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Desafios da transformação digital: conheça os 7 principais e saiba como superá-los

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 23 Abril 2021
Última atualização em 23 Abril 2021

A transformação digital é o processo pelo qual as empresas mudam estruturas internas para se adaptar a um ambiente mais competitivo e inovador, com foco na entrega de valor aos clientes.

A tecnologia é usada para melhorar o desempenho e garantir melhores resultados. Mas para implementar na sua empresa é preciso estar atento aos desafios da transformação digital, como a necessidade de mudança da cultura da empresa e atenção ao armazenamento e uso dos dados.

A pandemia acelerou a necessidade de transformação digital dos negócios. Aproximadamente 75% dos líderes das empresas entrevistadas pelo Relatório de Tendências da Experiência do Cliente 2021 da Zendesk concordam que a pandemia global comprimiu o cronograma de aquisição de novas tecnologias. Atualmente, as marcas buscam novas maneiras de alcançar os clientes e conectar equipes distribuídas.

Para isso, é necessário investir em mudanças tecnológicas e de gestão dentro das empresas.

Os 7 principais desafios da transformação digital

Armazenamento e uso de dados

Com a profusão de informações nos últimos anos, um dos principais desafios da transformação digital é como armazenar e utilizar esses dados.

A presença nas redes sociais e o contato direto com os clientes geram informações preciosas para a sua empresa. Mas os dados gerados pelas redes sociais, por exemplo, são espontâneos e não têm necessariamente uma organização lógica para o seu negócio.

Por isso, é fundamental que a sua empresa tenha capacidade de armazenar e sistematizar todas essas informações de forma centralizada, em uma central de dados. Isso serve para a posterior análise desses dados, que podem indicar mudanças e novos rumos para melhorar o desempenho da sua empresa.

Estar presente em todos os canais, coletando dados, é muito importante. Mas mais ainda é ter sistemas de dados integrados para que se possa trabalhar de melhor maneira a experiência do cliente

Cultura da empresa

As mudanças trazidas pela transformação digital dependem muito da cultura da empresa, que deve ser colaborativa.

Diante disso, outro desafio da transformação digital é entender como é a cultura atual da sua empresa e adaptá-la para essas mudanças.

É necessário investir na capacitação de todos os colaboradores para que entendam a importância de uma transformação digital e como isso pode impactar diretamente no trabalho deles.

Falta de iniciativa para promover mudanças internas

A transformação digital não muda apenas a relação com os clientes, ela também altera o modo como muitos processos internos serão feitos na empresa. Por isso, tende a ser um desafio maior para negócios que foram criados na era pré-digital.

A falta de iniciativa para promover essa mudança interna pode ser um dos grandes desafios neste contexto.

Para isso, é preciso que a gestão, e não apenas os setores que lidam com as novas tecnologias, esteja engajada nessa transformação.

Uma boa maneira de superar esse desafio é mostrar cases de sucesso de empresas que passaram pela transformação digital para a direção e incentivá-los sobre a importância do tema para continuar inovando e permanecer relevantes no mercado.

Problemas de TI e dificuldades técnicas

Apesar de não ser o único setor que deve levar a transformação digital para a empresa, o setor de tecnologia da informação deve ter uma atuação estratégica nessa transição.

Para isso, é importante verificar se o setor está fortalecido dentro da empresa e se não está passando por nenhuma dificuldade técnica.

Capacitar os profissionais para lidar com os novos desafios e fortalecer o setor para ter um papel mais central nas decisões estratégicas são passos fundamentais para superar esse desafio.

Resistência a mudanças

A transformação digital na sua empresa não vai depender só da tecnologia, mas também da adaptação de todos os colaboradores ao processo. Não são só gestores que podem ter resistência a mudanças, é possível também que diversos funcionários de setores e níveis hierárquicos diferentes tenham resistência ao novo.

O medo de não se adaptar aos novos processos, principalmente para aqueles que não têm familiaridade com ferramentas digitais, é um dos principais obstáculos nesse processo e um dos desafios da transformação digital nas empresas.

Outro receio é o da perda de emprego por conta da automação de processos e mudanças de fluxo de trabalho.

Engajar os colaboradores, deixando claro que o trabalho humano é parte fundamental do processo, e que tudo isso faz parte do crescimento da empresa para todos são dois dos principais motivadores para que se tornem adeptos da transformação digital.

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Investimentos

Para uma transformação digital bem-sucedida é necessário investimento, primeiro em pessoas e depois em ferramentas.

Mas pode ser difícil, a princípio, convencer a gestão da necessidade desses investimentos e encontrar os recursos necessários para essa mudança.

Começar com investimentos aos poucos, fazendo um plano a longo prazo e mostrando a importância dessa transformação são as principais maneiras de superar esse obstáculo.

Segurança digital

Uma das principais preocupações que a sua empresa deve ter no processo de transformação digital é a preservação de dados, tanto internos quanto de clientes.

A perda de arquivos, o vazamento de informações e o ataque de hackers são algumas das principais ameaças nesse processo.

Por isso, a segurança digital deve ser levada como prioridade, implementando proteção de dados, criptografia de dados e rotinas de backups.

Investir em softwares seguros e de confiança também é fundamental para a proteção de dados sigilosos e sensíveis.

Tendências da transformação digital

Entre as principais tendências da transformação digital estão o uso de tecnologias como:

  • big data
  • realidade virtual
  • inteligência artificial

A tecnologia de big data auxilia no armazenamento de grandes quantidades de dados e na sua posterior análise, para avaliar cenários e fazer investimentos certeiros.

A realidade virtual, por sua vez, permite que os clientes possam visualizar produtos que não estão disponíveis no estoque físico naquele momento e até mesmo ver como ficariam determinados objetos em espaços físicos, por meio dessa tecnologia. Por exemplo, avaliar como ficaria um tapete na sala de sua casa.

Já a inteligência artificial auxilia a definir as preferências dos clientes, a entendê-los melhor e a se relacionar de melhor maneira com os consumidores. O uso de tecnologias como chatbots e automação da comunicação e vendas são ótimos exemplos do uso da inteligência artificial.

Exemplo de transformação digital

Um exemplo de sucesso da transformação digital que temos aqui no Brasil é o caso do Magazine Luiza, gigante do varejo e que nos últimos anos apostou em profundas mudanças na maneira como funcionam, vendem e se relacionam com os clientes.

A partir da reformulação em 2014, a empresa criou o Luizalabs, que impulsionou a inovação tecnológica, adotou um modelo omnichannel e investiu bastante no e-commerce e na relação com os clientes.

O plano todo envolveu a inclusão digital, a digitalização das lojas físicas e a criação de um marketplace.

Entre os resultados alcançados pela empresa e divulgados em 2019 estão o aumento das vendas totais em 28% e crescimento do e-commerce em 50% nas vendas. As vendas digitais representaram 2,4 bilhões e 41% das vendas totais.