Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

O que são modelos de negócios digitais: conheça e empreenda!

Por Zendesk

Última atualização em 14 Abril 2023

Atualmente não há quem não busque uma forma de usar o seu tempo na internet para encontrar uma boa forma de ganhar dinheiro, procurando por modelos de negócios digitais. Ou mesmo para iniciar o seu próprio negócio.

A internet proporciona diversos tipos de oportunidades em diversas áreas e uma delas com certeza vai se encaixar em seu perfil.

Desde e-commerces a cursos online, você encontra todo tipo de negócio para pessoas que buscam o empreendedorismo digital.

Mas você sabe o que são negócios digitais? Vamos abordar tudo aquilo que você precisa saber para entender melhor os modelos de negócios digitais, com exemplos e os principais tipos que você pode investir.

O que são negócios digitais?

Responder a pergunta, o que são negócios digitais, é muito simples. Negócios digitais são simplesmente aqueles em que você faz uso de tecnologia e internet para comercialização. São negócios que funcionam no ambiente digital.

Não que você não possa ter um escritório físico para gerir seus trabalhos, mas essencialmente um negócio digital é aquele que existe na internet.

Se você tem qualquer ideia de negócio que funcione pela internet, você tem uma ideia de negócio digital.

Modelos de negócios digitais

Existem diversos modelos de negócios digitais que já são bem conhecidos e utilizados por muitos empreendedores e empresas. O que não significa que são os únicos.

Para você ter uma boa ideia de modelos de negócios digitais, vamos falar de alguns dos mais comuns, que são:

  1. E-commerce
  2. Infoprodutos
  3. Criação de conteúdo
  4. Prestação de serviços online
  5. Programas de afiliados

1. E-commerce

E-commerce é um dos tipos de negócios digitais mais comuns. E você pode começar um e-commerce de várias formas diferentes:

  • utilizando um site próprio,
  • vendendo por uma rede social,
  • por meio de dropshipping (tipo de e-commerce sem estoque)
  • em um marketplace.

Em um e-commerce você não vai ter custos exorbitantes de aluguel de loja e tão pouco com diversos funcionários. É possível escolher entre as melhores plataformas de e-commerce já prontas, que barateia muito o seu custo de venda de um produto.

Porém, duas coisas são importantes ter em mente: você vai concorrer diretamente com diversos outros vendedores que podem ter o mesmo produto que você. Portanto, esteja atento à concorrência e invista muito em publicidade.

Quer saber como vender no maior marketplace do Brasil? Leia o artigo Como ganhar muito dinheiro no Mercado Livre: 7 dicas que realmente funcionam”. 

2. Infoprodutos

Os infoprodutos são, como o próprio nome diz, produtos informativos, como:

  • Cursos
  • Palestras
  • e-books

Se você possui uma boa qualificação para produção de conteúdos desse tipo, você pode conseguir ótimos lucros com baixíssimo custo.

3. Criação de conteúdo

Criação de conteúdo é um modelo de negócio digital onde você têm uma página, um blog, ou mesmo um perfil em alguma rede social, e a partir dela, gera conteúdos sobre um determinado assunto, a fim de conquistar leitores que possam vir a gerar renda.

A renda neste tipo de negócio pode vir de variadas formas, mas as principais são:

  • patrocínio de alguma marca,
  • anúncios em seu site, blog ou vídeo, por meio do Google Adsense,
  • programa de afiliados.

A criação de conteúdo é, inclusive, uma das principais estratégias de marketing utilizadas pelas empresas. Com a criação de conteúdo você é capaz de atrair possíveis clientes de forma muito mais barata e orgânica.

Para começar a ganhar dinheiro com o Google Adsense, veiculando anúncios do Google Ads, confira as dicas no vídeo abaixo. 

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/1z5Ale9om3Y” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>

4. Prestação de serviços online

Se você realiza algum trabalho que pode ser feito a distância, esta modalidade pode ser uma boa escolha para você.

A prestação de serviços online é uma ótima maneira de oferecer os seus serviços sem a barreira da sua localidade. Alguns dos principais profissionais que prestam serviços online:

  • Profissionais de marketing
  • Redatores
  • Consultoria jurídica
  • Contadores
  • Tradutores
  • Editores de vídeo
  • Professores e muitos outros profissionais

Esse é um modelo de negócio digital que cresce muito, inclusive nesse momento onde as pessoas precisam ficar em casa. 

Com a facilidade com que podemos nos comunicar a distância, e inclusive trabalhar, estes profissionais ganham mais um espaço para realizarem seus trabalhos.

5. Programas de afiliados

Programa de afiliados é uma forma de ganhar dinheiro recomendando algum produto. Este é um tipo de negócio digital onde você ganha uma porcentagem do valor da venda do produto que você indica.

Diversos sites como, Submarino, Amazon e muitos outros possuem um programa de afiliados onde você pode:

  • se inscrever, 
  • escolher o produto que quer divulgar, 
  • gerar um link único seu.

Com este link, toda vez que alguém entrar nele para comprar, você receberá uma porcentagem do valor da venda como comissão.

Se você possui uma boa rede de contatos, ou mesmo tem muitos seguidores em suas redes sociais, você pode ser um influenciador divulgando algum produto em troca desta comissão.

Coloque em prática o empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital tem muitos caminhos e você não precisa ficar preso aos modelos de negócios digitais que apresentamos aqui. Estes são apenas alguns dos exemplos de vários outros nichos de mercado que você pode explorar.

Procure saber sobre os modelos de negócios digitais que a sua área de atuação pode ter.

Na internet muitas pessoas descobrem novos ramos de atuação para sua própria área, que antes nem imaginavam.

Portanto, estude um pouco mais sobre as oportunidades que podem estar disponíveis próximo a você. Estude como agarrar estas oportunidades e fazer com que elas gerem renda. Com isso você terá ainda mais chances de iniciar um modelo de negócio digital de sucesso.

Aprendeu o que são negócios digitais? Agora é com você!

Este artigo foi escrito pela Gyra+. Somos uma plataforma que realiza empréstimo online seguro com taxas customizadas, para empreendedores digitais em busca de capital de giro. Solicite uma proposta e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Histórias relacionadas

Artigo
7 min read

SAC 3.0 e SAC 4.0: conceitos, diferenças e principais tendências

SAC 3.0 e SAC 4.0 são a evolução do serviço de atendimento ao cliente, com ferramentas e tecnologias que visam melhorar a experiência do consumidor.

Artigo
7 min read

WhatsApp no atendimento ao cliente: principais tendências

Usar o WhatsApp no atendimento ao cliente já não é novidade. Além do suporte multicanal, a tendência é integrar IA nos apps de mensagem. Saiba TUDO!

Artigo
7 min read

Melhores livros de atendimento ao cliente [Parte 2]: +7 dicas

Qual o melhor livro de atendimento ao cliente? Confira uma lista atualizada com mais 7 sugestões de leitura indispensáveis para o customer success.

Artigo
11 min read

10 livros para abrir a mente e por que eles realmente funcionam

Top 10 livros para abrir a mente: sugestões de leitura para expandir seu conhecimento, amadurecer a mente e melhorar, como pessoa e profissional.