Ir para o conteúdo principal

Artigo 10 min read

Qual é o segredo das pessoas carismáticas? Mistério revelado!

Por Zendesk

Última atualização em 11 Abril 2024

O segredo das pessoas carismáticas inclui comportamentos como ter empatia, agir com naturalidade, evitar julgamentos, saber se comunicar, admitir os próprios erros, entre outros. Quanto maior o poder do carisma que alguém tem, mais chances de despertar o interesse, o respeito e a influência positiva sobre os outros.

Você considera que essas são características de um bom líder? E são mesmo! Uma liderança carismática é aquela que consegue motivar o time. Isso é feito a partir de uma comunicação eficiente, confiança interior para delegar tarefas sem sentir que está perdendo espaço ou arriscando o próprio cargo, entre outras atitudes relacionadas.

Aqui, vale a pena destacarmos que o impacto do carisma nas relações sociais ajuda a atrair pessoas e a se conectar com elas verdadeiramente. E sejamos sinceros: isso em uma equipe faz toda a diferença e pode ajudar a empresa a alcançar mais e melhores resultados.

Acha que não tem o poder do carisma em você? Não se preocupe! Essa é uma habilidade que pode ser trabalhada e desenvolvida, e o primeiro passo para isso é descobrir qual é o segredo das pessoas carismáticas. E nós revelaremos ele neste artigo. Então, siga a leitura e confira!

O que é ser carismático?

Ser carismático é ter a capacidade de atrair, influenciar e inspirar outras pessoas. Quem tem esse perfil consegue estar, na maioria do tempo, no centro das atenções, mas de uma forma totalmente positiva. Os outros a notam, admiram e se motivam com suas atitudes.

Um dos pilares da liderança carismática — segundo um estudo do professor George Sparks, da Kaplan University —, é a habilidade de falar e de, principalmente, agir e fazer com que um grupo se sinta inspirado e compartilhe das mesmas visões do líder.

Diante disso, o que fazer para ter mais carisma? Qual é o segredo das pessoas carismáticas?

Bem, um dos pontos altos é tirar um pouco a luz de cima de si e colocá-la sobre os outros. Em outras palavras, ser carismático é não se preocupar muito sobre como as pessoas veem você, mas, sim, como você as enxerga.

Ao reunir uma série de qualidades, digamos, “humanas” de verdade, é mais fácil fazer com que os outros se sintam bem ao seu lado. Isso, por sua vez, ajuda a construir uma liderança carismática.

Dica de leitura: “Perfil de liderança: principais estilos e como tornar-se um líder melhor” 

Qual o impacto do carisma nas relações sociais?

Quando falamos sobre a interação de um líder com os liderados, percebeu que estamos nos referindo também a uma relação social? Afinal, independentemente do cargo, são pessoas com perfis, histórias de vida, experiências e formações diferentes que precisam conviver para trabalhar bem juntas.

Por esse motivo, o poder do carisma — ou a ausência dele — traz consideráveis impactos nos relacionamentos profissionais.

Pensando dessa forma, é possível dizer que uma liderança carismática gera os seguintes reflexos positivos:

  • ambiente de trabalho agradável, convidativo e saudável;
  • relações sólidas e duradouras;
  • sentimento de respeito e admiração mútuo;
  • engajamento e entusiasmo;
  • visão clara e propósito;
  • desenvolvimento pessoal e profissional;
  • superação de desafios;
  • humildade e autenticidade.

Qual o segredo das pessoas carismáticas? 

O segredo das pessoas carismáticas não se resume a um só, mas em 10 que, juntos, formam esse perfil. São eles:

  1. capacidade real de ouvir;
  2. chamar as pessoas por seus nomes;
  3. demonstrar empatia;
  4. agir com naturalidade;
  5. evitar julgamentos;
  6. saber se comunicar adequadamente;
  7. ver o lado bom das coisas;
  8. controlar o ego;
  9. admitir os próprios erros;
  10. inspirar os outros.

Veja, agora, detalhes de cada um desses segredos.

1. Capacidade real de ouvir

Ouvir mais do que falar é uma qualidade dos carismáticos. Quando você escuta sinceramente, consegue captar melhor o pensamento e o sentimento do outro.

Considerando que um diálogo exige uma resposta, nessa hora o carisma também está presente. É bom parar, refletir e preparar um retorno especial para o interlocutor, a fim de criar conexões fortes e verdadeiras.

