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Analista de customer service: o que faz e quanto ganha? Veja!

Analista de customer service: o que faz esse profissional? E quanto ganha?

Por Zendesk

Última atualização em 23 fevereiro 2024

Um analista de customer service, em setembro de 2023, recebia em média R$5.304, em salários que podem variar de R$3.600 a R$9.930. Essa informação é do portal Glassdoor e mostra um padrão de valorização dessa área no decorrer dos anos.

De 2020 até aqui, o número da média salarial dessa profissão praticamente duplicou, o que mostra que essa é uma função cada vez mais valiosa para as empresas em tempos tão concorridos de transformação digital.

Durante muitos anos, a área de suporte costumava ser negligenciada dentro de muitas empresas. Afinal, depois que a venda fosse concluída, pouco importava atender as demandas que os clientes apresentavam sobre o produto ou serviço adquirido.

No entanto, com o passar do tempo, o comportamento do novo consumidor passou a ser mais ativo. 

Mais do que produtos de qualidade, o consumidor atual procura empresas que saibam se relacionar com eles, que os coloquem como prioridade, que entendam suas necessidades e que estejam dispostas a ajudá-los no que for preciso.

Em outras palavras: as empresas precisam proporcionar uma experiência mais do que satisfatória ao cliente em todos os pontos de contato com ele. 

É preciso surpreendê-lo positivamente e superar suas expectativas para realmente conseguir fidelizá-los e não perdê-los para o concorrente.

É nesse ponto de virada que as empresas perceberam o potencial do setor de suporte na construção de um relacionamento de qualidade e na fidelização dos clientes.

A partir desse contexto, surge o cargo de analista de customer service. Basicamente, o objetivo desse profissional é prestar toda a assistência necessária ao cliente, buscando satisfazê-lo e fidelizá-lo.

Quer saber mais?

Então continue a leitura deste conteúdo que elaboramos na intenção de explicar o que faz um analista de customer service e as principais atribuições para esse cargo.

Confira também nas próximas linhas como funciona o plano de carreira em customer service e qual a média salarial de um analista nesta área.

Resumo

  • O analista de customer service atua no atendimento de clientes que chegam até a empresa em busca de algum tipo de suporte, seja em questões técnicas, para esclarecimento de eventuais dúvidas ou registro de insatisfações.
  • Em seu escopo de trabalho, estão atividades como: administração da carteira de pedidos, gestão de reclamações e inconformidades, monitoramento da satisfação dos clientes e apoio ao time de vendas
  • Com o apoio de um bom profissional da área sua empresa pode aumentar a fidelização de clientes e os lucros, reduzir custos e ampliar o entendimento sobre o público.
  • Para resultados ainda mais satisfatórios, tenha como aliada uma eficiente plataforma de suporte ao cliente, com recursos de AI, automação e análise de dados.

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Neste artigo, você aprenderá

Analista de customer service: o que faz?

O analista de customer service é um profissional que atua no atendimento de clientes que chegam até a empresa em busca de algum tipo de suporte técnico, esclarecimento de eventuais dúvidas ou para fazer reclamações.

Cabe ao analista de customer service entender as demandas apresentadas pelos clientes e buscar resolvê-las da melhor maneira possível, com agilidade e eficiência.

O atendimento do customer service tem que ser humanizado. É função desse analista investigar os problemas apresentados e chegar à causa raiz para, então, oferecer as melhores soluções.

Outra atribuição comum à carreira customer service possui caráter mais estratégico. Além de apresentar soluções ágeis para os problemas apresentados, esse profissional precisa ser capaz de atuar de maneira preventiva, fazer análises e tomar decisões importantes.

Ele deve propor melhorias para médio e longo prazo, evitando que os mesmos problemas se repitam.

Transforme a experiência do cliente com Zendesk Service

Mais atribuições do cargo de analista de customer service:

  • Administrar a carteira de pedidos;
  • Gerenciar reclamações e inconformidades dos pedidos;
  • Informar os clientes sobre previsão de chegada dos pedidos;
  • Monitorar a satisfação dos clientes;
  • Apoio ao time de vendas.

Veja mais: 7 dicas para um bom atendimento ao cliente

Plano de carreira em customer service

Cada vez mais as empresas estão investindo e se dedicando a oferecer um bom atendimento aos clientes. Nesse sentido, o profissional de customer experience pode seguir um plano de carreira nessa área.

Geralmente, os cargos oferecidos são de analista de customer service junior e analista de customer service sênior (ou pleno), dependendo do nível de experiência apresentado.

Mas, antes de chegar a essas posições, costuma-se exigir que o profissional tenha antes passado por cargos como auxiliar administrativo, assistente de logística, atendente de help e service desk, etc.

E, na sequência de ascensão na carreira, pode ocupar cargos como gerente de customer service, analista de customer success ou vendedor, entre outros.

