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Artigo 6 min read

Como nutrir leads? 5 dicas infalíveis para qualquer negócio

Por Zendesk

Última atualização em 8 fevereiro 2023

Conseguir atrair novos clientes para o seu negócio é algo fundamental para que ele siga funcionando e em crescimento. Para isso, é preciso que você consiga fazer a conversão de pessoas interessadas em clientes reais. Mas, você sabe como fazer isso e tem um conhecimento amplo de como nutrir leads?

Se a resposta for não, não se preocupe. Pois, agora nós vamos te mostrar tudo que você precisa saber sobre como nutrir leads, para que você possa manter as suas vendas em crescimento e o seu negócio a todo vapor. 

O que é a nutrição de leads?

A nutrição de leads, é uma ação e ela ocorre quando uma empresa resolve estabelecer uma relação com as pessoas que demonstraram, em algum momento, estar interessadas em suas soluções. 

A nutrição de leads pode acontecer por meio dos canais de comunicação disponíveis, como ligações, WhatsApp, redes sociais e principalmente o e-mail. 

Essa nutrição é feita com conteúdos de valor e ofertas, esses materiais têm a função de filtrar os leads e fazer com que eles avancem no funil de vendas, estando cada vez mais propensos a adquirir a solução. 

Dessa forma, a equipe de vendas vai conseguir fazer contato mais direto apenas com os leads que estão em estágios mais avançados e que estão dispostos a realizar a compra. Enquanto isso, os outros clientes em potencial seguem sendo acompanhados e nutridos com conteúdo em estágios diferentes.

O que saber para criar uma estratégia de nutrição de leads?

Antes de começar a elaborar uma estratégia de nutrição de leads existem pontos importantes que você precisa compreender. Assim, vai conseguir dividir as etapas da forma correta e gerar uma melhor relação com os clientes, o que logo pode acabar se tornando uma conversão. 

  • Conheça seus leads: Como vimos, a conversão de leads está ligada diretamente à relação criada entre a empresa e os seus clientes em potencial, certo? Por isso, é fundamental conhecer o seu público, para que possa criar as estratégias de nutrição de leads certas e fazer as ofertas que eles gostariam de receber. 
  • Personalize sua nutrição de leads: Se a sua empresa trabalha com diversos serviços ou produtos, é preciso que o fluxo de nutrição de leads seja diferente para cada um. Usar uma mesma estratégia para segmentos diferentes dificilmente vai funcionar, principalmente porque podem se tratar de personas distintas.
  • Automatize o processo: A tecnologia chegou e veio para mudar a forma como os negócios são feitos. Portanto, tire o melhor proveito disso e escolha ferramentas de marketing que vão automatizar o seu processo, reduzindo a perda de tempo e trazendo os melhores resultados para sua equipe.

Por que a nutrição de leads é importante?

Saber como nutrir leads pode ser tornar um fator chave para sua empresa.

Algumas pesquisas feitas por empresas do setor e trazidas pela Parker White, mostram que o volume de vendas de uma empresa pode crescer até 50% ao usar a estratégia de nutrição de leads certa, isso com um custo operacional 33% menor do que o convencional.

Além disso, os leads nutridos têm um resultado de conversão para compra 48% maior do que aqueles que não são.  Ou seja, se a sua empresa quer que o seu produto ou serviço seja um sucesso de vendas, uma parte importante para isso passa por saber como nutrir leads corretamente.

Leia também:

Nutrição de Leads: como fazer?

Então, agora que você sabe o que é, o que precisa ser levado em conta e a importância de saber como nutrir leads, você vai conferir as dicas para que a sua campanha seja bem-sucedida e os seus interessados sejam convertidos em clientes. Confira!

1. Planejamento

Faça uma definição clara de todos os seus objetivos e crie metas realistas. Quantas conversões quer alcançar por mês? Quanto tempo para alcançar o resultado esperado? Fazendo essas e outras perguntas você vai traçar o caminho a ser seguido e o que espera conquistar. 

Identifique a sua persona e como você pode fazer ofertas para ajudá-la da melhor maneira. Defina também quando é que um lead vai estar preparado para a conversão e qual o momento para a equipe de vendas entrar em contato.

 

2. Segmentação

Como já falamos anteriormente, é preciso que cada produto ou serviço tenha uma nutrição de leads diferente. Então, depois de realizar essa segmentação para cada item, é hora de fazer o mesmo com o público-alvo de cada um dos seus negócios.

Ou seja, você pode desenvolver diversas estratégias de marketing para fazer a nutrição de leads sobre um mesmo produto ou serviço para clientes com perfis diferentes. Tudo isso vai depender do seu público-alvo e também das abordagens escolhidas.

 

3. Conteúdo 

O conteúdo é parte fundamental de todo esse processo. Afinal, por mais que você tenha um bom produto, se não souber como demonstrar isso, não vai gerar conversões. 

A mesma coisa serve na contramão, você pode até não ser o líder do seu segmento, mas se souber passar o conteúdo certo, vai conseguir se destacar e elevar as suas vendas.

Assim, durante a criação do material e da comunicação que vai estabelecer com o público, seja por meio do seu site, das redes sociais, email, etc. é preciso ser relevante para o público. 

Para isso, é preciso que você transmita confiança e mostre a importância do seu negócio e como ele vai trazer resultados para a vida de cada um.

 

4. Escolha das ferramentas certas

A tecnologia chegou para ajudar e você precisa aproveitar isso ao máximo. O uso de uma ferramenta vai te ajudar a nutrir os leads corretamente. Vai otimizar todo trabalho, trazer melhores análises e evitar que você perca clientes em potencial, pois com os dados em mãos a sua equipe vai entrar em contato apenas no momento certo, na hora da conversão.  

O mercado está cheio de ferramentas de tecnologia que prometem te ajudar a alcançar seus objetivos. Contudo, podemos destacar que o Zendesk Sell é um CRM completo e robusto que pode ajudar a sua empresa a crescer.

Com ele você poderá montar equipes focadas em dados para que sejam produtivas, acompanhem as expectativas do cliente e tenham visibilidade total do pipeline.

Confira:

 

5. Análise de resultados

Como toda e qualquer campanha que seja criada na sua empresa para alavancar as vendas, você precisa fazer uma análise dos resultados dentro do prazo que tinha estipulado anteriormente. 

Isso vai te ajudar a detectar os pontos positivos e negativos das estratégias que escolheu para a nutrição de leads. Em seguida, você vai poder adaptá-las para que elas possam trazer resultados ainda melhores. 

Agora você já sabe como nutrir leads! Se você quer uma visualização total da jornada do cliente para aumentar as chances de fechamento das vendas, não deixe de testar gratuitamente o CRM da Zendesk!

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