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Artigo 11 min read

Conheça os 7 melhores livros de liderança e melhore sua gestão

Por Zendesk

Última atualização em 10 março 2023

Ser um bom líder é muito mais do que mandar e delegar tarefas, é preciso entender os valores e metas de uma organização, bem como se inteirar das capacidades de seus colaboradores para então descobrir a melhor maneira de gerenciá-los a fim de obter o melhor desempenho possível.

Também temos como um traço crucial a capacidade que o líder tem para se reinventar e evoluir o conhecimento que domina, a fim de elevar a qualidade da gestão e ainda otimizar seu relacionamento com seus liderados.

Por isso, reunimos uma lista com os melhores livros de liderança, uma seleção de best-sellers que, assim como um gestor competente, irão enriquecer o seu conhecimento e extrair o melhor desempenho que pode obter.

Se manter em constante evolução e atualização é essencial para se tornar um líder respeitável e competente. Por isso, prepare sua estante ou leitor de e-books. Com essa lista dos melhores e mais vendidos livros sobre liderança, o seu acervo e expertise só tem a ganhar.

E mais, separamos algumas dicas de liderança e fatores que contribuem para a formação de um bom líder. Aproveite!

O que é ser um bom líder?

Antes de mais nada, você sabe dizer o que faz de um gestor um bom líder para sua equipe

De modo básico, as competências da liderança envolvem o direcionamento de colaboradores, tomada de decisões estratégicas e delegação de tarefas, tudo com o intuito de obter bons resultados, gerar valor e faturamento, ao mesmo tempo que se estimula a equipe a buscar sempre mais.

No entanto, não podemos deixar de destacar um fator muito importante, apontado pelos melhores livros de liderança e principais especialistas no assunto, que é a necessidade de equilibrar desafio e motivação a fim de obter mais produtividade nos âmbitos individuais e coletivos.

Dessa forma, entre os traços essenciais de um bom líder, podemos citar:

  • Competência: o líder precisa conhecer as demandas e especialidades necessárias da equipe para poder coordenar as atividades da melhor maneira possível, por isso, é muito importante desenvolver sua competência e conhecimento sobre todas as áreas que lidera;
  • Empreendedorismo: a capacidade de inovar e criar soluções do zero, seguindo os ideais de um perfil empreendedor, são essenciais para qualquer liderança, uma vez que combate o comodismo e estimula a busca constante por vantagens competitivas;
  • Trabalho em equipe: um líder é tão bom quanto a equipe que gerencia. Saber promover a integração das equipes, estimular a produtividade e harmonização entre os membros da equipe devem partir do gestor e se espalhar por todos os seus componentes;
  • Relacionamento: uma liderança que não sabe se relacionar com seu time tende a enfrentar conflitos frequentes, por isso, é essencial desenvolver uma boa relação com cada colaborador, mantendo o profissionalismo e respeito além da hierarquia;
  • Visão de mercado: assim como no empreendedorismo, a visão de mercado também garante vantagens para a liderança, uma vez que permite encontrar soluções e novidades para otimizar o desempenho da sua equipe com base nas boas práticas do mercado;
  • Resiliência: um bom líder deve ser capaz de enfrentar adversidades, cobranças e situações negativas sem alterar sua postura, mantendo a firmeza, o controle e o respeito para realizar cobranças e atitudes com as quais não pode lutar.

Cada um desses fatores é relevante e contribui para a formação de um líder de sucesso. Ao investir na sua carreira e capacidade de liderança, você aumenta as chances da sua equipe não apenas atingir as metas, como também superá-las.

Por que estudar sobre liderança e gestão de equipes?

O cenário empresarial está em constante evolução e repleto de desafios. Se por um lado temos o aumento da concorrência na maioria dos mercados, também temos de lidar com situações imprevisíveis e impactantes, como a atual situação da pandemia de covid-19.

Seguindo este último exemplo, é sempre válido citar a migração de muitas equipes para a modalidade de home office, o que exige também a adequação para a liderança remota, o que demanda esforços por toda organização, principalmente no que envolve o método de gestão.

