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Interação com o cliente: qual a importância e como melhorar?

Por Zendesk

Última atualização em 9 junho 2023

Não é novidade para ninguém que o relacionamento com o consumidor é um ponto estratégico para o sucesso de qualquer empresa. Isso significa que cada interação com o cliente é uma oportunidade para conquistar sua confiança e satisfação.  

Porém, quando essa experiência não é boa, podemos ter o efeito oposto. De acordo com o relatório Zendesk CX Trends 2023, 66% dos consumidores relatam que uma interação ruim com uma empresa pode arruinar seu dia.

Para não cometer este erro, é preciso pensar a interação com o cliente de forma estratégica, oferecendo experiências de atendimento memoráveis e satisfatórias.

Quer saber como conseguir melhores resultados? Vem com a gente!

Neste post, explicamos o que é interação com o cliente, qual sua importância, como melhorar, e ainda, apresentamos dicas para uma comunicação mais assertiva e eficiente. Boa leitura!

O que é interação com o cliente?

Uma interação com o cliente é qualquer tipo de comunicação que ocorre entre empresa e consumidor. Isso inclui absolutamente toda forma de contato, seja por telefone, redes sociais, central de suporte, chat ao vivo ou qualquer outro canal.

Entre os principais exemplos de interação com o cliente, temos:

  • marketing;
  • vendas;
  • relacionamento em mídias sociais;
  • SAC;
  • suporte técnico.

Ou seja, é a base sobre a qual construímos o relacionamento com o público.

Qual a importância da interação com o cliente?

A interação com o consumidor é o ponto mais básico para construção de um relacionamento que, aliado a outros fatores, irá culminar na fidelização de clientes.

Além de permitir conhecer seu público, e assim, compreender suas necessidades, é por meio deste contato que uma empresa estabelece vínculo, divulga seu trabalho, atrai mais consumidores e realiza vendas.

Diante disso, fica evidente que a interação com o cliente é vital para um bom relacionamento e, consequentemente, para o sucesso de qualquer negócio.

Sem ela não há divulgação da marca nem de seus produtos/serviços e muito menos vendas, já que todos esses pontos são considerados formas de interação.

Neste momento você deve estar se perguntando: “afinal, como melhorar a interação com o cliente?” É o que veremos a seguir!

Como melhorar a interação com o cliente?

A forma como uma empresa se comunica com o público interfere diretamente na maneira como as pessoas enxergam sua marca. Logo, é importante saber como se colocar em uma interação, o que dizer e, principalmente, como dizer.

Com base nisso, entendemos que o primeiro passo para um bom relacionamento é conhecer o público com o qual se está lidando. Quem são seus clientes? Quais são suas dores? O que buscam? A qual faixa etária pertencem?

Conhecer esses e outros aspectos vai te ajudar a direcionar seu discurso e moldar seu tom de voz. Afinal, de nada adianta utilizar termos técnicos para se dirigir a adolescentes ou gírias para falar com idosos, concorda?

O importante é gerar identificação e conexão, para que essas pessoas sintam que podem confiar naquilo que sua marca apresenta. E, mais uma vez, tudo isso depende da forma como a empresa se comunica com seu público.

A seguir, apresentamos dicas para melhorar a comunicação com o cliente, para que você possa colocar em prática e melhorar sua forma de interagir com o público.

5 dicas para melhorar a comunicação com o cliente e otimizar a interação

Como vimos, a comunicação é a base de qualquer interação com o consumidor, logo, é determinante para um bom relacionamento. Isso, definitivamente, merece sua atenção!

Confira nossas dicas de como melhorar a comunicação com o cliente:

1. Esteja onde seus clientes estão

Um ponto fundamental para uma comunicação sem ruídos é transmitir a mensagem diretamente ao destinatário. Logo, é preciso frequentar os espaços onde os clientes estão.

Como hoje em dia são raras as pessoas que não utilizam as redes sociais, é lá que você precisa estar para estabelecer uma comunicação eficiente e produtiva.

2. Comunique-se de forma objetiva

A linguagem frequentemente nos prega peças. Falamos “A” e a pessoa entende “B”. A melhor estratégia para evitar tais mal entendidos — além de conhecer o assunto que se está abordando — é por meio de uma comunicação clara e objetiva.

Isso significa ir direto ao ponto, evitando rodeios que podem tirar a atenção do interlocutor, confundindo-o e comprometendo seu entendimento da mensagem.

3. Fale na língua do seu público

Aqui vale recapitular um ponto que mencionamos anteriormente, no que diz respeito à forma como você se dirige a seus clientes. A comunicação só flui quando ambas as partes falam a mesma língua, do contrário, ninguém se entende.

Daí a importância de adequar o tom de voz e padrão de linguagem, a fim de gerar conexão e, ao mesmo tempo, se fazer compreender.

4. Ouça com atenção

A comunicação é uma via de mão dupla. Logo, em uma interação com o cliente, tão importante quanto saber se expressar é saber ouvir. Só assim é possível entender suas demandas e necessidades, para então, pensar em formas de atendê-las. 

Neste sentido, a pesquisa de satisfação é uma ótima estratégia para entender como as pessoas avaliam seus serviços. Além disso, é uma boa maneira de demonstrar para o consumidor que se importa com o que ele pensa e buscar seu bem-estar.

5. Invista em um software CRM

A tecnologia é uma ótima aliada para empresas que buscam melhorar sua interação com o cliente. Isso porque além de permitir conhecê-los mais de perto e entender suas necessidades, ajudam a oferecer um atendimento de qualidade superior.

Com um software de CRM, sua empresa terá maior controle sobre a gestão do relacionamento com o cliente, tendo-o como foco de sua estratégia. Ademais, terá acesso a uma série de dados importantes para direcionar sua tomada de decisão.

Eleve sua interação com o cliente a um novo patamar

Como vimos, um bom relacionamento com o consumidor é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Neste sentido, é preciso estar preparado, pois cada interação faz diferença na forma como os clientes enxergam a atuação da sua empresa.

Ao dispor de bons recursos, será possível proporcionar uma experiência de atendimento muito mais satisfatória para os consumidores.

É hora de dar um passo decisivo para o crescimento da sua companhia. Conheça o software de atendimento ao cliente Zendesk, uma ferramenta essencial para empresas que desejam oferecer o que há de melhor para seus clientes.

Se você gostou deste post, considere compartilhá-lo com sua equipe, assim, todos ficam por dentro da importância da interação com o cliente e das principais estratégias para melhorar a comunicação para um atendimento mais eficiente.

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

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