Artigo

Livros de growth hacking: lista com os 7 melhores

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 4 Mai 2022
Última atualização em 4 Mai 2022

É verdade que todo empreendedor quer sempre ver seu negócio crescer. Mas, também é fato que para uma empresa evoluir é preciso estar antenado nas necessidades do seu público e também nas diversas técnicas que surgem.

Uma dessas maneiras de potencializar um negócio é o Growth Hacking. O termo foi criado por Sean Ellis em 2010 como uma forma de ajudar no crescimento de empresas através do marketing digital. 

Mas, você sabe o que é Growth Hacking e como utilizá-lo no seu negócio? Se a resposta é não, chegou ao lugar certo!

Preparamos um conteúdo completo onde serão apresentados os 7 melhores livros de Growth Hacking. Além de entender quais são os principais benefícios da técnica. 

Continue a leitura para não perder nada!

O que é growth hacking?

Antes de mostrarmos quais são os melhores livros Growth Hacking, você sabe o que isso significa? Considerado o pai do Growth Hacking, Sean Ellis explica que o termo pode ser definido como: “marketing orientado a experimentos”.

Esses experimentos são utilizados para melhorar o desempenho da empresa. Essa evolução é acompanhada conforme a performance dos indicadores chaves da empresa, ou KPI. 

Existem três tipos de KPI que o Growth Hacking auxilia. São eles:

Para utilizar a técnica do Growth Hacking é preciso ter bem claro qual ou quais KPIs são os mais importantes para a sua empresa. O motivo é que, pela técnica funcionar na base de experimentos, deve-se investir em equipes capacitadas e em ferramentas certas para cada objetivo.

Caso não tenha isso bem definido, algo que deveria ser mais barato pode pesar no bolso. Portanto, tenha os objetivos de crescimento da empresa bem claros para escolher as ferramentas certas. 

[LISTA] 7 melhores livros Growth Hacking

Agora que você foi apresentado aos principais conceitos da técnica, chegou a hora de expandir esse conhecimento. Confira a seguir a lista com os principais livros Growth Hacking. 

1- Growth Hacking 

O primeiro livro da nossa lista não poderia ser outro senão o “Growth Hacking” de Sean Ellis e Morgan Brown. Nele são apresentados análises, conceitos do termo e também testes realizados pelos próprio Sean Ellis em casos de crescimento de algumas empresas.

Para quem está começando a se inserir no tema, esse livro é considerado um dos principais. O motivo é que as técnicas e estratégias são apresentadas de maneira simples e prática. Além de estar lendo a obra de quem cunhou o termo Growth Hacking. 

2- Tração: Domine os 19 canais que uma startup usa para atingir aumento exponencial em sua base de cliente

O segundo livro Growth Hacking da nossa lista é o “Tração: Domine os 19 canais que uma startup usa para atingir aumento exponencial em sua base de cliente”. O livro de Gabriel Weinberg e Justin Mares, explora que o crescimento de uma startup acontece quando sua base de clientes aumenta.

Para atingir esse objetivo, os autores elencam 19 canais para serem utilizados. A obra apresenta um passo além do conhecimento básico sobre Growth Hacking. 

Por esse motivo, caso você não conheça nada sobre o termo, leia antes o primeiro livro Growth Hacking. Em seguida se aprofunde com este.

Também pode te interessar: Top 21 livros de vendas e marketing que você precisa ler.

3- High Growth Handbook

O livro “High Growth Handbook” de Elad Gil, apresenta uma proposta um pouco diferente dos dois primeiros da lista. Ao invés de mostrar os fundamentos e canais práticos, a obra insere a gestão growth na vida do leitor.

Elad Gil põe líderes e empreendedores a pensar nas melhores estratégias para solucionar os desafios que aparecem enquanto alavancam seus negócios. Essa demonstração acontece não somente a partir dos estudos e experiências do autor, mas de 14 líderes que utilizaram as técnicas de growth. 

4- Growth Engines

Growth Engines, dos autores Sean Ellis e Morgan Brown é mais um dos exemplos práticos para se entender a técnica do Growth Hacking. Nele são apresentados cases de sucesso de crescimento rápido, como:

  • Uber;
  • Snapchat;
  • Hubspot;
  • Evernote;
  • LinkedIn.

Em cada um desses casos são exibidos os detalhes de como cada empresa foi alavancada com o growth. É um ótimo livro para quem quer aprender com os gigantes.

5- Contágio

O quinto livro Growth Hacking da nossa lista é o “Contágio: por que as coisas pegam”, de Jonah Berger. Na obra o autor procura explicar o motivo das coisas se tornarem virais.

Nesse sentido, são apresentadas técnicas que podem ser utilizadas nos mais variados tipos de negócios. A obra traz exemplos de negócios que cresceram financeiramente por meio do desenvolvimento das maneiras de transmitir uma mensagem.

6- Growth Hacker Marketing

Assim como o primeiro livro da nossa lista, a obra “Growth Hacker Marketing” de Ryan Holiday, funciona como uma introdução ao assunto. Nele são apresentados, além dos principais conceitos e técnicas, cases de sucesso no mundo. 

7- Pré-suasão

Como o nome já indica, o livro “Pré-suasão” do psicólogo Robert Cialdini fala sobre maneiras de utilizar a persuasão para o crescimento da sua empresa. Neste sentido, a obra foca no entender seu público e persona, para a partir daí aplicar a persuasão. 

Assim como no segundo livro desta lista, em Pré-suasão, acredita-se que o sucesso de uma empresa acontece em grande parte por uma boa base de clientes. Por esse motivo, entender as formas que essa persona se comunica e consome é tão importante.

É válido citar que a persuasão em nada se assemelha com a manipulação. A primeira é bastante encorajada nos diversos âmbitos sociais. 

Leia também: Como ser persuasivo? 10 dicas + exemplos para aplicar agora!

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Experimente grátis