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Desafios na gestão de mudanças em TI: insights na transição tecnológica

Por Zendesk

Última atualização em 14 dezembro 2023

A inovação tecnológica e a transformação digital consolidou-se como uma realidade incontornável para empresas que querem realmente se tornar competitivas. Nesse processo de transição, existe um conceito que não pode ser menosprezado: estamos falando da gestão de mudanças em TI.

Esse conjunto de práticas tem como objetivo orientar e gerenciar a implementação de novos processos e recursos de inovação tecnológica nas organizações. A ideia é que essa transição seja segura, eficiente e não gere bugs, erros ou atrasos.

Nós somos testemunhas de uma verdadeira corrida para trazer a tecnologia da informação (TI) para dentro dos negócios como forma de otimizar tarefas e melhorar resultados. Fatores como segurança de dados, experiência do cliente e automatização por inteligência artificial (IA) em diversos departamentos da organização são levados em consideração.

Segundo Relatório da Zendesk, 84% dos líderes de TI apontam que a adoção de tecnologia de IA aumentou de forma significativa nas organizações.

Além disso, 50% dos participantes da pesquisa da Zendesk também apontam que a demanda por essa inovação nas empresas se dá para que equipes entreguem mais resultados com menos recursos. 

Nesse contexto apresentado pelos insights da Zendesk, a gestão de mudanças em TI surge como um conceito essencial para que essas implementação não sejam traumáticas para o negócio e nem resultem em erros e retrabalhos.

Além disso, ela também é relevante para o gerenciamento de um sistema de TI, uma vez que servidores, domínios ou dispositivos podem sofrer problemas técnicos e soluções otimizadas e eficientes precisam ser pensados para resolver essas questões.

Confira o conteúdo até o fim para que você saiba tudo sobre estratégias de adaptação em TI e novas realidades em tecnologia. Vem com a gente!

O que é gestão de mudanças em TI?

Gestão de mudanças em TI nada mais é do que uma sistematização para implementar novos processos digitais em uma organização a partir de uma hierarquização de tarefas que torne essa mudança a menos danosa possível para colaboradores, tarefas e resultados em geral.

Por exemplo, quando um novo servidor é instalado para hospedar o sistema de informação de um negócio, as estratégias de adaptação em TI devem organizar essa implementação para que a performance não seja comprometida nem informações sejam desencontradas.

Mudanças a curto prazo também, como problemas técnicos em um software que precisa ser urgentemente substituído, também devem ser levados em consideração quando falamos de gestão de mudanças em TI.

É fundamental que haja um controle de riscos para que essa transição seja fluida e tenha o mínimo de impacto negativo.

Dentre o conjunto de processos que acompanham uma gestão de mudanças em TI, podemos exemplificar:

  • treinamento e capacitação para colaboradores antes de fazer a introdução de um novo software;
  • hierarquização de prioridades e delegação clara de tarefas em momentos temporários de transição;
  • estudo da infraestrutura organizacional para saber quais impactos a mudança irá trazer, etc. 

Qual a importância da gestão de mudanças em TI?

O fato é que vivemos um período de efervescente transformação digital, em que empresas estão passando por mudanças profundas em sua estrutura para se adequar aos novos tempos, aumentar a eficiência e se manter competitivas.

De maneira geral, a importância da gestão de mudanças está em tornar essa transição a menos traumática possível para a saúde dos negócios e performance dos colaboradores.

Quando falamos de negócios, planejamento nunca é demais, não é mesmo? Então imagine a gestão de mudanças em TI como um planejamento minucioso para a implementação passo a passo de um novo projeto.

Ou eventualmente um plano para momentos de crise em que mudança emergencial precisa ser feita, mas sem abdicar do planejamento e rigor dos processos.

Portanto, de maneira geral, as novas realidades em tecnologias precisam de um planejamento desse tipo para controlar os riscos, diminuir prejuízos e planejar de forma pormenorizada o impacto das mudanças.

Quais são as principais tendências em tecnologia da informação?

Uma das principais tendências em tecnologia da informação é a ITIL. Mas, afinal, o que é gestão de mudanças com ITIL?

Essa sigla significa Information Technology Infrastructure Library (em português, “Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação”). Ela nada mais é que uma documentação digital e sistematizada para organizar a gestão de mudanças e inovação em TI nas empresas.

Geralmente, a implementação de ITIL é feita por meio de uma plataforma digital que ajuda os profissionais envolvidos a agir corretamente enquanto novos processos ou tecnologias são implementados.

É esse modelo de plataforma que ajuda tanto as empresas a identificar gargalos como também fazer uma transição digital controlada e fluida quando necessário. 

Em outras palavras, essa é uma das principais tendências em tecnologia da informação e é um recurso fundamental para manter empresas competitivas e abertas para a inovação.

Desafios na gestão de mudanças

Os maiores desafios na gestão de mudanças está em encontrar formas da própria tecnologia ajudar as empresas nessa transformação digital sem paralelos que estamos acompanhando na história do empreendedorismo.

Plataformas de automação devem, mais do que nunca, ser aliadas desses processos de mudanças em TI para tornar os negócios menos vulneráveis nesses processos de transição.

Afinal, sabemos de todas as dificuldades e complexidades envolvidas para promover essa mudança de forma eficiente e com controle de riscos.

Hoje em dia, assistimos, por exemplo, a várias empresas investindo em soluções de suporte completas para atendimento ao cliente, que inclui a implementação de plataformas com sistemas integrados e apoio de inteligência artificial para atendimentos mais humanizados com o público.

Transições que nem essa para um atendimento mais humanizado, eficiente e apoiado na tecnologia também precisam do apoio de uma gestão em mudanças para que seja implementada de forma eficiente.

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

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