Ao estudar sobre liderança e gestão de equipes, seja através de cursos de especialização ou lendo os melhores livros de liderança corporativa, o gestor eleva o seu nível de preparo para enfrentar esses cenários tão incertos quanto comuns.

Manter uma cultura de aprendizado e evolução, essencial para a formação de um bom líder, também são fatores que contribuem bastante para que este profissional desenvolva as habilidades das pessoas que gerencia.

Dessa forma, através do crescimento das capacidades de liderança, a gestão tem a oportunidade de obter um desempenho superior dos seus colaboradores, elevando a qualidade do serviço ou produto desenvolvido em cada área.

Isso vai muito além das fronteiras de uma equipe, pois é capaz de valorizar toda a organização junto ao mercado onde ela atua, atingindo resultados cada vez melhores sem a necessidade de investimentos adicionais, alterações no quadro de funcionários ou aquisição de novas ferramentas.

Aqui vale uma observação, ao desenvolver sua capacidade de liderança, mesmo nessas situações citadas acima, é possível otimizar os resultados e garantir um retorno sobre investimento em menor tempo.

Isto significa que a capacitação e desenvolvimento das habilidades de liderança devem ser vistas como um investimento potencial, assim como se enxerga a aquisição de uma nova ferramenta de trabalho.

7 dos melhores livros de liderança

Selecionamos a seguir alguns dos melhores livros de liderança. Unindo conhecimentos consolidados e tradicionais com uma série de conceitos modernos que buscam a inovação, a variedade de conteúdos e abordagens tem o intuito de garantir a maior bagagem possível.

Dessa forma, você tem a oportunidade de enriquecer o seu conhecimento em diferentes vertentes da gestão empresarial, o que tende a ser extremamente útil para desenvolver uma cultura de liderança personalizada e inovadora.

Entre os itens que poderão ser encontrados nesses livros temos as técnicas de persuasão, estímulo à produtividade, compreensão sobre diferentes perfis e como gerenciá-los, entre outras dicas de liderança.

Confira nossa lista de 7 melhores livros de liderança:

1. Inteligência Emocional ( Autor: Daniel Goleman)

Publicado pela primeira vez em 1995, o autor utiliza conceitos de psicologia e neurociência para formar o ideal de mentes racionais e emocionais, coexistindo em cada pessoa. 

Enquanto líderes tendem a se manter racionais, através das informações abordadas no livro, vemos como o conhecimento sobre nossas emoções pode estimular o desenvolvimento da nossa inteligência.

Através de exemplos práticos e cotidianos, o autor mostra como negligenciar o lado emocional prejudica a vivência e até mesmo nossas carreiras.

O livro descreve ainda as cinco habilidades mais importantes da inteligência emocional e como elas contribuem para o sucesso de líderes e figuras tomadoras de decisão.

Você pode adquirir o livro Inteligência Emocional ou acessar a versão digital em PDF.

2. Comece pelo porquê (Autor: Simon Sinek)

O livro traz o conceito de Golden Circle, criado por Simon Sinek e apresentado em um dos TED Talks mais inspiradores e relevantes para a gestão estratégica. Em “Comece pelo Porquê”, o autor oferece uma visão esclarecedora sobre o que é a proposta de valor das organizações mais importantes do mundo.

Entenda o que faz da Apple uma empresa tão respeitada e como é possível aplicar a mesma metodologia para melhorar a maneira como as equipes pensam, agem e se comunicam.

Com mais de 150 mil exemplares vendidos no Brasil, você pode adquirir o livro aqui ou na sua livraria preferida.

3. O Gestor Eficaz (Autor: Peter Drucker)

Em “O Gestor Eficaz”, Peter Drucker aborda o que ele afirma serem as três características fundamentais para a gestão, sendo elas rigor intelectual, praticidade e profundo conhecimento de tendências administrativas com potencial de consolidação.

Atuando como precursor das boas práticas de gestão, os ensinamentos desse livro se mantêm válidos e aplicáveis, muitos anos após sua concepção inicial.

É sem dúvidas um dos melhores livros de liderança e leitura obrigatória para quem deseja se aprimorar como líder empresarial.

4. A Essência do Líder (Autor: Warren Bennis)

Falamos bastante sobre como se tornar um bom líder e nada melhor para desenvolver essa capacidade do que a leitura desse grande clássico.

