Artigo

Top 21 livros de vendas e marketing que você precisa ler

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 5 Abril 2021
Última atualização em 21 outubro 2021

Que tal conhecer os melhores e mais indicados livros de vendas e marketing dos últimos tempos? Ler esses títulos pode ajudar você a ter bons insights para aprimorar as suas estratégias, se relacionar melhor com os seus clientes e, consequentemente, contribuir para elevar o seu volume de venda.

Não podemos esquecer que o hábito da leitura é uma das práticas mais acessíveis e democráticas para aprimoramento do nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Afinal, é por meio dela que conseguimos trilhar um caminho para o despertar do conhecimento e potencial pleno.

Assim, se você está em busca de aprimorar as suas técnicas de trabalho, então dê uma olhada neste guia com os 21 melhores livros de vendas e marketing para incluir na sua lista de leitura. 

Confira agora quais são e adquira novos entendimentos sobre o tema para aplicar no seu dia a dia de trabalho!

Os 21 melhores livros de vendas e marketing

A nossa lista com os melhores livros de vendas e marketing digital é composta pelos seguintes títulos:

  1. Marketing Digital para leigos — Ryan Deiss e Russ Henneberry
  2. A Bíblia do Marketing Digital — Cláudio Torres
  3. Os 8 Ps do Marketing Digital: o guia estratégico de marketing digital — Conrado Adolpho
  4. Marketing de Conteúdo: a moeda do século XXI — Rafael Rez 
  5. Contágio: por que as coisas pegam — Jonah Berger 
  6. Social Media ROI: managing and measuring social media efforts in your organization — Olivier Blanchard 
  7. Everybody Writes: Your Go-To Guide to Creating Ridiculously Good Content — Ann Handley
  8. Hit Makers: como nascem as tendências — Derek Thompson
  9. Facebook Marketing: tudo que precisa saber para gerar negócios na maior rede social do mundo — Camila Porto
  10. Marketing 4.0 – do tradicional ao digital — Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan
  11. Obrigado pelo Marketing — Vitor Peçanha
  12. Master Content Marketing — Pamela Wilson
  13. Dotcom Secrets — Russell Brunson
  14. Hacking Growth: a estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido — Sean Ellis e Morgan Brown
  15. As armas da persuasão: como Influenciar e não se deixar influenciar — Robert Cialdini
  16. A terceira onda da internet — Steve Case
  17. Equipes não nascem excelentes, tornam-se excelentes! — Veronica Ahrens
  18. Planejamento estratégico digital — Felipe Morais
  19. Ideias que colam: por que algumas ideias pegam e outras não —  Chip e Dan Heath
  20. Posicionamento: a batalha por sua mente — Al Ries e Jack Trout
  21. Nocaute: como contar a sua história no disputado ringue das redes sociais — Gary Vaynerchuk

1. Marketing Digital para leigos — Ryan Deiss e Russ Henneberry

O livro Marketing Digital para leigos se trata de um guia básico no qual os autores compartilham as estratégias de marketing digital mais relevantes para ganhar vantagem competitiva no mercado.

Logo, se você é um empresário e deseja expandir seu negócio no mundo digital, atraindo o interesse de potenciais consumidores, esse livro certamente irá ajudar você. 

Ao longo da obra os escritores explicam como gerar tráfego, adquirir leads, monetizar a lista de e-mail, entre outros ensinamentos.

2. A Bíblia do Marketing Digital — Cláudio Torres

Qual é o impacto da revolução digital nos negócios? Como sobreviver em um mundo onde o digital ganha cada vez mais terreno? Essas e outras perguntas são respondidas nesta obra, tornando-se leitura obrigatória para aqueles que buscam usar a internet e as tecnologias digitais para o seu negócio.

A Bíblia do Marketing Digital aborda ações sobre marketing, ferramentas, mídias, e ensina como as empresas podem sobreviver dentro de um cenário digital. 

Além disso, este livro também oferece dicas de como lidar com os novos consumidores digitais que chegam até o seu negócio, seja para adquirir um produto ou contratar um serviço.

3. Os 8 Ps do Marketing Digital: o guia estratégico de marketing digital — Conrado Adolpho

Outro título que vale a pena estar na nossa lista de livros de vendas e marketing é o “Os 8 Ps do Marketing Digital: o guia estratégico de marketing digital”, publicado originalmente com o título “Google Marketing”.

Essa obra traz um passo a passo consolidado de como os profissionais de marketing, administradores, empresários e até estudantes podem ter êxito nas estratégias de negócios voltados para o universo digital.  

4. Marketing de Conteúdo: a moeda do século XXI — Rafael Rez 

O especialista Rafael Rez aborda no livro Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI dois elementos muito valiosos e caros nos dias de hoje: tempo e atenção. 