2. Chamar as pessoas por seus nomes

Tratar o outro pelo nome ajuda, e muito, a desenvolver o poder do carisma. Afinal, além de demonstrar respeito, revela que seu colega, subordinado ou cliente, por exemplo, não é apenas mais um entre tantos, mas, sim, uma pessoa importante naquele momento, e com nome!

Lembra que falamos que ter carisma é jogar luz sobre as pessoas? Pois bem, começar uma conversa chamando-a pelo nome é um dos primeiros passos para isso.

3. Demonstrar empatia

Além de ser importante na gestão de equipes, a empatia está na prateleira alta do atendimento ao cliente. 

Para ter uma ideia da sua relevância, um dos nossos relatórios de experiência do cliente revelou que 49% dos compradores querem que os agentes tenham empatia durante o serviço de suporte.

É a famosa comunicação humanizada, que tem tudo a ver com ser carismático. Ela consiste em se colocar no lugar do outro e tentar imaginar o que ele gostaria, ou não, de ouvir.

Porém, cuidado! A linha entre a simpatia, o carisma e a falsidade é tênue. Enquanto a segunda surge de uma atitude forçada, as duas primeiras são naturais. E isso nos leva ao próximo tópico!

Antes, uma dica! Para entender melhor esse assunto, leia o artigo: “Entenda TUDO sobre empatia no atendimento ao cliente

4. Agir naturalmente

Ser você mesmo. Esse é outro importante segredo das pessoas carismáticas, pois traz à tona os seus valores. Se não sente algo de verdade, evite fingir. Além de não acrescentar nada aos outros, não acrescenta para você.

Para ser carismático, deixe que sua essência apareça naturalmente, e isso deve surgir com pequenas atitudes no dia a dia. 

Colocar-se de igual para igual com os seus funcionários pode ser um bom começo!

Sugestão de leitura: “Perfil de liderança: principais estilos e como tornar-se um líder melhor

5. Evitar julgamentos

Tudo bem que a intuição tem grande valor, porém, fazer prejulgamentos, sem ao menos abrir espaço para entender o que a pessoa sente ou como ela é de verdade, tem mais a ver com preconceito do que com impressões ou presságios.

Lembre-se que o carismático é aquele que, antes de falar sobre alguém, fala com esse alguém.

6. Saber se comunicar adequadamente

A comunicação é uma via de mão dupla e é ponto importantíssimo no carisma. Sobre isso, é fundamental você saber também que o bom comunicador nem sempre é extrovertido. Ele também é a pessoa que consegue envolver as outras que estão ao seu redor.

E como fazer isso? Falando sobre si, sobre os problemas, sobre as conquistas, na medida certa, sempre com sensibilidade e respeito às diferenças.

Este artigo pode ajudar você com isso: “Storytelling para negócios: transforme sua marca contando uma boa história

7. Ver o lado bom das coisas

Outro segredo das pessoas carismáticas é que elas entendem que ninguém está bem o tempo todo, mas dá para fazer um esforço, mesmo que um pouquinho por dia, para encarar a vida com mais otimismo.

Sempre haverá dois lados, isso é certo. Porém, enxergar o lado bom, e transmitir essa alegria e positividade às pessoas, é primordial para ser mais carismático.

8. Controlar o ego

Ter carinho por si próprio é louvável. Todavia, colocar-se acima de todos, e se supervalorizar sem que isso venha dos outros, é um verdadeiro “tiro no pé”, como falam popularmente.

Por isso, se quer incluir mais um segredo das pessoas carismáticas na sua vida, tente pegar mais leve consigo mesmo e evite a vaidade excessiva — a qual pode surgir principalmente quando acredita que outros estão competindo com você.

A pessoa carismática é aquela que joga junto e não deixa que seus objetivos individuais se sobressaiam ao interesse coletivo.

9. Admitir os próprios erros

Este é um dos segredos das pessoas carismáticas mais admiráveis, porém, também o mais difícil de ser desenvolvido — mas não impossível!

Admitir que errou, saber aceitar as falhas, e aprender com elas, faz parte do perfil carismático, e também de quem é humildade.

Tenha sempre em mente que ninguém é perfeito ou um bom exemplo o tempo inteiro. Por esse motivo, o ato de pedir desculpas pode transformar as relações.

