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Venda receptiva: 5 dicas para melhorar seus resultados

Por Zendesk

Última atualização em 8 fevereiro 2023

A venda receptiva é parte essencial para toda e qualquer empresa que trabalha com vendas, seja de produtos ou serviços. Além do mais, ela é o tipo de venda que precisa ter a maior taxa de conversão possível, levando em conta que ela é feita para clientes que procuraram a empresa e não ao contrário.

Portanto, hoje vamos te mostrar tudo que você precisa para fazer com que o seu atendimento no telemarketing receptivo seja um verdadeiro sucesso. Assim, você vai conseguir transformar cada vez mais leads em clientes, tudo por meio da venda receptiva bem feita.

Atendimento ativo e receptivo: diferenças

Antes de partir para as dicas é preciso que você compreenda os conceitos de atendimento ativo e receptivo, para que não misture ou desenvolva as estratégias erradas. E é tudo muito simples, podemos resumir como:

  • atendimento ativo: acontece quando os vendedores buscam os clientes, ligam para eles e fazem ofertas de produtos ou serviços da empresa.
  • atendimento receptivo: ocorre quando os clientes buscam a empresa para falar sobre os serviços ou produtos dela. E durante esse contato são feitas ofertas.

Como funciona a venda receptiva?

A venda receptiva é aquela que ocorre quando um cliente ou um lead busca a empresa, seja para conhecer o produto, obter ajuda, fazer reclamações ou pedir informações. Ou seja, aquela pessoa que entrou em contato está aberta a ouvir o que a empresa tem a dizer sobre a situação e como resolvê-la. 

Então, a partir desse contato inicial é preciso que o atendente consiga oferecer as soluções certas para esses clientes, trazendo uma boa experiência durante o atendimento. 

Nesse momento é a hora de fazer a oferta certa para que o cliente ou lead adquira o seu produto ou serviço. Afinal, quem é mais propenso a fazer uma compra do que uma pessoa que buscou a empresa?

5 dicas dicas para telemarketing receptivo que vão melhorar os seus resultados

Como vimos, a venda receptiva é a que está mais propensa de ser realizada. Por isso, é preciso conseguir o máximo de conversões possível. Isso vai elevar os seus números e status no mercado. 

Portanto, para que você não deixe nenhum cliente (ou quase nenhum) escapar, vamos te mostrar as melhores dicas para você e a sua empresa aplicarem em atendimento no telemarketing receptivo.

1. Tenha uma equipe treinada

A sua equipe de atendimento precisa ser bem treinada para ouvir os clientes ou interessados e saber exatamente qual solução oferecer. Quando ele fizer a oferta certa e o cliente sentir que isso vai sanar suas necessidades, a chance da venda ser feita é muito maior. 

Além do mais, você pode implementar um sistema de CRM no seu atendimento, para melhorar e padronizar todo o funcionamento. Com dados e informações sobre todos os clientes e leads a um clique de distância e com a equipe treinada, o seu atendimento ao cliente vai ser referência em venda receptiva.

Leia também:

2. Seja objetivo

O atendimento no telemarketing receptivo precisa ser o mais objetivo, claro e rápido possível. Como a maioria das pessoas tem uma rotina bem agitada, é importante que o atendimento não seja um ponto baixo no dia delas. Ou seja, tempo é dinheiro. E é tão importante para eles, como para a empresa. 

Por isso, escute tudo que o cliente tem a dizer e seja preciso na hora de oferecer as soluções. Isso vai trazer uma maior confiabilidade e satisfação para o seu cliente, permitindo que ele escute as suas ofertas com maior atenção, por não estar cansado ou estressado de um atendimento ruim. 

Então, foco no atendimento objetivo!

3. Personalize o seu atendimento

Podemos dizer de forma literal que as pessoas não são iguais. Embora elas possam ter os mesmos problemas, não significa que um atendimento padronizado vai suprir as necessidades de todas elas. 

Cada um pode ter uma expectativa diferente em relação ao que espera no atendimento. Por isso, é essencial ouvir bem o cliente e criar uma solução para ele, que pode não ser a mesma de outro cliente com a mesma questão. 

Para isso, é importante que você tenha um atendimento personalizado e que possa se adaptar a cada pessoa.

Confira:

4. Analise os atendimentos anteriores

Para que a sua venda receptiva possa ir bem, você precisa primeiro saber o que aquele cliente ou lead precisa. A maioria deles vai buscar questões básicas e que vão se tornar padrão em seu dia a dia, por isso, desenvolver diversas soluções para uma mesma questão pode ser positivo.

Contudo, ser pego por uma pergunta fora do padrão e que vai te exigir um maior tempo de pesquisa para responder, pode acontecer. 

Então, quando esse momento chegar, aproveite isso como um aprendizado e guarde a pergunta e a solução que conseguiu. Ao mesmo tempo, pense em outras possíveis soluções, isso vai aumentar o seu portfólio. 

5. Mantenha o foco na conversão

Essa é a etapa mais importante para a empresa, pois é o momento de transformar o seu lead em cliente ou fazer com que os seus clientes continuem junto aos seus serviços e até adquirindo novos quando possível. É a hora de fazer a conversão.

Então, depois de ouvir tudo que o cliente tem a dizer e apresentar as soluções para ele, não deixe dúvidas sobre o que está oferecendo. 

Esclareça qualquer dúvida e faça ele sentir segurança para adquirir o produto ou serviço que ofertou a ele. Se fizer a oferta certa, as chances da venda receptiva acontecer são bem maiores.

Um sistema de atendimento completo para sua empresa

É muito importante ter um sistema de atendimento completo e atualizado para otimizar e melhorar as interações com os clientes. 

Além disso, ele mantém todo histórico de atendimentos guardado, para que você possa realizar consultas e entender a taxa de sucesso que sua empresa já obteve com o cliente em questão. 

Por fim, você vai ter dados detalhados que vão te ajudar a analisar os resultados e descobrir qual o seu cliente ideal, para que você possa criar as campanhas de marketing certas! Ou seja, com um software como o Zendesk Service, você pode tornar a sua venda receptiva, um verdadeiro sucesso!

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