A obra retrata um cenário no qual as organizações precisam saber como conquistar a atenção do público mediante a um momento em que ninguém tem tempo a perder. 

Segundo o autor, a moeda de troca que compra o tempo e atenção das pessoas é o conteúdo relevante. Logo, ele explora ao longo dos capítulos temáticas sobre tráfego, tendências, produção de textos e métricas.

5. Contágio: por que as coisas pegam — Jonah Berger 

Você já parou para pensar por que algumas ideias e produtos viralizam, enquanto que outros permanecem esquecidos e são deixados de lado? Pois é!

Na obra Contágio: porque as coisas pegam, o autor Jonah Berger, professor de marketing da Wharton School, na Universidade da Pensilvânia, explica como certos produtos e ideias se tornam virais a partir de seis princípios básicos, sendo eles: moeda social, gatilhos, emoção, público, valor prático, e histórias.

Ou seja, é um dos livros de vendas e marketing e, com certeza, merece a sua atenção devido ao tema abordado!

6. Social Media ROI: managing and measuring social media efforts in your organization — Olivier Blanchard 

O livro Social Media ROI, escrito por Olivier Blanchard, traz muitas dicas de estratégias e planejamentos sobre marketing digital. Além disso, esse é um daqueles livros sobre vendas que aborda soluções práticas para você gerenciar crises nas mídias sociais.

Olivier ensina, por exemplo, como alinhar a sua comunicação com o público com os objetivos mais amplos da marca.

Aproveite e confira este artigo: “Como oferecer um atendimento nas redes sociais de cair o queixo?

7. Everybody Writes: Your Go-To Guide to Creating Ridiculously Good Content — Ann Handley

O livro Everybody writes, lançado em 2014, pela autora norte-americana Ann Handley, se trata de um guia de como atrair e reter potenciais consumidores por meio do conteúdo relevante. A autora ainda parte do pressuposto que todos somos escritores em potencial.

Segundo Ann Handley, mesmo em um cenário no qual a presença de posts curtos em redes sociais cresce consideravelmente, escrever importa mais agora do que em anos anteriores. Isso porque, as palavras têm capacidade de contar aos seus potenciais clientes quem é a empresa e qual o seu valor no mercado. 

Este artigo vai interessar você: “Como aumentar a retenção e fidelização de clientes com marketing de conteúdo?

8. Hit Makers: como nascem as tendências — Derek Thompson

Na obra “Hit Makers: como nascem as tendências”, o autor Derek Thompson mostra ao leitor como alguns hits chegam ao topo de destaque, e aborda a psicologia que está por trás dos produtos e serviços midiáticos que seguimos e apreciamos.

Além disso, Thompson revela que a qualidade não é o suficiente para o sucesso e que algumas soluções se tornaram populares na história estavam, na verdade, a um passo de se tornarem grandes desastres.

9. Facebook Marketing: tudo que precisa saber para gerar negócios na maior rede social do mundo — Camila Porto

Nossa lista de livros de vendas e marketing também não poderia deixar de sugerir o título “Facebook Marketing: tudo que precisa saber para gerar negócios na maior rede social do mundo

Na obra, a autora Camila Porto ensina como você, profissional da área de marketing digital, pode atrair e fidelizar clientes e, consequentemente, alavancar suas vendas.

Entre os principais tópicos abordados, podemos destacar a produção de conteúdo relevante e que engaja, a utilização de anúncios e promoções e a mensuração de dados sobre a presença da sua marca na rede social.

10. Marketing 4.0 – do tradicional ao digital — Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan

Philip Kotler, considerado o pai do marketing, se reúne com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan para abordar o conceito de marketing 4.0. Na obra, eles exploram como nossos comportamentos e relações passaram a ser moldados mediante a internet e os avanços tecnológicos.

11. Obrigado pelo Marketing — Vitor Peçanha

“Obrigado pelo Marketing” é um dos livros de vendas e marketing mais recentes. Lançado em 2017, de autoria de Vitor Peçanha, a obra destaca a importância do marketing de conteúdo para aumentar a visibilidade online das marcas.

Nele, Peçanha fala de todas as etapas que não podem faltar nessa estratégia, indo da definição da sua persona, ferramentas de SEO, geração de leads e muito mais.

Confira também este artigo: “10 dicas de como alavancar as vendas com marketing de conteúdo

12. Master Content Marketing — Pamela Wilson

Também abordando a temática do marketing de conteúdo e toda a sua importância para o crescimento online das marcas, o livro “Master Content Marketing”, de Pamela Wilson, traz o passo a passo de como criar rotinas que fomentem a criatividade para produção de conteúdos eficientes.

