Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

Captação de alunos: 7 estratégias para fazer seu número de matrículas bombar

Por Zendesk

Última atualização em 2 fevereiro 2023

A captação de alunos é preocupação frequente de gestores que atuam na área de educação e também daqueles que trabalham de forma autônoma vendendo cursos online autorais.

Sem novos alunos, nenhuma instituição de ensino ou modelo de negócio de educação à distância consegue se sustentar por muito tempo.

Para se manter relevante e competitivo no mercado, é indispensável se dedicar na elaboração e execução de estratégias realmente capazes de atrair pessoas interessadas em investir na sua formação profissional e intelectual.

Pensando nisso, criamos aqui um conteúdo com as melhores estratégias para captação de alunos.

Continue a leitura e descubra como impulsionar o número de matrículas.

Captação de alunos: 7 passos para alavancar as matrículas

Uma escola para nível fundamental e médio, um cursinho preparatório para vestibular ou concursos públicos e uma instituição de ensino superior são, antes de tudo, empresas. E, como qualquer outra, precisam gerar receita e lucro para se manterem em funcionamento.

Para que isso aconteça, a captação de alunos é uma etapa fundamental. Basicamente, ela consiste em atrair potenciais alunos e convertê-los em matriculados.

Existem diferentes estratégias que podem ser adotadas nesse sentido. Listamos aqui as principais. Confira!

1 – Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo para conseguir captar novos alunos consiste em ter um perfil bem definido do público que você deseja atingir.

Definir e conhecer a fundo o seu público-alvo é indispensável para orientar melhor suas estratégias de comunicação e vendas.

Ao ajustar o discurso para as dores, necessidades, preferências, expectativas, comportamentos, perfil demográfico e socioeconômico do seu público, aumentam-se as chances de você conseguir converter potenciais clientes em alunos efetivamente matriculados no seu curso online ou instituição de ensino.

2 – Mapeie a jornada do aluno até a matrícula

Nesta estratégia, você precisa mapear todo o caminho que seu potencial aluno precisa percorrer até que a matrícula seja finalizada e ele se torne, de fato, um aluno da sua escola.

Nesse sentido, o funil de vendas é uma importante ferramenta para captação de alunos. Ele permite organizar as etapas da jornada do cliente e entender como ele se comporta em cada uma delas.

A partir disso, fica mais fácil adotar as abordagens certas no momento mais adequado, que favoreçam a conversão.

Veja também: O que é funil de vendas? Quais são suas etapas e importância?

3 – Dedique-se a ações de marketing digital

O marketing digital pode ser extremamente valioso para captar novos alunos. Um exemplo de estratégia que você pode adotar é a produção de conteúdos relevantes para o seu público nas redes sociais.

Marcar presença no Instagram, no Facebook e em outras redes é importante para ganhar visibilidade, interagir com a sua audiência e se posicionar como autoridade em educação.

Outras ações de marketing digital que você pode implementar são:

  • criação de um blog com conteúdos relevantes para topo, meio e fundo do funil de marketing;
  • técnicas de SEO para posicionar seu blog nos primeiros resultados de buscas no Google;
  • links e posts patrocinados (Google Ads e Facebook Ads);
  • e-mail marketing;
  • marketing de influência.

A adoção de um CRM educacional pode te ajudar a organizar e implementar essas estratégias de marketing digital. Esse tipo de ferramenta para captação de alunos permite realizar várias automações e ainda reduzir o custo de aquisição de matrículas.

O CRM educacional pode te ajudar a organizar as fichas de inscrição, fazer segmentações e elaborar um script para captação de alunos personalizado.

Veja também: Como escolher um CRM bom e barato?

4 – Utilize depoimentos de alunos e professores

Essa é uma estratégia de captação que pode imprimir maior credibilidade para a sua instituição de ensino e ativar o gatilho da Prova Social em seus potenciais alunos.

Ao criar o site para a sua escola ou curso online ou ao redigir uma mensagem para captação de alunos por e-mail marketing, não deixe de inserir depoimentos daqueles que já são seus alunos e também dos profissionais que lecionam na escola.

Você também pode utilizar esses depoimentos para produzir conteúdos que vão alimentar as suas redes sociais e também peças publicitárias.

Leia também: O que são gatilhos mentais para vendas?

5 – Crie um programa de descontos e bolsas

Você também pode aumentar o número de matrículas a partir da oferta de descontos e bolsas para novos alunos.

Esse incentivo econômico pode fazer com que potenciais alunos considerem se matricular na sua escola.

Para isso, é muito importante que as regras para concessão de bolsas e descontos sejam bem claras.

6 – Incentive a recomendação da sua escola

O boca a boca ainda possui bastante valor para o sucesso comercial de qualquer empresa.

Assim como na dica anterior, crie um programa que incentive a recomendação da sua escola ou curso online.

Por exemplo, o aluno que trouxer um novo aluno ganha 5% de desconto na mensalidade. Ou então você libera um módulo gratuito do curso online para cada nova matrícula feita por um código promocional exclusivo.

7 – Ofereça uma boa experiência de matrícula

O processo de matrícula é, muitas vezes, um dos fatores que afasta potenciais alunos e faz com que eles desistam de se matricular na sua instituição de ensino ou comprar o seu curso online.

Por isso, é muito importante desburocratizar e agilizar ao máximo a experiência de matrícula. Se esse processo ocorrer de forma online, o seu site precisa funcionar sem ficar travando, os campos para preenchimento de dados devem ser claros e a página precisa estar otimizada para rodar em dispositivos móveis.

Bom, essas são as nossas 7 estratégias para captação de alunos. O que você achou delas?

As estratégias e a maneira de implementá-las podem variar de acordo com o foco da sua escola ou curso online e o perfil do público que você deseja atingir.

Para te ajudar a colocar em prática essas ações para captar alunos, conte com o Zendesk Sell.

Nossa plataforma de CRM de vendas é moderna e apresenta todos os recursos necessários para organizar o seu processo comercial e aumentar as conversões.

No Zendesk Sell, você tem total visibilidade do pipeline e consegue visualizar com mais clareza toda a evolução dos seus leads, desde a captação de alunos até o fechamento da matrícula.

Conheça o nosso CRM e gerencie suas oportunidades de forma mais qualificada.

Faça agora um tour pelo Zendesk Sell e inicie o seu período de avaliação gratuita da plataforma!

Histórias relacionadas

Artigo
11 min read

O que é prospecção de vendas? Descubra como gerar mais oportunidades

Entenda o que é prospecção de vendas, as principais técnicas, qual a melhor maneira de prospectar novos clientes e como a IA pode ajudar.

Artigo
11 min read

Inbound Sales versus Outbound Sales: quais são as diferenças?

Entenda o que é Inbound Sales, a diferença para o Outbound, principais vantagens

Artigo
9 min read

Chat de vendas: como usá-lo para melhorar as negociações?

Entenda o que é e como o chat de vendas pode alavancar os resultados do seu negócio + dicas de como usar o atendimento via chat!

Artigo
11 min read

Descubra os 5 tipos de consumidores mais comuns no mercado

Você sabe quais são os tipos de consumidores mais comuns? Conheça o perfil e características do brasileiro, a importância para sua estratégia e mais.