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Como a IA melhora a eficiência operacional e eleva a lucratividade das empresas

Por Zendesk

Última atualização em 13 junho 2023

Empresas de todos os setores devem buscar formas de maximizar sua produtividade, minimizar custos, melhorar a experiência do cliente e aprimorar a entrega dos seus produtos e serviços para elevar seus lucros. 

Esses objetivos podem ser facilmente alcançados ao melhorar a eficiência operacional, otimizando processos, reduzindo desperdícios, utilizando recursos de forma mais consciente e atendendo às demandas do mercado mais rapidamente.

Nesse sentido, a Inteligência Artificial se apresenta como uma importante aliada para automatizar processos e tarefas repetitivas, analisar um grande volume de dados em tempo real, identificar erros e gargalos mais rapidamente, prever falhas e resultados e otimizar a gestão de todos os departamentos de uma empresa, especialmente a cadeia de suprimentos

No entanto, apesar dos incríveis benefícios, para entender como a IA melhora a eficiência operacional, é preciso estar ciente dos desafios que essa tecnologia traz para as equipes.

Neste artigo, vamos falar mais sobre como a IA melhora a eficiência operacional, apresentar cases de sucesso para você se inspirar e fornecer dicas para superar os desafios da implementação da IA na empresa.

Continue a leitura do artigo para conferir!

Como a IA pode melhorar a eficiência operacional?

Entenda, nas próximas linhas, de quais formas a IA pode melhorar a eficiência operacional.

Automação de tarefas

Quando falamos sobre IA e eficiência operacional, é normal que a primeira coisa a atravessar nosso conhecimento seja a automação de tarefas.

Não é para menos, afinal, automatizar tarefas repetitivas e operacionais permitem que erros e retrabalhos sejam reduzidos consideravelmente. 

Além disso, com a automação de tarefas, os colaboradores podem ganhar mais tempo para se dedicarem a tarefas mais estratégicas e que podem impactar positivamente os resultados da empresa.

Os chatbots alimentados por IA, por exemplo, podem responder a perguntas frequentes dos clientes, ou realizar uma qualificação prévia antes de entrarem em contato com o time de atendimento ao cliente.

Assim, ganha-se mais agilidade no atendimento, o que melhora a experiência do cliente e sua satisfação.

Análise de dados em tempo real

Imagine ser capaz de prever a demanda de cada mês, e assim, otimizar toda a sua cadeia de suprimentos para reduzir custos e planejar a produção com mais precisão.

Isso é possível graças à análise de dados operacionais em tempo real que a IA é capaz de promover e identificar padrões e tendências que direcionam as ações com mais agilidade e eficiência. 

As análises preditivas feitas por IA são ferramentas essenciais nesse processo, já que também utilizam algoritmos e modelos estatísticos para identificar tendências nos dados presentes nos históricos das empresas. 

Otimização de processos

Outro exemplo sobre como a IA pode melhorar a eficiência operacional amplamente conhecido é a otimização de processos.

A IA pode analisar workflows e identificar gargalos que podem mitigados para tornar a sequência de tarefas mais lógica e fluída e elevar a produtividade dos colaboradores. 

Como resultado, é possível ajustar a alocação de recursos, melhorar o resultado final dos processos e identificar melhores práticas para elevar o desempenho dos fluxos de trabalho.

Gerenciamento de energia

As práticas de consumo das organizações podem ser mapeadas e otimizadas através da IA. 

Na prática, isso significa que a IA pode monitorar, através de sensores de medição, o consumo de energia nas instalações de uma empresa, analisar os dados, prever índices de consumo futuros e, com isso, sugerir recomendações de economia e sustentabilidade para reduzir os custos de energia e elevar a eficiência operacional.

Otimização de rotas e logística

A eficiência operacional está diretamente ligada à redução de custos, certo?

Nesse contexto, todos os custos de operação devem ser repensados para sofrerem uma redução, e isso inclui o controle e planejamento das rotas e logística.

As aplicações da IA em geolocalização e monitoramento de tráfego ajudam a planejar o roteamento considerando um menor tempo de duração das entregas. Isso gera mais agilidade na logística da organização e maiores taxas de satisfação do cliente que recebe as entregas.

Personalização

Personalização é a nova regra do jogo. 

A operação de vendas pode utilizar a IA para analisar dados do histórico de compras do cliente para identificar padrões de comportamento, preferências e informações que os ajudem a personalizar ainda mais suas abordagens.

Ou seja, a equipe de vendas terá mais facilidade para:

  • segmentar clientes;
  • recomendar produtos e serviços;
  • identificar oportunidades de up selling e cross-selling;
  • prever cancelamentos;
  • otimizar a precificação.

Tudo isso resulta em um aumento geral da receita e da eficiência operacional de vendas.

Exemplos de empresas que utilizaram IA para otimizar sua eficiência operacional

Que tal conferir exemplos de empresas que utilizam IA para melhorar a eficiência operacional para se inspirar?

Acompanhe!

Amazon

Não tem como falar de tecnologia e eficiência operacional sem mencionar a Amazon.

A gigante do comércio eletrônico utiliza IA para fazer o gerenciamento do estoque, otimizar as entregas e, principalmente, para recomendar produtos na loja virtual de forma inteligente e automatizada. 

Nubank

A IA possui um papel crucial na segurança e na privacidade de dados, e as fintechs se beneficiam muito com essa relação.

O investimento em IA tem sido uma das grandes prioridades da Nubank, e é implementada principalmente para melhorar o relacionamento com o cliente e oferecer serviços de assessoramento de impostos e investimentos. O objetivo final é ampliar a receita média por cliente da empresa.

O próprio presidente-executivo da Nubank afirmou que, com a IA, pretendem transformar o banco digital em uma “plataforma de dinheiro” para aumentar a oferta de produtos e serviços.

Os principais desafios na implementação da IA para eficiência operacional e como superá-los

Os benefícios são muitos, mas não é simples implementar a IA para melhorar a eficiência operacional.

Os desafios envolvem:

  • a utilização de dados confiáveis e completos;
  • conhecimentos especializados em IA;
  • cumprimento com a LGDP;
  • aceitação dos colaboradores.

Por isso, é importante investir em uma infraestrutura que comporte as práticas de IA com conformidade, oferecer treinamento interno para integrar a IA como parte da rotina dos times e adotar práticas transparentes e éticas de coleta e manutenção de dados.

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

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