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Artigo 6 min read

Redução de custos com a IA: como funciona?

Por Zendesk

Última atualização em 6 fevereiro 2024

A redução de custos com a IA representa um dos benefícios cruciais que gestores e empresários precisam compreender sobre essa inovação. 

Priorizar a saúde financeira do negócio é uma constante nas organizações, mas alguns profissionais ainda hesitam diante do investimento inicial, temendo que isso contrarie a lógica de economia de recursos, sendo este um dos dos maiores desafios da implementação da IA nas empresas.

Contudo, essa perspectiva é equivocada, uma vez que a inteligência de dados e a otimização de custos possuem uma relação direta. 

Isso porque a inteligência de dados, proporcionada pela IA, possibilita uma análise estratégica dos processos internos da empresa, identificando padrões, previsões e pontos de melhoria e propondo automações que resultam em economias substanciais a longo prazo. 

Isso sem contar o enorme impacto da IA na experiência do cliente, que se resume em uma personalização profunda e interações mais significativas com os agentes de atendimento ao cliente, determinantes para a elevar a satisfação, a lealdade e a retenção de receitas.

Enfim, são muitas as maneiras de obter a redução de custos com a IA. Para se aprofundar, continue a leitura do artigo!

Como a IA pode ser útil nas empresas?

Afinal, como a IA pode ser útil nas empresas? Bem, são muitas as respostas possíveis para essa questão, visto que as organizações estão implementando inteligência artificial em vários níveis e setores do negócio.

No geral, podemos observar uma ampla utilização de chatbots no atendimento ao cliente nas empresas, pois esse mecanismo permite fornecer atendimento 24 horas, 7 dias por semana e, sobretudo, obter respostas rápidas e precisas sobre questões frequentes, ou sobre o acompanhamento de um chamado ou solicitação. 

Além disso, a IA tem sido determinante para a inteligência de dados e otimização de custos

A capacidade de interpretar informações em massa, identificar padrões e compreender gargalos proporciona uma previsibilidade de resultados indispensável para lidar com sazonalidades, erros em processos e mudanças de demanda. 

Nesse contexto, a inteligência artificial permite uma gestão mais eficaz de recursos, evitando desperdícios e ajustando operações conforme necessário.

Por fim, vale destacar a automação de processos como uma estratégia muito utilizada por empresas que investem em IA, que consiste em automatizar tarefas repetitivas, reduzindo inconsistências e aumentando a eficiência operacional. 

Em síntese, os principais benefícios da IA nas empresas são:

  • disponibilidade de atendimento 24/7;
  • interpretação de informações em massa;
  • otimização de recursos;
  • facilidade para identificar padrões e gargalos em processos;
  • previsibilidade de resultados;
  • evita desperdícios;
  • reduz inconsistências;
  • aumenta a eficiência operacional.

Como funciona a IA na redução de custos? 

Para entender como funciona a IA na redução de custos, vamos explorar seus impactos nos processos organizacionais, na estratégia da empresa, na gestão de pessoas e na experiência do cliente.

Acompanhe.

IA nos processos organizacionais

São muitas as formas de melhorar processos organizacionais a fim de atingir a redução de custos com a IA, e o setor de atendimento ao cliente é a melhor prova disso. 

Soluções tecnologias de atendimento ao cliente impulsionadas por IA, como a Zendesk, ajudam a otimizar toda a operação, desde a criação de chatbot conversacionais, até a possibilidade de realizar uma triagem de chamados mais inteligente

Esses fatores ampliam a capacidade de atendimento dos agentes, bem como a qualidade do serviço.

Como efeito, ocorre a redução de custos com a IA pelos seguintes aspectos:

  • a carga de trabalho dos agentes é reduzida para interações mais simples e recorrentes;
  • há uma distribuição mais eficiente das tarefas;
  • os chamados e solicitações são direcionados para os agentes certos por meio da triagem inteligente;
  • evita a sobrecarga de trabalho;
  • os custos associados a tempo de resposta prolongado são reduzidos.

IA na estratégia empresarial

Um dos recursos mais notáveis da IA é, sem dúvidas, a capacidade de identificar padrões e prever resultados. Da mesma forma, a inteligência artificial é crucial para analisar inúmeras jornadas de diferentes clientes, e com isso, mapear mudanças no comportamento do consumidor

Desse modo, a redução de custos com a IA acontece graças a uma compreensão refinada dos dados, o que possibilita ajustes rápidos e assertivos na estratégia de negócios de uma empresa, evitando investimentos desnecessários e direcionando recursos de forma mais eficiente.

IA na gestão de pessoas 

A gestão de pessoas também pode obter redução de custos com a IA.

Desde a utilização de algoritmos para triagem automática de currículos até a implementação de sistemas de machine learning para fornecer treinamento personalizado, a inteligência artificial elimina a necessidade de avaliações manuais e demoradas, e proporciona análises mais objetivas.

Além disso, a IA é capaz de identificar tendências de turnover, permitindo a implementação de estratégias proativas para retenção de talentos e redução de custos associados a contratações frequentes.

IA na experiência do cliente

Já falamos sobre o impacto dos chatbots nos custos da empresa, mas a aplicação de IA vai muito além disso. 

Com maior utilização dos bots para atendimento, a exigência dos clientes aumentou. Agora, eles desejam ter experiências conversacionais melhores e mais naturais. Para se ter ideia, o relatório CX Trends da Zendesk descobriu que os consumidores acreditam que a IA deve ser capaz de fornecer o mesmo nível de serviço que os agentes humanos.

Para atingir esse nível, o investimento em IA é vital, uma vez que os mecanismos de machine learning e os algoritmos podem aprimorar significativamente a qualidade das interações.

5 dicas de redução de custos com IA

Que tal conferir algumas dicas e ferramentas de IA para economia de custos? Veja abaixo:

  • Automatiza processos e tarefas repetitivas para garantir a eficiência operacional.
  • Invista em ferramentas avançadas de chatbot e atendimento ao cliente que podem melhorar o processo e entregar uma experiência mais personalizada aos consumidores, como a Zendesk.
  • Implemente a análise preditiva como uma prioridade para otimizar a estratégia da empresa, prever demandas e evitar excessos e escassez.
  • Utilize um sistema de recrutamento com IA para acelerar o processo de seleção e torná-lo mais assertivo, reduzindo o tempo e os custos relacionados ao recrutamento.
  • Incorpore ferramentas de análise de dados para embasar decisões estratégicas.

O sistema de atendimento ao cliente da Zendesk é uma ferramenta completa que oferece diversos recursos impulsionados por IA, tais como:

  • automação e bots com IA para obter o contexto dos clientes,
  • criação, gestão e disponibilização de uma base de conhecimento inteligente para melhorar o autoatendimento dos clientes e capacitar a equipe,
  • integração de diversos canais de atendimento como mensagens, chat em tempo real, email ou voz.
  • espaço de trabalho do agente unificado para facilitar o monitoramento, a priorização e as respostas aos clientes.

Entre em contato com a Zendesk e saiba mais como podemos te ajudar na redução de custos com a IA e na melhoria da experiência do cliente!

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