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O que é push notification e como ele auxilia seu atendimento?

Publicado 3 março 2022
Última atualização em 3 março 2022

Atualmente, é bastante comum termos instalados em nossos smartphones aplicativos de empresas das quais consumimos. Seja para aproveitar as ofertas especiais feitas por elas dentro desse canal ou mesmo porque gostamos da marca e desejamos ter um relacionamento mais profundo. É dentro deste cenário que o conceito sobre o que é push notification aparece.

O que é push notification?

Push notification são mensagens enviadas por empresas para consumidores sem que eles tenham solicitado o início da comunicação. As notificações de push usam como canais de transmissão os sites e aplicativos instalados no smartphone e tablets dos clientes.

Tão importante quanto apresentar o que é push notification é fazer você compreender o que ele não é. Um SMS não é uma push notification. Logo, empresas que enviam SMS para seus clientes não estão trabalhando como uma mensagem push.

Entretanto, assim como o SMS, o push notification também é uma estratégia de comunicação ativa da empresa com o consumidor.

Isso quer dizer que, ao invés de esperar que o consumidor venha até a marca, o que seria um comportamento passivo, a própria organização inicia a comunicação enviando uma mensagem por conta própria.

Para que um consumidor receba essa mensagem push ele deve ter autorizado, em algum momento, a comunicação da empresa, seja a partir da instalação de um app da marca ou ao acessar o site da organização. Qualquer uma dessas duas ações são consideradas como uma demonstração de interesse do usuário sobre a empresa e então uma mensagem push pode ser enviada.

É possível, entretanto, que as notificações push sejam desativadas pelos usuários, tanto no aplicativo como nos navegadores.

Para isso, é necessário que o cliente acesse as configurações do app ou do site e opte pelo não recebimento dessas mensagens.

Oferecer essa possibilidade aos usuários faz parte de uma estratégia que visa a criação de uma experiência de qualidade oferecida por sua empresa aos seus consumidores.

Push notification: como funciona?

Você já deve ter notado que além das mensagens no WhatsApp ou na área de SMS do seu smartphone, você também recebe outros tipos de notificações das empresas.

Geralmente, elas aparecem na área superior do smartphone e podem ser seguidas por algum som ou vibração que informa que a notificação chegou.

Em alguns casos, vai depender da sua configuração no celular, essas mensagens aparecem com a tela ainda bloqueada ou já desbloqueada, nas opções da parte de cima da tela.

Mas, como essas mensagens vão parar ali? Como as empresas são capazes de enviá-las?

Seja você um usuário curioso para saber mais sobre a tecnologia ou um gestor de empresa que tem interesse em implementar a solução, essas são perguntas comuns, que podem estar passando pela sua cabeça.

Para uma marca enviar uma push notification a um usuário ela precisará:

No caso de mensagens que são enviadas a usuários que estão acessando o site da empresa por navegador, também é necessária a contratação de um software que permita o envio automático das mensagens.

Nesses casos, as notificações aparecem na tela de navegação e o usuário pode clicar nessas mensagens ou fechá-las.

Ao clicar, ele é direcionado para uma página que aborda o tema da mensagem, que chamou a sua atenção.

Nas notificações de push, dentro dos smartphones, o usuário, ao clicar na notificação, geralmente, é direcionado para o aplicativo da empresa, que já está instalado.

Ofereça sempre a opção do usuário fechar a mensagem para garantir uma boa experiência e ter certeza de que sua mensagem não está atrapalhando, por exemplo, a visualização de outras informações dentro dos canais da sua empresa ou do telefone do usuário.

Sem dúvidas, além de ter um software que permita o envio de push notification, a empresa precisa criar uma estratégia de comunicação que seja eficiente, com mensagens que realmente gerem interesse em quem recebe.

Quando usar mensagens push?

Existem diferentes aplicações para notificações de push e qualquer empresa pode utilizá-las para variadas necessidades.

E-commerces, por exemplo, podem aproveitar para enviar mensagens com descontos e campanhas de frete grátis, incentivando que os consumidores acessem o aplicativo da loja.

Vale considerar que, mesmo com o aplicativo da empresa instalado, os usuários precisam de incentivos para acessar esses canais. Afinal, as pessoas já possuem um número considerável de apps que acessam diariamente, como de redes sociais e email, e sem incentivo é possível que o aplicativo da sua empresa fique esquecido no smartphone ou mesmo seja apagado com o passar do tempo.

O envio das push notifications tem como objetivo manter o relacionamento entre a sua empresa e seus consumidores aquecido e próximo.

Essas mensagens têm como papel relembrar os benefícios de continuar com o aplicativo instalado e incentivar a conversão por meio do compartilhamento de mensagens relevantes que chegam no smartphone do cliente ou incentivam que ele continue a navegar pelo site.

Dentro de um mercado em que a concorrência é enorme e o volume de informações com as quais o seu cliente lida diariamente é gigantesco, criar uma estratégia que inclua o que é push notification é um caminho interessante para manter o relacionamento próximo e destacar sua marca frente às demais.

Fazer o cliente acessar seu site ou baixar seu aplicativo é uma etapa indispensável para as estratégias de vendas, mas as etapas que seguem também precisam ser muito bem trabalhadas para que você obtenha o melhor retorno sobre investimento possível. As ações de push notifications ajudam nas etapas seguintes, entre elas:

  • manter o cliente engajado,
  • gerar conversão,
  • apresentar os benefícios da sua solução.

Como dissemos acima, para que tudo isso possa ser aplicado você vai precisar de um software que permita o envio dessas notificações.

A Zendesk oferece uma solução completa de chat que inclui a ativação de notificações por push em aplicativos para dispositivos móveis. Acesse o site, conheça mais sobre a ferramenta e entenda como incluí-la em sua estratégia de vendas e atendimento ao cliente.