Em “A Essência do Líder”, Warren Bennis desafia a ideia de que um bom líder é assim por natureza. Segundo o autor, um bom líder é feito. Para comprovar essa afirmação, o livro traz um guia completo sobre as qualidades essenciais para se tornar um bom líder.

5. Os 5 Desafios das Equipes (Autor: Patrick Leoncini)

Focado em storytelling, este livro traz uma estrutura envolvente, realista e instrutiva, que prende o leitor em sua história e mostra como a superação de obstáculos se dá com mais facilidade através do trabalho em equipe e o direcionamento de uma boa liderança.

Além disso, o livro inclui um questionário para avaliação da sua equipe, identificando o caminho ideal para que juntos consigam atingir resultados ainda melhores.

6.  O Poder da Alta Performance (Autor: Brendon Burchard)

De autoria de um dos mais influentes coaches no ramo da alta performance, o livro aborda seis hábitos cruciais para conquistar o sucesso, sendo eles: clareza, energia, necessidade, produtividade, influência e coragem.

Como é de se esperar com uma lista dessas, o conteúdo oferece ótima objetividade e clareza na forma como instrui as lideranças a colocar esses hábitos em atividade junto da sua equipe, obtendo resultados de alto nível.

7. As Armas da Persuasão: como influenciar e não se deixar influenciar (Autor: Robert Cialdini)

Escrito por uma das maiores referências no ramo da persuasão e influência, o psicólogo Robert Cialdini traz técnicas e práticas que podem ser utilizadas por gestores para estimular uma postura comprometida e positiva em relação às decisões estratégicas atribuídas a uma equipe.

Com uma lista de gatilhos psicológicos, o aprendizado contido nesse livro traz informações detalhadas sobre essa metodologia e são uma boa forma de investir na sua capacidade de liderança.

Dicas práticas de liderança

Além dessa lista com alguns dos melhores livros de liderança e gestão de pessoas, também é relevante estar por dentro de algumas dicas. Confira:

Entenda seu estilo de liderança

É essencial entender qual o seu perfil de liderança, uma vez que a sua personalidade irá afetar suas decisões, sua postura e a maneira como interage com sua equipe. Busque explorar suas forças e superar fraquezas para crescer como líder.

Esteja preparado para tudo

A liderança de uma equipe não deve ser pega de surpresa, por isso, trabalhe sua capacidade de reagir a diferentes cenários, de modo que transmita a sensação de estar preparado e com o controle da equipe, independente do momento enfrentado.

Em especial nesse momento de liderança remota e as dificuldades que o modelo traz, desenvolver o preparo como gestor é uma estratégia essencial para manter o desempenho e a moral dos colaboradores.

Lidere com equilíbrio

Uma boa liderança não se dá apenas com cobranças nem discursos motivacionais, é essencial que a gestão adote uma postura equilibrada, profissional e transparente. Mantenha sua equipe ciente dos desafios, dificuldades e metas, ao mesmo tempo que motiva, compartilha feedbacks e demonstra empenho em fazer o seu papel com cada vez mais qualidade.

Liderar através do bom exemplo é uma forma inteligente, eficaz e responsável de incentivar seus colaboradores a seguirem esse caminho.

Esperamos que com as nossas dicas e recomendações de livros sobre liderança você possa se tornar o líder que tanto almeja. Lembre-se de nunca se acomodar e manter a evolução como prioridade.

Através de uma postura constante de afinco e determinação, é possível superar os obstáculos e auxiliar a sua equipe a fazer o mesmo, independente do desafio que se apresentar.

Dica bônus: forneça a melhor ferramenta para sua equipe

Um bom líder sabe identificar ferramentas que podem otimizar o desempenho da sua equipe e é isso que propõe o Software de Atendimento Zendesk, uma plataforma unificada de atendimento que integra seus colaboradores, canais de suporte e clientes em um só lugar.

Faça sua equipe atuar em total harmonia e fique atento aos resultados fornecidos com maior agilidade pelos relatórios de performance, tudo para manter o controle e estimular a autonomia da sua equipe na medida certa.Aproveite e faça uma avaliação gratuita!

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