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Quais são as ferramentas mais utilizadas para vendas online?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Não basta criar um site e achar que os clientes vão simplesmente encontrar sua empresa e comprar com você. É preciso elaborar estratégias e aplicá-las com o uso correto das ferramentas mais utilizadas para vendas online.

Há diversos fatores que ajudam a impulsionar vendas online do negócio, como a estrutura de um bom e-commerce e a divulgação efetiva da loja virtual. Adicionalmente, destacam-se o uso de plataformas inteligentes, a adoção de formas de pagamento facilitadas, a participação em marketplaces e afins.

A pandemia acelerou as compras por e-commerces e revelou que essa é uma tendência que veio para ficar. Uma pesquisa feita pela Mundi Map e E-commerce Brasil mostrou que a expectativa é que o varejo online cresça 56% até 2024.

E a sua empresa, vai ficar de fora? Continue a leitura e saiba quais são as principais ferramentas usadas para venda online.

Como funciona um site de vendas pela internet?

Bem, a primeira ferramenta utilizada é um site de vendas, chamado de e-commerce. Ele é a vitrine virtual da marca e deve ser bem-estruturado para atrair e encantar novos clientes e, claro, oferecer um modo simples e rápido de compra.

duas formas de criar o e-commerce da sua marca:

  • contratar profissionais para montar o site do zero, com desenvolvimento de estrutura, layout etc.;
  • utilizar plataformas de e-commerce que oferecem templates prontos, com recursos e ferramentas englobados.

Ambas as opções precisam de algum responsável da empresa para gerenciar a loja virtual e alimentá-la com informações sobre produtos e serviços, por exemplo.

Se você deseja criar rapidamente uma loja virtual, com redução de custos, a melhor opção é assinar uma plataforma de e-commerce. Ela oferece todos os serviços, como formas de pagamento e frete.

O e-commerce é um canal de vendas com alto potencial de alcançar mais clientes. Por isso, pesquise bastante qual plataforma atende ao objetivo da marca e oferece um modo mais simplificado de gestão e atualização.

Mas, além do site, é necessário investir em outras ferramentas mais utilizadas para vendas online, que podem ser integradas à sua loja virtual. Confira quais são elas!

7 ferramentas mais utilizadas para vendas online

1. Técnicas de SEO

O que adianta ter um site completo e o cliente não achá-lo ao procurar no Google? Por isso, o investimento em técnicas de SEO (Search Engine Optimization) é extremamente relevante.

Com o uso adequado de palavras-chave, expressões e estruturação do site, sua loja virtual pode aparecer nos primeiros resultados de busca e atrair ainda mais clientes. 

Além de elaborar bons textos sobre a empresa e os produtos e serviços, a dica é criar um blog que ofereça conteúdos relevantes e estratégicos para servir como isca de potenciais clientes.

Leia também: SEO para vendas – saiba a importância para os negócios e como aplicar essa estratégia

2. CRM 

Outra ferramenta muito importante quando falamos sobre impulsionar vendas online é o sistema de CRM. O Customer Relationship Management (ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) é utilizado para otimizar a gestão dos clientes de um negócio.

Além de automatizar tarefas, como cadastro de leads, ele fornece vários recursos que ajudam a conhecer profundamente o cliente. Por isso, isso inclui suas necessidades, bem como seus desafios e desejos.

Um bom sistema de CRM cria um funil de vendas para a empresa, fornece relatórios completos sobre os clientes, como os produtos e serviços mais vendidos. Em paralelo, indica o melhor momento de abordar algum lead que esteja interessado.

Ele utiliza a inteligência artificial para armazenar dados e todas as interações realizadas com sua marca. Em seguida, gera métricas importantes para a elaboração de estratégias e ações de vendas.

Ou seja, esse tipo de tecnologia automatiza tarefas repetitivas e estrutura todo o processo de vendas, atendimento e marketing, desde a atração de leads até o SAC.

3. Redes sociais

As redes sociais servem como isca para o potencial cliente acessar o e-commerce e conhecer todo o portfólio de produtos e serviços.

Isto é, não tem como fugir delas! Estude em quais redes sociais seu público está e invista em estratégias para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

Nunca se esqueça de compartilhar temas e assuntos relevantes e úteis para as pessoas e, em especial, oferecer um atendimento excelente pelas redes sociais.

4. Automação de e-mail marketing

Uma das ferramentas mais utilizadas para vendas online são as plataformas de automação de criação e envio de e-mail marketing.

Por e-mail, você também pode alcançar e fidelizar clientes. Os sistemas que automatizam esses envios oferecem templates prontos ou espaço para inserir a sua própria imagem, segmentação do público e relatórios com taxa de abertura e cliques nos links.

Lembre-se de variar o conteúdo do e-mail marketing e não apenas divulgar produtos e serviços. Pense em temas atrativos, que agreguem valor ao público, como dicas de uso e de manutenção, tendências do segmento, curiosidades sobre a marca, promoções etc.

Além disso, quando integrado ao site, o sistema de envio de e-mail marketing pode avisar sobre o carrinho abandonado e oferecer cupons de desconto. Outras opções são: pedir feedbacks e abrir espaço para utilizar as técnicas de vendas cruzadas (cross sell).

Aprenda mais: guia completo – para que serve o cross sell + dicas de uso

5. Certificado de segurança

Muitas pessoas deixam de comprar online porque não se sentem seguras em fornecer dados pessoais e bancários em qualquer site. Portanto, uma das ferramentas mais utilizadas para vendas online é a inserção de certificados de segurança no e-commerce.

Para transmitir confiança, é preciso investir em selos certificados, como a E-bit, que é gratuito, entre outros que são pagos.

Há ainda o certificado SLL que criptografa informações para protegê-las e evita que ataques de hackers peguem os dados fornecidos. Esse certificado é exibido no momento do acesso, que insere um cadeado na URL, que é exposta como HTPPS.

6. Marketplace

O marketplace é uma das ferramentas usadas para venda mais populares. Como ele funciona? Grandes e-commerces, como Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza e Americanas.com, oferecem espaços dentro das lojas virtuais para que outros fornecedores possam vender produtos.

Isso traz mais visibilidade à marca, ajudando a vender mais rápido. Por outro lado, há uma intensa competição, já que muitas empresas optam por comercializar suas mercadorias em marketplaces.

Então, como dica, não use o marketplace como estratégia principal do seu negócio, mas como uma paralela, que ajudará a faturar e atrair novos clientes.

7. Gestão do estoque

As ferramentas de logística são ótimas para ajudar a organizar suas vendas. Por exemplo, elas avisam quais produtos precisam ser repostos, os mais vendidos e em qual época do ano.

Logo, seu cliente não ficará sem o produto desejado e você conseguirá pensar em ofertas de determinadas mercadorias de modo mais certeiro e eficiente.

Se você implementar essas ferramentas mais utilizadas para vendas online perceberá a assertividade nas estratégias elaboradas e, consequentemente, maior faturamento. Elas facilitam o trabalho, pois, além de automatizar tarefas, contribuem para atrair clientes em potencial e fidelizar os atuais.

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