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Como analisar dados de vendas com qualidade?

Por Equipe Zendesk

Última atualização em 13 dezembro 2022

Você sabe o que são dados de vendas e qual a importância de mensurá-los? Pois, saiba que os dados de vendas são todas as informações de saídas de produtos ou serviços, captadas e armazenadas, geralmente em um CRM de vendas.

Essas informações servem de base dados para clientes, e, principalmente para as empresas, que os analisam e utilizam para fortalecer suas estratégias de negócio, melhorar suas vendas, desenvolver mais engajamento dos agentes de vendas, e muito mais.

Existem diversas maneiras de realizar uma boa análise de vendas, e, sem dúvidas, boa parte dessas estratégias são feitas a partir de novas tecnologias, baseadas na agilidade e eficiência em gerenciar dados.

Para que você entenda melhor os processos por trás da análise de dados de vendas, reunimos neste conteúdo algumas informações importantes sobre o assunto, explicando como essa estratégia pode ser feita com qualidade, e ainda melhorar os resultados do seu negócio. Boa leitura!

O que é análise de dados de vendas?

A análise de dados de vendas é a soma da coleta de dados, avaliação de tendências e desempenho, e previsão de futuras vendas. Todas essas informações juntas geram insights valiosos para que os negócios se adaptem e melhorem suas estratégias de vendas.

Esse tipo de análise é essencial para que os negócios consigam determinar melhor seus objetivos, avaliar o desempenho das vendas e também criar metas possíveis para o desenvolvimento do empreendimento. 

Qual a finalidade da análise de dados de vendas?

Para quem se pergunta qual a finalidade da análise de dados de vendas, sem dúvidas a resposta mais adequada é dizer que esse tipo de análise auxilia os negócios a entenderem suas atividades de vendas, melhorando a:

  • tomada de decisões;
  • identificação da melhor base de consumidores para o negócio;
  • experiência dos clientes
  • expansão e alcance do empreendimento;
  • dentre outros fatores.

Leia também: “Conheça os 4 tipos de análise de dados para criar estratégias certeiras

Como fazer análise de dados de vendas?

Já entendemos que a análise de dados de vendas garante ótimos resultados para um negócio que deseja potencializar seus resultados. Agora, vamos te mostrar como criar bons métodos de mensuração para suas vendas. Confira a seguir.

Defina os objetivos da análise de dados de vendas

A análise de dados não deve ser realizada sem objetivos. É fundamental que o negócio tenha bem determinado quais as suas necessidades, para que a mensuração seja realizada com o foco voltado para os resultados esperados pelo empreendimento. 

Conheça as variáveis 

Outro fator importante é analisar as informações com um foco em personalização. Criar uma base de dados para clientes permite que as empresas realizem uma gestão mais focada em públicos específicos.

Mas o que isso quer dizer? Quando os negócios analisam seus dados de vendas de maneira segmentada, eles conseguem avaliar diversos fatores separadamente, isso permite criar um atendimento mais direcionado aos consumidores, e torna os agentes de atendimento mais preparados para solucionar problemas mais rapidamente. 

Utilize a tecnologia

O relatório de tendências da experiência do cliente 2021, da Zendesk, constatou que os negócios têm investido muito mais em tecnologias ágeis de vendas e suporte ao cliente, e que 29% das empresas planejam investir ainda mais nessas tecnologias ágeis.

Contar com um sistema de CRM eficiente, possibilita que a captação de dados de vendas aconteça com mais precisão e agilidade, produzindo relatórios completos e cruciais para uma análise de resultados mais inteligente. 

A utilização da tecnologia ao avaliar os dados de vendas pode ser uma forma de somar qualidade a esse processo, sendo uma maneira importante de gerar insights para os negócios, tornando-os ainda mais competitivos.

Relatório sobre tendências da experiência do cliente

3 principais métodos de análise de dados de vendas

Agora que você já sabe como fazer análise de dados, conheça a seguir os três principais métodos de análise que você pode implementar ao seu negócio.

1. Análise SWOT para vendas

A análise SWOT para vendas é uma metodologia que avalia as strenghts (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças) de um empreendimento, e também é conhecida como matriz F.O.F.A, por conta do seu acrônimo em português.

Essa estratégia auxilia os negócios em seus planejamentos estratégicos, e, em vendas, auxilia a determinar os pontos fortes e fracos do time comercial do empreendimento, e também a planejar ações comerciais para melhorar as vendas, sendo um dos métodos mais conhecidos na realização da análise de dados de vendas. 

2. Análise de tendências de vendas

É um tipo de análise de vendas que auxilia as empresas a identificarem padrões nos dados de vendas, sejam esses padrões de queda, ou de subida, em um período específico. 

Essa análise permite que as empresas rastreiem seu progresso de vendas, e, ao mesmo tempo, permite a compressão dos padrões de venda por produto, região, e até tipo de produto.

3. Análise de pipeline de vendas

A análise de pipeline de vendas é importante, pois permite que os dados de vendas sejam utilizados pelos agentes como um guia que instrui novas vendas, e estimula a continuidade do negócio.

Essa ferramenta reúne informações das vendas realizadas, organizando tudo por etapas, e mostrando quais foram as decisões tomadas tanto pelos consumidores, como pelas equipes ao longo do fluxo de venda. 

Isso é utilizado como um direcionamento para prospecções futuras, auxiliando o negócio a realizar as melhores estratégias em novas oportunidades de vendas. 

A grande vantagem do pipeline, é que diferente do funil de vendas, ele utiliza os dados de vendas para ajudar o vendedor a definir os passos corretos para se relacionar com um consumidor, sem deixar nenhum cliente para trás, unindo o bom relacionamento com a alta performance. 

Por fim, a nossa dica para que você aplique esses métodos de análise de dados de vendas, e realize grandes negócios, é que sua empresa utilize essas estratégias alinhadas ao CRM de vendas da Zendesk. 

Com o Zendesk para vendas, além de melhorar a produtividade dos seus vendedores, a visibilidade do seu pipeline de vendas será ainda melhor, e as oportunidades estarão sempre focadas nos leads de maior valor para a sua empresa. Aproveite para testar!

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