Artigo

Descubra o que é uma empresa de outsourcing e as vantagens de adotar esse tipo de estratégia

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 22 Dezembro 2020
Última atualização em 22 Dezembro 2020

Empresas de outsourcing são aquelas que fornecem serviços de forma especializada para organizações que não desejam focar suas atividades nesses processos, preferindo se dedicar ao core business de seu negócio.

Você já sabia o que é uma empresa de outsourcing? Segundo uma pesquisa global da Deloitte, só no que se refere à computação em nuvem substituindo o uso de servidores próprios, 93% das empresas já fizeram essa terceirização ou estão muito dispostas a fazê-lo.

E a razão para isso é clara: imagine poder transferir a responsabilidade de alguns setores importantes do seu modelo de negócio para uma outra empresa que possui maior expertise nessas áreas em questão, como finanças, contabilidade e tecnologia da informação, conseguindo, assim, reduzir custos e aumentar a qualidade.

Essa é a proposta do outsourcing. Se você ficou curioso e quer saber mais sobre essa tendência, então você precisa continuar a leitura deste conteúdo.

Nas próximas linhas, vamos mostrar explicar o que é outsourcing, o que difere outsourcing da terceirização e quais as vantagens de contratar uma empresa de outsourcing:

  1. Redução de custos operacionais;
  2. Acesso a conhecimentos especializados e atualizados;
  3. Mais produtividade;
  4. Aumento da vantagem competitiva;
  5. Maior foco no seu core business;
  6. Processos padronizados;
  7. Escalabilidade.

Além disso, você também vai conferir alguns exemplos de serviços de outsourcing que você pode contratar para o seu negócio.

O que é outsourcing?

O que é outsourcing pode começar a ser definido pela tradução desse termo de origem inglesa. Em livre tradução, “out” significa “fora”; source significa “fonte”. Então, outsourcing significa “fonte de fora”. Logo, podemos definir o outsourcing como uma estratégia em que se recorre a fontes externas para realização de determinados trabalhos.

No outsourcing, contrata-se uma empresa especializada em uma área do negócio para que ela se responsabilize pelas tarefas e funções que envolvem esse processo.

Os setores aos quais as empresas que prestam serviços de outsourcing se dedicam estão intimamente ligados à estratégia da empresa contratante e, por isso, requerem profissionais de alto nível de qualificação.

O que é uma empresa de outsourcing?

É fácil entender o que é uma empresa de outsourcing, trata-se justamente da organização que vai fornecer serviços terceirizados para uma área específica da empresa contratante.

Normalmente as empresas de outsourcing possuem o know how e a expertise que faltam à contratante em determinadas áreas do negócio.

Assim, em vez de desenvolver um time e uma infraestrutura do zero para um setor que não está diretamente ligado a sua proposta de valor (mas que desempenha papel estratégico), a organização pode contratar uma outsourcing e deixar que ela se encarregue das tarefas que envolvem esse setor.

Ou seja, a empresa de outsourcing busca auxiliar as companhias que as contratam a solucionar problemas e a gerenciar áreas estratégicas do modelo de negócio a partir do fornecimento de mão de obra especializada.

Tendências em serviços de outsourcing

Uma das áreas que mais vem sendo substituída nas empresas por meio do outsourcing é a de tecnologia da informação.

Segundo pesquisas, o suporte técnico de sistemas internos das empresas é terceirizado por 83% delas. E quando incluímos nesse suporte a manutenção dos hardwares, esse índice do uso de outsourcing sobe para 85%. Já quanto ao desenvolvimento de softwares para gestão interna, o outsourcing é empregado por 44% das empresas.

Para processos mais simples, como hospedagem de sites e gestão de mídias sociais, os números são menos impressionantes, mas ainda bastante relevantes:

  • 29% das empresas usam outsourcing para gestão de mídias sociais;
  • Hospedagem de sites e computação em nuvem são terceirizadas por 51% das organizações;
  • A criação de páginas na internet é terceirizada por 42% das companhias.

