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Artigo 11 min read

15 livros de vendas para quem quer se especializar

Por Zendesk

Última atualização em 11 Abril 2023

Se você quer se tornar um gestor comercial ou um vendedor melhor, não há outro caminho a não ser estudar. Para isso existem inúmeros livros de vendas que ajudam no aperfeiçoamento.

É por meio da leitura que você aprende novas técnicas, estratégias que melhoram o resultado do seu negócio e maneiras de aumentar o seu poder de persuasão.

Além disso, há leituras que ensinam técnicas de liderança e até mesmo comportamentos adequados no momento de abordar um potencial cliente. Interessante, né?

E neste artigo separamos os 15 livros sobre vendas best seller do mercado que vão ajudar você a se tornar ainda melhor na área comercial. Confira!

Melhores livros sobre vendas

Entre obras modernas e tradicionais, separamos abaixo os livros que são indispensáveis para qualquer pessoa que queira atuar na área comercial.

1 – Receita Previsível – Aaron Ross e Marylou Tyler

Esse livro é um clássico para quem está na área de vendas. Inclusive grande parte dos gestores de startups tem ele como um verdadeiro guia.

No decorrer da obra, os autores mostram como você consegue aumentar a previsibilidade do fechamento de negócios. Você aprende como desenvolver um planejamento com muito mais segurança.

Depois de ler o livro você terá muito mais propriedade para desenvolver estratégias de geração de leads de maneira recorrente, fazendo com que sua empresa vire uma verdadeira máquina de vender.

2 – Como vender qualquer coisa a qualquer um – Joe Girard

Esse é um dos livros mais vendidos nos últimos tempos. Ele ajudou milhões de pessoas a se tornarem melhores negociadores. Não há fórmulas mágicas ensinadas na obra, mas sim o trabalho duro.

Apesar de passar a ideia de uma receita pronta, a abordagem é um pouco conceitual, estruturada principalmente na experiência que o autor teve ao longo da sua trajetória na área de vendas.

Um ponto interessante do livro é que ele mostra o poder de uma pessoa insatisfeita através da Lei Girard dos 250. O que isso quer dizer? Segundo o autor, uma pessoa influencia em média 250 outras pessoas ao longo da vida.

Então se você atender mal uma única pessoa poderá perder aproximadamente 250 clientes. É um conceito bem interessante e por isso vale a pena a leitura.

3 – As armas da Persuasão – Robert Cialdini

Esse é um dos livros de vendas que não é só lido por quem quer ser um vendedor ou gestor, mas também por diversos copywriters do mercado. Afinal, ele traz armas valiosas para persuadir outras pessoas.

Na obra o autor mostra muito sobre gatilhos mentais e destaca que existem seis armas de persuasão muito poderosas, sendo:

  • compromisso e coerência;
  • afeição;
  • aprovação social;
  • autoridade;
  • escassez;
  • reciprocidade.

Ele enaltece que esses gatilhos mentais ativam uma parte do nosso cérebro e convencem outras pessoas a tomarem decisões. Você aprenderá como usar essas armas e também como se proteger delas em negociações.

Vale dizer que isso não é sinônimo de manipulação, mas sim mostrar como você poderá trabalhar melhor a sua postura em um processo de vendas.

4 – A Tríade do tempo – Christian Barbosa

Se você quer ser um bom vendedor, precisa fazer uma boa gestão do seu tempo. Por isso, para Christian Barbosa esse tema é uma das tendências do mercado atual.

O autor é considerado um dos maiores especialistas na área, e no decorrer da obra ele apresenta um método inovador de gestão do tempo baseado em uma pesquisa feita com mais de 42 mil pessoas ao redor do mundo.

Barbosa divide o tempo em três esferas:

  • circunstancial;
  • urgente;
  • importante.

Ele ensina como você equilibra cada uma delas para ter um desempenho melhor na sua vida profissional sem deixar de lado sua vida pessoal.

Você passa a identificar atividades que desperdiçam o seu tempo, entende a melhor maneira de estabelecer prazos, definir metas e eliminar tudo que é desnecessário. É um livro que vale muito a pena ler.

