Ir para o conteúdo principal

Artigo

O que é o mindset ágil? Descubra quais são os pilares e como desenvolver e difundir essa mentalidade na sua empresa

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Você tem ideia sobre o que é um mindset ágil?

Esse tipo de mentalidade teve sua gênese lá em 2001 com a publicação do Manifesto Ágil. Naquela época, um grupo de desenvolvedores de software se reuniu para refletir sobre as práticas adotadas até então e sobre quais mudanças poderiam ser feitas para tornar o desenvolvimento de sistemas mais eficiente e ampliar a geração de valor para os clientes.

Hoje, os valores e princípios definidos pelas 17 profissionais que participaram da elaboração do Manifesto Ágil foram incorporados não somente por empresas do ramo da tecnologia, mas também por organizações dos mais diversos segmentos.

Isso porque mentalidade ágil é algo universal e pode ser adaptada em diferentes tipos de projetos e não apenas no desenvolvimento de softwares.

A maior competitividade do mercado exige dos profissionais e dos líderes uma nova mentalidade, que fosse menos burocrática e mais focada na inovação e na geração de valor constante para os clientes.

Mais do que fazer o uso de metodologias ágeis no desenvolvimento de projetos e condução dos processos organizacionais do dia a dia, é necessário também virar a chave na maneira de pensar.

Com a adoção do mindset ágil, é possível ser mais produtivo no trabalho e fazer uma gestão mais eficaz do tempo e dos recursos disponíveis, visando sempre realizar entregas frequentes, a flexibilidade dos processos, a colaboração e a qualidade.

Para esclarecer melhor esse assunto, elaboramos aqui um conteúdo que vai explicar o que é um mindset ágil e apresentar algumas dicas essenciais que podem ajudar você e sua equipe a desenvolver uma mentalidade ágil:

  1. Propague a cultura do crescimento;
  2. Trabalhe sempre com metas bem definidas;
  3. Enxergue os erros como oportunidade de melhoria;
  4. Seja resiliente.

Veja também: Gestão ágil de projetos: como aplicar?

Entendendo o conceito de mindset na busca pelo sucesso

Antes de explicarmos o que é e como ter um mindset de sucesso, vale a pena desbravarmos o conceito por trás dessa palavra .

Carol Dweck, psicóloga e professora da Universidade de Stanford, concluiu em seus estudos que o mindset se divide em dois tipos: o fixo e o progressivo.

No primeiro tipo de mentalidade, a pessoa encara as situações que são postas à ela utilizando apenas suas capacidades inatas. Com o mindset fixo, a pessoa se sente insegura e não consegue ir além para desenvolver novos conhecimento e habilidades

Por outro lado, naqueles que detêm uma mentalidade progressiva observa-se uma maior disposição do indivíduo para o crescimento. Ele se preocupa em aprender novos talentos e também em se desenvolver pessoal e profissionalmente.

Há uma maior facilidade no mindset progressivo de identificar, reconhecer e corrigir erros. A pessoa se esforça para superar obstáculos e está sempre motivada.

Este vídeo do canal “Seja Uma Pessoa Melhor” explica em mais detalhes o que é “mindset”:

https://www.youtube.com/watch?v=VqipaMrttps 

Leia também: O que é metodologia ágil? Para que serve?

Metodologia ágil: o que é?

Agora que já explicamos o conceito de mindset e a sua relação com a busca pelo sucesso, é hora de adentrarmos no campo da mentalidade ágil. Para isso, é importante lembrarmos antes o que é a metodologia ágil.

As metodologias ágeis ganharam força a partir da publicação do Manifesto Ágil – documento que definiu alguns valores e princípios para orientar o desenvolvimento de projetos de maneira mais eficiente, alinhada às transformações tecnológicas e capaz de gerar mais valor.

Em uma metodologia ágil, busca-se acelerar o desenvolvimento de projetos sem colocar em risco a qualidade das entregas. Há uma valorização do trabalho em equipe, da comunicação transparente, da colaboração com os clientes, da entrega constante e dos ajustes incrementais.

Entrega-se valor durante todo o desenvolvimento do projeto e não apenas no produto final. A cada pequeno ciclo de trabalho concluído, são feitas entregas menores e funcionais.

