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Afinal, qual é o segredo das pessoas carismáticas?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 21 setembro 2021
Última atualização em 21 setembro 2021

Sempre quis entender o segredo das pessoas carismáticas? Então, seja muito bem-vindo!

Na matéria de hoje, reunimos 11 pontos que fazem uma grande diferença nas relações interpessoais – e que você pode usar para se inspirar.

O fato é que o poder do carisma é imenso, e a primeira dica (e talvez a mais importante) é mudar o mindset: o que importa não é ser o melhor. É ser o melhor para os outros.

Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar a leitura!

O que é ser carismático?

Um dos pilares da liderança carismática, segundo um estudo do professor George Sparks, da Kaplan University, é a habilidade de falar – mas, principalmente, de agir – e fazer com que um grupo se sinta inspirado e compartilhe das mesmas visões do líder.

Diante disso, o que fazer para ter mais carisma? Qual é o segredo das pessoas carismáticas?

Bom, o centro da questão é tirar um pouco a luz de cima de você e colocá-la sobre os outros. Em resumo, ser carismático é não se preocupar muito como te veem – e sim como você enxerga as pessoas.

Ao reunir uma série de qualidades, digamos, “humanas” de verdade, é mais fácil fazer com que os outros se sintam bem ao seu lado.

Para isso, 11 pontos podem ajudar. Na sequência, você vai compreender a importância de:

  1. Ouvir;
  2. Saber o nome das pessoas;
  3. Demonstrar empatia;
  4. Agir naturalmente;
  5. Evitar julgamentos;
  6. Saber se comunicar;
  7. Ver o lado bom das coisas;
  8. Controlar o ego;
  9. Admitir os próprios erros;
  10. Inspirar os outros.

Continue lendo para saber mais!

Qual o segredo das pessoas carismáticas?

1. Ouvir

Ouvir mais do que falar é uma qualidade dos carismáticos. Quando você escuta sinceramente, consegue captar melhor o pensamento e o sentimento dos outros.

Ah, e como todo diálogo exige uma resposta, nessa hora o carisma também está presente. É bom parar, refletir e preparar um retorno especial para seu interlocutor – a fim de criar conexões fortes.

2. Saber o nome das pessoas

Tratar o outro pelo nome ajuda (e muito) a entender o que é ser carismático. Afinal, além de demonstrar respeito, revela que seu colega (ou subordinado, ou cliente) não é apenas mais um entre tantos – e sim um indivíduo. Com nome!

Lembra que falamos que ter carisma é jogar luz sobre as pessoas? Começar uma conversa pelo nome pode ser o primeiro passo para isso.

3. Demonstrar empatia

Além de ser importante na gestão de equipes, a empatia está na prateleira alta do atendimento ao cliente. Para ter uma ideia da sua relevância, 49% dos compradores querem que os agentes tenham empatia durante o serviço de suporte (segundo o Relatório de CX da Zendesk).

É a famosa comunicação humanizada, que tem tudo a ver com ser carismático. Ela consiste em se colocar no lugar do outro e tentar imaginar o que ele gostaria (ou não) de ouvir.

Mas cuidado! A linha entre a simpatia e a falsidade é tênue. Enquanto a segunda surge de uma atitude forçada, a primeira é natural. E isso nos leva ao próximo tópico!

4. Agir naturalmente

Ser você mesmo. Esse é um dos segredos das pessoas carismáticas, pois traz à tona os seus valores. Se não sente algo de verdade, evite fingir. Além de não acrescentar nada aos outros, não acrescenta para você.

Para ser carismático, deixe que sua essência apareça naturalmente – e isso deve surgir com pequenas atitudes no dia a dia. Colocar-se de igual para igual com os seus funcionários pode ser um bom começo!

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5. Evitar julgamentos

Tudo bem que a intuição tem grande valor – mas fazer prejulgamentos, sem ao menos abrir espaço para entender o que a pessoa sente (ou como ela é de verdade), tem mais a ver com preconceito do que com intuição.

O carismático é aquele que, antes de falar sobre alguém, fala com esse alguém.

6. Saber se comunicar

A comunicação é uma via de mão dupla e é ponto importantíssimo no carisma. Ah, e é válido saber que o bom comunicador nem sempre é extrovertido – mas sim aquele que consegue envolver as pessoas ao seu redor.

E como fazer isso? Falando sobre si, sobre os problemas, sobre as conquistas, sempre com sensibilidade e respeito às diferenças.

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7. Ver o lado bom das coisas

Ninguém está bem o tempo todo, mas dá para fazer um esforço (mesmo que um pouquinho por dia) para encarar a vida com mais otimismo.

Sempre haverá dois lados, claro, mas enxergar o lado bom – e transmitir essa alegria e positividade às pessoas – é primordial para ser mais carismático.

8. Controlar o ego

Ter carinho por si próprio é louvável. Mas colocar-se acima de todos (e supervalorizar-se, sem que isso venha dos outros) é um tiro no pé.

Tente pegar mais leve consigo mesmo e evite a vaidade excessiva – muitas vezes por achar que estão competindo com você.

A pessoa carismática é aquela que joga junto e não deixa que seus objetivos individuais se sobressaiam ao interesse coletivo.

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9. Admitir os próprios erros

Saber aceitar as falhas – e aprender com elas – é mais uma qualidade imprescindível das pessoas carismáticas. O nome disso é humildade!

Se ninguém é perfeito e um bom exemplo o tempo inteiro, o ato de pedir desculpas pode ser transformador nas relações.

10. Inspirar os outros

Antes de finalizarmos nossa lista com os 11 segredos das pessoas carismáticas, não poderíamos deixar de lado uma qualidade valiosa: o hábito de inspirar os outros.

E é um hábito mesmo, que é reforçado sempre que você deixa de reivindicar todo o crédito do mundo e reconhece o valor que há em cada um ao seu lado.

Lembre-se: quem cresce contigo automaticamente te ajuda a crescer!

Pronto para se tornar uma liderança carismática?

Então, vale a pena incorporar esses 11 segredos no seu dia a dia! Com mais carisma, você conseguirá unir sua equipe e conquistar resultados cada vez melhores.

Ah, quer uma última dica? A liderança carismática leva boas energias não apenas para a própria equipe, mas também para os clientes. Então, abrir-se aos feedbacks deles ajuda bastante na sua trajetória!

Você pode elaborar uma pesquisa de satisfação, por exemplo, e exercitar tudo o que comentamos aqui: da escuta à empatia, da admissão dos próprios erros à boa comunicação, da humildade à inspiração.

Esperamos que este conteúdo tenha revelado, de fato, o segredo das pessoas carismáticas e sido útil para você! Quer sempre se manter bem-informado sobre o cenário corporativo e conferir dicas sobre vendas e atendimento ao cliente? Então, continue acompanhando o blog da Zendesk!

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