Artigo | 6 min read

Integração de estratégias com IA: quais são as vantagens?

Por Zendesk

Última atualização em 7 fevereiro 2024

Promover a integração de estratégias com IA na sua empresa consiste em usar essa tecnologia para aprimorar variados processos. Como resultado, é possível alcançar resultados melhores a partir do aumento da eficiência, da produtividade e do embasamento para tomadas de decisão.

Sabe um ponto interessante disso tudo? A Inteligência Artificial também melhora o trabalho e a rotina dos seus funcionários e o relacionamento com seus clientes, deixando todos muito mais satisfeitos. Em resposta, seu negócio ganha em diversos aspectos.

Apenas para ilustrar o que acabamos de comentar, saiba que uma das estratégias eficazes de IA para as empresas é usá-la para melhorar o atendimento ao cliente. 

Nosso relatório CX Trends mostrou que 77% dos consumidores dizem que chatbots com Inteligência Artificial são úteis para resolver problemas simples; outros 71% que contribuem para a obtenção de respostas rápidas. 

E o mais interessante: 73% esperam mais interações com a IA no dia a dia e acreditam que essa tecnologia melhorará a qualidade do atendimento ao cliente.

Como você pode ver, a integração de estratégias com IA ajuda a atender as atuais expectativas dos consumidores. Ao fazer isso, você destaca sua empresa e eleva o poder de atração e fidelização da sua marca.

E somada a essas, existem várias outras vantagens da implementação de IA nos negócios. Veja quais são e potencialize seus resultados!

Em quais áreas realizar a integração de estratégias com IA?

A integração de estratégias com IA pode ser feita em diversas áreas de uma empresa, tais como:

  • marketing;
  • vendas;
  • atendimento ao cliente;
  • logística;
  • controle de estoque;
  • linha de produção;
  • recursos humanos;
  • entre outras.

Em resumo, praticamente todos os setores de uma companhia podem se beneficiar ao serem aprimorados com o uso da Inteligência Artificial

A implementação de ferramentas baseadas nessa tecnologia varia de acordo com o porte e modelo de negócio. 

Se, porventura, não for possível fazer a integração de estratégias com IA em todos os setores em um primeiro momento, uma boa abordagem é começar pelos mais críticos, pelos que trazem mais resultados para a empresa, ou os que geram maior receita.

Dica! Não deixe de ler este artigo: “Inteligência artificial para negócios: o que é como ela impacta uma empresa?

5 exemplos de estratégias eficazes de IA para empresas

Está pensando em como estratégias baseadas em Inteligência Artificial podem trazer resultados para a sua companhia? Então, veja estes exemplos e inspire-se!

  1. automação de tarefas;
  2. personalização;
  3. análise preditiva;
  4. redução do tempo de atendimento;
  5. aumento da segurança de dados.

1. Automação de tarefas

A Inteligência Artificial é ideal para transformar tarefas manuais, especialmente as repetitivas, em automáticas. 

Por meio do uso de recursos de Machine Learning e Deep Learning nas organizações, é possível automatizar diversos processos, deixando os funcionários livres para se dedicarem a atividades mais estratégicas e importantes que ajudam no crescimento da empresa.

2. Personalização

Ferramentas baseadas em IA têm a capacidade de aprender, com isso, conseguem personalizar de forma muito mais precisa as interações feitas.

Por exemplo, é possível aprimorar indicações de produtos e/ou serviços, e também oferecer um atendimento mais personalizado, indo muito além de apenas chamar os consumidores pelo nome.

Quanto isso é importante? Bem, 62% dos clientes dizem que recomendações personalizadas são melhores do que as genéricas; e outros 60% acham que são valiosas. Logo, isso pode aumentar as chances de vendas, concorda?

3. Análise preditiva

A análise preditiva é aquela que se baseia em grandes volumes de dados para identificar padrões e tendências

Elas ajudam na montagem de planejamentos, visualização de cenários futuros e servem como base para tomadas de decisão. E a IA faz esse tipo de análise com maestria!

Leia também: “4 tipos de análise de dados para criar estratégias certeiras

4. Redução do tempo de atendimento

O tempo de atendimento pode afetar seriamente o relacionamento com o seu cliente. Eles podem considerar a demora uma experiência ruim e migrar para um concorrente, por exemplo. Inclusive, 60% dos consumidores baseiam as decisões de compra no nível de atendimento que esperam receber, segundo nosso relatório.

A Inteligência Artificial resolve esse problema quando usada em ferramentas de autoatendimento, que são soluções que entregam respostas rápidas e precisas aos clientes, por meio de interações 24 horas por dia, 7 dias da semana, garantindo o atendimento a qualquer momento.

5. Aumento da segurança de dados

Proteger os dados da sua empresa e dos seus clientes é algo indiscutível. A Inteligência Artificial ajuda a detectar possíveis ataques cibernéticos, identificar comportamentos fora do padrão que podem revelar uso incorreto de informações, além de potencializar várias outras medidas de segurança.

Quais são as principais vantagens da Inteligência Artificial?

E que tal mais alguns pontos positivos dessa tecnologia? A implementação de IA nos negócios também gera vantagens como:

  1. estímulo à inovação e à transformação digital;
  2. acompanhamento de tendências e adequação a novas formas de atuação;
  3. análise mais precisa de diferentes cenários, resultando em tomadas de decisão mais eficientes;
  4. redução de cargas de trabalho dos profissionais ao automatizar tarefas, deixando-os mais satisfeitos e produtivos;
  5. aumento do poder competitivo da empresa, bem como da sua capacidade de atração e de fidelização de clientes;
  6. reconhecimento mais rápido das necessidades, expectativas e preferências dos consumidores, contribuindo para atendê-las e, com isso, estreitar o relacionamento com eles.

E os desafios da Inteligência Artificial em um negócio?

Infelizmente, nem tudo é perfeito, e muitos gestores precisam enfrentar certos obstáculos para promover a integração de estratégias com IA em seus negócios.

Alguns exemplos são:

  • custo das ferramentas: que podem impactar o orçamento das empresas, especialmente aquelas que estão começando e ainda não estão financeiramente estabilizadas;
  • ausência de talentos: ou seja, de profissionais capacitados para usar as ferramentas de IA no dia a dia e explorar todo o potencial desses recursos;
  • falta de planejamento: que é fundamental para implementar essa tecnologia de forma estratégica nas empresas.

Como fazer a integração de estratégias com IA na sua empresa?

Quer evitar ter que lidar com esses desafios? A Zendesk ajuda você! Nossa solução de IA é voltada para o aprimoramento do serviço de atendimento ao cliente. Com ela, é possível criar bots personalizados e dar aquela “ajudinha extra” que seus agentes precisam.

E temos casos práticos de IA bem-sucedidos com o uso da nossa ferramenta. A Photobucket, plataforma de hospedagem de imagens e vídeos baseada em assinatura, conseguiu aumentar 3% o CSAT e reduzir em 17% o tempo da primeira resolução dada aos clientes.

Quer resultados como esses no seu negócio? Faça agora mesmo uma avaliação gratuita e descubra como!

Software de suporte ao cliente

Subheading: O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Software de suporte ao cliente

Subheading: O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Baixar