Artigo | 6 min read

Igualdade de oportunidades no trabalho: como ela auxilia o seu negócio?

Por Zendesk

Última atualização em 5 junho 2023

A sua empresa valoriza e desenvolve práticas de igualdade de oportunidades no trabalho? À primeira vista, você pode até dizer que sim. Mas é preciso olhar para este tema com mais profundidade.

Isso porque, de acordo com a Harvard Business Review, 78% dos colaboradores entrevistados em uma pesquisa afirmam que trabalham em organizações sem diversidade em posições de liderança.

Esse, é claro, é apenas um dos recortes possíveis para a temática. Afinal, quando falamos em igualdade de oportunidades, incluímos questões de gênero, raça, condições sociais etc. 

Ao longo deste artigo, vamos abordar a temática, mostrar alguns caminhos para construir empresas mais igualitárias e mostrar alguns casos inspiradores de corporações que já colocaram o princípio em prática.

O que é igualdade de oportunidades?

Igualdade de oportunidades é o conjunto de práticas desenvolvidas por uma empresa com o intuito de assegurar que todos os funcionários tenham acesso igualitário a vagas de emprego, posições de liderança, progressão de carreira e desenvolvimento profissional. Isso sem que haja qualquer discriminação no trabalho relacionada a gênero, idade, raça/etnia, condição social etc.

A igualdade de oportunidades é o primeiro passo na busca por equidade no ambiente de trabalho. Isso significa que, além de oferecer oportunidades a todos, a organização adota mecanismos e políticas que reconheçam as trajetórias de cada um e proporcionem condições equiparadas aos membros das equipes.

Por que promover a inclusão no ambiente de trabalho?

Existem inúmeros motivos pelos quais promover a inclusão no ambiente de trabalho deve ser uma meta corporativa. A seguir, pontuamos alguns deles. 

1. Inclusão é um driver da diversidade cognitiva nas tomadas de decisão 

Empresas com lideranças diversas e inclusivas tendem a tomar decisões com vieses mais amplos e diversos. Prova disso é este relatório, que identificou que, ao mesmo tempo em que mulheres ocupam quase 70% da força de trabalho global em saúde, uma fração muito menor do grupo toma decisões em cargos de liderança. 

A falta de diversidade de gênero, neste caso, contribui para a construção de ambientes sem diversidade cognitiva nas tomadas de decisão. Isso gera limitações e impede abordagens variadas de solução de problemas.

2. A inclusão facilita a identificação de diferentes padrões de satisfação dos funcionários 

Ter equipes diversificadas no ambiente de trabalho facilita a compreensão dos diferentes padrões de satisfação e encantamento do cliente interno.

Isso porque os padrões que compõem uma experiência do funcionário de sucesso variam de acordo com os grupos aos quais ele pertence.

Por exemplo: uma mãe solteira terá padrões de experiência diferentes de um jovem adulto de classe média (como a necessidade de trabalhar em home office por mais dias na semana). E reconhecer esses padrões é fundamental para fornecer ao time as melhores condições de trabalho dentro de cada realidade. 

3. A igualdade de oportunidades de trabalho gera motivação 

Trabalhar em uma empresa que oferece condições equilibradas de desenvolvimento e crescimento é um fator motivador importante.

Isso porque, na prática, a cultura de inclusão possibilita que diferentes vozes sejam ouvidas e que todos tenham a possibilidade de se expressar igualmente, recebendo, em troca, escuta ativa e empática. 

Além dos pontos citados anteriormente, podemos dizer que a igualdade de oportunidades contribui diretamente para a criação de ambientes de trabalho mais tolerantes, aptos à convivência em grupo e ricos em bagagem cultural. E os números não nos deixam mentir: 

  • empresas inclusivas têm 1,7 vezes mais probabilidade de serem inovadoras; 
  • companhias inclusivas têm 2,3 vezes mais fluxo de caixa por colaborador; 
  • a geração Millennial tem 83% mais chances de se engajar em empresas inclusivas. 

Benefícios da diversidade para os negócios

E não paramos por aqui! Abaixo, listamos mais alguns dos benefícios da diversidade para o negócio, tomando como base resultados de pesquisas e estudos do setor:

  • empresas mais diversas e inclusivas têm 35% mais probabilidade de se destacar de seus concorrentes em performance;
  • equipes diversas são 87% melhores em tomadas de decisão;
  • empresas diversas têm 70% a mais de chances de alcançar novos mercados;
  • 2 em cada 3 candidatos procuram empresas que tenham forças de trabalho diversas; 
  • 74% dos trabalhadores da geração Millennial acreditam que as empresas são mais inovadores quando têm uma cultura de inclusão, e 47% procuram ativamente por políticas de diversidade e inclusão quando buscam por potenciais empregadores. 

Incrível, não é mesmo? Se você reconhece o potencial da igualdade de oportunidades no trabalho, mas não sabe ao certo como estruturar políticas internas que abracem a questão, não se preocupe. No próximo tópico, daremos dicas práticas para começar. 

Dicas para promover a igualdade de oportunidades no trabalho

A seguir, você conhece algumas dicas práticas para promover a igualdade de oportunidades no trabalho. Lembre-se de que este é um processo cultural. Portanto, é preciso engajar toda a empresa (incluindo a alta liderança e os funcionários de todos os setores) para assegurar os impactos positivos das ações. 

  1. Conecte a igualdade de oportunidades aos valores da empresa;
  2. envolva as lideranças no processo de amadurecimento da cultura; 
  3. faça uma análise profunda dos processos organizacionais e da estrutura hierárquica do negócio;
  4. identifique oportunidades de investimento em Diversidade e Inclusão;
  5. crie políticas formais de inclusão;
  6. priorize grupos minoritários em processos seletivos;
  7. crie programas interno de desenvolvimento de grupos minoritários;
  8. desenvolva canais abertos de comunicação e diálogo;
  9. implemente uma cultura efetiva de feedback
  10. teste as políticas na prática e faça ajustes, considerando as subjetividades do seu time.

Inspiração: empresas que investem em igualdade de oportunidades no trabalho 

Para te ajudar a entender como os pilares trazidos no tópico anterior podem funcionar na rotina, apresentamos, a seguir, alguns cases de sucesso. 

São empresas que já modularam seus processos de gestão em favor da cultura de oportunidades iguais no trabalho. 

Unilever

Todo processo seletivo tem uma mulher na etapa final. Além disso, a companhia flexibiliza horários e encurta a jornada de trabalho nas sextas-feiras para assegurar a igualdade de oportunidades para as mães. 

Vale

Para evitar que informações pessoais enviesem o olhar dos recrutadores, o processo seletivo de trainees passou a ser feito “às cegas”. Agora, informações como nome, gênero, idade e escolaridade dos candidatos só são reveladas na etapa de entrevista. 

Ambev

Criou grupo Larger (Lesbian & Gay & Everyone Respected — Lésbica, &  gay & todos respeitados, em tradução livre), para discutir as melhores práticas de inclusão e bem-estar de pessoas LGBTQIAP+ no trabalho. 

Agora sim, você tem em mãos tudo o que precisa para começar o importante movimento em prol da igualdade de oportunidades no trabalho. 

Não deixe de acompanhar o blog da Zendesk para ficar por dentro de dicas e informações-chave sobre Gestão de Pessoas e Inovação!

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Experimente grátis