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Artigo 3 min read

Blockchain e a revolução varejista

Por Zendesk

Última atualização em 16 Mai 2023

A tecnologia blockchain promete revolucionar o varejo global nos próximos anos. Isso porque agrega transparência, autonomia e rastreabilidade aos mais diversos processos da cadeia comercial — desde a relação com os fornecedores até o fechamento de vendas. 

Para você ter uma ideia do potencial de crescimento do blockchain no Brasil, a quantidade de investidores na classe de ativos cresceu 200% em 2022, de acordo com a Receita Federal. Somente entre junho e julho, o número passou por um boom de 68%, indo de 794.755 para 1.336.715.

Mas como incorporar o blockchain ao varejo? Em que aspectos a tecnologia pode ser útil? Acompanhe nossa discussão sobre o tema ao longo deste artigo. 

O que é blockchain?

Blockchain, ao pé da letra, pode ser traduzido como uma “cadeia de blocos”. Esses blocos são conjuntos de dados armazenados em um sistema de registro coletivo e descentralizado. 

Isso significa que as informações obtidas em blockchain não ficam condensadas em um só local, e sim, espalhadas por diferentes diretórios conectados de forma digital. 

Transações em blockchain funcionam em um modelo chamado de criptografia peer-to-peer (ou par a par), o que significa que as informações são armazenadas em um esquema de conexão entre pontos e duplicação de blocos de códigos, conectados entre si em um sistema de rede.

O blockchain ganhou notoriedade e atenção dos mais variados segmentos do mercado em razão de seu processo liso e confiável. Isso quer dizer que, após submeter uma transação ao sistema blockchain, os dados armazenados em blocos não podem mais ser modificados. 

Isso porque, uma vez que os blocos são interligados, a modificação de uma informação específica compromete toda a cadeia. Além disso, como cada bloco é emitido de forma descentralizada, a violação de informações se torna cada vez mais difícil.

Em contrapartida, embora seja dificilmente violável, o blockchain é facilmente auditável. Uma vez criados, os blocos de dados criam rastros que podem ser acompanhados até que cheguem ao destino final. 

Antes de seguir em frente, veja, no vídeo abaixo, um resumo do conceito de blockchain: 

 

Qual a relação entre blockchain e varejo?

Quando falamos sobre blockchain e varejo, temos diante de nós um vasto potencial de aproveitamento.

Por ser uma transação segura e transparente em essência, o blockchain tem o poder de tornar mais sólidas as relações entre cliente e empresas, bem como com os fornecedores, investidores e demais públicos de interesse. 

Isso porque o blockchain possibilita que todos os participantes da rede de varejo monitorem o percurso das transações em tempo real, sem a necessidade de intermediários ou a existência de processos burocráticos. 

Por que usar blockchain no varejo?

Para te ajudar a visualizar os benefícios do blockchain no varejo, elencamos alguns exemplos práticos do uso da tecnologia em diferentes etapas do processo comercial.

1- Cadeia de suprimentos

O blockchain pode ser usado para rastrear a cadeia de suprimentos no varejo. Isso quer dizer que, com os recursos fornecidos pela tecnologia, você, varejista, consegue identificar: 

  • quando ocorreu cada movimento na cadeia de suprimentos;
  • quem é o proprietário das ações;
  • onde ocorreu;
  • qual a condição dos produtos recebidos;
  • outras informações detalhadas sobre a remessa.

2- Gerenciamento de dados financeiros

O blockchain também é um aliado de peso no gerenciamento de dados financeiros, evitando fraudes, facilitando a identificação de clientes e promovendo transações mais seguras. 

3- Acompanhamento da produção 

Já imaginou atestar a integridade do seu processo produtivo permitindo que os clientes acessem informações detalhadas sobre o seu fluxo? 

Com o blockchain, isso é possível. Utilizando o sistema, os consumidores obtêm dados sobre:

  • local de fabricação do produto;
  • cumprimento de normas legais;
  • alinhamento com questões ambientais; 
  • cumprimento de questões sociais e legislação trabalhista; 
  • idoneidade do produto;
  • etc. 

4- Análise de dados dos clientes

A tecnologia Blockchain armazena dados imutáveis. Isso permite que você acesse perfis avançados de clientes, como seu histórico de pagamentos. A partir daí, consegue fazer análises de risco confiáveis.  

5- Pagamentos

Por fim, com a tecnologia blockchain, é possível ampliar seu leque de métodos de pagamento, possibilitando o uso de criptomoedas..

Empresas que já usam blockchain no varejo: inspire-se

Que tal se inspirar em histórias de grandes empresas que já usam a tecnologia para apoiar seus processos? Aqui estão 3 delas: 

1- Carrefour 

O Carrefour usou a tecnologia blockchain para rastrear sua produção de carne, leite e frutas da fazenda à loja. A partir de um QR code que pode ser escaneado de qualquer telefone,o cliente tem acesso a informações sobre onde e quando o produto foi colhido, se contém agrotóxicos etc. 

2- Nestlé

A Nestlé começou a usar a tecnologia blockchain em 2017 e, em 2020, expandiu essa tecnologia para sua marca sueca de café Zoegas. Além disso, cooperou com a Rainforest Alliance para rastrear a origem dos grãos de café e como foi fabricado em sua fábrica na Suécia.

3- Nike

Em abril de 2022, a Nike lançou sua primeira coleção de tênis digitais em NFTs. A estratégia foi um sucesso, e ela se tornou a empresa que mais vendeu tokens não fungíveis (NFTs) desenvolvidos no blockchain da Ethereum (ETH).

Experiência do cliente em primeiro lugar: gerencie seus leads com a ajuda da tecnologia 

O uso do blockchain como parte dos processos comerciais no varejo pode ser complexo e demandar um ajuste na cultura da empresa. Muitos negócios ainda não conseguiram abrir a mente para as potencialidades da tecnologia como aliada no fluxo comercial. 

Se esse for o seu caso, temos uma dica: que tal começar cuidando detalhadamente da experiência do seu cliente? 

Com um software de CRM, por exemplo, você consegue armazenar, gerenciar e acompanhar dados de múltiplas jornadas de compra em um pipeline interativo e didático. 

Assim, consegue entregar interações personalizadas, ágeis e adequadas às expectativas do consumidor.

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