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IA na tomada de decisões em empresas: aplicações e desafios!

Por Zendesk

Última atualização em 18 fevereiro 2024

A aplicação da IA na tomada de decisões nas empresas está ajudando a superar vários desafios da gestão.

Sem os recursos de inteligência artificial, havia muitos aspectos que podem despertar a insegurança, como informações incompletas, conflitos de interesse, incerteza sobre potenciais riscos, pressão por agilidade e resistência à mudanças.

Até então, as empresas tendiam a tomar decisões equivocadas e gerar desperdícios financeiros, perda de negócios lucrativos, queda na produtividade, quebra da confiança com os clientes e, inclusive, consequências legais.

Nesse sentido, é preciso buscar formas mais conscientes e protegidas para “bater o martelo”. E é nesse ponto que a IA na tomada de decisões se faz tão determinante para a velocidade das ações e maior assertividade nas empresas.

Neste artigo, vamos abordar as principais vantagens em utilizar IA na tomada de decisões, além de apresentar os riscos e desafios dessa estratégia. Acompanhe a leitura para conferir!

Resumo

    • Os recursos de inteligência artificial podem aprimorar a tomada de decisões de muitas maneiras, envolvendo: previsão de tendências, análise de dados (com personalização e segmentação de clientes) e identificação de oportunidades.
    • Entre os desafios para a aplicação de IA na tomada de decisões, destacam-se: a conformidade com a LGPD, a resistência na adesão da tecnologia e os vieses que dificultam o uso responsável da ferramenta.
    • Com as soluções de IA, as empresas podem personalizar o atendimento e ter chatbots disponíveis 24/7 para resolver os problemas do cliente com mais agilidade, promovendo maior satisfação e eficiência operacional.

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Neste artigo, você aprenderá

Como a IA pode aprimorar a tomada de decisões?

A IA é aplicada de forma muito abrangente nas empresas; e não à toa.

São muitas as formas de ganhar eficiência e lucratividade a partir da sua utilização. Veja, a seguir, como a IA pode aprimorar a tomada de decisões.

Previsão de tendências

Prever tendências é crucial para antecipar mudanças no mercado e atender às demandas dos clientes.

As decisões pautadas na previsão de tendências viabilizam o desenvolvimento de produtos, criação de campanhas de marketing mais assertivas e expansão do mercado.

E como a IA pode ajudar na previsão de tendências?

A inteligência artificial é capaz de analisar um grande conjunto de dados de vendas e, ao considerar padrões, reconhece tendências e prevê demandas e sazonalidades.

Como efeito, é possível traçar um planejamento mais certeiro de vendas, estoque e finanças.

Além disso, não podemos deixar de mencionar a previsão de comportamento do cliente.

A IA pode ser utilizada para monitorar constantemente os clientes em tempo real nas redes sociais e lojas (virtuais e físicas) para ajustar suas estratégias de marketing visando maiores resultados.

Análise de dados

As tomadas de decisão baseadas em dados são mais seguras e assertivas. Contudo, é preciso contar com uma análise de dados eficiente para não gerar diagnósticos equivocados, que por sua vez, levam a decisões erradas.

Nesse contexto, a IA pode ser utilizada para automatizar o trabalho humano no processamento de um grande volume de dados. Isso evita erros e duplicidades que o esforço humano pode gerar.

Mais do que evitar erros, IA tem a capacidade de analisar dados em curto período de tempo, o que possibilita que as empresas tomem decisões de maneira ainda mais ágil.

Outro ponto importante da utilização da IA na tomada de decisões, é o fato de que os algoritmos de aprendizado de máquina podem facilmente analisar dados de forma sistemática e gerar insights sobre relações entre variáveis mais complexas, que talvez não fossem percebidas pelos colaboradores.

A análise de dados por IA também ajuda a tomadas decisões por meio de:

  • análises preditivas;
  • personalização e segmentação de clientes;
  • identificação de gargalos.

Identificação de oportunidades

E para sintetizar os benefícios da IA na tomada de decisões, citamos a identificação de oportunidades de negócio, que é gerada por meio da previsão de tendências e da análise de dados.

No que tange vendas e atendimento ao cliente, a identificação de oportunidades se faz ainda mais importante.

Mecanismos de IA utilizados por e-commerces, por exemplo, ajudam as lojas a dispararem recomendações personalizadas para sugerir produtos e serviços baseados no monitoramento do comportamento dos clientes em tempo real.

Isso pode elevar o ticket médio das vendas, aumentar a lucratividade e elevar os índices de satisfação dos clientes.

Os desafios e as limitações da IA na tomada de decisões

Até mesmo as tecnologias mais promissoras envolvem desafios para as organizações.

Dentre eles, existem três obstáculos notáveis da aplicação de IA na tomada de decisões nas empresas.

É preciso ter certeza de que os dados coletados e analisados pela IA sejam verídicos e, principalmente, armazenados em conformidade com a LGPD.

Além disso, é normal que os colaboradores e diretores de empresas sintam resistência em aderir à tecnologias para tomar decisões. Treinamentos e reuniões de feedback são essenciais para superar esses obstáculos.

A IA gera respostas a partir de padrões, ou seja, não é capaz de contextualizar dados. Isso significa que a inteligência artificial pode tomar decisões pautadas em vieses e preconceitos que dificultam a utilização da tecnologia de maneira responsável. É necessário ter muito cuidado com isso, pois os clientes finais podem ser diretamente impactados por essas decisões.

Perspectivas futuras para o uso da IA na tomada de decisões em diferentes setores

A IA vem transformando de forma significativa a maneira com que as empresas dos mais variados setores tomam decisões.

No setor de saúde, por exemplo, os diagnósticos médicos ganham ainda mais precisão com a IA, que também permite que os tratamentos e medicamentos certos sejam recomendados ao paciente para terem maior eficiência no combate à doenças.

Já nas fintechs, a IA é utilizada para reconhecer e aprender o comportamento dos usuários e identificar fraudes e tentativas de golpe com mais facilidade.

O setor de energia, por sua vez, se beneficia da IA por meio do gerenciamento de recursos e da identificação de oportunidades de economia e sustentabilidade.

Todos os setores podem compartilhar de um mesmo benefício da IA na tomada de decisões, e esta está relacionada às práticas de atendimento ao cliente.

Com a IA, as empresas podem personalizar o atendimento e, através de chatbots, oferecer atendimento 24/7 para resolver os problemas do cliente com mais agilidade, promovendo maior satisfação e eficiência operacional.

A solução Zendesk Service, por exemplo, fornece bots para atendimento para otimizar a experiência e elevar o nível da conversa com seu cliente.

Faça uma avaliação gratuita do software e, depois de conferir os recursos de IA, escolha o plano que atende às suas necessidades.

 

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