Artigo | 6 min read

Ética na inteligência artificial: um panorama do cenário atual

Por Zendesk

Última atualização em 18 fevereiro 2024

Grandes inovações também trazem consigo grandes questões e debates e, atualmente, uma em especial, está dando o que falar: a ética na inteligência artificial (IA).

A relação entre ética e inteligência artificial envolve muitos aspectos presentes em nossa sociedade, tanto nas relações humanas quanto nas relações que temos com o trabalho.

Para entender o impacto dessas questões na sociedade, é preciso estabelecer brevemente o conceito de ética. Depois, falaremos sobre as aplicações da inteligência artificial e a preocupação com a segurança. Siga conosco!

Resumo

    • A ética compreende o conjunto de normas e valores morais da sociedade. Nessa linha, vale considerar que a IA é um campo da ciência da computação que se dedica ao desenvolvimento de máquinas capazes de simular as capacidades humanas.
    • Em geral, a relação entre ética e inteligência artificial envolve: implicações morais e sociais de tecnologias, uso responsável, preocupações com segurança e tratamento de dados, acessibilidade, privacidade, desigualdade digital e impacto social.
    • É vital criar normas de conduta que guiem o avanço tecnológico, considerando as questões-chave do tema. Quem tem acesso aos dados? Como são tratados? Como a IA retém informações? Os termos de condições são claros para os consumidores?

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá

O que é ética?

A ética deriva do grego éthos (costume), e representa a uma forma de orientar o comportamento humano, de acordo com costumes pré-definidos pela sociedade e seu bem-estar. Seu conceito e princípios são abstratos e podem variar conforme a sociedade, pessoa ou lugar.

Na prática, é um conjunto de normas e valores morais que uma sociedade determina, servindo como uma orientação para o comportamento humano.

Como você já deve imaginar, ou mesmo já refletiu e experienciou, estes não são valores imutáveis e nem mesmo possuem consenso.

A questão é filosófica e visa orientar as ações em diversas esferas de nossas vidas, como, por exemplo:

  • no indivíduo;
  • na sociedade;
  • nas empresas;
  • nas relações de trabalho;
  • na vida política, e muito mais.

Podemos dizer que a ética é uma busca pelo melhor modo de viver em sociedade.

Como você já deve ter percebido, a inteligência artificial está mexendo com diversos campos do conhecimento, ameaçando o fim de alguns empregos ao mesmo tempo que cria novos postos de trabalho.

Mas, qual a relação da ética na inteligência artificial? 

O que segurança e tratamento de dados tem a ver com tudo isso? 

Nosso objetivo com este artigo é, justamente, responder a essas e outras perguntas, incluindo algumas informações que contribuem para a discussão sobre a ética na inteligência artificial.

O que é inteligência artificial?

Para começar, vamos conceituar o que é inteligência artificial?

Estamos falando de um tipo de tecnologia capaz de aprender, compreender e tomar decisões de forma parecida com um ser humano.

Logo, a IA pode ser compreendida como um campo da ciência da computação que se dedica ao desenvolvimento de máquinas capazes de simular as capacidades humanas.

Por exemplo, as soluções de IA do Zendesk Service contribuem para agilizar o atendimento, personalizar as interações, antecipar tendências e entregar o que cada cliente espera.

Qual a relação da ética com a tecnologia?

Existem diversas questões éticas envolvidas no desenvolvimento de novas tecnologia, como, por exemplo:

  • implicações morais e sociais de tecnologias específicas;
  • uso responsável;
  • preocupações com segurança e tratamento de dados;
  • acessibilidade;
  • privacidade;
  • desigualdade digital;
  • impacto social; 
  • entre outros aspectos.

Essa lista nos mostra que é essencial discutir sobre ética na inteligência artificial, visando garantir que a tecnologia seja desenvolvida, usada e regulamentada de maneira responsável e justa, tendo em mente o bem-estar das pessoas e da sociedade.

A discussão ética continua a ser uma parte importante do desenvolvimento e da tomada de decisões relacionadas à tecnologia.

Tudo isso precisa ser pensado e mensurado para entendermos a relação com a ética e os impactos sobre ela.

Segurança e tratamento de dados

Uma grande questão envolvendo a ética na inteligência artificial é com relação à segurança e tratamento de dados, estando em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A grande questão é que um modelo de inteligência artificial precisa de uma enorme quantidade de dados, o que traz questões como as listadas a seguir.

  • Quem tem acesso a esses dados?
  • Como esses dados foram tratados?
  • Como a IA retém informações?
  • Os termos de condições são claros?

Tudo isso precisa ser pensado para serem criadas normas de conduta que guiem o avanço tecnológico positivamente.

Os próprios consumidores já têm expectativas sobre o futuro de suas relações com as IAs. É o que aponta a pesquisa de tendências realizada pela Zendesk, CX Trends, que mostra que 71% dos consumidores acreditam que a IA ajuda a obter respostas mais rápidas, por exemplo.

Portanto, precisamos dar um passo responsável em seu uso e aplicar os recursos de maneira consciente e eficiente.

Como a IA retém informações?

Como a IA retém informações é outro fator de preocupação quando pensamos em segurança e tratamento de dados.

Os modelos precisam ser alimentados com dados, mas como estes dados são armazenados? 

Há um controle sobre eles?

Tudo isso ainda é muito novo e a sociedade ainda não tem todas as respostas.

A IA é ética?

A inteligência artificial em si não possui ética. Ética é um conceito humano, que rege nossas relações para atingir o melhor para a sociedade.

O que podemos fazer é cuidar para podermos desenvolver as IAs de maneira ética. Preservando conceitos como:

É certo dizer que a IA rouba dados?

Não se os dados utilizados para o treinamento do modelo de inteligência artificial tiverem sido coletados com autorização, nos termos de condições apresentados aos usuários que compartilharam essas informações.

A grande questão aqui é que alguns modelos de IA foram treinados com dados disponíveis na internet. O que não necessariamente significa que não são protegidos por direitos autorais.

É uma questão complexa, que já vem sendo amplamente discutida e preocupa principalmente artistas que podem ter tido suas criações usadas como base de aprendizado e inspiração para modelos de inteligência artificial, sem ganharem nada por isso

O que fazer após conferir a relação entre ética e inteligência artificial?

Como você pôde perceber, este é um assunto com muitas camadas e questões que vão desde a filosofia à liberdade dos indivíduos.

Preocupações com a segurança e tratamento de dados, clareza nos termos de condições e diversas outras questões éticas precisam ser esclarecidas.

A ética na inteligência artificial tem um objetivo importante: o de guiar essa nova tecnologia de forma benéfica para a sociedade.

Nesse cenário, se você é gestor de uma empresa, precisa escolher boas ferramentas, que te ajudam a crescer, sem deixar a ética na inteligência artificial de lado.

Por isso, nosso convite final é que você faça uma avaliação gratuita da solução da Zendesk e entenda como a ferramenta amplia seus resultados com a tecnologia de inteligência artificial.

 

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Experimente grátis