Com a metodologia ágil, é possível identificar falhas e efetuar as devidas correções mais rapidamente, sem precisar refazer todo o projeto. A adaptação a eventuais mudanças no cenário ocorre com mais agilidade, adequando-se às necessidades do cliente.

As metodologias ágeis fracionam as entregas, permitindo que os clientes tenham uma noção mais clara e antecipada dos resultados finais. Dessa forma, ambas as partes conseguem trabalhar em sinergia, mantendo as expectativas sempre alinhadas.

Para que esses conceitos fiquem ainda mais claros para você, selecionamos este vídeo da Siteware, confira: 

https://www.youtube.com/watch?v=CED2y4YSVUk  

Veja mais: O que é cultura ágil e como elas transformam os valores de uma empresa?

O que é um mindset ágil?

Já sabemos o que é um mindset e o que é a metodologia ágil. Mas o que seria, então, um mindset ágil?

A mentalidade ágil se refere ao pensamento com foco na entrega de resultados de valor e no crescimento.

Implementar essa mentalidade entre os colaboradores é fazer com que eles reconheçam a importância de trabalhar com metas e objetivos bem definidos, de reconhecer os próprios erros e evoluir a partir deles, de desenvolver suas tarefas de maneira organizada e colaborativa e de contribuir para o crescimento coletivo.

O mindset ágil tem a ver com o aprendizado contínuo, com a resiliência, com a rápida adaptação a mudanças no cenário atual, com a criação de soluções inovadoras, com o uso da criatividade e com o compartilhamento de novas ideias.

A partir do mindset ágil, os times ficam mais atentos ao desperdício de tempo com tarefas inúteis e que agregam pouco valor. Cada minuto dedicado ao desenvolvimento dos projetos se torna valioso e exerce impacto sobre os resultados.

Com a mentalidade ágil difundida na organização, há uma consciência por parte dos colaboradores sobre a necessidade de estabelecer fluxos de trabalho menos burocráticos, com base na cooperação e comunicação fluida entre as equipes.

Quer saber ainda mais sobre a mentalidade ágil? Este vídeo do canal “Conexão Ágil” explica tudo de forma bem divertida:

https://www.youtube.com/watch?v=c-fqd6_i-I4 

Confira em nosso blog: Gestão de clientes ágil e eficaz: tudo o que você precisa saber

Quais são os pilares do ágil?

Como você pôde conferir até agora, o mindset ágil é o que faz com que os profissionais se preocupem de maneira constante em inovar e em realizar entregas de valor instantâneo para os clientes.

Os colaboradores se organizam em pequenos grupos autogerenciáveis, abrindo mão da burocracia exagerada e mantendo o foco no cumprimento de pequenas metas.

Nesse sentido, existem quatro pilares do ágil que orientam essa mentalidade dos profissionais de uma organização:

  1. Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas;
  2. Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  3. Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  4. Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Veja cada um deles em detalhes, a seguir:

1 – Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas

É muito importante que os indivíduos envolvidos no projeto consigam se comunicar com clareza e sem ruídos.

Deve-se valorizar as trocas de experiências e de conhecimento entre os profissionais.

2 – Software em funcionamento mais que documentação abrangente

O Manifesto Ágil foi criado, a princípio, para atender as necessidades de profissionais que trabalham no desenvolvimento de software. Mas, com o tempo, várias outras áreas passaram a se inspirar nesse Manifesto para criar uma mindset ágil.

Por isso, substitua “software” por qualquer outro produto ou projeto que a sua empresa esteja desenvolvendo e priorize as entregas funcionais em vez da burocracia, de planos que nunca saem do papel.

3 – Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos

É fundamental que as equipes consigam trabalhar em conjunto com os clientes. Por meio dessa rede de colaboração, é possível realizar entregas que estejam devidamente alinhadas com as necessidades e expectativas dos clientes.

4 – Responder a mudanças mais que seguir um plano

Adotar uma mentalidade ágil não significa deixar de planejar e seguir esse plano. No entanto, é mais importante ser capaz de se adaptar e reagir rapidamente a eventuais mudanças do que se prender ao que foi previamente planejado.

Leia mais: O que é scrum, qual seu objetivo e principais vantagens?

