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Objeções de venda: as 5 principais, como superar + 4 dicas!

Por Zendesk

Última atualização em 15 outubro 2024

Objeções de venda

Por mais que um vendedor aplique diferentes técnicas de persuasão, não é nada incomum se deparar com diversas objeções de venda.

Para quem trabalha na área comercial, nada mais frustrante do que demandar um tempo considerável para apresentar o produto, esclarecer todas as dúvidas do cliente e, por fim, ouvir um sonoro “Está bem, vou ver e depois falo com você!”.

Infelizmente, isso faz parte do processo. A boa notícia é que existem várias maneiras de contornar esses obstáculos. 

O primeiro passo consiste em se manter gentil e profissional. Em seguida, é bastante válido transformar as perguntas dos clientes em argumentos para vencer as objeções de venda.

Confira as próximas etapas a seguir, segundo as contestações mais comuns que surgem em um processo de compra.

Resumo: 

  • É fundamental enxergar as objeções de vendas como oportunidades para ganhar o cliente de uma vez. Para isso, é vital que os vendedores saibam quais são as principais e como superá-las corretamente.

  • As objeções mais comuns estão relacionadas a: falta de confiança, preços e prioridades.

  • Para lidar com esses argumentos, é preciso ouvir o cliente, responder à objeção da melhor forma possível, com clareza e objetividade, e registrar os dados para usar em interações futuras com outros consumidores.

Conteúdos relacionados:

Neste artigo, você aprenderá:

  • Quais são as principais objeções de clientes?
  • Como lidar com as objeções dos clientes?
  • Técnicas para contornar objeções comuns 

Quais são as principais objeções de clientes? 

Por mais que o produto ou serviço que você oferece seja incrível, diferentes argumentos dos clientes contra a aquisição podem surgir, o que configura as tão temidas objeções.

Apesar de serem altamente indesejáveis, as objeções sinalizam que existe algo que ainda deve ser alinhado ou compreendido antes da concretização de uma venda, o que, no futuro, pode evitar uma série de questionamentos e cobranças indevidas por parte dos clientes.

Então, é importante encarar as objeções de clientes como uma oportunidade de tornar a venda ainda mais eficiente e reduzir os riscos de cancelamentos e churn.

Ainda assim, é inevitável que as objeções não causam certo tremor nos vendedores. Até porque, quando isso acontece, saber como lidar com essas oposições é fundamental e pode ser a diferença entre vender ou não.

Na lista das principais objeções de venda apresentadas pelos clientes podemos citar:

  • falta de confiança na empresa vendedora;
  • questões relacionadas ao preço;
  • não ser a pessoa que realmente toma a decisão de compra;
  • não considerar o produto ou serviço uma prioridade naquele momento;
  • não notar importância ou funcionalidade do que se oferece.

1. Falta de confiança na empresa vendedora

Ainda que o serviço e/ou produto oferecido pela sua empresa seja o ideal para resolver a dor apresentada pelo cliente, pode ser que ele nunca tenha ouvido falar sobre a sua marca.

Em momentos assim, por mais que ele saiba que a sua solução é a mais indicada e que as demais condições (como prazo de entrega ou implementação e preço) também estão de acordo, a falta de confiança pode se tornar um obstáculo para o fechamento do negócio.

2. Questões relacionadas ao preço

O preço também costuma ser uma das objeções de venda mais comuns. Quer uma prova? Quantas vezes você ouviu a frase “Ah, mas isso está fora do meu orçamento”, ou ainda “Não tem como baixar um pouco esse valor”?

Aqui, podem estar incluídos não apenas o valor da compra, mas também questões como frete e taxas de instalação (se houver), formas de pagamento ou de parcelamento.

3. Não ser a pessoa que realmente toma a decisão de compra

Durante o processo de prospectar novos clientes, nem sempre o primeiro contato é com quem realmente toma a decisão de compra, e quando o vendedor dá seguimento aos próximos contatos sem antes mapear os decisores, ele arrisca chegar às últimas etapas do processo comercial, e ouvir “Muito boa a proposta, mas vou precisar falar com o meu diretor antes”.

Neste momento, o vendedor corre o sério risco de ser obrigado a reiniciar todo o processo de venda, desde as primeiras etapas, para se apresentar aos decisores, apresentar sua solução e elaborar uma nova proposta. 

