Artigo

O que é SSO? Como ele funciona?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 18 Fevereiro 2021
Última atualização em 18 Fevereiro 2021

O que é SSO? SSO é um sistema de autenticação que visa facilitar a vida dos usuários e das empresas e garantir a seguridade de acessos. Essa solução tecnológica possibilita que, com um único login e senha, a pessoa os digite apenas uma vez e, em seguida, os demais acessos são liberados entre os sistemas de software relacionados. 

Para entender com mais profundidade o que é SSO e conhecer seu funcionamento e benefícios, basta seguir com sua leitura, a qual abordará:

O que é SSO?

O que é login com SSO?

Como funciona o SSO?

Qual o caminho de um fluxo de SSO? 

O que é sistema de gestão de SSO?

Quais os benefícios do SSO?

Quais os cuidados para adotar o SSO?

Como implementar o SSO?

O que é SSO?

SSO é uma sigla do inglês para Single Sign-on, que em tradução livre para o português significa “Login único” ou “Chave mestra”. Trata-se de uma tecnologia que combina várias telas de login de aplicativos diferentes em um só. Logo, permite que o usuário insira suas credenciais, como nome de usuário e senha, apenas uma única vez. 

O que é login com SSO? 

O login com SSO é um método que objetiva a segurança do acesso e, desse modo, visa proteger os dados dos usuários, dos sistemas e dos softwares envolvidos no processo de identificação de informações e de liberação de acesso.  

Como funciona o SSO? 

O SSO funciona como uma ponte entre o usuário e os aplicativos e acontece por meio de uma relação de confiança entre o provedor de serviços e um sistema de identidade. Essa relação demanda um certificado para assegurar que a troca de dados seja feita de forma transparente e segura. 

Qual o caminho de um fluxo de SSO?

Como completo essencial para entender o que é SSO, é importante conhecer o passo a passo do processo que, em linhas gerais, segue a seguinte trajetória:

  • O usuário navega até o site que deseja acessar;
  • O provedor de serviços envia um token com seus dados para o Single Sign-on verificar a sua identidade;
  • O SSO verifica se o usuário já foi autenticado;
  • Se o usuário não tiver conectado, o sistema solicitará seu nome de usuário e senha;
  • O SSO valida as credenciais fornecidas e envia um token para o provedor de serviços;
  • O token recebido e é validado de acordo com o certificado entre o provedor de serviços e o de login único;
  • O acesso é liberado.

O que é sistema de gestão de SSO?

Um sistema de gestão de SSO é um software que automatiza o login único. Ele pode ser tanto instalado no computador como trabalhar por meio de armazenamento em nuvem. Assim, pode ser acessado virtual e remotamente, por meio do cadastro de login e senha. 

Quais os benefícios do SSO?

Adotar um sistema de SSO traz os seguintes benefícios:

  • Reduz as chamadas para o help desk: isso porque boa parte das solicitações de clientes  é para redefinir logins e senhas. De forma prática, isso pode ser traduzido em economia de recursos para resolver demandas e aumento de produtividade do departamento;
  • Melhora a experiência do usuário: uma vez que ele não precisará memorizar várias senhas, nem redefini-las, o que permite uma economia de tempo de 5 a 15 segundos por login;
  • Minimiza a ação de hackers: como há apenas uma senha, ela é geralmente mais forte e segura. Dessa forma, mitiga os riscos de ataques cibernéticos; 
  • Promove a segurança da organização: pelo fato de que uma senha única estimula os colaboradores a criarem um código mais forte. Além disso, há menos chances de que os funcionários utilizem estratégias de gerenciamento de senhas menos seguras, como o uso de blocos de anotação ou a reutilização de senhas antigas. 

Quais os cuidados para adotar o SSO?

Para adotar o SSO e garantir que os acessos sejam seguros e fluídos, ele deve ser combinado e fortalecido por regras e boas práticas da organização. 

Isto é, a empresa deve ter políticas direcionadas para a segurança e instruir colaboradores e clientes não só a criar senhas fortes como também deve contar com sistemas integrados de qualidade.

Como implementar o SSO?

Para implementar o SSO em uma empresa e disponibilizar o login único para usuários e funcionários, é fundamental seguir algumas boas práticas, como:

  • Verificar se o software oferece acesso a todos os tipos de aplicativos, uma vez que alguns apresentam cobertura limitada;
  • Analisar a reputação da empresa que o oferece, visto que ele deve proteger ao máximo a segurança e a privacidade das informações dos usuários;  
  • Estudar se ele traz a integração com outros sistemas e aplicativos e que realize esse processo de modo rápido e funcional;
  • Pesquisar se o sistema isso inclui ferramentas de monitoramento que garantam a sua performance;
  • Averiguar se a solução oferece uma autenticação adicional pois há alguns aplicativos que, para garantir a privacidade e a segurança, contam com recursos que bloqueiam acessos. 

Esperamos que esse texto tenha o ajudado a entender o que é SSO e que a explicação tenha sido elucidativa o suficiente para fortalecer a segurança necessária que o seu negócio precisa. 

Como viu ao longo desse post, para adotar um bom sistema de SSO, é preciso analisar a reputação da empresa que o oferece e saber que políticas ela segue e prioriza para garantir a segurança.