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Artigo 11 min read

O que é Mundo VUCA? Conheça o conceito e como lidar com essa realidade

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 9 março 2022

O chamado Mundo VUCA é um conceito relacionado aos imprevistos e rapidez com que as mudanças ocorrem no mercado. Essa ideia de que as coisas hoje acontecem muito mais rápido do que antes já deve ter passado pela sua cabeça em algum momento e lidar com isso é justamente entender o que é o Mundo VUCA.

O conceito de mundo vuca foi criada no começo da década de 1990, em um cenário mundial que saia da polarização da Guerra Fria, não se tem mais o embate tradicional entre duas ideias principais e as consequências disso, com isso o Exército Americano, que “perde” seu inimigo tradicional passa a ter que lidar com a incerteza do seu propósito.

Ali nasce a ideia de Mundo VUCA, que é “exportado” para o mercado e por conta disso as implicações passam a ser bem maiores por conta dos diversos tipos de mercados existentes e em crescimento que surgem em decorrência da globalização. Por isso, se você busca entender de fato o que é o Mundo VUCA este artigo é para você.

Neste artigo você vai aprender:

  1. O que é o Mundo VUCA

  2. O que caracteriza o Mundo VUCA

  3. Como lidar com o Mundo VUCA

O que é o Mundo VUCA?

Na tradução para o português, o termo VUCA é um acrônimo que significa: 

  • Volatilidade,

  • Incerteza, 

  • Complexidade,

  • Ambiguidade. 

Tudo que envolve esse conceito passa por esses quatro pilares que vão nortear a discussão sobre o que é o Mundo VUCA.

Esses pilares são utilizados para descrever o cenário de incessantes mudanças de forma rápida, complexa e aberta a interpretações que vivemos atualmente. 

Todo esse debate acerca desse conceito, como dissemos anteriormente, tem suas raízes no Exército Americano, entretanto também tem implicações diretas no mercado uma vez que todos os dilemas vividos pelas forças armadas norte-americanas também podem se aplicar a nós.

Isso porque o cerne da questão está em entender a velocidade das mudanças do mundo e como isso não afeta apenas o exército, que não tem mais o inimigo comunista como aquele que norteava e polarizava todas as discussões e embates. O propósito mudou e forçou o próprio capitalismo a olhar para si mesmo.

Tudo isso vai numa escalada que a cada ano gera mais volatilidade no mercado, gerando mais incertezas nas pessoas, aumentando a cada dia o grau de complexidade de tudo e gerando visões diferentes devido a ambiguidade que o excesso de informação pode causar.

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O que caracteriza o Mundo VUCA?

Como já salientamos, para entender o que é o Mundo VUCA é importante explorar as implicações de cada uma das caraterísticas que cada letra representa para termos a noção do que se trata de fato. Vamos a elas.

Volatilidade

As constantes e rápidas mudanças no mercado pedem atitudes ágeis, a cada dia uma nova exigência pode surgir para atender o novo comportamento do consumidor (que também não para de mudar). Elementos que antes eram vistos como bônus passam a se tornar obrigatórios.

A evolução no comportamento e da jornada do consumidor tem sido cada vez mais constante. O cliente passou a se ver no papel ativo e não mais passivo na hora comprar um produto ou contratar um serviço. 

Não se trata apenas de consumir algo que eu quero/preciso, mas a jornada de compra passou a ser algo que deve ser acompanhada pelas empresas, que também devem atender às demandas dos consumidores em cada fase do processo comercial

Nesse sentido, a cada dia as demandas se modificam fazendo com que várias práticas se tornem rapidamente obsoletas.

Incerteza

O imprevisível sempre a espreita torna tudo incerto, e mudanças durante o percurso sempre acontecerão. 

Por conta da volatilidade, é cada dia mais difícil fazer previsões e mesmo planejando não dá para se ter certeza de como fatores internos e externos que surgem e podem mudar todos os planos, podendo gerar frustração.

Essa incerteza faz com que muitas empresas se mantenham em um estágio de não “arriscar demais”. 

O que pode ser um erro dependendo da ocasião e de quanto tempo vai durar essa estagnação, porque invariavelmente o mercado vai mudar e você não terá escolha – vai precisar acompanhar. 

