Ir para o conteúdo principal

6 min read

O que são ferramentas em nuvem e quais as vantagens para as empresas? [+ case]

Por Zendesk

Última atualização em 5 Mai 2023

As ferramentas em nuvem permitem que pessoas autorizadas tenham acesso aos sistemas em qualquer lugar do mundo, por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. 

 

Cada vez mais necessário para atender as demandas das novas formas de trabalho, o sistema de armazenamento em nuvem facilita o dia a dia de empresas, clientes e funcionários, em múltiplas áreas da organização. 

O que são ferramentas em nuvem?

As ferramentas em nuvem são dispositivos que possibilitam o acesso virtual e remoto, a softwares e documentos. A partir de autorização prévia, é possível acessar a ferramenta de qualquer lugar,  por meio de qualquer dispositivo com conexão com a internet, como computador, smartphone ou tablet. 

 

Quer um exemplo? Seu e-mail do Gmail é uma ferramenta em nuvem. Você pode acessar a partir de qualquer lugar do mundo, em qualquer dispositivo que tenha acesso à internet, como por exemplo, o celular de um amigo ou computador de uma cafeteria. 

 

É claro que quando falamos de ferramentas em nuvem usadas por empresas para facilitar o trabalho da equipe, é preciso que haja políticas de segurança da informação e de dados, para garantir a manutenção do sigilo e acesso aos dados. Sobre isso, leia mais em Segurança de dados na internet: por que se preocupar?”. 

 

As ferramentas em nuvem possuem muitos benefícios e a facilidade de acesso remoto é sem dúvida uma delas.

 

Mesmo antes da pandemia com Coronavírus o trabalho remoto já estava em crescimento no mundo e, com a necessidade de trabalho home office, o uso de sistemas de armazenamento em nuvem e outras ferramentas em nuvem se tornou ainda mais indispensável. 

 

Esse tipo de sistema garante o acesso de arquivos, compartilhamento de dados e documentos, e o acesso a ferramentas indispensáveis para o trabalho no dia a dia da empresa. 

Exemplos de uso de ferramentas de nuvem 

Ferramentas de gestão de equipes, por exemplo, permite que todos tenham uma visão global das demandas do dia, da semana e quinzena, além de:

 

  • facilitar o compartilhamento de arquivos,
  • permitir a apresentação de feedbacks, 
  • diminuir as chances de perda de informação, 
  • garantir a gestão de equipe e processos, 
  • organizar as demandas, 
  • garantir a coleta e acompanhamento de dados e indicadores individuais e coletivos e mais. 

 

Talvez você se lembre do tempo em que a empresa, para ter acesso a um software, precisava comprar um CD que tinha o arquivo que deveria ser instalado em um único computador da organização. 

 

Além de ser um investimento financeiramente alto, esses sistemas não permitiam o uso em larga escala como é feito hoje, nem o uso de sistemas à distância, muito menos a integração automática de tantas informações. 

 

As ferramentas em nuvem, então, apresentam uma série de vantagens para todos os setores da empresa. 

Quais vantagens do armazenamento em nuvem para pequenas empresas?

 

Entre as principais vantagens do armazenamento em nuvem e do uso de ferramentas em nuvem estão:

 

  • Mobilidade em tempo real
  • Maior escalabilidade
  • Redução de custos
  • Dados protegidos
  • Maior flexibilidade de gestão

Mobilidade em tempo real

Já falamos sobre isso ao longo deste artigo, mas é fundamental reforçar que a possibilidade de acessar o sistema em nuvem de qualquer lugar do mundo, sendo necessário apenas um sistema conectado à internet, é uma das principais vantagens da adoção da tecnologia em nuvem.

 

A partir da mobilidade em tempo real, sua empresa pode ter colaboradores em qualquer lugar do mundo, além disso, o sistema facilita a gestão e trabalho de profissionais que precisam trabalhar fora da empresa, como alguns vendedores e profissionais de atendimento. 

Maior escalabilidade

Ferramentas em nuvem são capazes de acompanhar o crescimento das empresas de maneira mais eficiente e simples do que outros tipos de ferramentas.

Estamos falando de uma solução flexível, que se adapta à sua empresa conforme ela cresce. 

Redução de custos

Sistemas em nuvem também têm custos, mas se comparado ao valor comumente praticado por soluções que não são em nuvem, estamos falando de ferramentas que reduzem os custos da organização. 

A contratação, manutenção, mão de obra e infraestrutura possuem custos muito mais reduzidos e, geralmente, diluídos em mensalidades que você paga para usar a solução. 

De maneira geral, a opção por ferramentas em nuvem, principalmente sob a tutela de sistemas no modelo SaaS, permite que pequenas empresas também invistam e participem do avanço digital e tecnológico.

Mais eficiência para a empresa

Se você já trabalhou com algum outro tipo de ferramenta que não seja em nuvem, já deve ter passado pelo desespero de não conseguir usar o sistema porque o computador em que ele está instalado parou de funcionar, ou está travando. 

Problemas como esse podem parecer banais, mas na prática podem arruinar um dia de trabalho (ou muito mais). 

 

No sistema em nuvem você só precisa abrir um outro dispositivo e usar a ferramenta, sem grandes preocupações em perder o que está dentro do computador, por exemplo. 

Segurança de dados 

Ao contrário do que muitas empresas ainda pensam, usar ferramentas em nuvem não diminui, ao contrário amplia a segurança das informações e dados da empresa.

Além de você não correr o risco de perder tudo porque o seu computador parou de ligar, as soluções em nuvem funcionam a partir de tecnologias inovadoras para a segurança de dados, por exemplo, criptografia, sendo constantemente atualizadas em relação a qualquer risco que possa estar surgindo. 

História de Clientes – BioRitmo

Que tal conhecer um caso sobre o uso de ferramentas em nuvem?

 

“Nós não consideraríamos utilizar uma ferramenta que não fosse na nuvem.”

Wagner Narde, Diretor de TI, Bio Ritmo

 

A Bio Ritmo, juntamente com a Smart Fit, possui mais de 100 unidades espalhadas pelo Brasil e México.

Antes de utilizarem a Zendesk, o maior problema da Bio Ritmo era a visibilidade dos tickets e o monitoramento da equipe. Assista no vídeo abaixo e aprenda como a Bio Ritmo tem melhorado o atendimento, mantendo uma média de 95% de aprovação de seus clientes.

 

Agora que você já sabe o que são e quais as vantagens das ferramentas em nuvem te convidamos a conhecer o Sistema de Atendimento e o CRM de vendas, ambas são ferramentas em nuvem da Zendesk usadas para gerar melhor experiência aos clientes, produtividade para a equipe e resultados financeiros para toda a organização. Conheça e faça um teste gratuito! 

Histórias relacionadas

Artigo
7 min read

Rastreamento de intenção do cliente: decifrando o comportamento de compra

Entenda o que é, qual a importância e como fazer o rastreamento de intenção do cliente - além dos principais obstáculos para as organizações.

Artigo
6 min read

Confiança do cliente na Era da IA: a importância da transparência

Entenda a importância da transparência na obtenção da confiança do cliente na Era da IA e confira casos de sucesso para se inspirar.

Artigo
16 min read

LGPD comentada: conheça as normas em uma linguagem clara

Veja a LGPD comentada, amplie seu conhecimento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais + 5 formas de garantir o cumprimento na sua empresa.

Artigo
15 min read

Três pilares da excelência no atendimento: como adotá-los?

Conheça os três pilares da excelência no atendimento, como eles afetam as interações com seus clientes e como a tecnologia ajuda a melhorar estas bases.