5 – A Bíblia de Vendas – Jeffrey Gitomer

Como o próprio nome sugere, esse livro é uma verdadeira bíblia de vendas. Só para ter uma ideia, ele foi publicado em 1994 e até hoje é usado por vendedores do mundo todo.

O foco da obra está em melhorar a performance dos vendedores, e há um capítulo no qual ele cita os mandamentos do sucesso de vendas.

Ao ler esse livro você compreenderá melhor como deve ser um processo de negociação, qual a postura que deve ter diante do cliente e inúmeros outros pontos fundamentais para negociar com sucesso.

Leia também:

6 – 365 dicas de vendas: melhore suas vendas dia a dia, dica a dica – Márcio Espadas

Márcio Espadas tem uma experiência de 3 décadas como empreendedor. Durante todo esse tempo ele desenvolveu essa obra que foi baseada nos seus podcasts.

No livro o autor dá dicas que ajudam os vendedores a entender mais a fundo como funciona um processo de vendas. Por isso, ele também é considerado uma obra fundamental para gestores e até mesmo empreendedores.

O autor destaca que vender é uma tarefa desafiadora quando o vendedor tem o foco apenas nas necessidades. Mas quando você olha para as necessidades, desejos e sonhos tudo fica muito mais fácil.

Para o autor, quando você entende o processo de vendas você descobre qual é a solução que o seu cliente valoriza. E se você dedicar apenas um minuto por dia, absorverá o que o autor quer transmitir.

7 – O Poder do Hábito – Charles Duhigg

O poder do hábito é transformador. Se você tem o hábito de meditar e melhorar o seu autoconhecimento, se tornará uma pessoa melhor a cada dia.

Tudo o que vira hábito em nossa vida, nos melhora. E no campo das vendas não seria diferente. Por isso Charles Duhigg mostra que a criação e manutenção de hábitos positivos é tão importante para nossa vida.

Ele fala durante a obra que pequenas ações rotineiras prejudicam o seu desempenho. E para isso você precisa eliminar ou incluir algo no seu dia para melhorar a sua produtividade e vender mais.

8 – Supere o não: como negociar com pessoas difíceis – William Ury

Você está em busca de um livro que foque exclusivamente em negociação? Então essa é a obra perfeita para você.

Nela o autor mostra como você deve fazer para abordar pessoas difíceis e como ser prático no seu dia a dia. Inclusive, ele apresenta um método praticamente infalível e comprovado para transformar adversários em parceiros.

Um ponto interessante é que você aprende como controlar suas emoções nas negociações, como desarmar a hostilidade e a raiva do seu cliente e entender o que ele realmente quer.

No decorrer da obra, você saberá como contornar objeções e como fechar negociações com muito mais facilidade. Por isso ele tem que estar na cabeceira da sua cama.

Quer saber como o CX pode apoiar o sucesso do seu negócio? Então não deixe de assistir esse vídeo

9 – Vendas 3.0 – Sandro Magaldi

Esse é um dos livros de vendas mais indicado para quem é gestor comercial. Nele o autor ajuda você a ter uma visão mais estratégica sobre todo processo comercial. 

Com mais de 25 anos de experiência no mercado, ele traz argumentos de que os clientes estão exigindo cada vez mais sofisticação dos vendedores.

Você aprenderá como enfrentar desafios, como liderar o seu time comercial de maneira menos tática e mais estratégica, e como motivá-lo a todo momento.

Vale destacar que o autor é um dos criadores do site MeuSucesso.com que oferece dicas valiosas para vendedores e gestores comerciais.

10 – O jeito Disney de encantar clientes – Disney Institute

Essa é uma outra obra que você não pode deixar de ler. Ela mostra como o sucesso do universo Disney é um resultado do foco da empresa na experiência do cliente.

Ao longo do livro você entenderá como é a melhor forma de encantar os seus consumidores por meio de metodologias que podem ser aplicadas no seu dia a dia.

A obra mostra como você pode treinar o seu time, como fazer a reciclagem dos vendedores, e como ter um padrão de excelência no atendimento de acordo com os moldes Disney.

O livro demonstra as técnicas por trás da Disney e como é possível criar uma experiência ainda mais interessante para atender o seu cliente da melhor maneira possível.