Para se destacar na carreira de customer service, é fundamental dominar os softwares usados para atendimento ao cliente. Conheça um pouco do Zendesk Support:

Quanto ganha um analista de customer service?

O salário de um analista de customer service vai depender da qualificação profissional e do tempo de experiência nesse cargo ou em funções que, de alguma forma, lidam com o atendimento ao cliente.

Já mostramos acima que a média da profissão é de R$5.304. Mas o Glassdoor também traz dados específicos para quanto ganha em média cada profissional de acordo com o nível do cargo. 

Um analista de customer service júnior, por exemplo, convive com um mercado que paga salários de R$1.414 a R$5.250, segundo o Glassdoor.  

Esse cargo contempla profissionais que estão ainda no início de carreira e em busca de experiência no segmento.

Por sua vez, o analista de customer service possui salários que variam entre R$2.924 e R$10.750, em alguns casos chegando até R$18,00, também de acordo com o Glassdoor.

Por sua vez, o analista sênior, além de mais experiência, também lida com maiores responsabilidades e tarefas bem mais complexas de gerenciamento do atendimento ao cliente de uma empresa. 

E o que é preciso para ser customer success?

Para pleitear as vagas de customer service, é preciso investir em conhecimento. As empresas costumam procurar por candidatos que tenham curso superior em Administração ou Marketing e alguma especialização em gestão do atendimento ao cliente.

Claro, cursos paralelos na área de customer service também são extremamente bem-vindos. 

Afinal, esse profissional deve dominar o gerenciamento de métricas e ter contato com diferentes tipos de abordagens e processos para pleitear bons cargos nesse segmento de atuação.

Além disso, esse tipo de profissional deve estar sempre atualizado a respeito das principais ferramentas e tecnologias para otimização de processo. Pois essas inovações são uma realidade e também um caminho sem volta para obter sucesso nesse segmento.

Vale a pena investir em um analista de customer service?

A presença de um analista de customer service é indispensável para empresas que querem superar expectativas e conquistar a preferência de seus clientes.

Dentre os principais benefícios de investir nesse profissional, estão:

  • Maior fidelização de clientes: interações personalizadas, preventivas e orientadas para as demandas do cliente é fundamental para sua satisfação e fidelização com a marca no longo prazo;
  • Aumento dos lucros: quem não gosta de ser bem tratado e ter seus problemas resolvidos com prontidão, não é mesmo? Clientes satisfeitos têm mais chances de comprar novamente e, claro, advogar a favor de sua marca para novos clientes!
  • Redução de custos: a padronização de processos, identificação de gargalos e otimização das tarefas tendem a reduzir custos e aumentar a eficiência e sucesso dos atendimentos.
  • Maior conhecimento do público: um analista de customer service traz feedbacks preciosos sobre o que o público pensa não só do atendimento da empresa, mas também da organização como um todo. Isso é, ele é capaz de armazenar e gerenciar uma enorme base de dados  sobre como os consumidores enxergam a marca.

Então nada mais natural que a valorização dessa profissão no decorrer dos anos, não é mesmo? É crescente a busca por profissionais qualificados para exercer essa função e com uma experiência considerável.

Portanto, se você deseja trabalhar nessa área, busque se capacitar tecnicamente e adquirir experiência em funções que estejam relacionadas ao customer service.

Veja também: TED talks de atendimento ao cliente: 10 sugestões para inspirar a sua equipe!

Entretanto, não adianta muita coisa contar com um bom profissional da área no seu negócio caso ele não tenha como aliado uma eficiente plataforma de suporte ao cliente.

Conheça a Zendesk

 A Zendesk oferece um conjunto de ferramentas de relacionamento com o cliente que incluem vendas, engajamento e suporte. 

O Software de Atendimento ao Cliente, por exemplo, conta com uma estrutura completa de automação e armazenamento de dados dos clientes para dar suporte a interações mais assertivas e personalizadas. 

Além disso, oferece um complemento atualizado de inteligência artificial, com recursos que ajudam a gerenciar conversas com mais eficácia e gerar dados valiosos. 

Gerencie o histórico de solicitações de cada consumidor, entenda suas necessidades e esteja sempre um passo à frente para resolver os problemas dele.

Conte com o suporte de chatbot para desafogar filas de espera e desonerar o trabalho dos agentes reais, aumentando a taxa de resolução de cada uma das chamadas abertas.

Assim, a experiência de seu cliente é mais completa e satisfatória, além de proporcionar mais dados para que você possa tomar as melhores decisões.

Veja o vídeo abaixo e tenha um gostinho a mais do que as ferramentas da Zendesk podem fazer para otimizar a experiência do cliente com a sua marca:

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Até mais!

Cuidar dos seus clientes não precisa ser caro. Conheça os planos do Zendesk.

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