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7 ferramentas de vendas para decolar nas metas e resultados

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

As ferramentas de vendas são instrumentos que colaboram para que uma empresa possa tomar decisões assertivas e bater as metas. Com isso, elas aumentam a receita e, consequentemente, o  lucro.

Afinal, diante do crescimento digital, os dados se tornaram um dos ativos mais valiosos para as organizações. E, quanto mais informações uma companhia tem acerca dos seus consumidores, mais ela conseguirá se destacar no mercado.

Uma das principais soluções para isso é o CRM de vendas, que pode ser tanto um sistema de atendimento ao cliente, quanto de gestão comercial. Isso porque ele serve de base para amparar diversos times.

Vale destacar, também, que um sistema de comunicação interna eficiente é crucial para criar um ambiente harmônico entre os inúmeros setores da empresa. E isso garante a integração e eficiência na divulgação dos dados.

Para ajudar nessa empreitada, separamos neste post 7 ferramentas de vendas que contribuem para o sucesso da sua organização.

7 ferramentas de vendas que ajudam sua empresa

1 – ERP

ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning, que é um dos maiores exemplos de ferramentas de gestão comercial. Basicamente, ele permite a integração de todos os processos da sua companhia.

Com ele, sua empresa consegue atender não só a parte comercial, como também outros departamentos que dão suporte a essa área. Por exemplo: financeiro, administrativo, controle de estoque e outros.

O objetivo dessa ferramenta é aprimorar o fluxo de informações que colaboram para melhorar toda a cadeia produtiva. Por conseguinte, isso traz dados estratégicos para orientar a tomada de decisão.

2 – Sistema Help Desk

Um bom sistema de Help Desk é fundamental para que sua empresa possa se destacar no mercado. Ele facilita (e muito) a comunicação interna dentro da organização, sendo que, dependendo do sistema, cada vendedor pode ter seu login.

Ao integrá-lo com o e-mail, a comunicação se torna sempre ativa com todos os leads e potenciais clientes da empresa, o que mantém o consumidor aquecido. Dentre algumas vantagens, estão:

  • melhoria no fluxo da comunicação interna;
  • possibilidade de geração de relatórios;
  • conhecimento do histórico do cliente;
  • facilidade de uso.

3 – Sistema de atendimento ao cliente

Um sistema de atendimento ao cliente traz mais embasamento sobre um determinado consumidor antes de iniciar o atendimento em si. Além disso, ele contribui para que nenhuma chamada telefônica seja perdida, 24 horas e 7 dias da semana.

E, como todos os dados dos clientes estão disponíveis para o atendente antes de começar o atendimento, isso possibilita a personalização. No caso, o atendimento será exclusivo, rápido e eficiente.

4 – Sistema de workflow

Um sistema de workflow é uma ferramenta que agiliza a comunicação integrada entre os setores. Nessa perspectiva, tal solução colabora para que haja mais sintonia dentro da organização.

Em vista disso, esse é um tipo de software bastante atraente para companhias que trabalham com projetos multidisciplinares. Afinal, isso requer a integração entre setores diferentes durante o seu período de execução.

Só para ilustrar, um sistema de workflow ajuda a equipe de vendas a esquematizar todo o processo da conquista do cliente até o pós-venda. Eles são divididos em estágios e, posteriormente, cada colaborador terá sua responsabilidade e prazo.

Enfim, o trabalho se torna ainda mais colaborativo, o que eleva a produtividade da equipe. Para exemplificar, uma ferramenta gratuita de workflow é o Trello.

5 – Ferramenta de chat online

Outra ferramenta que auxilia sua força de vendas é o chat online. Ainda mais nos dias atuais, em que as pessoas buscam diversos meios de comunicação com as organizações.

Essa tecnologia permite um atendimento mais rápido, prático e até mesmo interativo entre clientes e a organização. Adicionalmente, há a possibilidade de colocar bots em certas etapas do atendimento.

Isso evita erros e retrabalho, agilizando atendimentos mais simples. Por exemplo, os clientes de um banco que têm cartão de crédito podem perdê-lo e precisam solicitar a segunda via. Se esse processo já é previsível, ele pode ser padronizado com o chatbot, sem a necessidade do contato com a central de atendimento, o que pode levar horas.

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6 – Software de automação de marketing

Com o crescimento digital, o setor de marketing também passou a ser considerado um dos mais estratégicos da empresa. Diferente do setor de vendas, que tem a responsabilidade de converter um lead em cliente, o marketing tem o intuito de atrair os leads e alimentá-los em sua jornada de compras.

Esse é um tipo de ferramenta que ajuda a automatizar a nutrição de leads em diferentes canais, como redes sociais, sites e e-mail. Em outras palavras, isso colabora para a economia de tempo e o aumento da produtividade do time.

Portanto, é imprescindível que a empresa não se atente somente à implementação de sistemas voltados para o time de vendas, mas também para a equipe de marketing.

7 – Plataforma CRM de vendas

Por fim, outra ferramenta de vendas essencial para alavancar o negócio é a plataforma CRM. Com ela, os agentes fazem agendamento de follow-up, acompanhamento do processo de vendas e até análise de interação com os clientes.

Algumas plataformas, como a Zendesk Sell, permitem que sua empresa possa montar equipes focadas em dados para que sejam produtivas e acompanhem as expectativas do cliente com mais visibilidade do pipeline. 

Só para citar algumas vantagens, uma plataforma CRM de vendas permite:

  • gerenciar contatos e oportunidades;
  • monitorar atividades e geração de leads;
  • configurar disparadores;
  • automatizar tarefas.

E, como pode-se ver o contexto completo de onde os clientes e leads estão na jornada de compra, fica mais fácil criar estratégias para entregar a melhor experiência. Logo, se sua empresa quer vender mais, é imprescindível incorporar essas 7 ferramentas de vendas no seu negócio.

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