Dependendo da situação pode ser tarde demais ou no mínimo mais custoso correr atrás desse prejuízo.

Complexidade

Para encarar de fato o que é o Mundo VUCA é preciso entender que cada vez mais fatores são englobados nas discussões, desde questões culturais e locais até a direção que o mercado internacional vai tomando, são levados em conta nas decisões da empresa.

Esse cenário exige que se busque conhecimento externo às estratégias de marketing para vendas, fazendo com que seja necessário:

  • Entender tudo sobre o produto ou serviço a ser vendido, 

  • Seu propósito, 

  • Proposta de valor, 

  • Perfil do cliente, 

  • Movimentos do mercado. 

Ambiguidade

É a soma de todos os fatores acima, um mundo altamente volátil, que gera muita incerteza e com alto grau de complexidade. 

Tudo isso faz com que a compreensão do mundo seja mais trabalhosa e difícil, gerando ambiguidade, afinal, a partir do momento que diversos fatores estão incluídos como variáveis de um processo de decisão, mais interpretações diferentes ocorrem. 

Se por um lado o acesso a muita informação pode te dar um background maior para agir da forma mais assertiva, informação demais e mal gerida, pode confundir sua cabeça e tornar as coisas ambíguas, resultando em erros até a quem está sempre ligado.

E como tudo é muito incerto e complexo não tem como prever o que vai ou não dar certo, se o caminho escolhido é de fato eficaz. Por isso, de nada adianta estar atento a tudo se não houver foco.

Como lidar com o Mundo VUCA?

Agora que você já entendeu sobre o que é o Mundo VUCA e suas características, vem a dúvida sobre como lidar, contornar e superar as implicações e consequências derivadas disso tudo não é? 

Pois bem, existem algumas práticas importantes para remediar essas caraterísticas e se adaptar a elas, no geral envolvendo: flexibilidade, agilidade e inovação para lidar com os impactos do Mundo VUCA.

1. Esteja preparado

Pinte os cenários possíveis e tente criar respostas a todos eles, padronize em suas reuniões de planejamento, planos de ações diferentes para cada caso que você encontre, assim você terá mais “saídas” para as diferentes possibilidades.

Veja e reveja as estratégias escolhidas, pense nos fatores internos e externos que possam alterar o curso do mercado e do seu negócio e estude formas de recolocar e realinhar sua estratégias de volta para os eixos

Algumas formas básicas são: 

2. Fique atento

Lembra da complexidade que falamos antes? Pois é aqui nesse caso é importante que você fique por dentro de todas as tendências, mudanças e quaisquer aspectos que impliquem no Marketing e nos ramos do setor em que sua empresa atua.

Desde inovações tecnológicas que tenham relação com Marketing ou ao segmento que você atende até tendências econômicas que apontem se o setor está em alta ou em baixa, se o Governante A ou B vai favorecer ou não seu ramo e etc…

Sempre tomando cuidado para não ter um excesso de informações e ficar confuso, gerando mais ambiguidade que também já citamos

Através dessas visão ampla, será possível realizar a gestão de processos organizacionais , bem como identificar oportunidades de melhoria ou de criação de novos produtos, serviços e até de atuação em mercados em potencial. 

Para isso é interessante acompanhar de perto: 

  • Influenciadores do segmento, 

  • Sites de notícias especializados no ramo de marketing ou do segmento que você atua, 

  • Tendências econômicas, 

  • A concorrência,

  • Pedir feedbacks com clientes, fornecedores e profissionais terceirizados e mais. 

3. Seja ágil

Como tudo é cercado de incertezas e a cada dia está mais complexo, para não ficar amarrado demais a um planejamento é interessante utilizar da estratégia dividir para conquistar.

Para que você possa observar os resultados e alterar o curso da estratégia caso veja necessidade, é melhor criar metas e tarefas menores e investir em um time de analistas que possam acompanhar os resultados e indicar quais caminhos investir tempo e quais é melhor descartar no momento.

Leia também: 5 tendências de Big Data que você precisa saber

4. Aumente o leque de habilidades

Hoje em dia a velocidade de informação e inovação é tão grande que um profissional não pode se dar ao luxo de fazer o que já faz por muito tempo, isso principalmente por conta da imprevisibilidade do mercado.

