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Confira 5 dicas sobre o que seria necessário para você realizar um atendimento personalizado na sua empresa

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 22 julho 2022

Será que vale a pena investir em atendimento personalizado? Se você está em dúvida, precisa ver este números:

  • 80% dos cliente estão mais propensos a fazer uma compra se o atendimento for personalizado (Epsilon);
  • Em 2019, 72% dos consumidores só interagiram com ações de marketing quando especificamente personalizadas para seus interesses (Smarter HQ);
  • 80% dos consumidores que se consideram compradores frequentes só compram de empresas que personalizam suas experiÊncias de contato com o cliente (Smart Insights).

Bom, depois desses dados, com certeza você percebeu a importância de personalizar o atendimento ao cliente

Mas você tem ideia sobre o que seria necessário para você realizar um atendimento personalizado?

Para conseguir se destacar da concorrência, a personalização nas interações com os clientes se tornou um requisito básico.

Com um público cada vez mais exigente, é preciso ir além de procedimentos simples, como chamar os clientes pelo nome em ações de marketing e oferecer produtos e serviços de qualidade.

É necessário fazer com que cada cliente se sinta, de fato, único e especial e perceba que a marca entende e respeita suas individualidades.

Tendo isso em vista, convidamos você a continuar a leitura deste artigo para descobrir o que seria necessário para você realizar um atendimento personalizado:

  1. Conheça cada um dos seus clientes;

  2. Humanize suas interações;

  3. Faça ofertas exclusivas;

  4. Ofereça diferentes canais de atendimento integrados;

  5. Capacite o seu time de atendimento.

Confira também nas próximas linhas se o atendimento personalizado é uma realidade ou uma tendência no mundo corporativo.

Veja também: Entenda a importância da criação de persona para um bom atendimento

O que é atendimento personalizado?

Para entender o que é atendimento personalizado, você deve considerá-lo como um tipo de interação que a empresa estabelece com seus clientes levando em conta suas individualidades e demais aspectos que os tornam únicos.

Personalizar significa tornar pessoal. Logo, o atendimento personalizado tem como principal objetivo atender as necessidades dos clientes de modo a fazer com que eles se sintam únicos e não como apenas “parte de um todo”.

O atendimento personalizado considera as especificidades de cada demanda e as características de cada cliente, adaptando as soluções e a comunicação a expectativas também específicas.

Leia também: Os problemas do atendimento robotizado: como a humanização pode ajudar a atender melhor os clientes

Atendimento personalizado: uma realidade ou uma tendência?

O atendimento personalizado já é uma realidade para muitas empresas dos mais diferentes segmentos.

Muitos modelos de negócio já entenderam o fato de que a personalização é uma importante forma de conseguir se diferenciar entre os concorrentes e conquistar a preferência do público.

Empresas como as plataformas de streaming, por exemplo, investem pesado na personalização do atendimento.

A Netflix permite separar os diferentes usuários que utilizam a mesma conta (pai, mãe, filhos pequenos, adolescentes etc.), por meio de avatares. Além disso, a plataforma indica títulos de acordo com as preferências de cada usuário por meio do histórico de filmes e séries já assistidos ou marcados como “Gostei” e “Não gostei”.

Já no Spotify, o usuário consegue criar playlists de acordo com seus gostos musicais. E mais: a própria plataforma cria playlists diárias para cada usuário de acordo com as músicas ouvidas recentemente e marcadas como “Gostei”.

No entanto, empresas consideradas mais tradicionais ainda apresentam certa resistência ou mesmo dificuldade em enxergar seus clientes como indivíduos com necessidades, expectativas e demandas específicas.

Nesse caso, existem algumas boas práticas que podem ser implementadas para que o atendimento personalizado deixe de ser uma mera tendência e se torne, de fato, uma realidade. E é sobre isso que falaremos no tópico a seguir.

Afinal, como fazer um atendimento personalizado?

O que seria necessário para você realizar um atendimento personalizado?

Agora que você já sabe o que é atendimento personalizado, é hora de conferir o que seria necessário para você realizar um atendimento personalizado na sua empresa.

Confira nas próximas linhas 5 dicas valiosas:

1 – Conheça cada um dos seus clientes

Só será possível personalizar o seu atendimento se você conhecer a fundo os seus clientes. Procure levantar dados demográficos sobre seus clientes, bem como suas dores, necessidades, preferências e padrões comportamentais.

Para isso, uma ferramenta que ajude a coletar, tratar e analisar os dados dos clientes é fundamental.

Leia mais: Insights para o Explore: um guia de gestão de mudanças

2 – Humanize suas interações

Todas as vezes que seus clientes entrarem em contato com a sua empresa, eles precisam perceber que existe um ser humano do outro lado. 

Mesmo que essas interações ocorram por e-mail, telefone, rede social, chatbot etc., é importante procurar humanizar esses contatos.

Veja mais: O que é atendimento humanizado: será que vale a pena abraçar essa estratégia?

3 – Faça ofertas exclusivas

Um atendimento personalizado também passa pelo oferecimento de certas exclusividades, como condições de pagamentos, versões exclusivas do produto, disponibilização antecipada de um lançamento etc.

4 – Ofereça diferentes canais de atendimento

Personalizar o atendimento também significa oferecer diferentes canais para que isso aconteça. 

Assim, o cliente poderá escolher aquele de sua preferência e não ficará restrito a apenas um ou dois.

Além disso, se o atendimento for integrado, ao mudar de canal, as informações do cliente já estão personalizadas e, assim, ele não terá que repetir dados para o próximo atendente.

Entenda melhor como isso funciona neste vídeo:

5 – Capacite o seu time de atendimento

Por fim, é necessário oferecer treinamentos e investir em capacitação para a equipe de atendimento de modo a prepará-la para usar as práticas de personalização das interações com os clientes.

Neste vídeo, você vai descobrir como personalizar o atendimento ao cliente usando formulários do Zendesk Chat:

Bom, agora que você já sabe o que seria necessário para você realizar um atendimento personalizado, mãos a obra? Personalize o atendimento aos seus clientes e conquiste a preferência deles.

A Zendesk é especializada em ferramentas de relacionamento com o cliente que prometem experiências personalizadas e omnichannel. Peça uma demonstração agora mesmo!

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