O cenário representa mais investimentos de tempo e dinheiro para a mesma negociação (o pesadelo de qualquer vendedor!).

4. Não considerar o produto ou serviço uma prioridade naquele momento

Na lista de objeções de vendas também pode acontecer de o cliente não considerar a sua oferta interessante para ele naquele momento.

Nessa objeção, podem surgir várias outras pequenas objeções que apontam para a falta de necessidade e até mesmo de orçamento que o cliente possui sobre a solução apresentada.

5. Não notar importância ou funcionalidade do que se oferece

Mas além de não considerar a importância do seu produto ou serviço naquele momento, o lead pode julgar que não precisa da sua oferta em tempo algum, ou ainda é resistente em admitir isso.

Mais adiante no artigo, mostraremos como você pode contornar essas objeções de clientes, na prática, mas é importante que conduzir a etapa de qualificação de leads com as técnicas certas é essencial para prevenir argumentos como estes.

Aproveite para conferir o CX Trends da Zendesk e veja insights que podem te ajudar a se antecipar a possíveis objeções dos clientes!

Como lidar com as objeções dos clientes?

Antes de aplicar as técnicas para contornar objeções que apresentaremos no próximo tópico, saiba como lidar com objeções dos clientes quando se deparar com uma. Este processo envolve as seguintes etapas:

  1. ouça mais o que seu lead tem a dizer;
  2. reafirme a objeção;
  3. não improvise, e responda corretamente;
  4. confirme se a objeção foi superada;
  5. registre todas as informações.

Entenda detalhadamente:

1. Ouça mais o que seu lead tem a dizer

Ouvir as objeções dos clientes e imediatamente respondê-las pode ser um equívoco movido pela ansiedade de eliminar barreiras nas negociações o mais rápido possível. 

Ainda que isso possa demonstrar certa agilidade e jogo de cintura dos vendedores, este é um momento decisivo, portanto, é preciso sair da defensiva para evitar novas objeções.

Por isso, reserve um tempo para ouvir as objeções atentamente. Peça para que o cliente se aprofunde mais nos seus argumentos com a intenção de ter um panorama completo de suas preocupações.

Isso o ajudará a mapear questões subjacentes que podem influenciar na decisão de compra do cliente. Inclusive, pode ser que ele não esteja pronto para reportar a causa-raiz da questão.

Por exemplo: o cliente pode demonstrar uma objeção de preço, mas na realidade, está inseguro sobre a solução, ou ainda não tem certeza de que realmente precisa dela. 

A escuta ativa permite abrir espaço para que o cliente se aprofunde nas objeções, o que o levará para a fonte do problema.

O fundamental, neste momento, é que você entenda perfeitamente os porquês da objeção, sem reagir para enfrentá-las. Pelo menos, não agora.

2. Reafirme a objeção

Até aqui, você e seu cliente exploram e entendem mais profundamente o problema. Quando a fonte se aproximar, reafirme a objeção.

Ao contrário do que você deve imaginar, reafirmar a objeção não irá fortalecê-la. Na realidade, isso auxilia o cliente a compreender seus próprios argumentos, de forma mais completa, e mais “direto ao ponto”.

Nesse contexto, após reafirmar a objeção, espere a confirmação do seu cliente. E se ele validar a objeção, é importante também realizar perguntas como “O que mais você gostaria de pontuar?”, para ter certeza de que não há mais problemas a serem abordados.

A partir desse momento, você sabe exatamente qual objeção deve contornar.

3. Não improvise, e responda corretamente

Não tem como lidar com objeções dos clientes sem estar preparado para resolver problemas em tempo real. Como você já encontrou a fonte da objeção, será mais fácil ser certeiro na resolução da questão. 

Se você sentir que precisa de mais informações para responder seu cliente, dê um passo para trás e continue investigando as objeções. É primordial não improvisar, porque isso só tende a elevar a desconfiança e insegurança dos clientes.

Mas se você estiver pronto, será assertivo em suas respostas. Fique tranquilo. No próximo tópico sobre as Técnicas para contornar objeções, você saberá exatamente como driblar cada tipo de objeção que encontrar.

Sabia que é possível usar a IA para responder às objeções de vendas? Pois é, por exemplo, com a solução da Zendesk você tem uma ajuda extra da tecnologia para fornecer mensagens mais precisas e no tom de voz certo para cada situação automaticamente. Veja como a ferramenta funciona!

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