10. Inspirar os outros

E fechamos a nossa lista com os segredos das pessoas carismáticas, destacando uma qualidade valiosa: o hábito de inspirar os outros.

E é um hábito mesmo, considerando que ele pode ser reforçado sempre que você deixar de reivindicar todo o crédito do mundo e reconhecer o valor que há em cada um ao seu lado.

Lembre-se: quem cresce contigo automaticamente ajudará você a crescer!

Confira também: “Integração de equipes: como construir uma equipe de alta performance

Como ser carismático no dia a dia? 11 melhores dicas!

Não basta saber qual é o segredo das pessoas carismáticas, é importante desenvolver essa característica todos os dias e, com isso, aprimorá-la. 

Nossas dicas para ajudar você a melhorar seu poder de carisma, são:

  1. exale alegria: o ser humano tem a tendência natural de querer ficar perto de quem é feliz, apenas garanta que o sentimento que transmitir seja verdadeiro, nunca forçado;
  2. divida suas experiências e histórias: mas sem ser excessiva ou se perder no ego;
  3. seja acessível: pessoas carismáticas não se colocam em um patamar que é impossível aos outros chegar;
  4. inspire confiança: comprove por meio de seus comportamentos e atitudes que é uma pessoa realmente confiável;
  5. compartilhe suas convicções: demonstre entusiasmo e evidencie por mais motivos acredita em algo, sem forçar os outros a pensarem como você;
  6. deixe os outros falarem: e mostre atenção plena e interesse no que o outro está dizendo;
  7. atente-se aos detalhes: perceber detalhes em um conversa é uma forte característica de um bom ouvindo, e também ajuda a atrair e conquistar as pessoas;
  8. abandone as críticas: não dando a elas mais atenção do que merecem;
  9. se arrisque mais: não tenha medo de perguntar, tirar dúvidas, se aproximar de alguém, nem de tentar algo novo;
  10. seja uma pessoa mais ativa: se envolva com diferentes grupos, evitando ficar sempre na “mesma panelinha”; 
  11. veja o copo sempre meio cheio: o olhar positivo é uma forte característica de pessoas carismáticas.

Como formar uma liderança carismática?

Agora que você sabe o segredo das pessoas carismáticas — ou melhor, os segredos — basta descobrir uma maneira de incorporar esse conceito no seu dia a dia, não é mesmo? 

Adotar estratégias de comunicação carismática é um ótimo caminho, e também ajuda a melhorar o relacionamento com a sua equipe e, consequentemente, com os clientes.

Alguns bons exemplos desse tipo de abordagem são:

  • usar as linguagens corporais e verbais corretas;
  • falar de maneira clara, concisa e cativante;
  • aprimorar a escuta ativa;
  • explorar o humor com inteligência e respeito;
  • adaptar-se ao público-alvo.

Para esse último tópico, ferramentas baseadas em Inteligência Artificial podem ajudar bastante, pois elas identificam rapidamente mudanças de comportamento e expectativas dos consumidores. Isso ajuda você e seu time a interagirem com os clientes de uma maneira muito mais precisa e carismática.

A IA da Zendesk fala a língua do atendimento ao cliente, pois ela é construída a partir de bilhões de interações reais.

Altere o tom dos chats, escreva automaticamente artigos de suporte e implante bots que parecem pessoas — inclusive carismáticas — e tudo com alguns cliques.

Comece agora sua avaliação gratuita e veja como!

Histórias relacionadas

Artigo
7 min read

Rastreamento de intenção do cliente: decifrando o comportamento de compra

Entenda o que é, qual a importância e como fazer o rastreamento de intenção do cliente - além dos principais obstáculos para as organizações.

Artigo
6 min read

Confiança do cliente na Era da IA: a importância da transparência

Entenda a importância da transparência na obtenção da confiança do cliente na Era da IA e confira casos de sucesso para se inspirar.

Artigo
16 min read

LGPD comentada: conheça as normas em uma linguagem clara

Veja a LGPD comentada, amplie seu conhecimento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais + 5 formas de garantir o cumprimento na sua empresa.

Artigo
15 min read

Três pilares da excelência no atendimento: como adotá-los?

Conheça os três pilares da excelência no atendimento, como eles afetam as interações com seus clientes e como a tecnologia ajuda a melhorar estas bases.