Ir para o conteúdo principal

Artigo 8 min read

Controle de qualidade com Inteligência Artificial: Klaus + Zendesk

Por Zendesk

Última atualização em 21 março 2024

Em um contexto global marcado pela crescente competitividade, a excelência nos processos internos é essencial para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer modelo de negócio. Nesse sentido, sabia que é possível melhorar o controle de qualidade com Inteligência Artificial?

O uso de IA no controle de qualidade promete ajudar os analistas a superar desafios desse setor, garantindo a satisfação do cliente, a conformidade com os padrões regulatórios e a manutenção da reputação da marca.

A IA está revolucionando o controle de qualidade na indústria, oferecendo uma variedade de soluções inovadoras e eficazes para lidar com os desafios presentes.

Desde a detecção precoce de defeitos até a análise preditiva de falhas, a automação do controle de qualidade com IA capacita as empresas a melhorar significativamente seus processos, impulsionando a eficiência, a precisão e a agilidade.

Com isso em mente, elaboramos este artigo para explorar as aplicações e os benefícios da inteligência artificial e o impacto da IA nas funções de analista de qualidade.

Continue a leitura e descubra também  como a parceria da Klaus (plataforma especializada em controle de qualidade) beneficiará os clientes da Zendesk.

Neste artigo, você aprenderá:

  • Controle de qualidade com Inteligência Artificial
  • O que é a Klaus?
  • A Klaus e a IA no controle de qualidade
  • Aquisição da Klaus pela Zendesk
  • A integração da Klaus com a Zendesk: automação do controle de qualidade
  • Impacto da IA nas funções de analista de qualidade
  • Klaus + Zendesk: controle de qualidade de alto nível

Controle de qualidade com Inteligência Artificial

O controle de qualidade é uma etapa crucial em qualquer processo industrial, pois assegura que os produtos estejam em conformidade com os padrões e requisitos definidos antes de serem disponibilizados no mercado.

Com o avanço da Inteligência Artificial (IA), essa área passou por uma transformação profunda. A IA oferece uma série de ferramentas e técnicas que possibilitam um controle de qualidade mais eficiente, preciso e ágil.

Automação

Dentre as mais notórias maneiras pelas quais a IA tem remodelado o controle de qualidade, destaca-se a automação. Sistemas de IA podem ser treinados para reconhecer padrões e identificar defeitos em produtos e processos de forma muito rápida e precisa.

Além disso, a IA pode ser integrada a sensores e dispositivos IoT (Internet das Coisas) para monitorar continuamente o processo de produção e identificar problemas em tempo real, permitindo uma intervenção imediata.

Análise de dados

Com o expressivo volume de informações geradas durante o processo de produção, a IA pode ser aplicada para analisar esses dados e apontar padrões ou tendências que possam sinalizar potenciais problemas de qualidade.

Adicionalmente, algoritmos de IA são capazes de prever falhas ou defeitos com base em dados históricos, possibilitando que as companhias adotem medidas preventivas para mitigar problemas no futuro.

Ao integrar controle de qualidade com Inteligência Artificial, as empresas podem elevar a eficácia, diminuir despesas e aprimorar a qualidade e a confiabilidade de seus produtos, estabelecendo uma posição mais competitiva no mercado.

Quer ficar por dentro das principais tendências em Experiência do Cliente para este ano? Então confira a mais recente edição do relatório CX Trends:

Relatório da Zendesk – CX Trends

O que é a Klaus?

A Klaus é uma plataforma de controle de qualidade projetada especificamente para equipes de suporte ao cliente. Ela foi desenvolvida para ajudar as empresas a promover a melhoria do atendimento ao cliente com Inteligência Artificial.

As soluções da Klaus garantem que as interações com os clientes atendam aos mais altos padrões.

As equipes de suporte podem avaliar a qualidade das interações com os clientes por meio de avaliações, feedbacks e métricas de desempenho – incluindo rapidez na resposta, exatidão das informações prestadas e cordialidade no atendimento e resolução eficaz de problemas.

Ou seja, a Klaus é uma ferramenta valiosa para empresas que buscam garantir a qualidade e consistência do atendimento ao cliente, ajudando a impulsionar a satisfação e a fidelidade à marca.

A Klaus e a IA no controle de qualidade

À medida que a IA intensifica a interação com os clientes, apenas a QA (Quality Assurance) impulsionada por IA pode acompanhar as expectativas crescentes dos clientes.

A Klaus automatiza 100%dos atendimentos, utilizando IA para reconhecer padrões, antecipar desafios e recomendar soluções, melhorando a experiência e reputação da marca.

Além disso, a Klaus oferece recursos para acompanhar o desempenho individual dos membros da equipe de suporte, identificando pontos fortes e áreas de melhoria.

Isso permite que as companhias ofereçam treinamento personalizado e feedback construtivo para ajudar seus representantes de suporte a aprimorar suas habilidades e proporcionar uma experiência excepcional ao cliente.

