o Zendesk Sell e tenha vendas mais inteligentes e com menos trabalho!

    Histórias relacionadas

    Artigo
    17 min read

    Contact center: o que é, como funciona e quais os benefícios?

    Entenda TUDO sobre Contact center: a evolução do call center comum, introduzido como modelo de atendimento multicanal e suporte omnichannel.

    Artigo
    10 min read

    Equipe CSC: quais as principais vantagens da estrutura?

    Descubra o que é uma equipe CSC, como um Centro de Serviços Compartilhados pode ajudar sua empresa + 4 passos para implementar a estrutura.

    Artigo
    7 min read

    Quais são as competências do profissional de atendimento?

    Conheça quais são as 10 principais competências do profissional de atendimento ao cliente e saiba como desenvolvê-las nos colaboradores.

    Artigo
    12 min read

    Como o mau atendimento ao cliente pode afetar sua empresa?

    Demora para ser atendido, poucos canais de contato etc. O que resulta em um mau atendimento ao cliente? Confira os motivos e como evitá-los.