13. Dotcom Secrets — Russell Brunson

Não poderíamos deixar de citar na nossa lista de livros de vendas e marketing um que aborde funil de vendas online, como identificar o cliente ideal, transição de canais offline de marketing para os digitais e outros temas relacionados.

No título “Dotcom Secrets”, Russell Brunson aborda essas questões e também sobre conversões eficazes, métodos de vendas, comunicação no mundo digital e muito mais!

14. Hacking Growth: a estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido — Sean Ellis e Morgan Brown

Growth Hacking pode ser definido como uma mentalidade empresarial que tem como objetivo principal crescimento de um negócio.

Ele pode ser visto também como um conjunto de estratégia com esse propósito, as quais são criadas com base em dados, hipóteses, avaliações empíricas e testes.

No livro “Hacking Growth: a estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento rápido”, Sean Ellis, criador desse conceito, e a coautora Morgan Brown descrevem todos os pontos necessários para a aplicação dessa metodologia, incluindo a formação de equipes multidisciplinares, ciclo de análises, uso de hacks e mais.

15. As armas da persuasão: como Influenciar e não se deixar influenciar — Robert Cialdini

O psicólogo Robert Cialdini em seu livro “As armas da persuasão: como influenciar e não se deixar influenciar”, traz uma reflexão sobre como esse conceito tem a capacidade de ativar partes do cérebro e, a partir daí, convencer as pessoas na tomada de decisão.

O autor, ao longo da obra, aborda seis argumentos, que ele chama de “armas da persuasão”, que são: reciprocidade; compromisso e coerência; aprovação social; afeição; autoridade e escassez.

16. A terceira onda da internet — Steve Case

O livro “A terceira onda da internet”, de Steve Case, chega para contextualizar a nova era tecnológica que estamos vivendo. 

O autor, no decorrer dos capítulos, explora o período em que os empreendedores estão agregando valor e transformando os setores como saúde, educação, transporte e energia por meio do universo digital. Por isso, esse título não poderia faltar na nossa lista de livros de vendas e marketing.

17. Equipes não nascem excelentes, tornam-se excelentes! — Veronica Ahrens

Essa obra, certamente, irá revolucionar e promover a construção de equipes de alta performance na sua empresa. Isso porque, a autora Veronica Ahrens aborda uma série de exercícios para que o gestor possa aprimorar as suas ações sobre todos os seus liderados, elevando consideravelmente a atuação de cada um no negócio.

Não deixe de conferir: “Como engajar equipe de vendas: 5 + 4 dicas práticas e efetivas para times presenciais e remotos

18. Planejamento estratégico digital — Felipe Morais

O planejamento estratégico é a chave para que a sua marca cresça consideravelmente no mercado digital. 

Nessa direção, Felipe Morais traz em sua obra uma visão sobre a importância do planejamento não apenas para estar presente digitalmente, seja por meio de sites ou redes sociais, mas também aborda dicas de como criar relacionamento com os usuários e potenciais consumidores.

19. Ideias que colam: por que algumas ideias pegam e outras não —  Chip e Dan Heath

Nesta obra, que também merece estar entre os melhores livros de vendas e marketing, os educadores Chip e Dan Heath trazem questões intrigantes sobre o que faz uma ideia ganhar repercussão e colar no imaginário das pessoas. 

O livro, que é dividido em 7 capítulos, apresenta uma didática fácil e indicada para pessoas que lidam com criatividade e precisam de inspiração para novas ideias.

20. Posicionamento: a batalha por sua mente — Al Ries e Jack Trout

Em um mercado tão competitivo, ser visto e ouvido é um importante diferencial competitivo, mas como conseguir isso? Al Ries e Jack Trout trazem na obra “Posicionamento: a batalha por sua mente”, orientações de como estabelecer um posicionamento eficiente da sua marca, produtos e serviços e, com isso, conseguir destacá-la das concorrentes.

21. Nocaute: como contar a sua história no disputado ringue das redes sociais — Gary Vaynerchuk

Fechamos a nossa lista dos melhores e mais indicados livros de vendas e marketing com a obra “Nocaute: como contar a sua história no disputado ringue das redes sociais”, de Gary Vaynerchuk.

O autor destaca como as redes sociais se tornaram canais de disputa de clientes entre as empresas, como interagir com o público nessas plataformas, exemplos de acertos e erros e muito mais.

Depois dessa lista incrível, que tal conhecer outra que tem tudo para ajudar e aprimorar o relacionamento que tem com os seus clientes? 

Então confira o artigo “Os 10 melhores livros de atendimento ao cliente que você precisa ler agora mesmo!”, expanda o seu conhecimento sobre o tema e tire importantes insights!

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