Análise de sentimentos no atendimento ao cliente

Com agentes digitais atendendo mais solicitações sem intervenção humana, a QA é essencial para manter o controle da qualidade e garantir um atendimento consistente de alto nível.

A Klaus identifica conversas com sentimentos positivos ou negativos, sinalizando exceções, riscos e oportunidades de coaching para melhorar a satisfação do cliente.

Aquisição da Klaus pela Zendesk

Recentemente, a Zendesk finalizou com êxito a aquisição da Klaus.

Essa transação representa um passo significativo para fortalecer ainda mais as soluções de Workforce Engagement Management (WEM) oferecidas pela empresa, destacando o compromisso contínuo da Zendesk em fornecer ferramentas de ponta para aprimorar a experiência do cliente e a eficiência operacional.

Com a integração da Klaus ao seu portfólio, a Zendesk está posicionada para oferecer aos clientes uma solução abrangente e avançada para gerenciamento de equipes de suporte, capacitando as empresas a monitorar e melhorar proativamente a qualidade das interações com os clientes.

Esta aquisição significa um marco importante na jornada da Zendesk para fornecer soluções inovadoras e orientadas para o cliente, consolidando sua posição como líder no mercado de gestão de relacionamento com o cliente.

Simplifique o trabalho dos seus agentes com Zendesk.

A integração da Klaus com a Zendesk: automação do controle de qualidade

Segundo Adrian McDermott, diretor de tecnologia da Zendesk, gerenciar o engajamento da equipe de trabalho é vital não apenas para atender, mas exceder as expectativas dos clientes.

Para o diretor, os índices de satisfação tradicionais não revelam todas as informações necessárias. Eles não indicam onde estão as falhas no atendimento ou as oportunidades de coaching e treinamento adicionais para as equipes de suporte.

McDermott ainda complementa:

“Com a Klaus dentro do nosso portfólio de WEM, nós podemos capacitar empresas com a melhor garantia de qualidade automática do mercado, impulsionada por Inteligência Artificial”.

Para ele, ao avaliar automaticamente a equipe de atendimento usando IA para identificar e corrigir gaps, “o AutoQA oferece às companhias 100% de cobertura de suas conversas com clientes e uma visão clara das oportunidades de melhoria, enquanto elimina o fardo da revisão manual”.

Veja também: Como a IA melhora a eficiência operacional?

Impacto da IA nas funções de analista de qualidade

A introdução da Inteligência Artificial (IA) tem um impacto substancial e variado nas funções do analista de qualidade.

Tradicionalmente responsáveis por garantir a conformidade dos produtos com os padrões estabelecidos, os analistas agora veem suas tarefas transformadas pela IA.

Ela automatiza muitos processos anteriormente manuais, viabilizando a análise de expressivos conjuntos de dados com mais eficiência e rapidez – o que possibilita a detecção precoce de problemas.

Além disso, a IA capacita os analistas a realizar análises avançadas e preditivas, antecipando falhas com base em dados históricos.

Contudo, é crucial entender que a IA não substitui integralmente os analistas, mas sim complementa suas habilidades, oferecendo ferramentas para aprimorar a eficiência e precisão do trabalho.

Os analistas ainda desempenham papel indispensável na interpretação dos resultados da IA, na tomada de decisões estratégicas e na implementação de medidas corretivas quando necessário.

Klaus + Zendesk: controle de qualidade de alto nível

A IA está promovendo uma verdadeira revolução no controle de qualidade, oferecendo soluções inovadoras e eficazes para garantir a excelência dos produtos e a satisfação dos clientes.

A integração da Klaus com a Zendesk proporcionou uma capacidade singular de garantir a qualidade de forma automática e contínua.

Essa fusão permite às empresas não apenas identificar áreas de melhoria no atendimento ao cliente, mas também reconhecer lacunas nos processos empresariais.

Quer ver como tudo isso funciona na prática? Então faça um tour pelo Zendesk Service para conhecer todos os recursos e inicie o período de avaliação gratuita do nosso sistema.

Deixe a IA cuidar do trabalho e tenha mais produtividade

Histórias relacionadas

Artigo
9 min read

Sistemas de IA para experiências do usuário: urgências e tendências

Entenda como os sistemas de IA para experiências do usuário podem ser utilizados para otimizar o trabalho dos agentes e trazer mais satisfação aos clientes.

Artigo
6 min read

Dados em tempo real: como melhoram a experiência do cliente?

O uso de dados em tempo real vem ganhando força entre os líderes de CX e as empresas. Aprenda a implementar esse recurso em seu negócio!

Artigo
7 min read

Tendências emergentes no CX Inteligente: uma visão geral

Descubra quais as principais tendências de CX Inteligente e como os líderes de CX estão encarando essas tecnologias emergentes.

Artigo
8 min read

IA para call center: benefícios, desafios e tendências

Entenda como usar IA em call center pode trazer benefícios para empresas, transformar a rotina de trabalho dos agentes e melhorar a experiência do cliente.