Outra informação interessante, esta colhida na pesquisa global da Deloitte com grandes empresas, mostra que 39% das organizações pesquisadas usa licitação competitiva para escolher seus fornecedores de outsourcing.

Outro estudo sobre o outsourcing na área de TI, divulgado pela revista da UEPA, mostraram os seguintes benefícios ao se adotar essa prática:

  • 70% dos entrevistados conseguiram redução de custos com a adoção da terceirização;
  •  76% das empresas afirmam que conseguiram melhorar a alocação dos seus recursos, focando no core business do negócio.

No entanto, a pesquisa mostrou também certezas preocupações por parte de algumas dessas empresas:

  • 34% delas temem que a terceirização possa gerar dependência;
  • 2% afirmaram que ocorreu aumento nos custos. 

Como conclusão,os dados do estudo revelam que 91% dos entrevistados estão satisfeitos com os serviços de terceirização de TI.

Assim, parece que o outsourcing tem se mostrado vantajoso para as empresas. Mas como isso funciona na prática? Veja, a seguir, alguns exemplos de serviços de outsourcing.

  • Já ouviu falar em outsourcing das coisas? Este vídeo da revista Forbes Brasil vai te mostrar algumas informações interessantes sobre esse tema:

Exemplos de serviços de outsourcing

É possível contratar empresas que prestam serviços de outsourcing nas mais diferentes áreas do negócio.

Você pode recorrer a empresas de terceirização de TI, de contabilidade, de finanças, de advocacia, de publicidade, de recursos humanos e até mesmo de atendimento ao cliente.

Todos esses serviços requerem conhecimentos especializados e possuem valor estratégico para o desempenho da organização contratante.

Veja mais detalhes de cada um desses serviços de outsourcing:

Tecnologia da informação

Esta é uma área bastante específica e de conhecimentos complexos, por isso, contar com uma empresa especializada pode ser de grande ajuda para um negócio cujo foco não se relaciona com TI.

Contabilidade

Um dos mais tradicionais serviços terceirizados pelas empresas, a contabilidade costuma ser uma atividade de apoio e, por isso, ideal para o outsourcing.

Atualmente, startups de contabilidade online têm oferecido esses serviços com preços bastante competitivos.

Advocacia

Outra atividade extremamente técnica e específica, a advocacia costuma ser terceirizada na maioria das empresas que, assim, contam com auxílio especializado.

Publicidade

Em parceria com os departamentos de marketing das empresas, as agências de publicidade se encarregam de criar peças de divulgação, veicular anúncios, gerenciar mídias sociais etc.

Recursos humanos

Na maioria dos casos com foco na parte burocrática dessa área, como gerar folhas de pagamento ou gerenciar processos de desligamento, o outsourcing de recursos humanos também pode ser usado de forma mais estratégica, com ajuda do people analytics, por exemplo.

Atendimento ao cliente

Por fim, outra área muito visada para o outsourcing é o atendimento ao cliente, por meio de centrais de atendimento telefônico integradas ou não com outros canais de atendimento, como chats e mídias sociais.

Diferença entre outsourcing e terceirização

Para que você possa entender o que é uma empresa de outsourcing, é importante também pontuarmos a diferença entre outsourcing e terceirização.

Outsourcing é um tipo de terceirização. Isso não significa que esses dois termos sejam a mesma coisa.

O outsourcing se refere à contratação de serviços especializados e que requerem uma qualificação mais elevada. Conforme já mencionamos em linhas anteriores, esse tipo de estratégia é direcionada a áreas do negócio de importância estratégica.

Por outro lado, a terceirização também é uma prática de recorrer a fontes externas para desempenhar determinadas funções dentro da empresa contratante. No entanto, as tarefas não requerem especialização e têm pouco relevância para a estratégia da organização, como é o caso dos serviços de jardinagem, limpeza, manobrista, segurança etc.

Vantagens do outsourcing: vale à pena terceirizar serviços na sua empresa?

