Artigo

Qual a relação entre vendas e marketing? Alinhe-as ao seu negócio!

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 14 junho 2022
Última atualização em 14 junho 2022

Como ligar duas áreas distintas em uma empresa? Entender como fazer esse alinhamento pode significar muitos benefícios para o seu negócio, mas é preciso saber as melhores maneiras para que a sincronia dê bons frutos.

Esse é o caso do vendarketing. Um termo que significa a junção de duas áreas de uma empresa: as vendas e o marketing. 

Mas você pode estar se perguntando: qual a relação entre vendas e marketing? Mesmo que sejam bem distintas, uni-las pode ser o propulsor que seu negócio precisa.

Quer saber como? 

Para te ajudar nessa trajetória preparamos um conteúdo completo para entender o vendarketing, o que é e como utilizá-lo. Continue por aqui para aprender sobre os tópicos abaixo.

  • Qual a relação entre vendas e marketing?;
  • Benefícios do vendarketing;
  • Passo a passo de como alinhar marketing e vendas;
  • CRM  de vendas.

Boa leitura!

Qual a relação entre vendas e marketing?

Antes de compreender qual a relação entre vendas e marketing, vamos analisar o que caracteriza cada área. Assim, as semelhanças e diferenças ficarão mais visíveis.

  • Vendas: interesse maior em converter possíveis clientes para fazê-los comprar o produto ou serviço;
  • Marketing: cria estratégias para que o público se interesse pelo produto ou serviço.

Observando essas principais características, pode-se dizer que mesmo diferentes ambas trabalham com maneiras de alcançar consumidores e clientes em potencial. E é aí que podemos construir uma relação que gera muitos benefícios para as empresas.

Além do alinhamento das equipes de vendas e marketing que o vendarketing proporciona, o atendimento ao cliente também está conectado. Mas, ele aparece entre as etapas de vendas e marketing. 

Como assim?

Por exemplo: uma empresa utiliza a estratégia de Inbound Marketing que, por si só, já alia as vendas e o marketing. Mas ao fim das etapas do funil de vendas e do Inbound Marketing está a de encantamento. 

Ela é o pós-venda e caberá à equipe de atendimento ao cliente realizá-la. Ou seja, dependendo da eficácia o cliente poderá ou não voltar a comprar no seu negócio. Vale lembrar também que todos os processos precisam estar bem alinhados!

Também pode te interessar: Funil de vendas online: o que é, tipos e como fazer em 6 passos.

Benefícios do vendarketing

Entendendo qual a relação entre vendas e marketing, o vendarketing, o que é que essa estratégia pode proporcionar de benefícios para a sua empresa? Confira a seguir três dos principais motivos para fazer o alinhamento das duas áreas.

Comunicação mais clara

Com as duas equipes trabalhando em união, a comunicação entre elas é facilitada. Quando isso acontece as características que antes representava cada uma em seu espaço, são cada vez mais conectadas.

Ou seja, a equipe de vendas passa a conhecer melhor os motivos pelo qual seu cliente se interessa pelo produto e assim estabelecer estratégias mais eficazes de venda. Assim como a equipe de marketing entende como converter e aplicar isso às estratégias de atração.  

Maiores oportunidades de vendas

A comunicação estando mais clara entre as equipes, esse bom alinhamento passa também para os clientes. Cada ação passa a ser pensada na etapa do funil de vendas em que o consumidor se encontra. 

Isso faz com que a experiência do cliente seja mais otimizada e as oportunidades de vendas sejam aumentadas. 

Melhor mensuração dos resultados

O último benefício de se entender qual a relação entre vendas e marketing e aplicá-las é que sua empresa terá uma mensuração de resultados mais detalhada. Com o vendarketing é possível saber onde e em qual momento mais leads estão convertendo. 

Além disso, a mensuração fará com que com falhas e possíveis estratégias mal aplicadas possam ser reorganizadas desde a sua raíz. Inserir um software de CRM de vendas neste trabalho, pode facilitar e muito na produtividade e análise dos resultados.

Mas, falaremos sobre isso mais para frente. Continue a leitura para não perder nada!

Passo a passo de como alinhar marketing e vendas

Agora que sabe os benefícios e qual a relação entre vendas e marketing, chegou a hora de avançar. Afinal, como alinhar essas duas áreas buscando uma melhoria nos resultados?

Confira a seguir o passo a passo de como alinhar marketing e vendas na sua empresa. 

1. Construa metas em comum entre as duas equipes

Para duas equipes andarem juntas é primordial que elas tenham as mesmas metas e objetivos para se alcançar. Portanto, é importante que tanto as equipes de vendas quanto a de marketing estejam juntas em reuniões que tratarão das estratégias de cada setor. 

O motivo é que, por estarem alinhadas, uma impactará a outra diretamente. Além disso, essas metas em comum melhoram o ambiente de trabalho e integram a cooperação à cultura organizacional.

2. Faça o alinhamento das ações de marketing

Com as metas bem estabelecidas é hora de colocar no papel o plano de ação de marketing. Novamente, as duas equipes precisam estar integradas para que sejam avaliadas as melhores maneiras não só para atrair, mas para converter e fidelizar este cliente. 

3. Acompanhamento de resultados

O último passo para um alinhamento eficiente entre as equipes de vendas e marketing é garantir que eles acompanhem os resultados das estratégias estabelecidas. A análise dessas métricas serão muito importantes para definir como prosseguir, onde melhorar e o que deve ser incentivado.

CRM  de vendas

Até aqui você já entendeu qual a relação entre vendas e marketing, os benefícios do vendarketing e como aplicar o passo dele na sua empresa. Mas será que existe uma maneira de otimizar o trabalho das equipes? 

Sim! Com o Customer Relationship Management, ou simplesmente CRM de vendas.

Explicando de maneira bem simples o CRM de vendas pode ser utilizado como um software para facilitar o trabalho da equipe de vendas. Um dos principais do mercado é o Zendesk Seel. 

A Zendesk é uma empresa bem conhecida no que se diz respeito a soluções de atendimento ao cliente. Com esse software a equipe de vendas fica mais preparada para oferecer uma melhor experiência.

Sabendo que o cliente é o foco para a estratégia de crescimento da sua empresa, ter um software de CRM de vendas é parte importante nessa evolução. Faça uma avaliação gratuita do Zendesk Seel e dê mais um passo para o desenvolvimento do seu negócio.

Software de CRM de vendas completo

CRM de vendas para melhorar a produtividade, os processos e a visibilidade do pipeline para as equipes de vendas

Software de CRM de vendas completo

CRM de vendas para melhorar a produtividade, os processos e a visibilidade do pipeline para as equipes de vendas

Experimente grátis