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O que é integração API? Entenda como usar essa tecnologia

Por Zendesk

Última atualização em 12 fevereiro 2024

A inovação é uma das principais características da era digital, onde a automação é um caminho trilhado por muitas empresas que querem se destacar no mercado. Nesse quesito, a integração via API permite às empresas otimizarem a adaptação de seus sistemas, o que faz dessa ferramenta uma grande ponte de novidades nas organizações.

Se a sua empresa não sabe o que é integração via API, ou se não utiliza algum dos tipos de API em seus processos, existe uma boa possibilidade dela estar ficando para trás, e isso ficou comprovado através do relatório da plataforma inteligente Akamai

Os dados mostraram um crescimento de 30% no uso do recurso em 2022, e uma previsão de que as chamadas de API (ações que possibilitam a um app solicitar dados ou serviços de outro aplicativo cheguem a 42T até 2024. 

As novas tecnologias nos proporcionam comodidade, conforto e praticidade, tudo isso com uma velocidade sem igual, que anos atrás poderíamos achar impensada, mas que hoje em dia são essenciais, como aplicativos de delivery, aplicativos de rotas e tantos outros.

Para mostrar os benefícios que a tecnologia por trás da integração via API pode proporcionar, não só as pessoas, mas, principalmente para o crescimento das empresas, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o uso de APIs. 

Resumo

  • Empresas podem usar a integração via API para que aplicativos interligados por meio de internet conversem entre si, sem que seja necessária a intervenção humana para gerenciar os dados.
  • Com a integração via API, é possível simplificar processos como atualização de endereços, envio de e-mails, emissão de notas, lançamentos contábeis e preenchimento de planilhas.
  • O resultado de um bom processo de integração é a automação de tarefas, que gera eficiência e agilidade em processos que deixam de ser manuais.
  • É possível turbinar os resultados obtidos com a automação de API usando ferramentas adicionais que também contribuem para a automação de tarefas e a gestão inteligente de dados, como a inteligência artificial.

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Neste artigo, você aprenderá

O que é integração via API?

API é a abreviação de Application Programming Interface, que, traduzindo para o português significa Interface de Programação de Aplicação. Trata-se de um conjunto de instruções, rotinas e padrões de programação utilizados em conjunto, permitindo a construção de uma interface inteligente, que se torna o meio pelo qual dois sistemas interagem.

É por meio da integração via API que dados são trocados entre sistemas distintos, e isso permite que tarefas automatizadas sejam pré-definidas, e quando determinada informação de um sistema for obtida, outra ação é iniciada automaticamente.

Basicamente, a integração via API é usada para que aplicativos interligados por meio de internet conversem entre si sem a necessidade da intervenção humana no abastecimento dos dados.

Quais os benefícios de fazer integração via API?

O processo de integração via API facilita muito as rotinas de trabalho em uma empresa. Dentre as tarefas que são facilitadas com a integração, estão a automação de ações como:

  • atualização de endereços;
  • envio de e-mails;
  • emissão de notas;
  • lançamentos contábeis;
  • preenchimento de planilhas;
  • e muito mais.

Além disso, alguns benefícios são notórios nas vivências da empresa, como: 

  • menos gastos com custos operacionais na área de TI;
  • facilitação de gerenciamento de diversos processos;
  • a integração de setores como vendas, marketing e logística, e muito mais segurança das informações.

A melhoria na comunicação também é um fator chave da integração via API. O recurso atua recebendo e transmitindo os dados de uma empresa, facilitando a comunicação entre setores e melhorando o aproveitamento de todas as informações que circulam numa empresa.

Outra vantagem que deve ser levada em consideração ao implementar um sistema de integração via API é o aumento da fidelização dos clientes. 

Uma conexão via API permite que as empresas customizem os sistemas para agradar cada tipo de cliente, e isso impacta tanto a fidelização dos clientes, quanto a produtividade da empresa de forma positiva.

Quais são os tipos de APIs?

Além de entender o que é integração via API – Application Programming Interface, é importante saber que existem vários tipos API. 

Existem três tipos de APIs:

  1. privadas: utilizadas internamente nas aplicações de uma empresa;
  2. parceiros: utilizadas entre parceiros de negócios;
  3. públicas: utilizada livremente.

Quando se fala em variações de API, a referência é a maneira que as APIs são criadas, suas linguagens e arquiteturas de programação implementadas. A seguir, destacamos as 3 variações de API mais conhecidas.

1. CRUD API

A sigla CRUD representa os seguintes verbos:

  • Create – criar
  • Read – ler
  • Update – atualizar
  • Delete – deletar

O CRUD API é uma linguagem bem básica e antiga, considerada um ciclo de programação. Por não ser considerado como uma arquitetura de criação para APIs, é menos utilizado.

2. REST API

A sigla REST significa Representational State Transfer,  em português, Transferência Representacional de Estado. 

É extremamente utilizado, pois as interações não dependem de requisições prévias, e foi criada para ser utilizada por rede com uso prioritário de HTTP. uma das linguagens de programação mais utilizadas na atualidade.

A linguagem REST é representada pelos seguintes verbos:

  • Get – pegar (recuperação de dados);
  • Post – enviar;
  • Put – atualização de recursos;
  • Delete – deletar.

As APIS Rest levam informações de uma ferramenta para outra de forma rápida e eficiente, além de ter uma curva de aprendizagem curta. 

2. SOAP API

A sigla SOAP significa Simple Object Access Protocol, em português, Protocolo de acesso a objetos simples.

Essa API é a mais abrangente, pois possui plataforma de comunicação independente, sem depender de HTTP, como a REST, e cria automatizações com muita facilidade.

Esta é a melhor opção para ambientes corporativos que buscam implementar um sistema de integração via API moderno, rápido e eficiente. 

Para entender mais sobre automatização, leia: O que é automatização de processos?

Por que sua empresa deve apostar em um sistema de integração via API?

Muitas empresas adotam a integração via API em seus negócios, a fim de ganhar eficiência e agilidade em tarefas que podem deixar de ser manuais para serem automatizadas. Essa é a nova realidade.

Por meio da integração via API, diversas funções se tornam automatizadas, dentre elas a emissão de notas fiscais, a automação de marketing, questões logísticas e tantas outras.

Otimização de processos e redução de custos. Em curto prazo, esses são os dois principais fatores que contam positivamente a favor da tecnologia API, na qual cada vez mais empresas têm apostado para aproveitar os dados da melhor maneira possível.

Otimizando a integração via  API com ferramentas complementares

Usar a integração via API atrelada a ferramentas complementares é uma excelente forma de obter resultados ainda melhores.

Se a sua empresa sofre com o excesso de demandas repetitivas e sente que a automação é um recurso-chave, contar com a inteligência artificial também pode fazer sentido. 

Com o recurso de IA da Zendesk, por exemplo, etapas como acolhimento de demandas, direcionamentos simples, atualização de cadastro e direcionamento de tickets podem ser feitos exclusivamente por robôs com capacidade de aprendizado de máquina. 

Como consequência, as equipes têm mais tempo para se dedicar a atividades mais estratégicas e para analisar dados em busca de decisões melhor embasadas. 

Outro recurso complementar especialmente útil para equipes de suporte ao cliente é o software de atendimento

Por meio de suas funcionalidades, o time de agentes gerencia todos os pontos de contato com o cliente de forma efetiva e integrada, garantindo controle sobre diferentes processos paralelos. 

Conheça o Zendesk Service e explore suas diferentes funcionalidades! 

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

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