Finalizando nosso conteúdo sobre empresa de outsourcing, é hora de conferir quais são as principais vantagens do outsourcing.

Afinal, será que vale mesmo a pena terceirizar determinados serviços importantes na sua empresa?

Veja a seguir os benefícios que o seu negócio pode experimentar ao aderir ao outsourcing.

1. Redução de custos operacionais

Ao transferir a execução de alguns processos para uma empresa especializada, a organização atingirá os objetivos desejados com mais eficiência, isso é: usando menos recursos.

Além disso, custos de aquisição de equipamento e de softwares, de contratação e de seleção de colaboradores, de desligamento de funcionários, de treinamento de equipes e outros deixam de existir.

2. Acesso a conhecimentos especializados e atualizados

Hoje, com a transformação digital nas empresas e a quarta revolução industrial, a cada dia uma nova tecnologia surge para auxiliar na execução dos mais diversos processos.

E é muito difícil que uma empresa possa estar a par de todas a novidades em todos os setores e departamentos da organização.

No entanto, ao fazer outsourcing com uma empresa especializada em determinada área de atuação, essa empresa será capaz de conhecer e empregar essas novas tecnologias que, de uma forma ou de outra, acabam sendo acessíveis à organização contratante do outsourcing.

3. Mais produtividade

Como o foco da empresa de outsourcing é exatamente o serviço que opera para a empresa contratante, ela tem ganhos de escala e domina os processos. Assim, é extremamente produtiva.

Ao contratar esses serviços, a empresa que utiliza o outsourcing será tão produtiva, nessa área, quanto sua fornecedora.

4. Aumento da vantagem competitiva

Custos operacionais menores, acesso a novas tecnologias e mais produtividade só podem fazer com que a empresa consiga operar de formas mais eficiente que seus concorrentes. Assim, adquire uma vantagem competitiva. 

Além disso, deixa de perder tempo com essas atividades terceirizadas e foca em uma atuação mais estratégica, o que também ajuda a superar a concorrência.

5. Maior foco no seu core business

Não apenas foco em atividades estratégicas, mas também em sua atividade fim, aquela que gera caixa para empresa

Essa é outra grande vantagem do outsourcing. Dessa forma, atividades como contabilidade, serviços de TI, recursos humanos, help desk e outras deixam de consumir o tempo dos colaboradores da empresa, que podem se dedicar à inovação de produtos, a conhecer melhor seus clientes, a criar ações de marketing e vendas, entre outras, diretamente ligadas ao crescimento do negócio e à conquista de mercado e de novos clientes.

6. Processos padronizados

A empresa de outsourcing, como já destacamos, domina os processos que oferece a seus clientes corporativos.

Assim, eles estão todos desenhados de forma otimizada, padronizados segundo as melhores práticas do mercado e contando com softwares para acompanhamento dos resultados e fiscalização dos resultados pela empresa contratante.

7. Escalabilidade e flexibilidade

Imagine que sua empresa apresenta uma queda de vendas e, consequentemente, no nível de serviços que tem que operar junto a seus clientes e manter as atividades de produção.

Se parte de seus processos é fornecida por meio de outsourcing, basta negociar com a empresa fornecedora a redução dos serviços oferecidos, evitando custos com dimensões de colaboradores, entre outros. 

Além disso, essa mudança é feita de forma bastante ágil e sem grande estresse para a organização.

Da mesma forma, se a intenção é ampliar a atuação, pois houve um aumento de atividade, a empresa de outsourcing, por ser especializada, conseguirá muito mais facilmente escalar as operações para atender às suas demandas.

Bom, ficou claro o que é uma empresa de outsourcing? Então que tal implementar essa estratégia no seu modelo de negócio?

Se você procura atender seus clientes da melhor forma, seja com uma estrutura própria ou por meio de outsourcing, saiba que a Zendesk conta com soluções integradas e omnichannel para você proporcionar as melhores experiências para seus clientes, além de contar com a inteligência dos dados colhidos durante esses contatos para tomar as melhores decisões de negócios.