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Artigo 6 min read

5 estratégias de trade marketing para começar hoje

Por Zendesk

Última atualização em 28 março 2023

Quer entender os melhores caminhos para destacar o seu produto da concorrência? Seja no mercado físico ou digital, identificar as estratégias de trade marketing mais efetivas para o seu negócio pode fazer a diferença. 

Neste artigo, reunimos todas as informações essenciais para abrir a mente e incorporar as diretrizes do segmento na rotina. São 5 dicas práticas e efetivas, capazes de trazer resultados surpreendentes para a sua empresa. 

Continue a leitura e comece a pensar em ações de trade marketing agora mesmo.

Boa leitura! 

Trade Marketing: valorização e posicionamento do produto

Trade marketing é uma área estratégica do marketing cujo foco está na exposição do produto vendido. Não à toa, a tradução do termo, originalmente em inglês, é “marketing comercial”.

É importante destacar que, quando falamos em exposição, vamos muito além da ideia de vitrines e expositores (embora estas sejam duas vertentes de atuação do trade marketing). Um dos pilares dessa estratégia é, na verdade, o posicionamento no mercado

O profissional da área deve trabalhar com foco em encontrar o melhor caminho para aproximar produto e consumidor. Isso inclui desde a escolha dos melhores pontos de venda até a escolha do que será divulgado como “carro-chefe” do negócio. 

Exemplos de trade marketing

Para te ajudar a entender melhor como o conceito funciona, aqui vão alguns exemplos práticos de atividades que competem ao setor de trade marketing: 

  • relacionamento com os pontos de venda; 
  • criação de parcerias com os varejistas; 
  • desenvolvimento de programas de fidelidade para os consumidores;
  • promoção por meio do merchandising;
  • criação de ativações de marca e campanhas de divulgação presencial de produtos específicos.

5 ações de trade marketing para aplicar na empresa

Viu como as estratégias de trade marketing já fazem parte da sua rotina comercial (ainda que não tenham esse nome na empresa)? 

Para te ajudar a ressignificar o trabalho do setor e torná-lo mais objetivo e orientado para resultados, separamos 7 ações para aplicar agora mesmo na empresa e começar a colher os resultados. 

1. Aposte em sampling

Sampling, em inglês, significa amostragem. Quando falamos nela como uma das principais estratégias de trade marketing, nos referimos ao poder do “teste gratuito” como ferramenta de conversão. 

Você certamente já foi impactado por uma ação de sampling em supermercados ou mesmo em concessionárias. O tradicional “test-drive” é uma variável da estratégia, e cumpre o mesmo objetivo: encantar o cliente dando a ele uma prévia das principais qualidades do produto.

Aqui, é importante destacar que, mesmo que seu produto tenha base no mercado digital, é possível aplicar a estratégia. Nesse caso, você pode oferecer um período de teste gratuito ou desenvolver uma versão demo do material para que os potenciais clientes experimentem previamente.

2. Cuide do design

Você já ouviu o ditado “a primeira impressão é a que fica”? Em marketing, a máxima faz muito sentido. Pensando nisso, ao investir em estratégias de trade marketing, dê atenção ao design e garanta que ele também cumpra um papel relevante: o de destacar o seu produto em meio à concorrência. 

Para você ter uma ideia do poder do design, este artigo da Forbes traz dados de uma pesquisa que mostra que as cores aumentam em 80% o poder de reconhecimento de uma marca

3. Conheça as necessidades do distribuidor do produto

Quer implementar uma estratégia de trade marketing bem-sucedida? Então pense — literalmente— fora da caixa! 

Voltar o olhar para as necessidades do seu distribuidor pode te conectar verdadeiramente ao comportamento do cliente. Assim, você entende, de forma minuciosa, o que faz com que um consumidor opte por um produto em detrimento de outro (spoiler: muitas vezes, os detalhes fazem toda a diferença!)

4. Crie estratégias multicanal

Quer desenvolver uma estratégia de trade marketing funcional? Pense de maneira multicanal

Apostar em anúncios (on e offline) pode ser bastante efetivo, sobretudo se o nicho de atuação tem, como público, o consumidor final. Entretanto, com um leque vasto de possibilidades à disposição da sua marca, por que se limitar? 

Esteja presente em eventos e convenções com estandes e pontos de ativação da marca. Essa estratégia chama a atenção dos distribuidores e desperta conexão com os potenciais parceiros. 

Além disso, desenvolva programas de fidelização ou gratificação para clientes e parceiros. Essa é uma forma de manter a memória do público-alvo sempre fresca com relação à sua marca. 

Não se esqueça do que dizem as pesquisas: empresas com bons índices de fidelização de clientes baseados em Net Promoter Score conseguem aumentar seus lucros duas vezes mais rapidamente que outras organizações! 

5. Não deixe o digital de lado

Por fim, chega de pensar em estratégia com foco exclusivo em ações offline! Vivemos em um mundo digital, e, ainda que sua empresa tenha como core business um produto físico, não trabalhar sua presença online não é mais uma opção. 

Nesse sentido, inclua canais digitais nas estratégias de fortalecimento de posicionamento e aproxime-se de varejistas e clientes.

Comunique-se com seus potenciais clientes e parceiros por e-mail, crie grupos de WhatsApp para divulgar os produtos-destaque e explore ao máximo os conteúdos interativos, como vídeos e infográficos. 

Lembre-se de que, para se destacar no dinâmico mundo virtual, é preciso fortalecer ainda mais o design de destaque. 

Para isso:

  • cuide da qualidade das imagens divulgadas;
  • assegure que as informações essenciais estejam legíveis;
  • garanta que a descrição dos produtos contenha todos os dados relevantes e necessários;
  • explore positivamente as avaliações dos consumidores que já fizeram o teste. 

Trade marketing: o que fazer quando a estratégia dá certo? 

Agora você já sabe que o principal objetivo das estratégias de trade marketing é aumentar a visibilidade dos produtos de uma marca e fortalecer seu posicionamento no mercado, certo? No fim das contas, o esforço dedicado à imagem e à divulgação deve se converter no maior objetivo de toda empresa: vendas. 

E o que fazer quando todas as estratégias funcionam e sua empresa entra em um ciclo positivo de captação de leads? 

Além de redirecionar os esforços da força de vendas à prestação do melhor atendimento possível, também vale a pena contar com a ajuda da tecnologia para gerenciar os prospects em todas as fases da jornada de compra.

Com um software de CRM, sua empresa centraliza, visualiza e gerencia todos os leads de forma simultânea e organizada. Além disso, todos os membros da equipe têm acesso a informações-chave, o que torna o processo de atendimento mais fluido e colaborativo. 

A avaliação de resultados também é simplificada com o software. Relatórios completos são gerados em tempo real a partir das informações imputadas no sistema. É simples e efetivo.

Quer entender, na prática, como um bom CRM pode te ajudar a colher os frutos das suas estratégias de trade marketing? 

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