Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

Motivação 3.0: como ela impacta na performance da sua equipe

Por Zendesk

Última atualização em 13 março 2023

“Seres humanos têm um impulso inato de serem autônomos, autodeterminados e conectados uns aos outros”. Esta frase, de autoria de Daniel Pink, faz parte do livro Motivação 3.0. 

A teoria de Pink nos ajuda a ressignificar o conceito de motivação, despertando, em nossas equipes de trabalho (e na vida), estímulos internos para a superação e a alta performance. 

Que tal entender um pouco mais sobre o conceito e como incorporá-lo em seus times? Neste artigo, reunimos algumas informações inspiradoras que podem te ajudar a dar o primeiro passo. 

O que é motivação 3.0?

A motivação 3.0 é um conceito que se diferencia do modelo tradicional de motivação. 

Se antigamente pautamos nossos estímulos na necessidade de sobrevivência (a chamada motivação 1.0) e, posteriormente, na possibilidade de obter recompensas (a chamada motivação 2.0), a proposta do novo conceito é de que, na verdade, a motivação parte de um estímulo interno

No contexto do trabalho, cabe, às lideranças, resgatar um motor interno, ou seja, aquilo que move cada colaborador e o leva à evolução e ao desenvolvimento.

Antes de continuar a leitura, reserve alguns minutos para ver o autor da teoria, Daniel Pink, explicando como funciona o “jogo da motivação”.

Livro Motivação 3.0 

O conceito de Motivação 3.0 foi abordado de forma ampla em um livro, de mesmo nome. 

A partir de extensas pesquisas e consultas a relatórios científicos produzidos por economistas do MIT (Massachussets Institute of Technology) e análises financiadas pelo Banco Central dos Estados Unidos, Dan Pink mergulha no estudo do comportamento humano.

Sua intenção é mostrar, com embasamento científico, que o modelo de motivação baseada em recompensas, conhecido e praticado pelas empresas, pode não ser a melhor forma de incentivar funcionários a produzirem mais e melhor.

Motivação intrinseca e extrinseca: entenda a diferença

Para compreender o potencial da motivação 3.0, é preciso ter clareza sobre duas formas de estimular o alcance de objetivos: o caminho intrínseco e o extrínseco. 

A motivação extrínseca é aquela que acontece de fora para dentro. Ela se caracteriza como um movimento de reação a um estímulo. É o que ocorre nas práticas de motivação 2.0, relacionadas à ideia de recompensas. 

Sob o olhar corporativo, Dan Pink defende que ações com motivação extrínseca podem, sim, ser funcionais. Entretanto, são eficientes, sobretudo, quando têm um objetivo ou meta pontuais.

A motivação intrínseca, em contrapartida, é aquela que ocorre de dentro para fora. Neste caso, a motivação em si é a ação, e ela provoca uma reação, que, no ambiente corporativo, é a produtividade e o cumprimento de metas. 

Isso significa que quando o colaborador se sente satisfeito e motivado, ele tende a buscar por um melhor desempenho, o que contribui para o fortalecimento da percepção de sentido para a vida (ou para o cargo ocupado). 

Pilares da motivação 3.0

A ideia da motivação intrínseca se sustenta na existência de 3 pilares. A ideia é cultivar cada um deles dentro de si para que estimulem a adoção de práticas e hábitos que levem à produtividade e à alta performance

Os pilares da motivação 3.0 são: 

1- Autonomia 

Trata-se do desejo humano de ter controle sobre sua vida, seus atos. No ambiente corporativo, a autonomia é um dos drivers da produtividade, uma vez que possibilita, ao colaborador, encontrar, por si próprio, o caminho para resolver demandas e tomar decisões com confiança e assertividade.

2- Excelência

Segundo a teoria de Dan Pink, os seres humanos carregam, dentro de si, uma vontade crescente de se tornarem continuamente melhores em determinadas tarefas. 

Quando transpomos este pilar para o ambiente empresarial, encontramos colaboradores empenhados em aprender de forma continuada, atentos aos treinamentos e ações de desenvolvimento pessoal e conscientes de que o esforço permanente leva a um desempenho de excelência. 

3- Propósito

Por fim, o terceiro pilar da motivação 3.0 é o propósito. Funcionários orientados pelo propósito têm, como objetivo, conferir significado àquilo que fazem. Isso significa que trabalham conscientes de que suas ações cotidianas contribuem para atingir um objetivo maior, comum a toda a empresa.

Como a motivação 3.0 impacta na performance da sua equipe?

Até aqui, você certamente já percebeu que cultivar a motivação 3.0 nas equipes pode revolucionar a maneira como cada colaborador enxerga seu papel na empresa. 

Para te ajudar a tangibilizar ainda mais os impactos da teoria de Dan Pink na sua empresa, pontuamos alguns dos pontos positivos de desenvolver a motivação como estímulo à adoção de práticas de alta produtividade na rotina: 

  • clima organizacional mais equilibrado e positivo;
  • melhores resultados;
  • mais satisfação ao consumidor (que entra em contato com agentes altamente engajados);
  • menos turnover;
  • redução do absenteísmo;
  • equipes mais motivadas;
  • fortalecimento da cultura da empresa; 
  • posicionamento corporativo coerente e sólido (uma vez que a equipe interna corrobora com os valores e missão do negócio).

Motive seu time com as ferramentas certas 

Além de desenvolver o senso de propósito, autonomia e excelência nas equipes, a prática da motivação 3.0 também demanda, por parte das lideranças, fornecer equipamentos e tecnologias que viabilizem a sinergia entre as metas e objetivos corporativos e as práticas cotidianas. 

Nesse sentido, e sobretudo para empresas com uma força de vendas expressiva, contar com o apoio de ferramentas como o software de atendimento ao cliente contribui para a criação de rotinas de trabalho organizadas, orientadas por dados e sistematizadas.

Além disso, a integração do trabalho com setores adjacentes confere senso de pertencimento e responsabilidade às equipes. 

Quer entender como as funcionalidades de um software de atendimetno ao cliente contribuem ativamente como uma ferramenta de apoio à motivação 3.0? Preencha o formulário e experimente o Zendesk Service por um período gratuito!

Histórias relacionadas

Artigo
5 min read

Insights de inovação para atendimento: conheça as principais tendências!

Confira os principais insights de inovação para atendimento e como a Zendesk pode ajudar a oferecer soluções de experiência do cliente de alto nível.

Artigo
6 min read

Privacidade de dados em IA: importância e o papel dos líderes de CX

Entenda a importância da privacidade de dados em IA, o papel dos líderes de CX na proteção de dados e as principais tendências de privacidade.

Artigo
6 min read

O que é empatia digital? A evolução dos chatbots e o impacto na interação entre clientes e marcas

Entenda o que é empatia digital e a evolução dos chatbots que se adaptam às necessidades dos clientes para oferecer atendimento de alto nível.

Artigo
6 min read

O futuro do atendimento ao cliente: a revolução da IA generativa

Saiba o que esperar do futuro do atendimento ao cliente com a solidificação da IA generativa como uma das tendências para os próximos anos.