O que antigamente demorava décadas para mudar, hoje em alguns dias podem virar o mercado de cabeça para baixo e as empresas precisam rapidamente se adaptar, seja para suprir essa necessidade para os seus clientes ou simplesmente porque o concorrente já saiu na frente.

Por isso é importante buscar perfis dinâmicos, profissionais que tenham conhecimento na área e dinamismo para sempre buscar melhorias e se adaptar às mudanças.

Em contrapartida a gerência precisa se preocupar em investir nessa qualificação, incentivando os funcionários através de cursos, palestras e na troca de aprendizado entre os setores e colaboradores.

5. Cria uma unidade na equipe

Estando diante de cenários com mudanças constantes e incerteza alta, não é aceitável que exista um excesso de burocracia que atrasa o processo de inovação dentro da empresa

Claro que algumas “tradições” existem por certos motivos e que são base de muitas coisas em uma empresa, mas não devem jamais ser inquestionáveis, não existem cláusulas pétreas dentro do mercado

Por isso criar essa unidade dentro de uma empresa é fundamental para que essa mentalidade seja dissipada entre todos e ninguém puxe para a direção oposta a inovação ou tente ser tradicionalista ao extremo

Incentive a construção de um ambiente colaborativo, sempre que possível tente abrir as formas de integração entre os setores para que possam colaborar forma mútua, criando assim uma agilidade nos processos e um engajamento maior com a causa da empresa uma vez que todos se vêem em pé de uma certa igualdade 

Nesse aspecto é interessante investir em ferramentas de gerenciamento de equipe, que integrem os colaboradores e que proporcionem um compartilhamento de informações que gere boas ideias para solução de problemas e até a identificação de melhorias e criação de novos produtos, serviços ou mercados.

6. Não pare de aprender

A cada dia a educação tradicional é posta em cheque, se por um lado a discussão é ampla, por outro uma coisa é certa, a globalização mostrou que apenas esse tipo de ensino não é o suficiente.

Isso acontece por conta da volatilidade de que falamos, as coisas mudam e crescem muito rápido, então estar sempre aprendendo e buscando conhecimento é uma das melhores formas de lidar com o Mundo VUCA.

Pensa bem quantas vezes você ficou sem consumir algum conteúdo de algum segmento do mercado e depois ao voltar se deparou com uma enormidade de conhecimentos novos que foram sendo atualizados nesse meio tempo.

Óbvio que alguns setores possuem mudanças drásticas muito mais demoradas que outros, no entanto pequenas alterações ou tendências fazem toda a diferença na hora de se adaptar mais rapidamente e principalmente inovar.

7. Resiliência é o caminho

Uma palavra que você provavelmente já escutou muito é a tal da resiliência, essa característica humana dá conta de algo que é muito útil para lidar com o Mundo VUCA.

Isso porque ser resiliente significa, dentre outras coisas, ter a capacidade de se recuperar dos desafios e ser flexível diante das adversidades, uma caraterística difícil de cultivar, mas que quando incentivada de forma regular se torna quase que uma filosofia de vida

O Mundo VUCA é uma realidade, ignorá-lo e teimar em não se mexer é basicamente assinar uma sentença de morte no mercado

Pode não ser a curto prazo, no entanto mais à frente os impactos das mudanças vão afetar seu negócio ou até mesmo engolir ele.

Existem diversos exemplos de mercados que foram extinguidos por não se prepararem ou não se manterem atentos às mudanças e tendências, e foram sumindo aos poucos.

Foi assim com o serviços de táxi, que não observou suas falhas vai perdendo espaço para os serviços de transporte por aplicativo, foi assim com as locadoras de vídeo ao não perceberem que manter aquela dinâmica de serviço não iria durar pra sempre e por aí vai.

No final as coisas sempre mudam e evoluem, basta você escolher estar ao lado dos que inovam e crescem e não se estagnar ao lado dos superados e ultrapassados, estar na vanguarda é enfrentar o Mundo VUCA.

Por isso mantenha-se no caminho da inovação com a Zendesk! Conheça as soluções disponíveis e coloque sua empresa hoje mesmo à frente no mercado!

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