Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

O que é quebra-gelo para equipe de trabalho e por que usar essa dinâmica?

Por Zendesk

Última atualização em 11 Mai 2023

Integrações nem sempre são fáceis, principalmente agora, que boa parte das empresas adotou o trabalho 100% remoto. Logo, estratégias, como a dinâmica quebra-gelo para equipe de trabalho, têm sido bastante utilizadas para criar o engajamento necessário entre os funcionários.

As brincadeiras para quebrar o gelo já eram muito adotadas em processos seletivos e dinâmicas de grupo para integrar novos colaboradores em empresas, e, agora, essa prática  é muito aplicada  também com trabalhadores remotos, a fim de garantir a integração.

Para que você entenda exatamente como funciona uma dinâmica quebra-gelo para equipe de trabalho, e evite forçar a barra na hora utilizar essa ferramenta com seus funcionários, leia este conteúdo e confira alguns exemplos de quebra-gelo simples.

O que é a dinâmica quebra-gelo?

Uma dinâmica quebra-gelo é uma atividade utilizada pelas empresas no intuito de diminuir o constrangimento que pode surgir nas pessoas no início de uma reunião ou experiência em grupo.

A dinâmica quebra-gelo para equipe de trabalho reduz a relutância nos relacionamentos em grupo e torna reuniões muito mais interativas, sendo essa uma estratégia fundamental, principalmente, para companhias que atuam no formato remoto, já que seus colaboradores não se relacionam de maneira direta.

Uma atividade quebra-gelo simples, deve ser:

  • divertida;
  • não ameaçadora;
  • interativa;
  • simples ;
  • e orientada para o sucesso.

Assista ao TED Talks “Como transformar um grupo de estranhos em uma equipe”, palestra dada pela professora de administração de empresas Amy Edmondson, e complemente o assunto. 

 

Por que usar a dinâmica quebra-gelo para equipe de trabalho?

O uso da dinâmica quebra-gelo para equipe de trabalho é eficiente para os líderes de diversas formas, já que essa estratégia:

  • auxilia os participantes da dinâmica a se conhecerem;
  • torna as discussões mais agradáveis;
  • auxilia no alinhamento de estratégias de trabalho em equipe;
  • fortalece o espírito de pertencimento nas equipes;
  • torna as dinâmicas de grupo mais funcionais.
  • dentre outras razões.

Além disso, por meio da dinâmica quebra-gelo para equipe de trabalho, os gestores conseguem oferecer mais engajamento aos seus colaboradores, e esse é um desejo de 70% das empresas, que, segundo o relatório CX Trends Report 2021, da Zendesk, tem procurado maneiras para engajar funcionários.

Utilizar dinâmicas de quebra-gelo simples em reuniões remotas é uma maneira de criar um ambiente mais leve, eficiente e motivador, e reduzir a ansiedade causada por reuniões. 

Relatório sobre tendências da experiência do cliente

 

Quais cuidados tomar com a dinâmica quebra-gelo para equipe de trabalho?

Apesar da dinâmica quebra-gelo ser bastante benéfica para as empresas, é importante ter muita atenção ao ambiente de trabalho, e aos resultados imediatos de uma dinâmica como essa.

Um líder que precisa reunir sua equipe que trabalha em home office, e aplica uma estratégia de quebra-gelo remoto, precisa estar atento se a dinâmica parece interessante para todos que participam.

Às vezes, é melhor dar a opção do colaborador participar ou nãodo que forçar uma situação ruim, que, ao invés de engajar o profissional, cause problemas de ansiedade ou desconforto nos funcionários. 

Relacionamentos acontecem organicamente, e, em uma dinâmica quebra-gelo remota, não existe a real proximidade entre as pessoas. Por isso, é importante que a empresa também entenda que não adianta criar situações que forcem relacionamentos, se, verdadeiramente, essas relações não forem naturais.

5 exemplos de dinâmicas quebra-gelo para equipe de trabalho

Agora que você já entende o que é uma dinâmica quebra-gelo, e como  ela é utilizada por líderes para engajar suas equipes de trabalho, reunimos a seguir uma lista com 5 exemplos de dinâmicas quebra-gelo remoto, que podem ajudar em encontros virtuais.