11 – A Máquina Definitiva de Vendas (Chet Holmes)

Você quer turbinar de verdade as vendas do seu negócio? Então essa é uma obra que não pode faltar no seu portfólio. 

Nela você verá 12 estratégias-chave que colaborarão para turbinar as vendas da sua empresa. Ainda que pareça pouco apenas 12 ações, para aplicá-las será necessário muita determinação da sua parte.

O autor ressalta que o segredo é usar mais a inteligência e menos a força bruta durante um processo de vendas. Portanto, é um livro indispensável para você.

12 – A venda desafiadora – Matthew Dixon e Brent Adamson

Há livros que revolucionam o conhecimento que temos sobre um determinado assunto. E esse é um deles. Nessa obra os autores mostram que o melhor vendedor é aquele que conhece os negócios do cliente.

Ou seja, o vendedor não tem apenas que trazer uma solução para uma necessidade, mas também ensinar o seu cliente como ele poderá operar de forma ainda melhor.

Ao contrário de outros livros de vendas, a obra não é feita apenas de conselhos, mas sim de pesquisas e conclusões baseadas em dados concretos. 

O interessante é que a leitura do livro é muito prática e explica diretamente o que você precisa mudar, porque você deve mudar e qual será o impacto dessa mudança nos seus resultados.

Você deixará de seguir a linha convencional para se apoiar em uma construção de relacionamento com o cliente completamente inovadora.

13 – Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Stephen R. Covey

Ser uma pessoa eficaz, entregando os resultados esperados é o que muita gente deseja. Mas essa parece ser uma tarefa difícil ou até mesmo impossível, não é mesmo?

A verdade é que tudo é uma questão de mudança de hábitos. E nessa obra os autores mostram por meio de lições úteis como você pode alcançar a máxima eficiência em um processo de vendas.

Entre os hábitos que precisam ser cultivados estão:

  • pró-atividade;
  • estabelecimento de prioridades;
  • comunicação empática.

Ainda que o livro tenha sido escrito há mais de 15 anos, as suas ideias seguem totalmente relevantes e são capazes de modificar muitos erros que temos no nosso dia a dia.

14 – Vendas B2B: como negociar e vender em mercados complexos e competitivos – Renato Romeo

Você trabalha com vendas B2B? Se a sua resposta é sim, esse é um dos livros que precisa estar na sua estante. O autor é especialista nas vendas complexas, e defende que os vendedores precisam se posicionar com diferenciais nesse mercado.

Isso quer dizer que é necessário entender como os clientes estruturam suas decisões de compra, quais são os fatores envolvidos e como você pode gerar valor nas suas abordagens.

A obra mostra uma visão processual sobre as vendas, tratando sobre cada um dos processos em capítulos separados. Dentre os temas abordados estão:

  • planejamento de prospecção;
  • ciclo de vendas;
  • retorno sobre investimento;
  • oportunidade de vendas.

O autor ainda mostra como deve ser a preparação para uma negociação bem-sucedida e como balancear e gerenciar as atividades de vendas.

Com técnicas e conceitos certeiros, você saberá como integrar o conhecimento para o dia a dia do seu vendedor e ter ainda mais sucesso na caminhada.

15 – Mestres das Vendas – Ivan R. Misner e Don Morgan

Nesse livro os autores procuraram descobrir quais são os segredos dos vendedores de sucesso. Ao todo eles entrevistaram 80 profissionais.

Os vendedores contam quais foram as estratégias adotadas, as técnicas usadas, a abordagem de vendas usada na carreira, dentre outros aspectos.

A obra também traz histórias e experiências significativas desses vendedores, sendo que os textos são de fácil leitura, mas com uma profundidade que realmente impressiona.

Dentre as dicas estão as táticas de guerrilha, a análise de personalidade do comprador, etc. Portanto, é um livro que não pode faltar.

Agora que você já sabe quais são os livros sobre vendas que ajudarão você a se destacar no mercado, é só começar a leitura.

E se quiser saber mais dicas como essa, não deixe de visitar o blog da Zendesk. Você aprenderá de modo fácil como melhorar as suas táticas de vendas.

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