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Analista de customer service: o que faz e quanto ganha esse profissional de atendimento?

Analista de customer service: o que faz esse profissional? E quanto ganha?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 10 Setembro 2020
Última atualização em 10 Setembro 2020

Segundo o site Catho, um assistente de customer service, em julho de 2020, recebia em média R$ 2.055,49. 

Durante muitos anos, a área de suporte costumava ser negligenciada dentro de muitas empresas. Afinal, depois que a venda fosse concluída, pouco importava atender as demandas que os clientes apresentavam sobre o produto ou serviço adquirido.

No entanto, com o passar do tempo, o comportamento do novo consumidor passou a ser mais ativo. Mais do que produtos de qualidade, o consumidor atual procura empresas que saibam se relacionar com eles, que os coloquem como prioridade, que entendam suas necessidades e que estejam dispostas a ajudá-los no que for preciso.

Em outras palavras: as empresas precisam proporcionar uma experiência mais do que satisfatória ao cliente em todos os pontos de contato com ele. É preciso surpreendê-lo positivamente e superar suas expectativas.

É nesse ponto de virada que as empresas perceberam o potencial do setor de suporte na construção de um relacionamento de qualidade e na fidelização dos clientes.

A partir desse contexto, surge o cargo de analista de customer service. Basicamente, o objetivo desse profissional é prestar toda a assistência necessária ao cliente, buscando satisfazê-lo e fidelizá-lo.

Quer saber mais?

Então continue a leitura deste conteúdo que elaboramos na intenção de explicar o que faz um analista de customer service e as principais atribuições para esse cargo.

Confira também nas próximas linhas como funciona o plano de carreira em customer service e qual a média salarial de um analista nesta área.

Leia também: Como implementar o customer service em eventos

O que faz o analista de customer service: principais atribuições

O analista de customer service é um profissional que atua no atendimento de clientes que chegam até a empresa em busca de algum tipo de suporte técnico, esclarecimento de eventuais dúvidas ou para fazer reclamações.

Cabe ao analista de customer service entender as demandas apresentadas pelos clientes e buscar resolvê-las da melhor maneira possível, com agilidade e eficiência.

O atendimento do customer service é humanizado. É função do analista investigar os problemas apresentados e chegar à causa raiz para, então, oferecer as melhores soluções.

Outra atribuição ao cargo de analista de customer service possui caráter mais estratégico. Além de apresentar soluções ágeis para os problemas apresentados, esse profissional precisa ser capaz de atuar de maneira preventiva, fazer análises e tomar decisões.

É também considerada uma função do analista de customer service propor melhorias para médio e longo prazo, evitando que os mesmos problemas se repitam.

Mais atribuições do cargo de analista de customer service:

  • Administrar a carteira de pedidos;
  • Gerenciar reclamações e inconformidades dos pedidos;
  • Informar os clientes sobre previsão de chegada dos pedidos;
  • Monitorar a satisfação dos clientes;
  • Apoio ao time de vendas.

Veja mais: 7 dicas para um bom atendimento ao cliente

Plano de carreira em customer service

Cada vez mais as empresas estão investindo e se dedicando a oferecer um bom atendimento aos clientes. Nesse sentido, o profissional de customer experience pode seguir um plano de carreira nessa área.

Geralmente, os cargos oferecidos são de analista de customer service junior e analista de customer service pleno, dependendo do nível de experiência apresentado.

Mas, antes de chegar até essas posições, costuma-se exigir que o profissional tenha antes passado por cargos como auxiliar administrativo, assistente de logística, atendente de help e service desk etc.

E, na sequência de ascensão na carreira, pode ocupar cargos como gerente de customer service, analista de customer success ou vendedor, entre outros.

Para se destacar na carreira de customer service, é fundamental dominar os software usados para atendimento ao cliente. Conheça um pouco do Zendesk Support:

Quanto ganhar um analista de customer service?

O salário de um analista de customer service vai depender da qualificação profissional e do tempo de experiência nesse cargo ou em funções que, de alguma forma, lidam com o atendimento ao cliente.

De acordo com o site vagas.com, em julho de 2020, um analista de customer service pleno pode chegar a ganhar mais de R$ 4.700,00. A média nacional é de de R$ 3.869,00 para analistas de customer service com experiência intermediária e de R$ 3.033,00 para quem está começando no cargo.

Para pleitear as vagas de customer service, é preciso investir em conhecimento. As empresas costumam procurar por candidatos que tenham curso superior em Administração ou Marketing e alguma especialização em gestão do atendimento ao cliente.

Conclusão

A presença de um analista de customer service é indispensável para empresas que querem superar expectativas e conquistar a preferência de seus clientes.

É crescente a busca por profissionais qualificados para exercer essa função e com uma experiência considerável.

Portanto, se você deseja trabalhar nessa área, busque se capacitar tecnicamente e adquirir experiência em funções que estejam relacionadas ao customer service.

Veja também: TED talks de atendimento ao cliente: 10 sugestões para inspirar a sua equipe!

A Zendesk oferece um conjunto de ferramentas de relacionamento com o cliente que incluem vendas, engajamento e suporte. Assim, a experiência de seu cliente é mais completa e satisfatória, além de proporcionar mais dados para que você possa tomar as melhores decisões.

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