Café virtual

A ideia de um café virtual é ambientar os colaboradores. A empresa pode enviar um kit de café para seus funcionários, ou, apenas combinar uma reunião no horário do café, onde todos da equipe irão interagir enquanto apreciam sua refeição.

Essa dinâmica quebra-gelo para a equipe de trabalho pode ser adaptada para qualquer tipo de refeição, ou para um happy hour, e pode ainda ser apenas uma reunião casual, ou, servir para tratar um assunto específico, que envolva todos os convidados da call.

Dinâmica quebra-gelo em uma palavra

Essa dinâmica quebra-gelo para equipe de trabalho, ajuda que os colaboradores que trabalham em conjunto pensem sobre um tópico relacionado ao trabalho, de maneira coletiva.

Esse exemplo de dinâmica pode ser adotado tanto de forma remota como presencialmente, e o tema pode ser discutido em uma reunião de vídeo, ou em um grupo de conversa, onde os colaboradores interajam sobre um assunto ditado pela liderança.

Jogos para se conhecer melhor

Uma boa maneira de realizar um onboarding descontraído, é realizando brincadeiras com os profissionais. Claro que é importante considerar o perfil do time, e se as brincadeiras serão bem vistas por todos na equipe.

A estratégia pode ser aplicada por meio de perguntas rápidas, fotos divertidas, perguntas e respostas, identificação de preferências, dentre tantas outras maneiras descontraídas de realizar uma integração.

Qual imagem ou GIF descreve seu humor?

Essa é uma dinâmica quebra-gelo para equipe de trabalho mais interativa e divertida, ótima para ser feita no início da semana, para tirar a tristeza de uma segunda-feira, ou no final da semana, para animar um happy hour.

Nessa estratégia, o líder solicita que cada colaborador da equipe encaminhe uma imagem ou GIF que representa o estado de espírito da pessoa naquele dia, isso ajuda a relaxar a equipe, e torna o ambiente remoto menos duro e distante.

“Sim, mas” e “sim, e…”

Nessa dinâmica quebra-gelo, o intuito é estimular insights e pensamentos coletivos, onde, cada pessoa pensará em uma atividade, ou solução específica, para um problema levantado pela liderança.

A ideia nessa atividade é estimular os funcionários a criarem soluções complementares para problemas vivenciados em seus dias de trabalho, sendo uma forma eficaz de estimular a coletividade.

Adotar dinâmicas quebra-gelo para equipes de trabalho, principalmente quando o trabalho é desenvolvido remotamente, é uma maneira de estimular a parceria entre os profissionais, mesmo quando eles não se conhecem.

Esse método é bastante eficiente para a capacitação dos colaboradores, que aprendem a compartilhar mais suas informações, o que também melhora o jeito que eles lidam com suas ferramentas de trabalho.

Essa dinâmica, alinhada à oferta de uma boa experiência para os clientes, pode ser uma maneira única de oferecer soluções de atendimento ao cliente completa. Por isso, invista em reuniões quebra-gelo remoto para seus agentes, e inclua também o uso do Zendesk para atendimento ao cliente. Assim ficará muito mais fácil a sua empresa.

Histórias relacionadas

Artigo
15 min read

Três pilares da excelência no atendimento: como adotá-los?

Conheça os três pilares da excelência no atendimento, como eles afetam as interações com seus clientes e como a tecnologia ajuda a melhorar estas bases.

Artigo
10 min read

Administração do tempo: 7 técnicas de gestão e produtividade

Veja as 7 melhores técnicas de administração do tempo, como elas ajudam a deixar você e seu time mais produtivos, e qual tecnologia usar.

Artigo
5 min read

Como dar feedback para o chefe? Guia prático em 7 passos

Aprenda como dar feedback para o chefe, entenda a importância dessa prática e o que você precisa saber para fazer uma avaliação profissional na prática.

Artigo
16 min read

Canal de comunicação interna: 9 opções, como e quando usar cada um?

Entenda por que é importante ter um canal de comunicação interna e confira as principais tendências e canais para implementar na sua empresa.