Mentalidade ágil: 4 dicas de como ter um mindset de sucesso

A mentalidade ágil, para ser colocada em prática, requer que se considere um conjunto de valores, princípios e boas práticas no dia a dia.

Para te ajudar a desenvolver um mindset ágil de sucesso, separamos aqui algumas dicas essenciais sobre o que você e suas equipes já podem começar a fazer.

1 – Propague a cultura do crescimento

Para virar a chavinha do mindset ágil, é preciso estabelecer na empresa a cultura do crescimento.

Os colaboradores devem buscar sempre adquirir novos conhecimentos, desenvolver novas habilidades, aprimorar suas competências e buscar constantemente por um desempenho de excelência.

2 – Trabalhe sempre com metas bem definidas

Não há como desenvolver uma mentalidade ágil nos colaboradores da empresa se eles não possuem metas claramente definidas.

Quando os profissionais têm consciência sobre os resultados que se espera deles, eles conseguem se organizar melhor, estabelecer prioridades e acompanhar o próprio progresso.

3 – Enxergue os erros como oportunidade de melhoria

No mindset ágil, busca-se olhar as situações com mais otimismo, enxergando o copo sempre como meio cheio.

Dessa forma, os erros devem ser encarados pelas equipes de trabalho como oportunidades de melhoria. Que lição é possível tirar de cada falha ocorrida durante o desenvolvimento do projeto?

Assim, evita-se repetir os mesmos erros, garantindo maior agilidade e eficiência para projetos futuros.

4 – Seja resiliente

Profissionais interessados em desenvolver um mindset ágil precisam ser resilientes. Isso significa ser capaz de superar obstáculos, desafios e momentos de crise.

A resiliência é uma característica fundamental para a mentalidade ágil. É ela que permite a rápida adaptação e reação a situações desfavoráveis e desconfortáveis.

Ser ágil e ter uma mentalidade ágil significa ser eficiente e não necessariamente ser capaz de realizar todas as tarefas e obrigações com velocidade.

Ter um mindset ágil está mais relacionado ao cumprimento de metas menores, a saber trabalhar de maneira colaborativa e a contribuir com bons insights que contribuam para o bom desempenho coletivo.

Em resumo, o que podemos concluir sobre o mindset ágil é que essa é uma mentalidade cada vez mais necessária e que deve ser difundida nas organizações que querem gerar mais valor para os seus clientes, otimizar seus processos, reduzir desperdícios de tempo e dinheiro e aumentar a produtividade dos times.

Busque desenvolver o mindset ágil e propagar a cultura do Agile na sua empresa. Assim, você conseguirá tornar o seu negócio mais competitivo, alcançar resultados de excelência e promover a melhoria contínua de seus processos.

Veja também: Scrum vs Kanban: qual o melhor para seu projeto?

Equipes de atendimento ao cliente também podem se beneficiar bastante ao usar metodologias ágeis. Some todas essas vantagens à escolha das ferramentas certas e obtenha resultados além do esperado!

As ferramentas de atendimento ao cliente da Zendesk contam, com tudo que sua empresa precisa para tornar a experiência de seus clientes inesquecível: Inteligência Artificial, múltiplos canais de contato, informações integradas, experiência personalizada, métricas de poderosas e muito mais!

Veja agora uma demonstração e faça também uma avaliação gratuita!!

Histórias relacionadas

Artigo
7 min read

Quais são as competências do profissional de atendimento?

Conheça quais são as 10 principais competências do profissional de atendimento ao cliente e saiba como desenvolvê-las nos colaboradores.

Artigo
12 min read

Como o mau atendimento ao cliente pode afetar sua empresa?

Demora para ser atendido, poucos canais de contato etc. O que resulta em um mau atendimento ao cliente? Confira os motivos e como evitá-los.

Artigo
7 min read

4 dinâmicas para entrosamento de equipe para motivar seu time

Quer aumentar o engajamento dos colaboradores? Conheça as melhores dinâmicas para entrosamento de equipe, eleve a motivação e tenha mais resultado!

Artigo
18 min read

POP - Procedimento Operacional Padrão: o que é? 8 vantagens

Entenda o que é POP (Procedimento Operacional Padrão), como fazer, qual a sua importância e principais vantagens que ele pode gerar para a sua empresa.